Baixo direto na mesa ? Fazer linha ? Como se faz ?

Autor Mensagem
Akira TGC
Veterano
# ago/06


Olá pessoal! Teho uma dúvida aki, e to precisando da ajuda de vcs, seguinte... Eu posso ligar o baixo direto na mesa e da mesa sair pro ampli ? Pq ond eu comprei a mesa, o kra disse q ateh podia, mas ai o volume dele ia ter q fikar baixo e q nao era aconselhado... ele disse q eu teria q colokar ele num cubo, e microfonar o cubo... mas ai eu tava pensando, tem como eu jogar o baixo no input do cubo, e no output eu jogar na mesa, da pra fazer assim ?
tem algum otro jeito melhor, alguma sugestão ?

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


Akira TGC

O correto seria utilizar um Direct Box entre o baixo e a mesa, ou entre o ampli e a mesa. A não ser que o ampli tenha saída balanceada, o que não parece o caso.
Poder pode ser ligado, mas não é aconselhável, e por isso mesmo o vendedor indicou para deixar o volume baixo. O correto é utilizar um direct box ou um pré-amplificador (ou amplificador) que faça a função.

FBassist
Veterano
# ago/06
· votar


Eu posso ligar o baixo direto na mesa e da mesa sair pro ampli ?
- não vejo finalidade alguma em fazer isso...

Adilson Porto
Veterano
# ago/06
· votar


o ideal seria um ampli já com DIRECT BOX.

alguns modelos como o Bass Power da Staner por exemplo já vem c/ esse Direct Box, e esse apetrecho individualmente chega a custar R$200,00 a R$300,00.

marcioazzarini
Veterano
# ago/06
· votar


Akira TGC

Sem vc tem um cubo com saida LINE, é melhor jogar o sinal dessa saida para a mesa.

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


marcioazzarini

me corrija se estiver errado, mas até onde sei (e usei), já peguei amplis de baixo custo, como o Staner BS150 que a saída não era balanceada, ou seja, não fazia papel de Direct Box.

Akira TGC
Veterano
# ago/06
· votar


Gente eu nao sei o q eh direct Box rsrsrs
Mas vou procurar estudar aki...

marcioazzarini
Eh justamente isso q estou kerendo fazer!
Ai nao da problema algum neh ?

isaqueras
Veterano
# ago/06
· votar


Akira TGC
Olha, usei esse setup várias vezes por falta de equipamento, pois pegava free lance e chegava lá... putez! O problema é que embola o som. Teu retorno vira uma zica, alem de vc acabar atrapalhando que tá tocando junto. Acha o cubo que o Azzarini falow que é mais negócio.
Mas se n tiver jeito, tenta uma regulagem mais pro médio.
Jfactor
Caramba brother! Todo tópico que li hj tem essa tua "resposta". Sou afins de uma renovação do fórum tmb, mas naum é colocando a mesma frase em todos os tópicos que vc vai ajudar nessa renovação, Faz o seguinte:
responde vc tmb.
ps. isso naum é um esporro, tô só dando a minha opinião.

Midgard
Veterano
# ago/06
· votar


dirct box como jah disseram ou um simulador de amps e caixas tipo v amp

otavio016
Veterano
# ago/06
· votar


o que pode acontecer se ligar o intrumento direto na mesa? pode dar algum problema?

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


Midgard

não. virou moda colocar direct box em simuladores mas um não tem a ver com o outro. me faltam termos pra explicar o funcionamento do direct box, mas imagine o sinal do baixo vindo, como ele sai dos pickups, totalmente desbalanceado. o direct box "plaina" o sinal de forma que a impedância (creio ser esse o termo) se torna compatível com uma mesa de som, por exemplo, e ele sai pronto para ser tratado pelo PA/amplificado.

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


otavio016

pode danificar o canal, mas sinceramente nunca vi um caso de "essa mesa ferrou porque a impedância do instrumento era absurda". claro, não vai ligar um baixo com alto ganho, EQ no talo e com todo volume na mesa, ainda mais sem direct box.

otavio016
Veterano
# ago/06
· votar


WormKrash
so... vlw!

deve ter diferença entao na qualidade do som com e sem direct box entao? ou nao? o som fica melhor com o direct box?

WormKrash
Veterano
# ago/06
· votar


otavio016

depende muito da qualidade do direct box. principalmente pro baixo há gente que reclama que alguns modelos mais simples cortam muito os graves. há direct box passivos, ativos, enfim, uma infinidade de opçoes. eu uso direct box do meu POD, que é bem simples, então fico te devendo maiores explicaçoes.
só não confunda direct box com simulador de amplificador, porque são coisas bem distintas, apesar de, como comentei, muitos simuladores já terem um direct box embutido. o DB só vai "moldar" o sinal pro PA, e não deveria mudar o som (claro, alguns prometem diminuir ruído, etc), se tiver algum efeito ou simulação, já é outra história.
exemplo disso é o BDI-21 da Behringer, que o pessoal comenta um monte aqui, ele já timbra (simula caixas e amplis) e já deixa o sinal pronto pra ir pra amplificação/tratamento final. assim teria um som descente (timbrado), "moldado" (direct box) sem precisar nem de amplificador.

otavio016
Veterano
# ago/06 · Editado por: otavio016
· votar


WormKrash

certo, entendi.... valeu pelas respostas!!

akela saida balanceada do BDI-21 que vai pra mesa, tem que ligar com um cabo de microfone? eu vi que a saida eh diferente...

tenho so mais uma pergunta se nao for nexe o saco demais hehe ..... qual a diferença entre saida balanceada e desbalanceada?

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


galera, opinioes ai:
encomendei um bdi-21, ele vai chegar essa semana, e ja no fds vou ter a oportunidade de testar....

eu nao tenho ampli, mas o pessoal do som tem um gk800rb + 410 + 115

geralmente, ate hoje eu sempre usei o baixo ligado no direct, puxando o cabo paralelo, como se o gk fosse um retorno de palco.


estive estudando um pouco pela net, olhando o diagrama do gk, lendo o manual, etc, e desta vez vou tentar mudar um pouco isso e usar o gk como pre-amp....


a duvida é: onde eu ligo o bdi?? tipo que eu vou usar ele em algumas musicas como distorcedor de som e em outras ele vai ficar so como simulador de ampli valvuado mesmo (vou abaixar e ficar mexendo nos knobs)....

seria melhor eu ligar: baixo > bdi > gk.... ou seria melhor ligar o bdi no loop do ampli? (sei la, previamente eu imagino que tenha de ligar o baixo nele e depois no gk, certo?)

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Aê pessoal, eu sou guitarrista migrando para o baixo, (migração dolorosa), e queria saber se o que aprendi sobre a guitarra é igual ao baixo:


1º Na guitarra 80% do timbre é o AMP que Fazia (ele tem coloração própria)

Nisso podíamos dizer que:

Guitarra Ruim > AMP Ótimo > som bom

Guitarra Ótima > AMP ruim > som ruim


No Baixo é a mesma regra? Vai me dizer que o amp pra baixo tem coloração própria tmb?



2º Também tinha esse:

Guitarra Boa > AMP bom > Som bom

Guitarra Boa> Mesa de som > potencia > PAs > som Horrível


Eu já fiz o teste, e era ruim, por isso eu microfonava o amp, se eu ligar o contra baixo (passivo) assim

Baixo (passivo)> Mesa > potencia > PAs > Som Bom e fiel?


Tomara que o baixo de para ligar direto na mesa igual ao violão :)

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Alex guitar man
No Baixo é a mesma regra? Vai me dizer que o amp pra baixo tem coloração própria tmb?
tem, mas é menos.

Eu já fiz o teste, e era ruim, por isso eu microfonava o amp, se eu ligar o contra baixo (passivo) assim
Baixo (passivo)> Mesa > potencia > PAs > Som Bom e fiel?

Tomara que o baixo de para ligar direto na mesa igual ao violão :)

não dá
acontece que o baixo fica menos pior, já vi gente usar profissionalmente.

o problema principal é a tal da impedancia, o captador magnetico nao "casa" com a mesa de som, tende a perder o brilho, fica um som meio murcho.

se passar por um pedal ou pedaleira ja melhora bem.

não sei se ativo fica melhor, acho que sim.

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


um Direct-box daqueles bem podre resolve? (falta de din din)

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Alex guitar man
um Direct-box daqueles bem podre resolve? (falta de din din)
é pra isso que serve direct-box!

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Hum

Mas:

Baixo > direct box > Mesa > potencia > PAs > Som Bom e fiel

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Alex guitar man
Baixo > direct box > Mesa > potencia > PAs > Som Bom e fiel
fiel a que?

não existe "som fiel", existe som de um sistema

voce pode ter
baixo > ampli
e vai ter um som

ou
baixo > outro ampli
e vai ter outro som

ou
baixo > pedais > ampli

etc.

com um esquema desse com directbox voce vai ter um som de baixo limpo e simples.

se quiser ter uma noção, nesse video eu to tocando baixo nesse esquema directbox:
http://www.youtube.com/watch?v=wYMnbKnqfdE

dibass
Veterano
# nov/11
· votar


O que muitos baixistas não sabem é que o amp não faz muita diferença pra quem está ouvindo, ou seja, o público. Serve praticamente só pra retorno.

No mais, o kiki ja disse :)

dibass
Veterano
# nov/11
· votar


kiki
a propósito, massa o som da banda em!!

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Só me diz:

O AMP de baixo tem coloração própria?

kiki
Moderador
# nov/11
· votar


Alex guitar man
tem, mas é bem menos que de guitarra.

dibass
valeu!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/17
· votar


Estou tocando baixo com alguns colegas, após 10 apresentações 4 foram com o baixo ligado direto na mesa. Não toco em lugares com estrutura exemplar, por isso vai ser comum ligar todos os instrumentos na mesa.
Preciso de sugestões para melhorar alguma coisa, li alguns artigos e manuais de mesas de som e pelo que encontrei o problema esta no casamento de impedâncias entre o instrumento e a entrada da mesa. Costumo levar um compressor para remediar e parece que melhora, comparei o som apenas uma vez com e sem compressor junto.
Não da pra eu levar amplificador, pensei em comprar ou montar uma directbox mas não tenho garantias de que no local ha um cabo para conexão XRL para eu ligar o instrumento, posso fazer um cabo mas e para convencer o "meseiro" a ligar meu cabo?....enfim estou numa situação complicada.

Se alguém tiver esquemas de circuitos de DI ativa e simuladores de caixas eu fico agradecido de receber. eu vou dividir alguma coisa que encontrei.
http://www.hexeguitar.com/diy/techinfo/cabsims

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
posso fazer um cabo mas e para convencer o "meseiro" a ligar meu cabo?....

Ué, se o cara entende alguma coisa ele vai preferir ligar o sinal vindo do direct box do que sem.

Direct box passivo não é tão caro. Você quer montar mesmo ou também considera comprar pronto? Já levantou o custo de montar com alguma opção já pronta?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/17
· votar


makumbator
Compro uma da china por um preço bem acessível, penso em montar uma porque achei interessante. Problema é que,(pausa pra eu respirar.....) estou lidando com uma especie de primada semelhante ao Homo erectus com a educação e etiqueta de um javali que não come á uma semana. Galera que alem de não saber nada ainda tem prepotência.
Para ter uma ideia, a ultima vez o som estava péssimo, fui ate o cara e li no display da mesa que o delay estava ligado. Falei pra ele e quando apontei o dedo recebi um "NÃO ENCOSTA NA MESA", o cara saiu apertando tudo que é botão tentando desligar. Sai de perto pra não jogar ele na lata do lixo até que alguém que foi la conseguiu desligar.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Luiz_RibeiroSP

Se teu compressor ficar ligado, não tem problema de ligar assim na mesa, já está mandando um sinal de linha para lá... E esse sinal de linha, entre no input de linha, e em mais nenhum lugar...
Se TBP, quando desligar, vai cagar o som... Se buffer, não muda muito, além da compressão...

Porém, se o baixo for ativo, tanto faz se com ou sem pedal, ou se TBP ou buffered by pass...

PESSOALMENTE, eu não gosto de sobrepor prés..
Se o baixo for ativo, usaria um DI PASSIVO (Lisciel tem montado coisas assim com trafo de fonte 12+12 se não me engano), se for passivo, aí sim usaria um DI ativo...

Porém... DI ativo, não me agrada muito com bateria. Geralmente se esquece dela, e aí se ganha um fuzz por tabela...
É fato que quanto mais coisas no caminho do sinal, mais perdas. Assim acho desnecessário rebaixar um sinal de linha, para nível de mic, apenas para balancear ele...
Sinais de linha desbalanceados, podem trafegar muito longe, sem ruído ser problema. Mesmo um baixo passivo, o problema é com o filtro LR que se forma, e não com ruído ou nível de sinal... Dá para contornar com um trafo, que adequasse a saída do instrumento, para a entrada da mesa...

Podem me chamar de preciosista agora. rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo direto na mesa ? Fazer linha ? Como se faz ?