Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?

Autor Mensagem
Sérgio Melo
Veterano
# fev/05
· votar


Vocês falaram um monte de coisas e esqueceram do mais importante: Pra que existe um instrumento? É pra ser tocado. Quanto ao número de cordas, isso é relativo. Os baixos de cinco e seis cordas foram criados porque os músicos acharam que era preciso criá-los. O baixo de cinco cordas como nós o conhecemos hoje foi uma idéia do baixista Jimmy Johnson(ver cover baixo 21), para reforçar os graves. O baixo de seis foi idealizado por Anthonny Jackson, um baixista que toca jazz e queria uma corda mais aguda pra ampliar os recursos melódicos do instrumento. Quer dizer, não tem nada a ver com pagode o baixo de seis cordas. O que muita gente quer é aparecer. Você deve sempre usar o baixo que realmente precisa e não o que lhe fará parecer um músico melhor. Não adianta estar com um instrumento e não saber usá-lo. Eu uso três baixos, um de quatro, um de cinco e um de seis, e nenhum é melhor que o outro, apenas mais adequado a um determinado estilo. Pensem nisso antes de comprar um instrumento só por vaidade

Rodrigo Lovato
Veterano
# fev/05
· votar


prefiro d 4 cordas pq na minha banda nós tocamos musicas q soh precisa disso e o q eu curto tb

Man Well
Veterano
# fev/05
· votar


q besteria dizer qual é melhor, o qual se prefere. a pergunta deveria ser "qual o mais adequado."

por exemplo, se o cara só tem grana pra um baixo, e quer ser side man, o d 5 cordas é o mínimo. o d 6 é opcional e com o d 4 vc pode ficar limitado hora ou outra, já q o "sizão" já é constante na música atual, além d dar uma gama legal d arranjos extras.

se vc toca jazz, a escolha é livre, já q no jazz o "gravão" não é tão necessário já q há muita exploração harmônica.

e dependendo do estilo d rock, a quinta corda pode ser uma boa pedida ou não. o flea não precisa d nada abaixo do "mizão", nem o geddy lee, mas o champignon (q na minha opinião é um dos melhores baixistas d pop rock do brasil, apesar d ainda não ter seu nome escrito na história da música, mas nada q impeça d isso acontecer no futuro...) gosta d construir linhas q botam o peso da corda extra. num pop, pop rock, reggae e outros afins o d 6 cordas é desnecessário... no metal o si é interessante, e o dózinho do d 6 cordas é pra quem baba ovo do dream theather pq eu não vejo necessidade em outras músicas q não sejam dessa banda. pra metal eu aconselho o d 5.

enfim, essa escolha é pessoal. não existe melhor ou pior, existe sim o mais adequado pra o q se quer. existem baixista virtuosos tanto com baixo d 4, 5 ou 6 cordas, pode ter certeza.

falowz!!

Tomcat
Veterano
# jun/05
· votar


...

polakinho
Veterano
# jun/05
· votar


GOSTO E RELIGIAO NAO SE DISCUTE E PONTO FINAL.

HAuiAhuUIAhHUAuAhuUahuuahUHAuhUHAuhAhuhuahuAhuHUAi

Rafael Vaz
Veterano
# jun/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


Quanto ignorância! Não vou nem comentar o q alguns disseram.

O Sergio Melo disse tudo, naum tenho nada a acrescentar.

Rafael Torres
Veterano
# jun/05
· votar


prefiro os baixos de 4 cordas por que me sinto mais confortavel....!!!

Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05
· votar


Meu som fica mais limpo e com mais pegada no meu de 4 cordas, pelo fato de estudar nele, e sempre quando pego um de cinco acabo confundindo!

Tomcat
Veterano
# jun/05
· votar


Adoro esse tópico, UP!

thebassx
Veterano
# ago/05
· votar


bom eh o Sukata, baixista do Garotos Podres q usa soh uma corda do baixo mesmo!!

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


6 cordas!

Bj_Bass
Veterano
# ago/05
· votar


Prefiro o de cinco cordas....num de 6 meio q me perco...nunca uso a C....Pra mim naum é muito nescessária

conte
Veterano
# ago/05
· votar


6 cordas..gosto de variar

Computer Phantom III
Veterano
# ago/05
· votar


6 cordas. Vc tem mais notas, logo pode varias mais. A C é extremamente útil para solos, e tb com mais cordas vc tem muito mais possibilidades de acordes e de Tapping. Para mim de 6 é necessário, pois gosto de solar muito, usar Tapping e acordes.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# ago/05
· votar


Pra mim é 6c pra solos,arranjos e tal... mais com um timbre moderno...
E 4 cordas pra mim soh se for JB... amo... tenho q comprar um

thiago_ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


eu gosto mais é do baixo de seis cordas, pelo grave da sexta corda e da quinta.pois gosto mais de utilizar as cordas mais graves.

gabrieldp
Veterano
# ago/05
· votar


tenho um precision combo pra vende da meteoro se alquem kiseh compra zormiii@hotmail.com

thebassx
Veterano
# ago/05
· votar


thiago_ribeiro
huh...
o seu baixo de 6 cordas? eh GbBEADG ?

slappopin
Veterano
# ago/05
· votar


tenho um condor de 6c show de bola, mas quero agora um cort de 5c captaçao bartolini, pra slap e´ melhor

Aussie bloke
Veterano
# ago/05
· votar


Brother, eu sou guitarrista originalmente, mas toco baixo tambem.. Toco um de 5 cordas, mas nao gosto muito nao, nem uso a corda B muito. Eu acho que o som fica muito ruim, num da pra ouvir direito... Sou muito mais um baixo de 4 cordas e nao invente!

thiago_ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


thebassx


eu ainda não tenho um de seis cordas mais pretendo ter,
o meu baixo é de cinco cordas que são "G,D,A,E,B" e gosto d+ do gravão das cordas B,E.

thiago_ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


slappopin


ai cara eu tenho um cort de cinco cordas e reaumente ele é muito bom
para slap, meu professor gosta demais dele.

thiago_ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


Aussie bloke


vai ver você não tenha regulado ele direito, por que eu nunca tive esse tipo de problema com meu baixo, e ele tem uma otima definição de son.

Aussie bloke
Veterano
# ago/05 · Editado por: Aussie bloke
· votar


thiago_ribeiro


As cordas EADG da pra se ouvir tranquilo, mas o B fica parecendo que o amp vai explodir.. Um chiado muito grave...

Vou aproveitar pra perguntar, tem alguns baixos que o som e' muito mais definido, e parece que tem mais treble.. Acho que sao pra da slap.. Nao sei como que regulam o amp, ou se e' os caps sai la... Mas semana passada tinha um cara tocando baixo, e era tao nitido o som, e diferente dos outros baixo que parecia que era midi.. sei la...

vlws abraco

Computer Phantom III
Veterano
# ago/05
· votar


Aussie bloke
Esse problema ae pode ser do amp e não do baixo, quantos Watts ele tem? alvez seja por isso que ele não aguenta muitos graves, tenta abaixar o volume e vê se a definição aumenta.

TheDreadLord
Veterano
# fev/07
· votar


Surgiu a oportunidade de eu trocar uma guitarra que tenho aqui por uma baixo de 6 cordas da Condor (BC600).

Nunca toquei a sério baixo por não ter um, portanto posso ser considerado iniciante.

Acham que vale a pena trocar ou não?

Eu particularmente acredito que um de 4 cordas seja mais amigável para um iniciante mas é como já disse: surgiu a oportunidade para fazer essa troca, logo eu não teria custo adicional.

Gosto de tocar rock progressivo.

Desde já agradeço,

[]'TheDreadLord

RogerioMusicMax
Veterano
# fev/07
· votar


Quiabo, esse tópico é do tempo das carvernas.

dani_low
Veterano
# fev/07
· votar


eh msm, mas acho ressucitar melhor q criar outro pra falar da msma coisa....

MANFREDINI
Veterano
# fev/07
· votar


Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?
4, porque acho que é frescura mais do que isso

TheDreadLord
Veterano
# fev/07
· votar


Alguem pode me responder? heheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs preferem baixo de 4, 5 ou 6 cordas e pq?