como calcular o número de bpm da música?

    Autor Mensagem
    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/06


    Bem, estou iniciando o meu estudo de contra-baixo utilizando o metronomo e estou tendo dúvidas de como achar o beat certo de cada música que eu treino. Se alguém puder ajudar, grato!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    É bem simples, desde que você saiba como marcar o compasso.

    Primeiro tente marcar o compasso da música sem o metrônomo. Você pode, por exemplo, dar um tapa na mesa pra cada tempo. Depois, ligue o metrônomo em 120 bpm (velocidade considerada média, pode ser qualquer outra) e aumente ou diminua até que ele entre em sincronia com seus tapas na mesa.

    É meio difícil de explicar só com palavras... o ideal é mostrar ao vivo mesmo.

    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rachmaninoff
    certo cara eu vou tentar... dou um tapa p/ cada tempo.
    Mas eu queria tbm saber se há um jeito de achar isso pelos instrumentos, tipo contar o número de batidas na caixa da bateria. Sei q me expressei mal mas se vc entender!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fred_d_rocker
    Até tem como achar pelos instrumentos, mas aí vai de música pra música. Tem música que o bumbo da bateria bate certinho no tempo... tem outras que o bumbo tem tempos loucos (vide Portnoy).

    Tenta "sentir" o andamento. É como eu falei, é complicado de descrever o processo com palavras... o ideal é que você VISSE alguém fazer.

    jkbass
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    até sem metronomo dá, mas se não consegue dividir o tempo fica complicado porque depende dele pra tudo. ao tocar é natural sentir o pulsar da música, o acompanhamento com palmas da plateia, enfim, qualquer um que tenha um pouquinho de sensibilidade musical consegue dividir a unidade de tempo, é claro que estou falando de coisas simples.
    tentando por palavras:
    ti ti ta tu ti ti ta tu ti ti ta tu
    cantando isso com um intervalo de tempo proporcional entre si equivale cada monosílabo a um tempo, ora, acompanhe isso batendo com as mãos
    e conte quantas batidas darás por minuto, se der 80 batidas, entao 80bpm, se 90, entao 90bpm e assim sucessivamente.
    90bpm , isto é, noventa tempos tocados por minutos; em compassos simples onde se usa mais o 4/4 como formula de compasso, 90bpm significa que num intervalo de um minuto pulsamos 90 seminimas.

    espero ter ajudado!!

    Homaley
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fred_d_rocker

    Sugestão:
    1- Você pode usar o relógio. Fique de olho nos ponteiros; é lógico que o andamento do relógio é de 60 bpm. Tome-o como padrão
    2- Se quiser ouvir; pode tirar o telefone do gancho. Você verá que o andamento não varia.
    3- Note que o cursor do su micro também não varia. Tente usá-lo como referência.
    4- Para calcular o número de bpm ( que é a sua pergunta inicial), marque no relógio; contando ostempos.

    elvisinbrain
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    a caixa forte sempre cai nos tempos 2 e 4, a nao ser q seja um funk doido quebrado ou um prog desgraçudo dos infernos

    achando os tempos 2 e 4, fica mais facil depois para achar o 1 e o 3

    isso num compasso normal, como 4/4, 6/8 e demais formulas com numeros pares em cima. compassos impares jah complicam um pouco se vc nao tiver boa percepçao

    mas nao eh dicifl. basta pensar q os impares sao numeros pares q adicionamos 1. ou seja, um 5/4 nada mais é do que um 4/4 + 1 .

    geralmente repete-se o bumbo, para, além de compensar a quebra, deixar a musica mais digestivel

    "a saideira" da pitty e a introdução de "voices" do Dream theater, sao exemplos descarados de 5/4. dream theater e rush tem compassos impares aos montes

    fred_d_rocker
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    vlw atodos que tentaram ajudar. Mas acho que antes de tentar estudar com o metrônomo vou aprender a ler e escrever as minhas músicas em partituras. Farei isso pq estou achando q é o melhor caminho, apesar de não ser o mais fácil! Té +. FLW

    Gunther
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Gunther
    · votar


    Conte quantas batidas ocorrem em X segundos e divida o tempo pelas batidas; depois divida 60 pelo resultado obtido no primeiro passo.
    30 batidas em 15 segundos____15/30=0,5
    60/0,5=120
    Pronto. 120 bpm.

    Cronometrar X segundos de uma música para achar o andamento nada tem com ler partituras, vc nunca vai ler uma partitura se não aprender a usar um metrônomo.
    Quando eu era moleque lavava uma semana para fazer um exercício do livro do Paul Hindemith, começava separando os tempos, as pausas, juntava tudo e ia pro metrônomo.
    Com o tempo verá que a sua dúvida nem procede.
    Se vc ainda não consegue sacar quando começa um compasso e quando ele termina... faça um curso no SENAI, faça Direito... qualquer coisa, mas não tente depender da música.

    CamilaMeal
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Olá pessoal, estou precisando encontrar os valores de BPM de algumas músicas para um projeto de mestrado, e na verdade eu não entendo nada de música.
    Antes que alguém ache estranho o interesse pela música em pesquisas, minha pesquisa se baseia em exercícios físicos e não exatamente em músicas. Já baixei uns 4 programas para encontrar BPM, mas os quatro dão valores bastante distintos, então estou bem perdida mesmo.

    Se alguém conhecer um programa confiável poderia me indicá-lo?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    CamilaMeal
    Acho que seria mais fácil você passar as músicas e alguém vê pra você.
    Baixe um aplicativo de metrônomo qualquer no celular e vá cantando a música e tente encaixar o tempo (funciona melhor pra quem tem boa noção de música)

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    sandroguiraldo

    Funciona pra quem é músico rs

    CamilaMeal

    Virtual DJ é o melhor disparado! Hoje ele é 100% free, e tem suporte a diversa plataformas.

    Wertys
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Dificilmente terá bons resultados em achar Bpm com metrônomos de celular.

    Um bom metrônomo, deve ter uma resposta em Real Time enquanto o funcionamento dos Apps e muitos metrônomos dedicados tem sua resposta com uma latência que os impossibilitam de serem usado na hora de tirar um Bpm de ouvido.

    Os únicos metrônomos que usei até hoje que gostei e acho bons são:
    * Yamaha PSR-520 (sim, este é um teclado zuado que tem um belo tic tac)
    * Sonar (metrônomo original da DAW)

    Estes dois que citei dá pra serem usados de forma eficiente na hora de tirar um Beat. Por terem um hardware sem latência dá pra tirar o beat exato.

    JJJ
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Nem sabia da existência deste tópico, mas... um tempo atrás fiz um vídeo sobre o uso de um pedal (o Digitech TRIO) em uma DAW (software de gravação/edição musical multi-trilha) e falei bastante sobre encontrar BPM (porque era preciso para o caso em questão). Segue o vídeo, que pode ser útil (a partir de 5:45, mas, principalmente, mais pra frente):



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como calcular o número de bpm da música?