Baixo Total-Flex

Autor Mensagem
Bico
Veterano
# fev/06


Roubaram minha idéia! =P
Sério, eu tinha pensado em uma baixo assim, com trastes retráteis. Não sabia q já existia... =/

http://video.google.com/videoplay?docid=-7398618133881847103&q=bass

affcl
Veterano
# fev/06
· votar


Bico
q doidera kra

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


Muito loco esse baixo hein!! Fquei curioso pra saber como funciona :P

affcl
Veterano
# fev/06
· votar


Bico
será q algu luthier no brasil faz isso?

Bico
Veterano
# fev/06 · Editado por: Bico
· votar


affcl
Tenho nem idéia, cara!
Eu postei isso aqui, justamente pra saber se alguém me dá mais informação sobre baixos assim. Pq eu já tinha pensado nisso, mas achava até q era viagem minha. =P
Mas o treco existe mesmo, hehe!

Vamos ver se algum luthier tb aparece por aqui, pra falar algo.. as implicações de se fazer um baixo assim e tal...

LuCaSbass
Veterano
# fev/06
· votar


putz, q loco isso!

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Nossa...

Hiroshi
Veterano
# fev/06
· votar


Cara, tbm fiquei curioso imaginando o mecanismo por trás disso, se alguém achar, posta aqui!

polakinho
Veterano
# fev/06
· votar


karaka! tem loko pra tudo! ^^

Bico
Veterano
# fev/06 · Editado por: Bico
· votar


Outro: http://video.google.com/videoplay?docid=-4834310257765651103&q=bass
O_o

Baixos Mickey! Hehehe!

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Bico

Deve ter um puta mecanismo, perece pelo barulho quando ele mexe, e tambem deve ser caro pra burro, acho que nem deve existir no Brasil, pelo menos eu nunca vi.

Bico
Veterano
# fev/06 · Editado por: Bico
· votar


FBassist
É! Mas deve ser foda ter uma baixo assim. Poder alternar entre fretless e fretted na mesma música!

Ah! Eu tava rindo aqui, heheh... Não é MICKEY, pe Mikey, hehe.
www.mikeyguitar.com

Os trates giram, mexendo-se na chave. Passam de uma face arredonda e saliente, para uma achatada.

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Bico
hehehe! ah bom, tava estranhando não ver as orelhinhas!

Bico
Veterano
# fev/06 · Editado por: Bico
· votar


FBassist
Hehehe!

Tem até guitarra! Na parte de demos... http://mikeyguitar.com/Demo.asp

Preço dos baixos: 5.000,00 U$ =(

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Quase todo mundo pensou nisso pelo menos uma vez.
São muitas as possibilidades, mas é tanta complicação que além de não sair barato pode dar muita manutenção e pouca gente arriscaria numa coisa com timbre incerto (timbre lá não foi problema).
Parece que se uma pulga urinar no lugar errado o negócio pára de funcionar.
Fianlmente apareceu algum desafio. Acho que vamos ver outros desses no futuro.


**Esses vídeos do google são sádicos, com conexão discada é puro sofrimento.

moog
Veterano
# fev/06
· votar


po cara... mto legall.. gostei!!

Quase todo mundo pensou nisso pelo menos uma vez. (2)

po.. se algum luthier conseguir fazer aqui no brasil vai tirar uma grana legal hein...

se eu tivesse um JB assim, naum queria mais nada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Quando Ferdinand Porsche projetou o fusca em 1933 ele o fez bem simples e efetivo. Resultado: funciona até hoje, qualquer um conserta quando quebra, é barato, e atualmente os ladrões não querem mais roubar, e está insento de IPVA, ou seja é o carro perfeito!!!! Ah,ah,ah,ah...
Simplicidade é tudo. Quanto mais coisas, mais coisas irão quebrar. A sofisticação é proporcional ao custo da manutenção. A verdadeira invenção inovadora é aquela que une a simplicidade, o custo baixo, a menor manutenção, a maior durabilidade e a maior funcionalidade.
Abç

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


pode ser até legal, mas achei o som uma bosta, pelo menos desse video:
http://video.google.com/videoplay?docid=-7398618133881847103&q=bass

Gabriel Simões
Veterano
# fev/06
· votar


A ideia é bacana sim , .... porem traz inúmeros detalhes que devem ser lembrados.
Imagine a manutencao dos trastes que devem estar sempre nivelados por igual pra que quando vc use o mecanismo eles alinhem perfeitamente com a escala.
Imagine agora quando voce tiver que alinhar os trastes voce vai ter q regular o mecanismo. Imagine que quando voce for retificar a escala voce vai ter que alinhar o mecanismo.
Agora, imagine que ao inves de ter uma escala voce vai ter um mosaico , pedaços, de tamanho referente aos das casas, já que os trastes serao impulsionados ou retraidos por um mecanismo que fica antes da escala, .... logicamente a sonoridade é afetada.
Agora, imagine que as escalas que oferecem maior dinamica (menor compressao) são as menos densas .... usar fretted nelas é perfeito, porém fretless é problema ....
Se o sistema quebrar é problema ...
A regulagem não deve ser simples ....
Fora custo do mesmo, ....

Bico
Veterano
# fev/06
· votar


Gabriel Simões
Os trastes não abaixam. Eles giram, revelando a face plana...


Mas eu não queria nem saber. Se ue tivesse 5 mil dólares pra gastar em um baixo, eu seria rico. E se eu fosse rico, não me importaria de ter q mandar o baixo de duas em duas semanas para um luthier revisar, hehe.

Eu acho muito boa é a idéia de poder alternar entre fretless e fretted em uma mesma música!

elvisinbrain
Veterano
# fev/06
· votar


Gabriel Simões
nao corta o barato porra!

daltones
Veterano
# fev/06
· votar


resumindo, sou mais meu sr 505. tem traste, som bom, facil de regular... sem crise. imagina fazer um baixo desses com aqueles captadores a laser e esse braço mecanico ae... aff, daqui a poko colocam uma chavinha pra mudar o baixo pro modo piano de calda.

Sabbath_Maiden92
Veterano
# fev/06
· votar


muito louco esse baixo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Gabriel Simões
Pois é, com o preço deste treco aí vc compra 2 Fenders, um Precision temperado e um JB fretless....
Abç

polakinho
Veterano
# fev/06
· votar


bommm...foi aki no forum mesmo que vi um baixo ki era metade freted e metade fretless, e achei essa ideia mais sensata!...

eh legal esse ai...mais acho ki o custo de dois braços ou dakele que citei assima seria muito menor e mais pratico...

mais beim...gostei da guitarra! ^^

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


Calma; tem gente que paga mais por um Alembic convencional.
Isso aí finalmente é algo para se pensar.
Não seria tão controlável quanto um baixo comum e alguns timbres não seriam alcançados, mas é a única maneira, salvo o baixo de dois braços.
Esse baixo está para o baixo comum como um AR-15 está para uma espingarda de dois canos, é mais complexo e demanda maiores cuidados, mas tem maior poder de fogo mesmo. Falatam aparecer outras propostas.
Eu acho que dá para fazer; já faz umas três semanas que estou matutando uns trastos que podem ser aproveitados nisso.
Semana que vem o país acorda, vou ver um sujeito que está tão perdido quanto eu para ver se dá negócio (fábricas nem pensar, já me decepcionei com todas deste país).

Gabriel Simões
Veterano
# fev/06 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Como não giram?
Pra que os trastes pudessem girar voce teria o espaço vazio na escala pra que eles encaixassem e a superficie ficasse plana. Se não não afina.
Se você fala de girar e o lado do traste ficar liso, então eles entram na escala de qualquer forma, e o formato do traste acaba sendo mais poteagudo que o convencional , amassando as cordas mais rapido e diminuindo assim a sua vida útil (será ?).
Acabei de rever o vídeo e acredito que eles "entrem"... mesmo que girando para um lado, e para ter qualquer dos possíveis dois mecanismos você não pode ter uma escala inteira, e sim um mosáico .....
Por mais que não pensem assim, a escala é fator determinante no timbre do instrumento e na estabilidade do braço, que também é afetado pelo sistema.
Outra questão ainda não levantada porém importantíssima! A regulagem das cordas para o baixo com traste é muito mais alta do que para o fretless, e um exemplo disso são os instrumentos metade/metade .... onde tocar na segunda oitava (fretless) fica dificil, devido a regulagem. O bertola pode confirmar isso.
Não tow querendo cortar o barato, a idéia é sensacional, porém traz inúmeras questões a serem pensadas. foi o meu único comentário, ok?
Grande abraço

Sabbath_Maiden92
Veterano
# fev/06
· votar


o cara toca heuin

Gunther
Veterano
# fev/06
· votar


De fato a simples remoção dos trastos vai criar um problema com o capo. Na falta de solução, não é um fretless, é praticamente um novo instrumento.
Tocando um baixo dá para notar que a corda nunca toca a escala, então dá para usar trastos mais baixos. Como o braço é uma máquina e não mais um pedaço de madeira modelado, trastos de uns 0,8 mm de altura podem dar conta. O timbre será sempre um mistério; e vai ficar fatalmente pesado, não dá para usar materiais muito leves (não dá para fazer pregos e parafusos de fibra de carbono, quando a peça é pequena só o aço ou o titânio resolvem).

O cara é corajoso, as guitarras tiveram alavancas e perto dessa escala qualquer Floyd Rose é lixo. E que ninguém se impressione com o timbre, tem coisas como o LighWave System e uma infinidade de pedais e amplificadores entre as cordas e os ouvidos.

Gui
Veterano
# fev/06
· votar


interessante...mas não usaria..prefiro o convencional...ou um, ou outro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo Total-Flex