arpejos, pentatonicas, desenhos???

    Autor Mensagem
    Massa
    Veterano
    # ago/03


    Manos aprendi todos esses papos na teoria, bom gostaria de saber qdo e como aplica-los.
    Aguardo resposta

    maikonbass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    normalmente as escalas(pentatonica) eu uso numa mudança d uma nota pra outra ,porexemplo c eu to em C e desco para o G agudo eu desço fazendo uma escala!

    arpejos por enquanto ainda nao sei ,mas acabei d criar um topico sobre acoredes ou arpejos!

    Paul_DanielF
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Vc pode aplicar a qq hora, não existe um regra dizendo a hora certa de vc executar um arppegio, ou uma escala, por isso q se chama feeling, vc só não pode ficar saindo do campo harmônico de maneira desastrosa, p/ isso tente usar notas de passagem e escalas correspondentes. Flw ae.

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Penso que a aplicação é feita sempre com relação aos acordes que estão sendo tocados, por isso é super importante você saber a formação desses acordes.

    Cada escala tem notas que são "boas" para o acorde e notas que não são "boas" para o acorde. As melhores notas para se usar sobre um acorde são as proprias notas que o formam. Mas voltando as escalas, elas se dividem em: notas do acorde(as melhores para se usar), notas de tensão(tambem são muito boas, é a fomosa dissonância), e as notas evitadas(criam um som que não fica legal com as demais notas do acorde), tipo numa progressão formada por C7M e F7M (usando a escala diatônica de C)teriamos que encarar essa escala sempre em relação ao acorde, no caso de C7M, usariamos sua tétrade (Do,Mi,Sol,Si)e tensões (Re,La) e evitariamos a nota Fa. No caso do F7M usariamos tambem sua tétrade (Fa,La,Do,Mi) e tensões (Sol,Si,Re). Oque quero dizer é que as mesmas notas assumem funções diferentes em relação ao acorde que esta sendo tocado, repito que o importante e você sempre saber oque cada nota da escala que você esta usando representa (se são notas boas ou não tão boas) em relação ao acorde que esta sendo tocado.

    Agora com relação a execução, bixo faz uma mistura, tipo desce uma escala, depois sobe com um arpegio, sobe um arpegio, depois desce com outro arpegio, e por ai vai...não tem regras, o importante é você usar o bom gosto..

    Espero ter ajudado

    fox_123
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Falei tanto e não respondi...os arpegios são usados sem qualquer receio, pois são as proprias notas do acorde. Com relação a quando usar, voce pode usar as escalas e arpegios para fazer um solo, para desenvolver uma levada, fazer uma virada com a bateria...o importante é você achar o "espaço certo" para colocar isso tudo.

    Um abraço

    marcioazzarini
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Massa

    O texto do fox_123 explicou bem a quanto a aplicação das notas sobre o acorde, e utilização de arpejos... No mais é só deixar o sentimento rolar, e usar do bom gosto pra aplicá-las na música.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a arpejos, pentatonicas, desenhos???