Como fazer um case?

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# abr/06


Antes que alguem fale eu nao usei a busca, eu usei sim, e o unico topico q encontrei falando do assunto nao tinha mta informação e os links estavam todos qubrados...

Minha dúvida é a seguinte: Um case está com um preço absurdo, entao, compensa eu fazer um hard case pra mim?

Minha ideia: Pegar o esquema de um case, comprar os materiais, e por a mao na massa, ja q possuo todo o q eh necessario pra se trabalhar com madeira e estofamento (grampeadores, serras, etc e boa vontade)...

Aguem ai sabe de algum site que tem esquemas sobre como fazer hard cases? seria daquele tipo retangular pra caber um jazz bass, mas q possa caber qualquer baixo...


E mais uma duvida: to guardando meu baixo dentro do bag, com as cordas viradas pra baixo, debaixo da minha cama... esse modo ta certo? eu podeia guardar ele no mesmo lugar, so que dentro da caixa q ele veio? A caixa tem um suporte de papelao um pouco antes do headstock, parece um case de papelao... posso guardar na caixa ou no bag ta mais certo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


conehc
Guarde no bag mesmo, se colocar o instrumento deitado coloque as cordas viradas para baixo, se empé com as cordas viradas para a parede. Evite lugares humidos e/ou quentes.
Fazer um "case" não é difícil, o que é chato é a parte interna do mesmo, que tem que ser forrada com veludo ou algo parecido.
Para sustentar horizontalmente o braço do instrumento vc pode fazer retângulos de madeira forrado com o "veludo" do interior.
Abç

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eh, na capotaria que eu usaria (de um amigo meu), tem um case pra violao la, o cara deixou, sumiu, e nunca mais voltou, ou seja, da pra tirar o molde e um pouco de veludo de dentro dele... qqr coisa compra o resto, mas eu tava pensando em fazer o case só pra poder guardar qdo for ficar mto tempo parado e pra transportar em dias q eu for ter q tocar em algum lugar (transportar baixo, bateria e guitarras em carros deve acabar ferrando com o instrumento ne)

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


eu tava afim de fazer um case também... tava afim de fazer de MDF. tu vai fazer de que madeira?

dpcl
Veterano
# abr/06
· votar


eu queri fazer também....


vamos ajudar galera :0


aquela parte preta por fora, como que é feita?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


conehc
Gabriel_Bp
O ideal é usar Eucatex e estrutura de sarrafos de madeira maciça.
Abç

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


cara, tava pensando em fazer de alguma madeira barata... como eh so pra proteger durante o transporte, eu poderia fazer de compensado com uns 5mm com cantoneiras de aluminio....

quanto ao revestimento externo, la na capotaria tem um material, ele eh tipo tecido por fora e plastico por dentro... bem bonito ele, barato.... eh mto usado pra fazer mochilas e bolsas, mas nao sei o nome...

sera que um compensado de 5mm revestido segura o tranco? a folha de 2 x 1,5 ta custando uns 13-15 reais... da pra fazer e sobra....

pro interior, eu pensei em colocar alguma coisa pra isolar um pouco a temperatura por dentro do case e ainda deixar ele mais macio (eva ou isopor), uma camada de espuma(ou aquela fibra que se usa em edredons), e por cima algum tecido aveludado (nao deve ser tao caro)...

deve ficar legal... o problema eh o esquema pra fazer isso tudo... o preço num deve passar os 100... e ainda deve ficar mais barato...

brgodie
Veterano
# abr/06
· votar


alguém sabe como fazer um case pra rack??????

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


qual a espessura que seria bom fazer a "caixa" base do case?

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


Gabriel_Bp
Um baixo cabe muito bem numa caixa de papelao com com 7cm de altura na parte interna (jazz bass, 4c)... logo, precisamos de uns 7cm pra abrigar o baixo + uns 5mm de expessura da madeira + 1cm do isopor + 1cm da espuma e do carpete... no total, o case teria na media uns 12cm de altura...

seria uma coisa bem simples, sem graça e sem sal que nem
isso

to vendo q em vez de pegar um esquema pronto na net vou acabar eh projetando meu proprio case nas medidas ideais pro meu bx...

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


conehc: acho que sim... eu fiz um desenho devéras tosco no paint. amanhão eu coloco ele pra tu ter uma idéia do que eu quero fazer com o meu.

dpcl
Veterano
# abr/06
· votar


eu to pensando em começar a fazer meu case tb!
não tenho ferramentas só a forças de vontade e vou fazer o meu case sim! hehe

minha dúvida é como revestir ele por fora? para nao fiar aquela madeira!

FBassist
Veterano
# abr/06
· votar


conehc

vai ficar no mesmo preço disso aqui

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


FBassist
Ja vi esse case ai... tanto que postei o link dele... Mas esse case aí é para rockbass... (segundo o anuncio)... eu to querendo um que caiba um jazz bass... ou que seja tamanho universal pra caber qualquer baixo que eu venha a comprar...

Mas comprando este do link a vista, eu vou ter que pagar uns 195 por causa do frete... eu to querendo algo que nao ultrapasse os 100...

andei olhando um orçamento pra fazer isso:
- compensado 5mm (210 x 1,50) - 19,00
- pano pra estofar sofá (revestimento externo e interno) - 20,00
- cantoneiras e alça - 15,00
- Isopor para primeiro revestimento - 5,00
- Fibra para segundo revestimento - 5,00
- madeira para a estrura - ja tenho
- mao de obra e ferramentas - minhas

somando tudo, da uns 64 (ate uns 70 reais)


dpcl
Pra revestir, vou usar algum pano pra sofá, ou pra fazer mochila.. (no estilo case de pedaleiras antigas da zoom, so que preto)

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


conehc: aonde você mora cara? não tá meio barato demais esse seu orçamento?

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


moro em itabirito, mas tudo ai eh comprado por atacado pelo dono da capotaria (meu amigo) em belo horizonte... ai fica mais barato mesmo por causa da quantidade q ele sempre ta comprando la... (nao sei mto bem quais sao as lojas)

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


ah pode crer...
me manda um email quando tu começar a fazer o teu case.

abraços

conehc
Veterano
# abr/06
· votar


ficar a toa nunca da la grandes coisas... eu tinha tirado as medidas do meu bass pra poder pensar melhor em como fazer um case... hoje nao tive uma aula, entao fiquei aki na facul tentando fazer um projetozinho com as medidas...

bem... foi isso aqui que saiu...

opinem ai, quero algumas sugestoes sobre o tamanho dos compartimentos... aquela altura (2cm) ta boa para o apoio do braço?

Eu meio que superdimensionei um pouco os tamanhos, pra nao ficar mto apertado... alguem sabe se tem problema? ou eu posso deixar um pouco maior tranquilamente? (ja que tbm pensei em umas "almofadas" para prender o corpo do baixo e evitar que ele fique dançando)

Gunther
Veterano
# abr/06
· votar


Não aumenta muito o trabalho e pode ser útil: considere a possibilidade de incluir guarnição de borracha para vedação no case.
Tem gente que gosta de sílica mas ela fica saturada rapidamente, só com uma guarnição a sílica dará conta de proteger o instrumento.


***Eu sumi... a Hipshot está com uns desenhos meus e eles me deixaram animado! Não sei se vão me pagar, mas aminha ponte... acho que vai sair no mercado em grande estilo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Gunther
Vc fez um contrato com a Hipshot!
Meus Parabéns!
Abç

Gabriel_Bp
Veterano
# abr/06
· votar


Bertola se tem algumas medidas ou outras dicas aí pra me ajudar cara?
meu baixo é um Jazz Bass

Gunther
Veterano
# abr/06
· votar


Contrato? Eu diria que foi mais um contato... com um pouco de sorte eles vão colocar essa letra R que falta.
Por aqui, da Giannini, da Wood, Tonante e Izzo... só querem complicar, parece que acham que eu sou algum piadista.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/06
· votar


conehc

uma dica; faça a caixa inteira fechada com tampa e fundo; depois corte a tampa; assim a tampa encaixará exatamente no restante da caixa.
utilize cola de contato para colar o revestimento e compre aqueles arremates (tiras) que vão ajudar a proteger e esconder as emendas do revestimento.

dyemybass
Veterano
# mai/06
· votar


vá na loja e compre um porra!

Baixista Galado
Veterano
# mai/06
· votar


podia fazer um tutorial como fazer um case homemade neh?

Gunther
Veterano
# mai/06
· votar


Agora que eu vi o esboço. Como o estojo é para o seu baixo e vc o conheçe bem, trave o instrumento com pedaços de borracha sólida (ou um pouco de feltro) e evite colocar coisinhas felpudas, macias e "peludinhas" em demasia dentro do estojo; essas coisas seguram umidade. Como sou um inútil mesmo, vou desenhar alguma coisa nesse sentido. Vi um negócio numa loja de material para construção que pode ser muito boa para fazer uma guarnição de vedação, é o poliuretano (não é a espuma, parece silicone), quando ele seca fica parecendo borracha vulcanizada mesmo, esse produto merece alguns testes.

teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


Pode usar Curvin para revestir por fora, vende em casas que trabalham com plasticos e revestimentos e pode usar cola de sapateiro tambem .

conehc
Veterano
# mai/06
· votar


Gunther
eu estou pensando seriamente em fazer um molde do baixo em negativo e usar ele pra encaixar o baixo, demodo q ele nao fique dançando dentro do estojo..

quanto a dentro do estojo, eu to pensando em revestir ele com alguma coisa do tipo: camada de isopor 5mm ao fundo, em cima espuma (acho que feita de poliuretano, d23), e por cima da espuma, para baratear os custos, eh capaz de eu colocar tnt... claro, vai rolar uns saquinos de silica gel dentro dele pra umidade..

teuabreu
eu tava pensando em usar um outro material que eu vi ontem.. eh barato, uns 5 o metro...

Baixista Galado
se tudo der certo, semana q vem eu ja compro o material e começo a fazer em junho mais ou menos (ferias tao sonhadas ferias)... vou tirar umas fotos e posto em algum lugar detalhando o processo...

Gunther
Veterano
# mai/06
· votar


Fazer um molde do baixo pode ser interessante; aí o poliuretano, dessa vez a espuma mesmo, pode ajudar. Acho que teria que encapar o baixo com plástico bolha. Mas deve ficar meio caro...

isaqueras
Veterano
# mai/06
· votar


Gunther
Caramba... acho que a espuma de injeção de poliuretano praticamente inviabilizaria esse projeto. Vai sair caaaarrrooo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um case?