Guitarrista se aventurando pelo contra-baixo...

Autor Mensagem
spy2k
Veterano
# mar/06


O baixista de uma das bandas que eu toco saiu e então vesti a camisa e resolvi quebrar um galho enquanto ele não volta.

Confesso que tenho aprendido muito e cada vez mais admirado este instrumento tão maravilhoso.

O meu questionamento é relacionado à execução do mesmo e nos detalhes que eu como guitarrista e ainda não "baixista" não consigo captar.

Existe alguma recomendação de vocês ("Faça assim ou não faça deste jeito")?

Algum cuidado em especial que eu devo tomar?

Eu estou tentando também entender o racicínio do contra-baixo na aplicação das linhas harmonico-melódicas, parece que o improviso ou arranjo do contra-baixo está sempre muito mais no tempo (ou até está aproveitando melhor o ritmo, não sei explicar).

Se alguém tiver algum toque ou dica bacana para postar aqui já agradeço antecipadamente.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Eu sou guitarrista mas já toquei baixo numa banda. Também já toquei baixo por aí em várias oportunidades.

É importante notar a diferença de perspectiva entre o guitarrista e o baixista. O guitarrista, geralmente (mas não sempre) está "na frente", e tem que interagir diretamente com a melodia principal. Já o baixista, na maioria das vezes (mas não sempre) está "atrás", preenchendo o espaço e "enchendo" a música.

Acho que o bom baixista é aquele que consegue criar "climas". O baixo, por trabalhar com as freqüências mais graves é menos "ouvido" e mais "sentido", porque o corpo "vibra" junto (isso já foi cientificamente comprovado).

Resumindo, quando for tocar baixo, tente não competir com o guitarrista e o tecladista. Crie o "clima".

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Coisas a se considerar muuuuito..=)...
quando tiver tocando....nao pensa mais tanto na melodia..quanto um guitarrista pensa...em solos..e etc.... Saiba fazer uma BOA base...e cole (quase) SEMPRE no bumbo..=)....Guitarras seguem mto pela voz e tals...
agora..batera e baixo...tem q ser como c fossem 1 instrmento soh..=)..

outra coisa q eu sempre vejo de defeitos em guitarristas tocando baixoi..eh q eles nunca apoiam o dedao no cap/corda....isso te ajuda mto na pegada e na firmeza..=)...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
Procure analisar a harmonia da música e trabalhe estritamente em cima dela, levando em consideração o tempo. Muitas vezes guitarristas que vão tocar baixo acabam por levar a "concepção" da guitarra para o baixo, e isso é um erro; evite colocar notas demais, preste atenção às síncopes.
Abç

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Pô pessoal muito bacana as dicas que vocês estão me dando.

Muito Obrigado.

Existem alguns estilos específicos de acompanhamento no contra-baixo? O único que eu conheço é o walking bass mas eu não sei muito sobre ele.

Maurício Luiz Bertola

Oq seria uma síncope?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
É quando vc retira ou atrasa propositalmente o último tempo fraco da frase criando uma "ilusão" de movimento na música. É muito usada no samba, e, com as adaptações necessárias pode ser usada nos outros estilos musicais enriquecendo o "groove", o "balanço" da música.
Abç

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Maurício Luiz Bertola

Síncope é a mesma coisa que síncopa?

É muito difícil de imaginar, você pode me dar um exemplo prático (talvez áudio)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
Sim.
Cara, nem sei com postar audio aqui.
Escute o disco da Banda Black Rio que tu vai entender o que estou falando.
No Regaee também se usa muito.
Abç

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tbm quero intender isso..eheheh

alguma musica especifica da Banda Black Rio???

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Maurício Luiz Bertola

Diz alguma música deles que eu acho que dá pra escutar aqui:

http://www.cliquemusic.com.br/artistas/banda-black-rio.asp

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Maria Fumaça, Na baixa do sapateiro, etc
Baixe tudo que vc puder, pois essa banda era f.... Eu tenho tudo!
Abç

isaqueras
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Profundo essa do ouvido / sentido. Muito legal, principalmente vindo de um guitarrista.
spy2k
Ouça Funk, mas o de verdade e não o das cachorras. A maioria dos guitarristas que conheço n curte muito, mas acredito ser uma boa transição da guita pro baixo.
Entra no kazaa e baixa algo que tenha "80's funk". Eu mesmo vivo ouvindo isso e tem linhas be cb bem legais, que pra quem toca guitarra, são perfeitamente audíveis.
Ah... e seja bem vindo ao mundo dos Bassist

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Eh verdade...
Seja bem vindo ao maravilhoso mundo dos Bassists..=)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


isaqueras
Pódicrê, Larry Graham, Rick James, Chic, Earth Wind & Fire, Bootsy Collins, etc.
Esses caras comandam.
Abç

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


isaqueras

Eu curto Funk pra caramba, pra mim o suíngue é o que há.

A propósito, eu curto Kool & The Gang.

:)

Toquei este final de semana e fiquei com uma bolha no dedo médio da mão direita (no sábado anterior foi uma bolha no dedo indicador e outra no médio da mão esquerda)...

Eu queria poder gravar as linhas de baixo que eu fiz no sábado pra mostrar e pra vocês avaliarem, mas eu nem tenho baixo. =(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
É mesmo, esquecí o Kool... muito bom.
Abç

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Maurício Luiz Bertola

Eu gosto pra caramba do som do Ed Motta, o cara tem muito groove.

Tu curte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
Sim, gosto do trabalho do Ed.
Abç

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Maurício Luiz Bertola

Maria fumaça que som lindo!

Vou ser obrigado a tirar estas linhas de baixo.

:D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
Pódicrê!
Abç

isaqueras
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
É bro, pode ir se acostumando com as bolhas.Principalmente nos indicadores e médio das duas mãos kkk.
Ah, se vc n tocava uma lespaul (que pesa pra caralho), recomendo cuidar da postura na hr de tokar o cb. É que no começo da 1 dor nas costas!!!!
Faz o seguinte...mete um esparadrapo nos dedos e tira os seguintes sons do cd discotecagem pop variada do JQuest, que o baixista toca um funk simples e bem audível (recomendo a todos):
faixa9: Não somos iguais
faixa10: aí vc falow

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Tower of Power...conhecem?

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


isaqueras

Uma bolha por final de semana cara! :)

eu queria aprender a fazer slap hehehe é muito cabrero?

Outra coisa que eu queria saber é se estou mesmo na postura correta tanto de coluna como de mãos... existe alguma foto disso?

Alastico

Já ouvi falar e fiquei com vontade de escutar.

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k
eh animal..depois puxa algumas musicas pra vc ouvir..=D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Alastico
Eu tenho uma coletânea poderosa do Tower aqui em casa, Rocco Prestia comanda.... "What is hip..."
Abç

Alastico
Veterano
# mar/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bem q podia rolar um UP pragente neh? ehehhe..
achu mto loko..tenhu algumas coisas tbm....mas eh dificil encontrar..=)

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Me digam nomes de músicas do Tower Of Power que eu vou dar uma vasculhada!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k

procura uma banda chamada Primus.... eh de um ex-guitarrista do Suicidal tendencies... é o melhor q jah vi!! haha

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


_BACKMORE_

Eu conheço Primus. Les Claypool?

Faz tanto tempo que eu já escutei, me diga nomes.

:)

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/06
· votar


spy2k

isso ae....
nomes das musicas?? acho o play
sayling of the sea cheese muito loco!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista se aventurando pelo contra-baixo...