por que o primeiro tem q ser o violao?

Autor Mensagem
theguitarbass
Veterano
# set/06


fala galera! ontem eu e minha turma estavamos falando sobre com q instrumento começar a aprender. mts ainda disseram q da pra aprender ja direto no instrumento q vc ker tocar.
na minha opiniao o primeiro deve ser o violao prq nele vc pode adiquirir uma certa força e um certo ritmo necessario para tocar outro tipo de instrumento.
o q vcs axam?
falou um abç

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


muitas pessoas começam no violão por ser um instrumento popular e barato.

XaMBs
Veterano
# set/06
· votar


e te da uma nocaum de musica mto boa...
eu tocava mto dedilhado, foi assim ki descubri o baixo
eu adorava o baixo ki fazia no violao (com o dedao)
ai desisti de comprar uma guitarra ^^

chr19
Veterano
# set/06
· votar


cara acredito que isto não é uma regra ja que no meu caso estudava piano classico! acho sim que hoje em dia o baixista deve conhecer pelo menos um instrumento harmonico ja que facilitaria muito nossas vidas. acredito que pensar somente em instrumento melodico as vezes fica complicado, mas nada impede de ser um bom músico.
penso que com um conhecimento de um instrumento harmonico ficaria mais facil de criar grooves, levadas, mais tambem acho que baixista que não conheça perusão em geral acaba boiando, pois baixo e percusão tem de trabalhar juntos, saber hora certa do bumbo, caixa é de extrema importância, acredito que baixista diferente de outros instrumentistas devem ser músicos completos e não somente instrumentista.

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


muitas pessoas começam no violão por ser um instrumento popular e barato (2)

Cerberus
Veterano
# set/06
· votar


Comecei direto no contra-baixo, não tinha tempo pra primeiro ter noções de violão para depois contra-baixo. Aprendi a trabalhar acordes lendo muito material teórico e exercitando no guitar-pro. Não teria tempo de desenvolver estudo em dois instrumentos diferentes.

O que me faz disparado falta é noções de bateria, e pior que não tenho nem idéia de como desenvolver estudo integrando conceitos baixo/bateria.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


REQUENTANDO TÓPICO:

pra divulgar que tamos montando uma JAM no forum de violão
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/164954/
e convidamos os baixistas a se desplugarem por um dia!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jun/07
· votar


no começo não tinha bass ainda, tava juntando... eu peguei foi meu violão velho e meti cordas de baixo nele, heauheuiahiu... n pegava afinação, mas dava pra treinar, haha... loukura...hi

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


ja que ressucitaram o topico ne...

na verdade eu nao tocava baixo no inicio... tocava violao... logo apos arrumei uma jenifer emprestada que eu devolvi pq era muito ruim e arrumei uma golden que fiquei por mais ou menos um ano... depois eu cansei dessa vida de guitarra e fui pro baixo...

Anulsotam
Veterano
# jun/07
· votar


no começo não tinha bass ainda, tava juntando... eu peguei foi meu violão velho e meti cordas de baixo nele, heauheuiahiu... n pegava afinação, mas dava pra treinar, haha... loukura...hi

sempre quis fazer isso no meu tonante!

Savant
Veterano
# jun/07
· votar


Eu comecei baixo pq na época o pessoal estava montando um banda e estava faltando um baixista e um baterista na banda, aí eu decidi tocar baixo pq bateria seria barulhento demais. hahahahahahaha
Acabei pegando gosto prá coisa e até hoje não sei tocar guitarra nem violão. Mas um dia pretendo tocar.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
o louco. ouvi dizer que o paul mccartney chegou a fazer isso no começo da carreira, em hamburgo... que eles ficaram sem baixo, ai ele pegou uma guitar e mandou ver.

eu comecei simultaneamente baixo e violão, e acho que ambos tem muito a acrescentar...

mas reiterando meu convite: quem aqui toca violão, participe da jam de violão!

thejostas
Veterano
# jun/07 · Editado por: thejostas
· votar


Eu tive um gianinni estudo.. comecei ali, mas sempre quiz baixo.. ae comprei um tonantao e aprendi.. entrei pra uma banda de punk rock qndo tinha 14anos ae a banca acabou e eu larguei mao do baixo.. e fiquei so brincando num di giorgio q eu comprei dpois.. hj to com 28 e to numa banda de blues...

e adivinhei o q eu ressucitei o tonante hehehehe mas ta horrivel de tocar naquela coisa.. preciso de um baixo urgente huahua

Baxista
Veterano
# jun/07
· votar


Caras eu comecei, no violão um tonante, tava mais empenado que um bambu, toquei violão 2 meses e já fui pro baixo despois disso comprei uma guitarra e fiquei com ela por um ano, toca guitarra e baixo, agora só tô no baixo, de vez em quando dou uma palinha de violonista, mais é bem raro!

denismonteiro
Veterano
# jun/07
· votar


mal sei tocar baixo! que dirá guitarra e violão...
auiheaiuheaiuheaiuheaiuhea
de violão e guitarra só sei uns acordes meio tortos e olhe lá!!!! coisa que qq pessoa na segunda aula já faz mais....

fabricio 12
Veterano
# jun/07
· votar


Olha galera tem gente que diz um instrumento é independente do outro mas nada com vc entender um pouco de cada instrumento. Eu sei tocar violão (Tenho um Takamine EG 220C) e saber um pouco de harmonia foi fundamental pra eu desenvolver no baixo e se eu não sobesse harmonia e acordes de violão estaria bem lascado em certas ocasiões pelas quais passei. Eu recomendaria que todo baixista soubesse na medida do possível de um pouco harmonia.

alex-gui
Veterano
# jun/07
· votar


Sempre amei os graves do baixo, mas me diziam que primeiro eu tinha que aprender violão.

Mas como eu sou teimoso, comecei tocar uma musiquinha aqui, outra ali, e hoje eu sou o baixista do ministério de louvor da minha igreja.

Hoje eu sei que aprender a tocar algum instrumento harmônico vai ajudar no meu desenvolvimento no baixo.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Não tem que ser violão. A questão é que o violão é mais popular...

froggy
Veterano
# jun/07
· votar


pra mim,a maioria começa com o violão porque além de ele ser popular ele é um instrumento completo,assim como o piano.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Tá, o piano até pode ser completo. Mas violão... aí forçou.

Thiago Vianna
Veterano
# jun/07
· votar


Amigos, o violão está extremamente ligado à cultura musical do nosso país. Vejam como nossos ritmos populares são ligados a este intrumento: samba, choro, bossa-nova e por aí vai. No tempo das serestas, em cada esquina alguém tocava violão. Na sua família, no seu bairro ou prédio, escola ou qualquer outra coisa alguém toca violão. É uma escolha natural do brasileiro aprender este instrumento, o violão está nas raízes da nossa música.
E concordo que o violão é um instrumento completo sim. Alguém por acaso sente falta de alguma coisa ao ouvir John Willians, Segóvia, Julian Bream ou Marco Pereira tocando? O violão tem um dos sons mais bonitos do mundo, mas como qualquer outro instrumento, tem de ser bem utilizado.

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


froggy
pra mim,a maioria começa com o violão porque além de ele ser popular ele é um instrumento completo,assim como o piano.
tsc, tsc...
o violão não é completo, mas permite tocar sózinho, essa é a vantagem...

Savant
Veterano
# jun/07
· votar


pra mim,a maioria começa com o violão porque além de ele ser popular ele é um instrumento completo,assim como o piano.

Eu na verdade acho que nenhum instrumento é completo, eles simplesmente possuem funções diferentes. Todos se complementam.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Claro que é completo, vc pode fazer o som do baixo na mizona, bater no corpo pra fazer a percussão, pra ficar mais completo falta assoviar e chupar cana!

Não é questão de não sentir falta... Escute victor wooten e não sinta falta de nada somente com baixo... Ow qualquer outro no piano...

A questão é "defina instrumento completo". Que se pode fazer todo tipo de som, que se pode atingir todos os tons, todos os timbres? Nenhum é completo, cada um completa oq falta no outro, por isso existem tantos!

Flw

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


concordo com nosso colega shakal. isso de instrumento completo não existe.

cada música pede uma gama de instrumentos, de timbre, de extensão. ou melhor, cada arranjo.
musicas complexas podem ser adaptadas para violão solo, sem que ninguem fique com uma sensação de incompletude.
existem inclusive músicas para baixo solo, ainda que sejam menos comuns.

o que o violão e o piano têm é uma tendencia para as harmonias, ou para multiplas vozes, que os tornam mais versateis para tocar sozinhos.

alias, essa comparação entre violão e piano é muito interessante.
ouvi dizer que há muito tempo, na época do brasil imperial, piano era um instrumento muito comum nas casas aristocratas. sempre havia um, e as moças tinham aulas, tocavam em saraus grandes composições eruditas em adaptações para piano.
por outro lado, violão era instrumento popular, de malandro, pois podia ser carregado por ai, tocado nos botecos. não é a toa que a musica popular brasileira (nossa querida mpb) é muito associada ao violão.

froggy
Veterano
# jun/07
· votar


Shakal
pra mim,.......
na minha opnião,eu penso ele como um instrumento completo.
mas concordo também que todos se complementam.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Bom, pra mim o Lula não é presidente coisa nenhuma... Mas alguém diga isso pra ele!

dom de Deus
Veterano
# abr/09
· votar


é um instrumento completo! qualquer nota dentro da teoria que vc querer achar, vc vaia achar

dom de Deus
Veterano
# abr/09
· votar


uns anos tocava na fanfarra, aprendi tocar cornetão na escala de sibemol esse instrumento dependia da nota do cornetão em fabmol pra tocar musica
um cornetão desses ai em cima dificilmente vai tocar uma musica sozinho ele depende do outro.
mas o violão qualquer nota q quiser tá lá

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Tbm comecei com o violão, mas por desconhecer como o baixo é bacana. Acho que isso me ajudou bastante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a por que o primeiro tem q ser o violao?