pergunta aos baixistas

Autor Mensagem
Crono
Veterano
# ago/03


nao toco baixo mas pq os baixistas usam os dedos ao invés da palheta, se com a palheta dá pra conseguir mais velocidade ou estou enganado?

Bass Skema
Veterano
# ago/03
· votar


sabe que eu num sei da onde surgiu a técnica do pizzicato..
ahaha

Luizinho
Veterano
# ago/03
· votar


Olha depende, eu costumo variar... algumas músicas eu uso palheta porque o som fica diferente... mas em termo de velocidade eu ainda sou mais os meus dedos....

rpassaro
Veterano
# ago/03
· votar


eu também costumo variar entre palheta e os dedos...mas prefiro palheta.

nukebass
Veterano
# ago/03
· votar


Eu não consigo metade da velocidade dos dedos com a palheta... sou muito mais hábil com pizzicato mesmo... palheta eu uso só pra fazer pose de Hard Rocker!!! Hehehehe!!!

rpassaro
Veterano
# ago/03
· votar


palheta eu uso só pra fazer pose de Hard Rocker!!! Hehehehe!!!....ahhh,esse cara sabe das coisas....

pagode alto astral
Veterano
# ago/03
· votar


Crono:

Normalmente são baixistas ex guitarristas que usam palheta pois já estão acostumados a ela.
Um cara que começa direto no baixo normalmente tenta tocar com a mão no estilo de pizzicato.Se há evolução , ele vai para outras técnicas como slap , tapping , etc(todas elas executadas sem palheta).
Ocorre então o costume de usar só os dedos e depois de se acostumar, o cara só usa a palheta como recurso em alguma música que ele realmente quer um timbre diferente.
Ou então como o
nukebass disse:
palheta eu uso só pra fazer pose de Hard Rocker!!! Hehehehe!!!....

Shaft
Veterano
# ago/03
· votar


Bass Skema
O Pizzicato veio do Conta-Baixo(aquele de orquestra). Todos os instrumentos de corda friccionada (violino, Viola, Cello e Contra-Baixo) uzam pizzicato às vezes.

Não consigo tocar com palheta! Eu até tento às vezes, mas não é a mesma coisa. Eu confio muito mais nos meus dedos.

nukebass
heheheheheheheheehe... Muito boa essa!

Voodoo
Veterano
# ago/03
· votar


A respeito daonde veio o pizzicato oq o Shaftdisse eh verdade, ele veio do baixo vertical, violino e etc, num sei c vcs jah viram, alguma orquestra tocar? Mas algumas musikas os musikos usam essa tecnica!!!

Como meu primeiro instrumento foi a guitarra q tokei 2 anos e meio, qdo passei p/ o bass, eu so tocava de palheta, mas ai eu resolvi aprender a tokar do modo pizzicato e ateh hj eh oq eu mais utilizo, nem utilizo muituu palheta, só como disseram ai. em algumas musikas q fikam melhor, mas eu poko utilizo elas

xTec
Veterano
# ago/03
· votar


eu uso palheta só qdo a musica precisa...
com dedos se consegue muito mais velocidade.....
se vc quer ver o q é velocidade ... veja o Pixinga..... ele é considerado um dos mais rapidos do mundo.....
ai se eu tivesse metade da velocidade dele....

Wylde_Winter
Veterano
# ago/03
· votar


O pizzicato dah um som mais fechado e muuuuuito melhor q a palheta. Afinal de contas, palhetas sux!!

Zer071
Veterano
# ago/03
· votar


DIFERENTE DA GUITARRA NÃO SÓ A VELOCIDADE É QUE CONTA COM O BAIXO TEMOS MUITA PREOCUPAÇÃO COM O TIMBRE MAIS AGUNO COM A PONTA DEDO MAIS GRAVE COM A POLPA DO POLEGAR POR EXEMPLO E COMO NOSSO QUERIDO BAIXO ELETICO FOI INPIRADO NO gIGANTE ( CONTRABAIXO OU BAIXO ACUSTICO) QUE ERA TOCADO ESCLUSIVAMENTE COM OS DEDOS ISSO INSPIROU OS BAIXISTAS A TOCAREM PREDOMINANTEMENTE COM OS DEDOS MAS NA QUESTÀO VELOCIDADE ACHO QUE PELO FATO DA DISTÂNCIA ENTRA AS CORDAS TOCAR COM OS PELO MENOS EU CONEGO UMA VELOCIDADE SATISFATORIA (USO 3 DEDO) MAS ESTOU ESTUDANDO COM A PALHETA TB PELA VELHA QUESTÀO DA VARIEDADE DE TIMBRES

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


Bem... eu não uso palheta pelo fato de que não levo jeito algum para a coisa... mas a palheta gera uma sonoridade interessante, que quando quero imitar, tento tocar com a unha.

O pizzicato surgiu na época do baixo vertical (upright), que era tocado com arco, e chamou a atensão por gerar um som mais percussivo. Logo que surgiram os baixos elétricos, os usuários dos upright migraram e passaram a usar o pizzicato nos elétricos tbém (na verdade, tocavam com o dedão... depois é que começaram a usar os dedos anular e médio).

O pizzicato abre mais possbilidades... principalmente no que se refere a dinâmica, peso, e presença de cada nota... além do que, vários baixista conseguem passar de uma técnica a outra muito rápido (indo do slap pro tapping e pro pizzicato, muito rapidamente) o que seria bastante difícil com a palheta na mão.

Voodoo
Veterano
# ago/03
· votar


RoninEu achu q naum tem problema em relacao de mudanca de tecnica kra, qdo eu tokava guitar, tinha uma tecnica p/ esconder a palheta, tipo vc fazia um dedilhado, escondendo a palheta e qdo tu passava pro solo aonde precisava de palheta vc ja descia ela rapidamente kra ou vice-versa kra

jrcintra
Veterano
# ago/03
· votar


eu axo q baxo nao tem nda a v com palheta... qm "invento" issu foram os guitarristas frustrados do punk rock q tocam com palheta awheuwahuewah
zuera =)

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


Voodoo
Bem velho... sei lá... falei isto porque eu não me dou bem com a palheta... hehehe... existe técnica pra tudo né!? Até para sumir com a palheta na hora certa...

Para me impressionar eu lembre de uma coisa... no DVD do Jethro Tull, do show "Living with the Past", o baixista Jonathan Noyce toca com os dedos o show todo, mas podemos ver uma palheta presa no escudo do Fender dele... durante a música "Bouree" o cara faz um solo de baixo, com os dedos, e começa a fazer, em seguida, umas bases no baixo (batidas) COM A PALHETA!! (Caraca, nem vi o cara pegar a palheta)... derrepente o cara volta a tocar com os dedos e a palheta já está novamente no escudo do baixo... o cara é o Houdini!!

Gui
Veterano
# ago/03
· votar


sei lá, depend da musik, mtas vez\es com palheta fica mais loko, mas mtas d pizzicato fica bem melhor, kda um kda um...

gfretless
Veterano
# out/04
· votar


jrcintra
eu axo q baxo nao tem nda a v com palheta... qm "invento" issu foram os guitarristas frustrados do punk rock q tocam com palheta awheuwahuewah
zuera =)


hahahahahahaa! descoberta a origem das palhetadas no baixo

mgs
Veterano
# out/04
· votar


NAO GOSTO DE PALHETA P/TOCAR BAIXO

SOU MAIS OS DEDOS

asterix
Veterano
# out/04 · Editado por: asterix
· votar


bom... eu nao toco ha mto tmepo... mas qndo toco de palheta eh mto estrnaho nunca sai nada q preste a impressao q eu tenho eh q os dedos da minha mao eskerda dependem diretamente dos dedos da mao direita pra se movimentar... entao com palheta nao rola..

LokobasS
Veterano
# out/04
· votar


eu acho q deviamos tocar com os dentes... ja que a palheta surgiu da guitarra..e muitos baixistas tocam com palheta.... e jimmi hendrix tocava com os dentes...muitos baixistas poderiam tocar com os dentes...

HignocliuS
Veterano
# out/04
· votar


Dedos = mais variação na dinâmica. A pegada é diferente, com palheta o som fica "quadrado" demais, pelo menos na minha opinião.

Velocidade por velocidade você pode ser tão rápido quanto ou até mais rápido com o dedo do que com palheta. Tudo é questão de treino...

Eduardo0811
Veterano
# out/04
· votar


eu não sei mas acho prefiro tocar com os dedos...

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


Velocidade por velocidade você pode ser tão rápido quanto ou até mais rápido com o dedo do que com palheta. Tudo é questão de treino... (2)
Tambem so uso dedos...

Bruno Banda
Veterano
# out/04
· votar


Crono, não é uma questão de velocidade. Para baixistas, o lance é ampliar recursos de sonoridade. Como já foi dito aí em cima, a palheta proporciona timbres diferentes. Ela realça os médios - além de dar mais precisão em bases que exijam mais velocidade de mão direita (falando de destros, claro).
Toco há muitos anos em bandas cover. Para fazer o trabalho procuro ouvir os baixistas que fizeram as gravações originais das músicas que vamos tocar e então procuro fazer um som o mais parecido possível. É inevitável que em certos momentos utilize a palheta. Um exemplo, The Cure - atinjo aqueles timbres médios com mais facilidade com a palheta. Já em Queen, mesmo o John Deacon usando bastante a palheta para ter mais precisão em certas levadas, não uso a palheta pois trata-se de um som de Fender Precision passivo, muito pobre em médios-agudos.
Tocar com palheta não é complicado, basta prática. Ficamos mais versáteis.

bya
Veterano
# nov/05
· votar


Eu sou baixista e toco com palheta... É muito mais negócio... Mais rápido, mais limpo, menos abafado, mais porrada... Bom, sou A defensora da palheta no baixo, então...

(Que fique claro: não sou ex-guitarrista)

Lordsilver
Veterano
# nov/05
· votar


Mais rapido? desde quando ?......... mais porrada com palheta? OMG......
Até + Ex-Violonista

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


sei la acho que com palheta tem mais velocidade.. mais é bem relativo isso e muitos motivos podem levar a uma técnica ser executada com mais velocidade que outras.. mais fico com a palheta em termos de velocidade.

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Como vc vai estar tocando com palheta aih vc faz um slap e depois volta com a palheta?!!!!!!

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Tem que colocar aqeles adesivos dupla face no baixo pra grudar a palheta... ou colocar ela no escudo...
Qero ver se consegue.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pergunta aos baixistas