Limiter/Enhancer ou Compressor??? Behringer Limiter BLE100 ou Compressor Cs100... Boss LMB-3 ou Cs-3

Autor Mensagem
AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06


Bem Galera blz??? tow com duvidas em relação a esses pedais... tipow primeiramente gostaria de saber qual a diferença entre um Limiter/Enhancer e um Compressor... qual vale mais a pena pro Contrabaixo... tipo o Limiter/Enhancer dar Sustain??? e ele faz akela onda de fortalecer as notas, akelas notas q saem baixinhas... efim ele comprime o som, ou eh mais resumido... vale mais a pena comprar um Behringer Compressor Cs100 (acho q eh copia do Cs-3 da Boss, e eh de guitar, mais muita gente usa)... ou o Behringer Limiter/Enhancer BLE100 (Copia do LMB-3 da Boss, especifico pra baixo)... a duvida base eh se o limiter funciona como compressor em todas as funcões, jah q ateh na zoom 506 limiter e compressor são separados e a explicação também eh diferente...e o q vale mais a pena comprar... desse citados acima... Vlw

FBassist
Veterano
# mai/06
· votar


não sei se é comigo mas todos compressores que ja testei tive pessimos resultados...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
A resposta é simples, o Limiter limita os picos de altura do som a um determinado limite, e o compressor comprime o som em uma faixa.
Eu possuo o LMB-3 e o julgo excelente.
Abç

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mas seu limiter naum age como um compressor tb???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
Sim e não, ele só comprime os "picos" , daí a dinâmica é preservada.
Abç

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

entaum... tipow, pra galera que curte fazer uns tappings e dai tem umas frases q saem baixinhas, o compressor eh mais indicado do que o limiter neh... jah q soh abaixa os picos... ao contrario do compressor que abaixa os picos e realça os sinais baixos (a fraca pegada)... iai??

Ai Galera... Ajuda ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
Sim.

Centauro
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Curioso é que tem amps de baixo que tem limiter, outros compressor, outros os dois...conhece algum compressor para baixo em forma de pedal ou só mesmo pedaleiras???

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu.. Obrigado


E a Galera acha a mesma coisa??? mais opniões são bem-vindas... alguém conhece esses produtos behringer??? ou boss??? valeu... podem comentar

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


Centauro

todo compressor eh de guitar??? especifico pra bass soh limiter???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


Centauro
A Boss fabricava um que saiu de linha, a DOD também.
Abç

DIEGOGUITAR
Veterano
# mai/06
· votar


Eu uso um Boss Cs3 e me agrada bastante, mas nunca testei esse limiter, as vezes ...

Centauro
Veterano
# mai/06 · Editado por: Centauro
· votar


AnDerSon_BoLLo
O pouco que sei é que compressores mais ou menos prá guitarra não ficam bom no baixo, pelo menos não conseguem manter a sonoridade íntegra do instrumento, foi o que ouvi, um da onerr e outro que não lembro, mas nunca ouvi o da Boss para falar, o limiter acaba funcionando se você "achatar" bem o som, mas corta muito do volume do amp que vai ter que ter potência e volume de sobra... Teoricamente um bom compressor pode funcionar bem com tudo... mas também tenho duvidas...

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado

Centauro
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
...ahhh, o da Behringer pelo site diz funcionar com guitarra, baixo e teclados...então acho que deve funcionar bem para o que você quer...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


Centauro

hummm.. vlw man... cheguei a colokar em outro topico pra vc responder... n sei se viu... outra pergunta vei, q acha desses pedais da behringer de baixo??? e esses q no site diz ser pra baixo,guitarra e teclado, deve funcionar legal mesmo??? vc prefere o pegar um limiter ou um comrpessor da behringer???


E obrigado a todos que responderam.... agora tenho certeza que compressor e limiter são coisas um pouco diferentes (digamos que são compressores diferentes), antes eu sabia ( o exemplo da zoom q eu dei acima) mas agora tenho certeza... tirei minha duvida... se alguém pensar ao contrario pode comentar... cheguei a achar q Limiter/Enhancer era o nome chique do compressor de baixo... hihi... se bem que naum deixa de ser um compressor, mas apenas pros picos... e quem tiver mais opiniões pode comentar também... será bem vindo

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo

Tenho um BLE da Behringer. Ele tem o controle do threshold, que seria o "limite", a partir do qual o volume será diminuído pelo pedal. Tem também o controle de "ratio", onde podemos ajustar o percentual de compressão a ser aplicado no som. Por exemplo, se colocamos o "ratio" no máximo (100%), ele funciona como um limiter de verdade, pois todo som que ultrapassar o volume determinado no threshold (limite) será "cortado" para aquele limite.
Se o ratio for usado em outra posição, ele atuará como compressor: p.ex. se o ajuste for 1:2, o som que ultrapassar o limite terá seu volume diminuído pela metade, o que não significa que obrigatoriamente será "baixado" até o limite.
Como o corte dos picos de volume pode reduzir os agudos, o pedal tem o ajuste de enhacer, para realçar essas freqüências.
Acredito que a diferença entre o limiter e o compressor é que o compressor tem ajuste do tempo de ataque e liberação do efeito, o que pode interferir na pegada e na sustentação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


maquiro
Excelente explicação. quero acrescentar que o LMB-3 possui um Enchancer, que é uma espécie de "recuperador de brilho", e que é muitíssimo útil quando se está com cordas velhas ou se quer acrescentar mais "brilho" ao som do instrumento (coisa que o compressor não tem).
Abç

Homaley
Veterano
# mai/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
AnDerSon_BoLLo
Centauro


Já falei sobre isto em outro tópico. Comprei um compressor na Gang em SP, que eles desenvolveram juntamente com uma empresa de eletrônica. Ele foi anunciado em algumas revistas.Ele é ESPECÌFICO para contrabaixo e me seve muito bem

Homaley
Veterano
# mai/06
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/88197/

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quero acrescentar que o LMB-3 possui um Enchancer, que é uma espécie de "recuperador de brilho"

E o Cs-3 tem "Tone" que se naum tem a mesma função, eh parecido...

Homaley

compressor de baixo soh esse que vc comprou neh??? pra baixo soh limiter, correto??? num sei porque isso, se a maioria dos guitarristas nem gostam de compressor eh bem mais util no baixo... se tiver afim me add ai no msn... vlw

DIEGOGUITAR
Centauro
maquiro

Vcs tem msn pra gente trocar uma ideia... me add ai.. clika em "Veterano" ai do lado... vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
Não, não é. A função enchancer é bem distinta.
Abç

fred_d_rocker
Veterano
# mai/06
· votar


bem, eu sou bem iniciante no assunto, e entao queria tirar uma duvida: O Limiter/Enhancer me serviria bem para tapping e slap??? Precisaria saber disso pois como o Mauricio Luiz Bertola disse que o LMB-3 tem este enhancer, me interessei por este pedal, mas gostaria de saber se ele atenderia minhas exigencias (slap e tapping).

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


fred_d_rocker

Comprei o Bass Limiter Enhacer (BLE) da Behringer justamente por causa do slap. Qdo tava tocando pizzicato e metia uns slaps a diferença de volume era grande. Com o pedal vc passa do pizzicato pro slap sem alteração no volume. Deve servir também pra manter um volume constante no tapping, evitando as variações causada por uma digitação não uniforme.
Em resumo, o pedal "achata" o som, deixando todo na mesma "altura" (volume), a dedilhada fraca fica igual à forte.
A função do Enhacer é devolver o brilho (agudos e médios) que o som perde quando é muito "achatado". Pode ser usado também pra dar brilho a cordas velhas, como disse o Bertola (eu não tinha pensado nisso...)

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


É bom lembrar que o som muito "achatado" perde a dinâmica da pegada do baixista. Não tem como realçar certas notas, pois por mais que vc capriche na "dedada" o pedal traz a nota pro limite (threshold) no qual ele que tá regulado. E manual do Limiter da Boss (tem no site deles) tem umas regulagens padrão para usar com pizzicato, slap e limitador propriamente dito.
Uso o pedal também para dar uma amplificada no sinal do meu baixo, que é passivo.
Não sei se tudo o que falei está correto, mas comigo tem funcionado assim.

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
e ele faz akela onda de fortalecer as notas, akelas notas q saem baixinhas...

O Limiter não fortalece notas "baixinhas", pelo contrário, enfraquece as "altonas". Só que aí você pode aumentar o volume do seu amplificador pois as "baixinhas" e as "altonas" vão estar do mesmo tamanho.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


fred_d_rocker

Pra Slap o limiter funciona... mas acho q pra tapping o compressor vai funcionar melhor...

maquiro

vlw por toda explicação ai cara... agora kero trocar uma ideia com vc eh pelo msn... vlw... fuii

maquiro
Veterano
# mai/06
· votar


AnDerSon_BoLLo
Infelizmente não uso MSN. Tô usando o PC do trabalho e aqui não dá pra usar.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# mai/06
· votar


maquiro

blz

BTNS
Veterano
# mai/06
· votar


maquiro e Mauricio Luiz Bertola, achei interessante as explicações de vocês. Não tenho experência com esses efeitos. Meu Peavey tem Compressor mas não curto muito usá-lo. Não sei se por não ter as manhas o resultado não me agrada ou se compressor não é a minha mesmo.

Gostaria de saber se é possível, com o desenvolvimento da pegada, excluir a necessidade de compressor e limiter. Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/06
· votar


BTNS
Cara, com certeza!
Uma vez, conversando com o Arthur Maia sobre "slap" (técnica que não domino nem uso), perguntei sobre o uso do compressor (que eu, em minha incapacidade julgo essencial), e ele meio que me "esculachou" (no bom sentido) por ter que depender desses pedais, que o negócio é "fazer na mão".
Óbvio que ele tem razão, mas, como não sou nem pretendo ser músico profissional, continuo usando os compressores ou limiteres.
Claro que também existem muitos caras profissas que usam compressor e/ou limiter direto, como parte de sua concepção sonora.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limiter/Enhancer ou Compressor??? Behringer Limiter BLE100 ou Compressor Cs100... Boss LMB-3 ou Cs-3