Interessante - Criminalização do Jabá

    Autor Mensagem
    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # jun/06


    E ae pessoal, apesar de ser de interesse geral, to postando aqui pra ver a opinião do pessoal dos graves hehehee, comentem aí se já tiveram q recorrer a tal recurso e o que acharam, vou colar aqui um artigo interessante que li no site do Sr. F (www.senhorf.com.br), comentem!!!:



    Entrevista com Deborah Sztajnberg: 'é preciso criminalizar o jabá'

    * Fernando Rosa
    O Movimento pelo Fim do Jabá defende a criminalização dessa prática inconstitucional. Recentemente, o movimento realizou reunião no Circo Voador, no Rio de Janeiro, de onde partiram diversas definições e propostas de ações, como atuar no terreno legislativo. Uma das decisões é a de apoiar os projetos dos deputados Fernando Ferro, em âmbito federal, e Carlos Minc, no terreno estadual, que tratam do tema. "No Brasil, infelizmente, é assim; se for só multa não adiantaria, pois dinheiro essas pessoas têm de sobra", diz a advogada Deborah Sztajnberg, em entrevista para Senhor F.

    Senhor F - Como, principalmente, se manifesta a prática do jabá no país, atualmente?

    Débora - Atualmente é a exigência de uma vantagem (que não necessariamente em dinheiro) para tocar uma determinada canção.

    Senhor F - Dizem que o jabá sempre existiu no Brasil. Se isso é verdade, qual a diferença entre práticas mais antigas e as atuais?

    Débora - Antigamente não havia essa tese de “compra de espaço publicitário”, ate porque as rádios são concessões públicas.

    Senhor F - Tem gente que diz que o jabá é uma forma de censura à cultura, por impor alguns artistas e músicas em detrimento da maioria. A afirmação é procedente? Sendo, essa não seria uma questão de Estado?

    Débora - Não diria censura. Ele na verdade é o que o direito da concorrência chama de "barreiras a entrada" e, no nosso caso, viola o direito constitucional de acesso à diversidade cultural.

    Senhor F - O que, concretamente, é possível fazer para eliminar essa prática da cultura brasileira? Quais as propostas do movimento para enfrentar e superar essa situação?

    Débora - Criminalizar esta prática. No Brasil, infelizmente, é assim; se for só multa não adiantaria, pois dinheiro essas pessoas têm de sobra.

    Senhor F - Como se organiza, e qual o objetivo, do movimento contra o jabá, que atualmente mobiliza parcela significativa da classe artística?

    Débora - O movimento tem adesões do Brasil inteiro e possui um blog (Leia mais: http://movimentopelofimdojaba.blogspot.com/ ) e neste momento estamos coletando assinaturas para o Deputado Fernando Ferro autor do Projeto de Lei 1048/2003.

    Senhor F - Quais são as principais ações do movimento, no campo cultural, político e legal?

    Débora - No campo cultural, é a conscientização da sociedade no sentido de que é exatamente uma das formas de corrupção que assola este país. No campo político, é a busca dos apoios dos parlamentares, principalmente em função das adesões artísticas ou não. E, no campo legal, é a aprovação do projeto aproveitando o ano eleitoral.

    Senhor F - Qual o caminho para os artistas independentes, além da briga legal, diante dessa prática que impede a veiculação de sua produção musical?

    Débora - Aos artistas independentes, eu sugiro não aceitar tal prática, pois nesse meio todo mundo sabe de tudo. Então você vai ficar tachado como aquele que "pagou para tocar", literalmente.

    leomezz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Essa é uma questão complicadíssima. A princípio, não deveria ser lagal essa prática, pois as rádios, como disse Lenine "têm regras, e uma delas é que o veículo pode comercializar seus intervalos. Negociar o tempo destinado à veiculação de trabalho artístico são outros quinhentos". Outra posição contrária é a do deputado Fernando Ferro qua afirmou à Folha de São Paulo que o problema do jabá é que ele força o consumo na indústria fonográfica. "Os ouvintes consomem uma operação financeira, e não uma opção de programação.". Por outro lado, Antônio Rosa Neto, presidente do GPR (Grupo dos Profissionais do Rádio)refuta esse argumento. "Emissoras são empresas e têm de faturar." Com certeza temos dois pensamentos antagônicos que demandam muita atenção para se chegar a um concenso. Eu acredito que emissoras que cobram para inserir uma música em sua programação, acabam por retirar o espaço de artistas iniciantes.

    rickalencar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Jabá é foda !!!
    Isso rola até em livrarias, acreditam ???
    As editoras, pagam por lugares privilegiados, nas livrarias ...
    Nas rádios nem presciso dizer !!!
    Jovem Pan, é a rainha do Jabá!!!
    Passa até aquela música, "se ela dança eu danço...", isso é o fim do mundo, minha gente !!!!

    Enfim, fico triste, de ver um tópico tão importante como esse, receber poucas menssagens !!!

    Isso é o nosso futuro, se vc toca, logo terá uma banda, e tendo uma banda, logo vai querer gravar cd, e depois, onde vamos parar ???
    Se vc não tiver dinheiro, vai ficar oculto, enquanto, quem tem dinheiro, e não tem nada a dizer em suas letras, não saem das rádios ...

    sickey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    o que exatamente significa jabá?!

    rickalencar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    sickey
    Jabá, é quando uma banda, ou sua gravadora, paga para uma rádio (exemplo), para que passe sua música.

    Exemplo: aquela música "se ela dança, eu danço...", é puro jabá, ela não teria capacidade, de chegar ao ponto que está, sem o seu devido jabá.

    Isso é uma coisa, com que devemos nos preocupar, pois sem jabá, temos mais chances de subir na carreira de músico.

    NunoMorelli
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: NunoMorelli
    · votar


    sickey

    Confirmo a informação do rickalencar !


    leomezz

    Concordo com tudo e, mas complemento com o seguinte:

    Mesmo que uma rádio tenha investimento de patrocinadores, veiculando os anúncios publicitarios dos pagantes, ainda são originadas por uma concessão feita pelo Governo Federal.

    Então deveriam trabalhar de forma diferente, beneficiando a população com informação, cultura (educação) e entretenimento, mas infelizmente acabou por se tornar algo utópico, pois os donos de rádio são donos dos equipamentos que transmitem a informação, e não da freqüência, mas visam somente o lucro através do funcionamento de um veículo que em sua essência é público, sem pouco se importarem se a qualidade geral da informação está de acordo com as resoluções impostas no ato da posse dos documentos de concessão.

    Como acho injusto um músico ou artista ficar desamparado por causa de um "Cartel" que se forma no entorno, sou contra o jabá sim. Não gosto dessas musiquinhas toscas do mercado fonográfico, quem vive disso sabe o que é musica de verdade, mas ao decidir ser músico não decidi por passar fome ou necessidade, ao ponto de precisar de um outro emprego pra sobreviver!

    Ainda tenho dúvida se com o fim disso as coisas voltem a funcionar na prática, mas algo tem que ser feito e nós não temos que pagar por isso, né!?

    Atenciosamente,

    ________________________ [ Jr.]

    sickey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    valeu pessoal... disculpa a ignorancia!

    isaqueras
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    é...como dizia o poeta... "Brasil, mostra tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim..."

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    É caras, é foda! a programacao das radios e suepr repetitiva, podem ver! sou dentista, e no consul deixo sempre em radios bem popzinhas, p o som ambiente, visando apenas entreter o ambiente p os q esperam, enquanto isso, muitas bandas de rock nacional, tentam com todas as forças, ps musicos tem apenas seus instrumento e uma rendo ridicula, apenas tocam em um circulo chamado de under ground, e ganham caches miseraveis!! vendem poucos discos,!! meu!! um pokinho de espaço p eles seria justo!! fico indignado!!
    desculpa ai galera!! acho q acabei meio desabafando!!!
    abraço!!

    rickalencar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    The Bassman

    Isso não indiguina só vc, acho que indiguina tds que tentam fazer música nesse País, sem ter que fazer o que as gravadoras, ou o sistema manda!!!
    Eu tenho banda de punk rock, e os únicos lugares que temos pra tocar, é de graça, mas mesmo assim, ficamos felizes, de tocar, mesmo de graça ...

    Esse movimento chamado JABSTA, só terá força se bandas maores apoiá-lo, uma coisa meio difícl de acontecer ...

    Abraço ...

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    rickalencar
    É! eu tenho certeza, e so sei q mudar isso, arrisco dizer q e impossivel!! escuto irom maiden desde menino, e ainda me lembro a vez q ouvi the number of the beats no radio!! acho q foi na 89 fm, eu nem acreditei ouvir aquilo no radio!! e olha q eles ja eram uma mega banda!! para nos pequenos mortais,arrisco sim repetir ser impossivel mudar isso!!
    abracao!!

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Eu ainda levo o ponto de vista de uma censura pela ignorância!
    No Brasil ética já foi jogada no lixo faz um tempão!, e isso não é exclusivamente das rádios e gravadoras, mas sim de um dos principais veiculos e dono da maior audiência formadora de opiniões no Brasil, a televisão!
    Não quero ser pessimista, mas olhando as grandes idiotices que a midia fez com seus sensacionalismos criminosos e essa programação violenta e idiota..quando o governo resolveu pedir ética na televisão, os babacas apresentadores taxaram essa atitude de censura!
    Enfim ética agora é censura!?
    A mesma coisa vai acontecer com os jabás...

    Vejam esse programa do SBT "Ídolos" a grande arte de copiar!, Desde quando apenas contar é ser um ídolo? e os jurados pedindo para os cantores personalidade no quesito repertório!?..aff para a maioria aqui que algum dia sonha em ter uma boa carreira como contra baixista ou qualquer musico isso é deprimente!

    O Brasil é assim ética é censura e porcarias de musicas são cultura!

    rickalencar
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    "You're Beautiful", hit de James Blunt, é banida de rádio britânica"

    As músicas do cantor inglês James Blunt foram banidas da igualmente inglesa rádio Essex FM. Responsável por hits como "You're Beautiful" (tema da novela Belíssima, aqui no Brasil), Blunt teve suas músicas tiradas da programação para dar um "descanso" aos ouvintes.
    "Não temos nada contra Blunt e apreciamos seu sucesso, mas precisamos mesmo de um descanso", diz Chris Cotton, diretor de programação da Essex FM. "Quando um artista fica popular demais em muito pouco tempo, a indústria pressiona as rádios demais para que certas músicas sejam tocadas. Estamos felizes por termos resistido a esta pressão para seguirmos mais a demanda de nossos ouvintes", finaliza.

    Isso poderia acontecer por aqui, com todas essas músicas horríveis, que rolam nas rádios, inclusive essa tal You're beatiful ...

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Olha só q legal :D começou fraco mas até q o tópico engatou ehhehe.

    Então pessoal, é f...tenho muitos amigos q tem banda e nau mtem chance, fora bandas menores q conheço q tem uma capacidade muito boa mas q aidna não conseguiram o devido espaço...

    É o caso de Os Maccacos..alguém conhece? Eles fazem um som muuuito bom, influencias de Beatles e tal, muito boooom, eles tocam na Brasil 2000, mas se vcs verem a rádio está com os dias contados, e ela é uam das melhores, tocam muita coisa q dificilmente vc ouve em outras rádios...deve ser esse um motivo dela estar ruim das pernas...o Jabá se infiltrou tanto q se a rádio nau mfaz nau mganha grana...é impressionante...

    Li numa reportagem q nos eua várias radios estão falindo, pq o publico cansou de ouvir as merdas na radio e estava procurando via internet as músicas q eles desejavam ouvir :D, leghal essa iniciativa....mas aki ainda naum rola, pq nem todos tem acesso a tecnologia...

    Mas legal, espero q consigam fazer uam lei mais forte quanto a isso e mais do que tudo que ela funcione.

    HadeziN
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    é uma total falta de respeito com os ouvintes...
    os FDPs aderirem esse "esquema"
    isso só mostra que eles querem mais é LUCRAR
    e não se importam nem um pouco com musicais de mais qualidade
    e quando aparece coisas novas...vem "SE ELA DANÇA EU DANÇO.."
    ou essas merdas de funks cariocas...nada contra cariocas...mas essa putaria não pode ser chamada de musica ¬¬"

    não sei quem disse ai...mas seria interessante termos apoio de bandas famosas...e não acho uma coisa impossivel não...pq até eles(angra,shaaman,dr sin...) que já fazem tour pelo brasil todo,europa,etc...tb não aparecem nas radios.

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interessante - Criminalização do Jabá