Existe algo tipo dicionário de Acordes/Escalas pro baixo... Ex: num Bb7+ o que usar??? by NEtMartins

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06


    Postado por NEtMartins:

    Na parte teórica sou um perfeito asno, não manjo nada e estes dias recebi um freela pra fazer onde rpeguei todas as cifras das guitarras e preciso montar os baixos, normalmente crio tudo no "escuro" somente ouvindo e sentindo a música, o problema é que demoro mais pra criar desta forma, pois preciso contar muito com a inspiração e por estes dias estou sem nenhuma e não posso esperar mais!


    Alguém saber me dizer se existe algum dicionário de acordes, tipo assim:

    Acorde: Bb7+ Qual escala poderia ser aplicada a ele?

    Ou acorde: Cm7 etc...

    Ou sei-lá, alguma coisa que vcs possam recomendar.



    PS: Postei pra o NEtMartins soh pra ajudar ele, pq ele modificou o topico que criou (Peguei o Variax) pra esse aki... e eu quero saber eh d Variax que ele comprou, vê se posta lah viu vei, aproveita e grava alguma coisa... Vou Ganhar um cargo de moderador por essa boa ação.. tow bonzinho hoje...hhihiihi

    rickalencar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu tbm tinha dúvida nisso, e felismente foi esclarecida aq no fórum.
    1º q vc tem a fazer é estudar Formação de acordes.
    Depos escalas, e depois arpegios.

    Isso vai te dar uma noção boa, de como cifrar essas músicas.

    Abraço

    eltonbass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    aha eu tenho!!!!!!
    Dicionario de acordes

    t++
    espero ter ajudado!
    abraaaazzz

    lagarto_se
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    1º q vc tem a fazer é estudar Formação de acordes
    rickalencar
    disse tudo!

    essa cifra (Bb7+)
    quer dizer que trata-se de um acorde com as seguintes notas:
    Si bemol (fundamental)
    Ré (terça maior)
    Fá (quinta justa)
    Lá (sétima maior)

    como o rickalencar falou, é importante estudar intervalos e formação de acordes

    abraço!

    Viperbass
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    lagarto_se
    Logo após estudar tudo isso que o pessoal explicou, é interessante estudar Campo Harmônico também!

    Mas, se preocupe principalmente, agora de início, a estudar a formação de acordos, para você começar a usar os arpeggios....

    NEtMartins
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Blz galera, obrigado!!!

    Mas, como sei qual escala utilizar para um Bb7+?

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    NEtMartins

    vc pode usar o arpegio de formação do acorde... q o cara acima disse... vc tah esquecendo de uma coisa vei... não é cada acorde separado que dita o que vc vai usar... eh o conjunto de todos os acordes que vai ditar o Tom... e eh no tom da musica que vc vai trabalhar... imagina ai vc ficar se preocupando em usar uma escala diferente pra cada tipo de acorde, ia ser sofrivel... hihi... agora pra se trabalhar com acordes separados... existe uma relação mas é Acorde/Arpegio, e não Acorde/Escala... pra isso existe algo tipo dicionário sim... soh eh procurar... Estude Campo Harmonico, Intervalos, Formação de Acorde, Arpegio, Escalas, estude tb os Modos Gregos que compõe tal escala, pra vc dar tons diferentes a mesma... naum fike pensando que quando o cara dar um Am vc tem que frasear na escala de Am... Pois o Am pode ser no tom de Dó, Sol , Fá, etc... e no tom de Sol e Fá vai entrar notas não estão no Campo Harmonico, claro que naum vamos sempre ficar preso ao campo harmonico tb, as vezes eh preciso inovar, quando a musica pede claro...

    Falei pra merda e nem sei se respondi o que vc keria, mas foi assim que entendi sua duvida, quando postei aki... Vlw... fika na paz

    NEtMartins
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Isto aí, me ajudou bastante!!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    NEtMartins

    Blz man... qualquer coisa tamos ai...

    Homaley
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo


    imagina ai vc ficar se preocupando em usar uma escala diferente pra cada tipo de acorde, ia ser sofrivel... hihi... agora pra se trabalhar com acordes

    Mas é justamente aí que se consegue as sonoridades. Quando você trabalha apenas com o TOM; alguns professores como Pollaco chamam de "PENSAMENTO MACRO'. Qunado você pensa uma escala para cada acorde disse-se "PENSAMNETO MICRO'. Além do que quando falamos de harmonia modal; não tem como você trabalhar com uma escala "fixa".

    No "PENSAMENTO MICRO" nós conseguimos explorar com muita mais riqueza as sonoridades propostas pelos acordes.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    NEtMartins

    O AnDerSon_BoLLo explicou bem... Conhecendo o campo harmônico, vc consegue identificar as notas que irão compor os acordes, e consequentemente, os seus arpejos. Tem bastante material na net sobre campo harmônico e formação de acordes.

    Um abraço!

    NEtMartins
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: NEtMartins
    · votar


    marcioazzarini
    blz, e obrigado a todos. Vou atras de material!!!

    Agora tenho uma referência!

    valeu!!!!

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    http://www.guitar-and-bass.com/sixstringbass/index.html
    http://www.guitar-and-bass.com/fivestringbass/

    Divirta-se.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Procure pelo livro do Ebinho, baixista de Cuiaba ... Acho que eh Ebinho Cardoso, ... um maravilhoso dicionario de acordes e progressoes para contrabaixo eletrico

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Homaley

    imagina ai vc ficar se preocupando em usar uma escala diferente pra cada tipo de acorde, ia ser sofrivel... hihi... agora pra se trabalhar com acordes

    Mas é justamente aí que se consegue as sonoridades. Quando você trabalha apenas com o TOM; alguns professores como Pollaco chamam de "PENSAMENTO MACRO'...


    Eh eu tow ligando, mas se você reparar em meu texto há pekena uma contradição pois repare o final tb:

    claro que naum vamos sempre ficar preso ao campo harmonico tb, as vezes eh preciso inovar, quando a musica pede claro...

    colokei isso no final pq sabia justamente que apareceria alguém aki falando dessa parte ai... hihih... que não eh bom ficar preso ao campo harmonico e tal... hehehe... mas o cara ainda naum tem muita noção disso entaum primeiro ele trabalha no campo, depois vai em busca de novas sonoridades, isso eh o instito musical...

    soh que a intenção de meu comentario de ficar trocando de escalas e tal, naum eh a busca por novas sonoridades, eh a questão da pessoa ficar bitolada em toda vez que o cara botar um acorde seja ele maior, menor, com setima, e tal... ele tem que fazer o lick, o solo... com uma escala maior, menor, ou com setima... e ai fica com dificuldade de solar, de fazer as frases e tal... principalmente de improvisar... falo isso, pq no começo eu pensei assim jah... depois que me esclareceram e conheci o campo harmonico e tal, ai sim comecei a me desenvolver... o tal Pensamento Micro vem depois disso, vem com o instinto musical... hehehe... Valeu... foi bom vc abordar isso... fica na paz

    Homaley
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Ok.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Homaley

    flw vei

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Você pode ver primeiramente as notas que formam este acorde, e também seus intervalos.

    Bb7M

    Bb - Fundamental ou Tônica (1, F ou T)
    D - Terça maior (3M)
    F - Quinta justa (5j ou apenas 5)
    A - Sétima maior (7M)

    F, 3M, 5, 7M

    Agora é procurar quais os modos maiores que tenham estes intervalos. Por exemplo:

    jônio - T, 2, 3, 5, 6, 7M, 8 (Iº grau da escala maior)

    lídio - T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 (IVº grau da escala maior)

    O modo jônio é o mesmo que a escala maior tradicional, padrão:
    Bb, C, D, Eb, F, G, A, Bb

    O modo lídio é o IVº grau. Se o Bb for o IVº, então ele parte da 4a nota da escala de Fá maior.
    Escala de F: F, G, A, Bb, C, D, E, F
    Escala de Bb lídio: Bb, C, D, E, F, G, A, Bb


    Você pode usar uma penta dessas escalas maiores ou o próprio arpejo de Bb7M, invertendo o acorde.

    Intervalos!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    LeandroPanucci

    blz mas eh pro: NEtMartins hehe... vlw

    LeandroP
    Moderador
    # jun/06
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    tudo bem... :P

    W3SOMM
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ai cara deixa eu ver si entendi.....q pode estar no tom de do, sol.... ?
    da pra explicar melhor ?

    W3SOMM
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tem um am q pode estar no tom d do, sol... ?

    Lavos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Alguém pode dar mesmo os acordes de baixo?
    Dizer onde se metem os dedos e assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe algo tipo dicionário de Acordes/Escalas pro baixo... Ex: num Bb7+ o que usar??? by NEtMartins