esse tipo de baixo é possível ?

    Autor Mensagem
    Duivel Blanc
    Veterano
    # set/06


    Oi. Estou precisando da opinião de vcs no seguinte:
    Tenho um violão desses de estudo, normal, não é elétrico, nem nada. Estou com ele parado, e gostaria de fazer dele algo útil.

    Se eu comprasse dois encordoamentos para contra-baixo, de 4 cordas cordas cada, e, colocasse essas cordas de baixo no violão, mas as posicionasse e afinasse de maneira diferente, será que dava pra criar um baixo acústico só pra brincar ? A qualidade do som não precisaria nem ser boa. Só pra tirar uma onda, tocar sozinho. Eu havia pensado nessa seguinte ordem para as cordas, mas sugestões são bem-vinda, e, principalmente encorajadas:

    A corda Sol do baixo, eu deixaria frouxa no violão para soar como Mi.

    A corda Si do baixo, eu afrouxaria no violão para deixá-la como Lá.

    A corda Ré do baixo, eu deixaria na afinação de Ré mesmo, no vilão.

    E a corda Sol do outro jogo de cordas para baixo, eu deixaria como Sol no violão, também.

    Tendo em vista que a corda sol do baixo tem a espessura similar à da corda Mi do violão, eu estaria colocando no violão cordas que não tivessem espessura tão diferente das do violão.

    Havendo necessidade, os buracos para prender as cordas no braço e no bojo poderiam ser facilmente alargados por um luthier ou mesmo um marceneiro.

    Vcs acham que é possível ? E, se não acharem, como isso poderia ser feito, na opinião de vcs ?

    Spectrum
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc
    Não sei se o violão aguentaria a tensão das cordas :\

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc
    Cara, acho totalmente inviável!!
    primeiro teria q trocar as tarraxas, o cavalete do violao é colado, iria arrancar com certeza, as casas super pequenas, nossa, fiquei pensando agora! cara desencana disso!! bobeira!
    abç

    THE BASSMAN
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc
    alem do que, se a sua intenção de afinação "soasse"mais ou menos normal, já pensou como seira tocar! cada corda com uma tensão diferente, uma molenga outra mais firme!! alem do que eu acho q nem sairia som da sol q vc quer colocar como mi! sei lá!! que lokura isso ai brow!

    Guto EADG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc

    tem um topico velho aqui no forum sobre transformar um violao num baixolao... me parece q teve um cara ateh q faz.. da uma procurada.

    NESCAU
    Veterano
    # set/06
    · votar


    vai empenar. eu fiz algo parecido num gianinni velho que eu tinha.... depois ele só serviu pra lenha...

    Saitu
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Depois de vc ter certeza absoluta que eh inviável, arranca o braço pra jogar taco, hehe

    Duivel Blanc
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Duivel Blanc
    · votar


    Valeu pela ajuda, galera !!!!

    Vou ver se junto um dinheiro e compro um baixolão, ou algo assim.

    Abraço.

    theguitarbass
    Veterano
    # set/06
    · votar


    moço se ta doido
    com certeza o violao ia se partir prq ele nao ia suportar a tensao das cordas e o cavalete e colado as tarrafas tem os furos mto finos e a estrutura do violao nao suportaria axo q com certeza nos 3 primeiros dias ele ja estaria todo empenado
    mais ideia curiosa mesmo essa sua

    rushrush
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc

    É o mesmo que usar âncoras de papel para segurar o Titanic.

    Certeza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Duivel Blanc
    cara...da uma olhada aki
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/60255/

    mas eu nao me responsabilizo por nada ok?

    acho q vai uma pouco da sorte...vc nao vai ter um instrumento legal se fizer isso, mas acho q pode acontecer de nao estragar o violao...eu ateh jah pensei nisso ha algum tempo atras mas mudei de ideia qdo vi o q um conhecido meu fez com o violao dele tentando bota corda de baixo...nao arrancou o tampo mas o violao ficou parecendo um berimbau...

    zegotinha
    Veterano
    # set/06
    · votar


    fiz um lance desse de zuera tbm, mas como é mas pra tira onda mesmo, afino só quando vo usar, usei as cordas : mizão do violão, G, D , A, aí pra zua mais ainda tirei os traste dele tbm, srrsrsrs fico uma coisa de louco de dar inveja em qqer luthier..¬¬
    é massa pra usa em uns luais e tal só de zuera mesmo, fico uma merda!!!

    isaqueras
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Bom... tá na cara que a Anta do Isaqueras já arriscou essa empreitada.
    De início, mandei uma furadeira pra alargar os buracos nas tarrachas, pois a única que entrava era a G.
    Aproveitando a boa vontade do meu vizinho, que emprestou a furadeira na época, fiz 4 furos no corpo do violão prendi as cordas num pedaço de madeira e passei por dentro do corpo para naum descolar a ponte.
    Virei o capotraste e com uma lima de serrote fiz o encaixe das novas cordas.
    depois de 752,5 vezes tentando afinar, descobrí que as cordas de cb elétrico naum dão merda de som nenhum. Desmontei tudo, fucei 1 baú velho e achei umas cordas piano sound (dakelas vermelhas), dai deu um som bem massa.
    Mais tarde, o corpo do violão soltou na parte de trás, perto da base. Desmontei tudo, fui numa loja e comprei um extensor de base, dakeles que ajuda a segurar a mesma, fixado no parafuso do talabarde.
    Fikou uma beleuza, cheguei até a tokar nuns 2 churras, mas no meio do terceiro, o braço descolou na junção com o corpo.
    Teimoso pacaraio, desmontei tudo, colei o violao todinho, refiz o esquema, só que com um parafuso cônico atravessando o braço e porca do outro lado. Só de raiva afinei em A.
    No outro dia vcs acreditam que quebrou a madeira entre as tarrachas!!!!
    Arrankei tudo, comprei 1 jg novo de tarrachas e 1 capotraste, dei uma geral na colagem de todo o intrumento. Coloquei as cordas de nylon originais de violão e por incrível que pareça, tenho essa jóia guardada até hj no sótão da minha casa.

    Resumo...

    Valew a experiência, mas o melhor mesmo é ter um instrumento original.
    No ml, tu acha baixolão baratinho. Mesmo que naum dê som nenhum unpluged.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esse tipo de baixo é possível ?