Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Autor Mensagem
eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


o sheehan devezeqdo usa baixo com afinação DAEB
é o attitude ultrabas, a tensão das cordas é alta tb.

levadas básicas
dá pra fazer levadas complexas com 4 cordas tb.

denismonteiro
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
é o attitude ultrabas, a tensão das cordas é alta tb.
até onde eu lembro é um encordoamento de 5 cordas normal, menos a "G"

dá pra fazer levadas complexas com 4 cordas tb.
com certeza! mas no meu caso as levadas complexas vem acompanhadas de notas mais graves e agudas, precisando assim de um baixo de 6!

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/07
· votar


Eu prefiro os baixos de 6 cordas,pq com ele eu tenho uma extensão de notas incrível,tenho graves e agudos o suficiente pra alcançar muitas das notas q pianistas,q guitarristas e q saxofonistas alcançam,tudo no mesmo instrumento,coisa q pra mim não é possível em baixos de 4 e de 5 cordas.

Essa extensão me ajuda muito na hora de compor para outros instrumentos.

Mas se eu quiser algo com mais slaps eu prefiro um baixo de 4 cordas,pelo conforto mesmo,além de ter um ótimo punch na corda E,o q é muito difícil de se encontrar em qualquer baixo de 6 cordas por aí.

Ainda pretendo pegar um baixo de 4 cordas esse ano.

Baixos de 5 cordas não vejo muita vantagem em usar não,pq num de 6 eu tenho o mesmo alcance dos registros graves q um de 5,com o acrécimo de mais algumas oitavas agudas.

Ala
Veterano
# mai/07
· votar


essa semana eu li na cover baixo uma entrevista com o Pedro ivo, o baixista que mais grava no pais. ele disse que o 5 cordas é disparado mehor, principalmente para gravar.

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


Ala
Aí vc cai na questão do gosto.
Existem virtuosos que tocam 4, 5, 6, 7, 8, 10 e até 12!!!
Eu acho que seria melhor analisar qual a melhor opção de baixo para tocar algo X. Pelo menos assim vc consegue fechar alguns parâmetros.

.matt.
Veterano
# mai/07
· votar


eu toko num de 4...

particularmente nao me interesei ainda por um baixo de 5 ow 6 cordas...
mais se um dia eu for pegar um axo q vai ser o de 6 msm....como nosso amigo Rafael do Baixo disse....
Baixos de 5 cordas não vejo muita vantagem em usar não,pq num de 6 eu tenho o mesmo alcance dos registros graves q um de 5,com o acrécimo de mais algumas oitavas agudas....

eu tb axo...
mais por inquanto eh o de 4 msm
abracoss

bass_addicted
Veterano
# mai/07
· votar


Eu tenho baixos de 5 e 4 cordas. Depende do show, da gravação, do dia. O de 5 é mais versátil. Mas amo 4 cordas tb. Já tive um de 6, e acho que par amim não rola. Muita corda. hehe

Gabriel dOliveira
Veterano
# mai/07
· votar


grande merda que ess Pedro Ivo falou... :P

Pode gravar com deus e o mundo, mas nunca vai ter autoridade pra dizer qual baixo é melhor.

Manda ele dizer essas asneiras pro Patitucci, Nico, Itiberê, Steve Bailey e outros.

HUMPF! >|

Desculpa o stress :P é pq eu sou um amante das 6 cordas e um amante de música, e música não se pode limitar de forma nenhuma ;)

Baxista
Veterano
# mai/07
· votar


Galera,

Eu tenho um baixo de 6 cordas, gosto muito dele, eu sou roqueiro! Nada a ver esta história de que o baixo de 6 cordas é pra pagodeiro ou coisa do tipo, nunca foi!

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


Nada a ver esta história de que o baixo de 6 cordas é pra pagodeiro ou coisa do tipo, nunca foi!
dizem que é de pagode, outros que é pra metal from hell...
enfim não gosto mesmo...

Bsalheb
Veterano
# mai/07
· votar


O Jaco usava um Fender Jazz Bass de 4 cordas, passivo, sem circuito, com 21 casas e que ele mesmo arrancou os trastes com uma faca e reenrolou os captadores a mão. A questão é técnica, não número de cordas.
Eu gosto do de 4 cordas e não me sinto limitado pelo número de cordas. Eu me limito em 4, 5 ou 6 cordas.

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


Eu gosto do de 4 cordas e não me sinto limitado pelo número de cordas. Eu me limito em 4, 5 ou 6 cordas. (2)
aueihaeiuehiaeuhae podes crer cara!!!


reenrolou os captadores a mão
dessa eu não sabia, sei que o hendrix fez isso.

bya
Veterano
# jun/07
· votar


66666666666666666

Ala
Veterano
# jun/07
· votar


galera, deixa eu ser justo;

O Pedro Ivo disse em sua entrevista que para "gravação" era melhor o de 5 cordas e princpalmente para quem tem baixo só, por que o 4 cordas para estilos com pagode samba axé etc, vc não tem a corda Si para fazer mais ou menos a marcação do surdo, e o de 6 cordas pode correr , como ocorre muitas vezes o baixista e empolgar e comcar solar muito na sexta corda e entrar na linha da guitarra.

foi isso que ele disse.

fabricio 12
Veterano
# jun/07
· votar


Engraçado............ Eu acho que o título do tópico questiona qual baixo vc prefere(4,5 e 6) e pq?

Galera eu não entendo quem fala mal de um tipo de baixo se a pergunta é QUAL VC PREFERE? Ninguém vai ganhar nada falando que esse baixo é de roqueiro, aquele de pagodeiro. Qual a idade de vcs?

O certo é que gosto não se discute a gente tem o nosso e deve respeitar o dos outros.

Mas respondendo a pergunta já toquei nos três e pretendo ter um de cada (4 c Fender Jazz bass ou MM Sting Ray) (6c Tuca Bass Freteless) (5c WW Thumb) Haja cascalho!!!!!!

Mas pra mim 5c é o bass por estar no meio termo entre 4 e 6 e para o meu estilo a corda C é dispensável mas a B de jeito nenhum.

Galera por favor enriqueçam os tópicos e parem com discussões sem motivo. Abçs.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Bom, levando em conta que os mais conceituados baixistas de toda a humanidade, desde os primórdios da mesma, usaram baixos 4 cordas como sendo seu baixo "principal", apesar de não usarem apenas este, concluímos que baixos de mais cordas não o tornam um melhor baixista.

Agora, qual vc prefere... Hmmm... Por enquanto o meu 4 cordas msm. Depois que eu comprar um American Deluxe JB 5 cordas, aí eu mudo de opinião! aHaUHaUhuA

Se tu num gostar do teu próprio equipamento, quem vai gostar? :P

Detalhe que não pode faltar: 5 CORDAS JÁ É CARO, IMAGINA 6 CORDAS! Tá loco, é mt investimento, baixo, corda, captador, tarracha... Tudo é mais caro! Coisa de loco!

Flw

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


4 cordas é claro, só sei contar até 4 mesmo. Hehehehe.
Tenho os dedos e a mão relativamente pequenos para tocar baixo, o de 5 cordas seria muito ruim pra mim desenvolver alguma coisa mais complexa, com o de 4 cordas eu já me enrolo bastante, imagina com o de 5 ou 6 cordas. Eu não gosto muito de tocar baixo, mas de vez enquando..... Ah ia esquecendo tenho tendinite e ela complica mais tocando baixo.
Abraço.

Baxista
Veterano
# jun/07
· votar


hehehh este negócio de mão pequena e mão grande conta muito, na boa, eu tenho uma mão grande demais, ehehehe os caras que tocam comigo ficam me sacaneando por causa disso, porque quando toco com meu baixo de 6 cordas ainda sobra um pedaço dos dedos, acho até mais fácil tocar de 6, me sinto mais a vontade no de 4 acho o braço muito fino, de rocha, fico todo com a mão enrolada, no de 5 a mesma coisa, me atrapalha, eheheheh estranho né! meus dedos são tudo do mesmo tamanho, o médio, anelar e indicador, tem 10 centímetros, de rocha! eeheh

Baxista
Veterano
# jun/07
· votar


os caras ficam falando que meus dedos parecem baquetas e não dedos! Vê se pode!

jABUGApACATO
Veterano
# jun/07
· votar


que eu saiba o contrabaixo quando foi inventado tinha 3 cordas...
um baixo com mais cordas possibilita maior movimentação vertical na escala... p/ gravação um baixo com si grave é bem conveniente... pra tocar ao vivo a presença desse "grave" já não faz tanta diferença... pra quem gosta de solar no baixo uma corda dó aguda ajuda bastante....

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Baxista
Você deveria ser baterista. Hehehehehehe.

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Baxista

médio, anelar e indicador, tem 10 centímetros, de rocha! eeheh

Eu tbm sofro com isso cara,tenho entre 12 e 14 cm nesses dedos.

Meu baixo de 4 cordas até parece um cavaquinho na minha mão!!!,tocar no meu de 6 cordas tbm é um pouco difícil pq sobra um toco dos dedos pra fora do braço!!!! hehehehe

os caras ficam falando que meus dedos parecem baquetas e não dedos! Vê se pode!

Isso é foda! \o/

hehehehe

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Rafael do Baixo
Mais uma "Baterista"...... iria economizar uma grana com baquetas. Hehhehe..... Zuera moçada leva mal não.
Abraços

kadudu2
Veterano
# jun/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Tenho 1 de 4 cordas
e 1 de 5 cordas e pra mim ja é o suficiente.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


12 cordas pra mim é o ideal.

Baxista
Veterano
# jun/07
· votar


Luiz,

De boa cara, heheheeheh é cada coisa né, os caras lá dizem que vão arrumar um baixo de 8 cordas pra eu tocar, fazer o que né eheheheh!

Savant
Veterano
# jun/07
· votar


Shakal
12 é muita corda. O de 11 é melhor.
http://www.youtube.com/watch?v=UJSEaxJalco

Rafael do Baixo
Baxista
Eu adoraria ter os dedos assim.

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


Savant

Eu adoraria ter os dedos assim.

É sempre assim, quem tem não queria, quem não tem gostaria de ter, vai entender.

Baxista
Veterano
# jun/07
· votar


Lembrei agora quando tocava guitarra, bicho tinha maior facilidade em fazer os acordes, eu não reclamo deles, eu acho é bom que eles são grandes, não reclamo, acho um tamanho ideal pra mim!

Luiz-sjrp

É assim mesmo, tem várias opiniões! 1 abraço brother!

renato
Veterano
# abr/08
· votar


Ai pessoal ....já vi que neste forum tem muita gente que não entende nada de baixo, quem nei deve saber o que é uma captação ativa ou passiva e suas diferença...
E principalmete deve que nei sabe os nomes das cordas de um baixo de 4 , 5 e 6 .. e pricipalmete as sua funções..
Eu tenho dois Baixo um 4 e outro 6c realmente o espaço das cordas é diferente, o de 4 é melhor pra da slap, mas em compensação o 6c é o melhor para se cria acordes, muitas que gente que me ouve tocando solo me pegunta que efeito que to usando na guitarra ou no violão mas na verdade eu estava fazendo os acoredes no baixo... e outra coisinha o 6c é o melhor para se fazer arpejos, e inversão de acordes.
Agora se o cara não entende nada como os cara da primeira pagina ...pode larga mão .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?