Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Autor Mensagem
MANFREDINI
Veterano
# fev/07
· votar


TheDreadLord
acho que não vale pena...
eu pegaria o de 4 cordas...

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


TheDreadLord
troca sim cara!

TheDreadLord
Veterano
# fev/07
· votar


MANFREDINI

Mas é o que eu disse, eu não vou ter custo nesse de 6. Mas se eu pegar um de 4 vou ter que gastar dinheiro e no momento não estou podendo. E eu estou com a guitarra aqui encostada.

Mas a minha dúvida é exatamente se será muito complicado de treinar e estudar nele pois sou completamente novato em se tratando de baixo aí para trocar só por trocar não sei se valeria a pena.

Se alguem puder elucidar um pouco essa questão agradeceria.

[]'TheDreadLord

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/07
· votar


Mas outro tópico matusalém.
No OT também tem um. E a dúvida continua, como sobreviveu ao massacre dos fóruns? Quando todos foram apagados.

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


TheDreadLord
cara tenta sim
vai tocando só com as quatro cordas do meio, dai com a si e depois com a dó!
num vai ser mta dor de cabeça não!

Dave Ferry
Veterano
# fev/07
· votar


TheDreadLord
Pow cara se o problema é esse vc pode pegar o de seis cordas e trocar pelo meu de quatro cordas...hauhauhau (apesar de eu ser iniciante o baixo de 4c não está me satisfazendo mais). Quanto a sua dúvia, eu acho que em todo começo existe uma certa dificuldade, mas acho que ela não será maior em um baixo 6 cordas, são apenas 48 notas a mais. Pode até ser que a largura do braço influencie nessa dificuldade, mas vc se acostuma. Vale muito a pena vc fazer essa troca.

Respondendo a pergunta: eu prefiro o de seis cordas por possuir várias possibilidades para se tocar de MÚSICA (p.s.: pagode não é música! para mim é uma poluição sonora. eu nem sabia que alguém toca pagode com baixo. se vocês estão dizendo que baixo de 6 cordas é pra pagodeiro, isso sim eu acho uma coisa desnescesária, utilizar um instrumento em que só usarão meia-dúzia de notas mal tocadas...hauhuahua...é uma piada!).

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# fev/07
· votar


TheDreadLord

eu tava nessa mesma que você ai quando fui comprar meu primeiro bass, e comecei com um Condor Bc600, só que eu só comprei ele porque o cara tava vendendo muito barato mesmo e dai arrisquei porque sabia que depois dava pra eu vender pelo dobro e foi o que fiz tb, hehehe, só que eu vendi por dois motivos primeiro porque o espaçamento era muito pequeno e como eu sempre viajei em slap pra mim foi horrivel, e segundo pela grana mesmo... mas enfim hoje tow com um de 4c, mas pensando em aumentar o n° depois, hehe, só que tem uma coisa, pra mim 4c só se for JB, por isso que tow com esse...

mas seu caso envolve mais coisas, tipow, qual é a sua guitar pra saber se vale??? e o bc600 tem 4 ou 5 potenciometros ??? qual o estado???

aki um topico q criei quando tava na dúvida:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/54815/

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar


galera , o que vale realmente é aquela pecinha atras do baixo, muitos dos baixistas citados naum tocavam com de 6 pq no tempo deles ainda naum existia ,naum acham?

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


4 cordas

prático, usual, confortável...

por "n" motivos

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Dave Ferry
pagode não é música!

afff

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


Dave Ferry
são apenas 48 notas a mais
errado.
são 4 notas a mais na si e 4 a mais na dó. ou seja 8 notas a mais. o resto da pra fazer na mi e na sol.

Dave Ferry
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass
Pow cara, sou altamente leigo em música mas eu acho que em cada traste temos uma nota, com 24 trastes vezes duas cordas temos 48 notas a mais em um baixo de 6 cordas que normalmente tem 24 trastes. Independente de serem iguais ou não temos 48 notas a mais e isso é o que facilita a execução de algumas músicas.

são 4 notas a mais na si e 4 a mais na dó
na verdade eu acho que são cinco. B - C - C# - D - D# na si e G# - A - A# - B - C na dó.

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


Dave Ferry
é verdade são cinco, esqueci de contar com a corda solta! ;)

edumelo
Veterano
# fev/07
· votar


Depende do estilo e técnica que vc vai usar mesmo. Pra slap o de 4 cordas é mesmo mais prático, enquanto pra tapping o de 6 é mais confortável. Há músicas que necessitam de notas abaixo da Mizona e aí, pra quem não gosta de mudar a afinação, como eu, a Sizona é muito útil. Eu gostaria de ter um baixo de 4 e um de 6 cordas, mas atualmente tenho um de 5...

TheDreadLord, eu pegaria o baixo sim.

RogerioMusicMax
Veterano
# fev/07
· votar


Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Eu prefiro de 5 cordas. PQ o de 5 cordas da de alcançar aquelas notas mais graves que o de 4 cordas nao consegue, e o de 6 cordas ja é exagero d+++ num precisa esse tando de corda.

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Oi pessoal!

Eu tenho vários baixos, ao todo são 16. Uns de 4, outros de 5 e outros de 6 cordas. Cada um deles tem, como é normal, caracteristicas muito próprias em termos de sonoridade, tocabilidade, espaçamento diferente das cordas, etc., mas penso que não existe nenhuma regra que diga que seja melhor tocar com 4 ou 5 ou 6 cordas conforme o tipo de música ou outra coisa qualquer.

Acho que isso depende muito do músico, da sua técnica, do seu som, do seu gosto, sei lá!

No caso dos de 5 e 6 cordas, a corda de "B" veio trazer mais peso e grave ao baixo porque já se começava a necessitar de mais graves porque os teclados impunham, coisa que o baixo não dava... A unica hipotese que havia era descer o "E" para "D" para termos um tom mais grave.

É certo que para quem está habituado a tocar com baixo de 4 cordas e mudar para um de 5 ou 6 cordas, vai notar muita diferença e alguma dificuldade no inicio, mas depois de algumas horas, dias ou meses de trabalho, a coisa começa a soar de outra maneira e depois já não quer outra coisa.

Eu, há 9 anos, mudei drasticamente de 4 cordas para 6 e posso dizer-vos que me assustei um pouco e fiquei arrependido por ter comprado um baixo de 6 cordas, porque dominava perfeitamente o baixo de 4 e estava muito bem calhado com as 4 cordas. Subia e descia na escala com toda a facilidade que se impunha.

Hoje não me faz nenhuma diferença tocar com 4, 5 ou 6 cordas, aliás até prefiro 5 ou 6, porque consigo mais versatilidade no uso dos tons sem ter que subir ou descer a mão na escala. Conseguimos ter um leque maior de tons, apenas saltando de corda em corda, sem ter que deslocar muito a mão sobre o braço do baixo.

Um baixo de 6 cordas é mais destinado a um trabalho de solista em que a certa altura se impõe o uso de tons mais agudos e assim faz todo o sentido, pois se for com um de 5 cordas já não vamos conseguir isso.

No caso do slap, pode-se fazer em qualquer um, é tudo uma questão de prática, mas num de 4 cordas é sempre mais facil. No entanto, num de 5 cordas não faz muita diferença desde que o espaçamento entre elas seja suficiente para tal.

Para mim, depende muito do meu estado de espirito e do trabalho que vou fazer e do baixo ou baixos que me vai apetecer levar.

No entanto, na minha opinião, penso que talvez o de 5 cordas seja o mais equilibrado!

Abraços.

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass
Eu tenho vários baixos, ao todo são 16.
caramba!!!
posta ae seu set!

NeWsTeD_EP
Veterano
# fev/07
· votar


Gosto mais do 5 cordas
tem mais peso, tbm pela corda Si
e tbm acho melhor de fazer tapping e slap
t+

TugaBass
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass

Dá uma vista no site...

http://www.myspace.com/paulopaulino

Como eu já disse no tópico/sala de bate papo, por enquanto só apareço com o Status, o Yamaha e com Fender Precision. Logo que tenha mais fotos eu ponho lá...

Abraço.

RodrigoBR
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass

So baixões! powra!

Eu ja tive os tres baixos, 4, 5, 6, na minha opinião, (analisando estilos musicais) os baixos que tem a "B" atendem mais a estilos como samba, mpb, axe, sertanejo, gospel, enfim com musicas mais "dance & clean" digamos, estilos rock, blues em geral, 4 cordas é mais pratico, ja o de 6 são pra solistas, ou pessoas q tocam de tudo...

claro q isso não e regra
Queria ver o john myng tocando com 4 cordas, o jaco debulhando um de 6 cordas, e o alain caron dando os slaps dele num de 4 cordas (esse é impossivel)

TugaBass
Veterano
# mar/07 · Editado por: TugaBass
· votar


RodrigoBR

É!!!! Por acaso são baixos muito bons... Eu ultimamente tenho usado mais o Fender Roscoe Beck V, que é o meu mais novo e aconselho a todos. É um baixo muito bem concebido e muito versátil em todos os aspectos.

Adorei a tua comparação entre o Myng, o Pastorius e o Caron... e até podiamos por muitos mais!

Isto é como tudo na vida. Depende muito do músico e do som que ele precisa e quer tirar com um baixo, seja ele de 4, 5, 6 ou até 7 cordas... porque já há. É mesmo assim!

Abraço.

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


eu prefiro o baixo de 4 cordas pq eu gosto mto desse jeito de tocar

Dave Ferry
Veterano
# mar/07
· votar


eltonbass
eu também...falei 48 notas e são 50. :P

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


TheDreadLord
troca cara!

mr keys
Veterano
# mai/07
· votar


kras,eo acho q baixo d 6 cordas eh mais pra solo, não? Pq tem mais agudos,ou estou errado?

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


28/nov/02 11:39
28/out/03 11:20
24/jan/05 20:07
12/jun/05 14:27
23/fev/07 21:43
15/mai/07 10:32

esse topico nao morre nunca mais...

mr keys
sei la, da pra solar com um baixo de 4 cordas tambem.... e assim, pagode nao tem solo e usa muito a "dózinha"...

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


sei la, da pra solar com um baixo de 4 cordas tambem
billy sheeha, jaco, victor wooten, esse que me incentivam a continuar com 4 cordas! alem de eu gostar tb..

denismonteiro
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
O wooten usa baixo de 5 cordas tbm.... claaaaaaaaaro que usa muito mais os de 4 cordas.... inclusive com afinação CGDA , que seria as 4 primeiras cordas de um baixo de 6....
e o sheehan devezeqdo usa baixo com afinação DAEB que são as 4 ultimas cordas de um baixo de 5 ou 6.....
no fundo é apenas uma questão de gosto....
pra slap e levadas básicas, 4 cordas é incomparável....
pro resto gosto de um baixo de 6 com espaçamento entre cordas bem justinho...

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


Eu não tenho stress, gosto do de 4, 5 e 6. :)
Embora não tenha um de 4... mas isso será corrigido esse ano!!!!

limanegative
Veterano
# mai/07
· votar


eu gosto da versatilidade dos 5 cordas pois quase tudo q eu toco, preciso do sizao mas os de 4 cordas sao sem duvida muito mais confortaveis, os de 6 cordas eu nao gosto nao !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?