Minha experiência com o Axé!

    Autor Mensagem
    FBassist
    Veterano
    # jan/06


    Bom, não faz nem um mês ainda que eu entrei numa banda de baile e é normal que o repertorío seja bem variado, tocamos desde do axé passando pelos xotes e indo até o pop/rock, tava reparando nas linhas de baixo das musicas de axé e tambem reparei que é precisio ter muito swing pra conseguir bons resultados! não é nada fácil!!! tocamos algumas musicas da ivete e eu descobri que o baixista (o Gigi) faz praticamente todas as musicas da ivete e ainda faz o favor de colocar mtos grooves ''fodasticos''.
    Quando era muleke pensava que axé era facil, um ritmo chato, mas agora que descobri que alem de dificil é um estilo legal pra tocar, animado, faz a galera pular msm!!! não estou falando que virei axezeiro, pelo contrario, meu espirito de metaleiro prevalece! hahueuhhua nada contra os axezeiros, alias, nada msm pq queria eu tocar 2% do que eles tocam!!!
    é isso ae, caso alguem daqui tambem toque, posta aeww!!!

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Axé music...pessoalmente n gosto muito a não ser depois de tomar 1 caixinha de Skol* na beira da piscina.
    Mas devo reconhecer que o som que vem principalmente da cozinha* é extremamente agradável.
    Quando apareceu essa febre, se me lembro bem no vestiba de 1989, com Netinho, Araketu, Chiclete com Banana (esse n me desce), Banda Eva (com Ivetera ), suamos a camisa pra tirar as músicas. O baterista vinha de uma ressaca de Lambada e pegou fácil o swing dos baianos. Eu, que era cu e calça com ele, fui no embalo do mesmo aprendendo rapidinho.
    FBassist, procura ouvir os primeiros hits da Daniela Mercuri, que misturam muito regaae ao axé ou ainda na mesma época os "skazeados" skank e Paralamas (Alagados)da época.
    É uma boa leitura.

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ah esquecí de falar..
    O prazer de ver todo mundo dançando e curtindo o som era imenso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist
    Cara, quem vive falando mal de outros estilos (o que não é o caso de vc e do isaqueras), só demonstra infantilidade e falta de musicalidade, além de preconceito.
    Abç

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Brigado pela parte a que me toka, mas n fui sempre assim... até akele episódio do disco do Emilio Santiago eu era um tapado que gostava apenas de rock.
    À galera que tá começando, ouçam axé. Vc pode n curtir muito (q nem eu ), ou até quase nada. Mas é um som com raizes prufundas e principalmente um som Brazuca.

    KNOX
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Toco numa banda de Axé ha quase um ano e o q posso afirmar é q tem linhas de baixo muito mais interessantes q muito rock e outros estilos por ai...não gosto muito de axé, mas justiça seja feita ...é um estilo q te da possibilidades quase ilimitadas num instrumento como o baixo em se tratando da aplicação de tecnicas...

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vocês são tão democráticos... uma mistura de partido nazista com PT.
    Ninguém falou mal e já tem sentença transitada em julgado contra o pobre infeliz que ousar manifestar-se contra esse gênero tão... "lindo de viver".
    Todo mundo baba pro Steve Reich, que para mim é uma baita bosta.
    Já o axé... nossa que energia, que animação, que felicidade, quanta cidadania, que inclusão... mas vá tocar bem longe!

    Quando estava na faculdade um colega foi hostilizado no metrô por estar usando uma camiseta com a frase "100% BRANCO". Tem um tipo de radicalismo que é plenamente aceito ninguém sabe bem o porquê... eu diria que é poder ideológico em ação, ou; como disse Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra".

    No Mídia Sem Máscara tem uma bela matéria sobre a "intransigência do pensamento politicamente correto" que todos deveriam ler.

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gunther

    Para de usar Acido cara....

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    FBassist

    Bem vindo ao mundo do Axé! hehehehe

    Este ano, por opção, não peguei nenhuma gig pro carnaval... Vou ficar longe da folia, pegar uma praia deserta, ou algo do tipo, mas ano q vem to dentro denovo!

    Mas eu sempre falei isso do axé... Tem muita gente q não ouve por puro preconceito, mas se vc reparar, o axé é uma escola de groove e suingue pra nós baixistas!

    Depois que começamos a fazer o carnaval (a própria Pólos Opostos, porém com outro nome), tirar os pop-rocks da vida ficou muito mais fácil...

    Outro dia mesmo nós estávamos conversando sobre isso... A galera q vem exclusivamente do Rock tem um jeito mais "duro" de tocar, falta um pouco de suingue... Claro q tem muitas exceções!

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Kirk_Hammett
    · votar


    A galera q vem exclusivamente do Rock tem um jeito mais "duro" de tocar

    se for metal mais ainda hehe

    mas um rock n roll tem um swing massa sim pow

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist

    Na falta de argumentos, continue brincando; é o máximo que dá pra fazer.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Kirk_Hammett
    Claro q tem muitas exceções!

    ;]

    otavio016
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    FBassist
    marcioazzarini
    ae, vcs podiam citar algumas musicas e bandas de axe? eu praticamente nunca escutei... fikei curioso pra ve como o baixo atua! vlw!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gunther
    Cara, vc me parece uma pessoa estudiosa que muitas vezes emite opiniões interessantes sobre assuntos técnicos, mas às vezes passa uma impressão... como direi.... um tanto raivosa....
    Ademais, certas coisas não são muito adequadas em serem discutidas neste espaço, vc não concorda? Até porque o assunto é exclusivamente técnico, não estético, conceitual ou de gosto pessoal.
    Em tempo, eu não gosto de axé músic, mas respeito os músicos de todas as tendências ou gêneros, e, se isso é "politicamente correto", que se dane, é a minha opinião e minha maneira de ser, e passa longe de qualquer hipocrisia ou "mudernidade".
    Abç

    joselopesjunior
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Hoje é segunda! Ontem a noite eu tava zapeando nos canais e tinha um negão tocando um warvick de 6 cordas! Fiquei imprecionado com as linhas que ele fazia e quase nem se mexia! E dava pra'ouvir perfeitamente o baixo moendo! Realmente! Estes caras tem um Swing para este tipo de musica e são exelentes musicos. Achoq ue era Léo Alguma coisa o nome do cara! Muito bom.

    Gunther

    Pega leve cara! :-P

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    otavio016

    Procure por qualquer música de axé, em versões ao vivo! É o baixo que comanda toda a parada...

    Vou fazer uma seleção pra vc, depois eu posto!

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Encontre uma maneira menos boba para definir quem vive falando mal de outros estilos.
    Eu não escuto música búlgara o dia todo, e ela tem uma divisão muito mais complexa que qualquer Emerson Lake & Palmer ou Rush. Eu tenho limite. Respeito o pobre diabo que toca axé para faturar, mas desprezo o gênero e se tentar tocar essa coisa na minha casa leva paulada.

    JJ de Moraes disse certa vez:
    "A música não evolui. Se evoluísse, Roberto Carlos seria melhor que Bach; como não é, a música não evolui."

    Numa terra onde atriz de novela tem mais voz que um Olavo de Carvalho... tudo é possível.

    Precisa ter coragem para dizer "eu não gosto disso que o Faustão diz ser ouro"; veja só Zezé de Camargo e Fagner, dois caras de culhões que não lambem as botas da Rede Globo.

    bya
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ó os caras brigando de novo... que coisa besta.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Gunther
    Cara, eu nunca te desrespeitei ou polemizei com vc, nem vou fazê-lo, até porque a sua citação do Sr. Olavo de Carvalho já diz tudo.
    Papo encerrado.
    Se vc quiser contribuir sobre assuntos relativos à este fórum, eu, se for o caso, responderei à seus tópicos.

    teuabreu
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    No Axe o baixo e a percussão comanda, em muitas bandas de Axé o instrumento que menos tecnicamente contribui é a bateria que fica na marcação por causa da percussão e a guitarra que fica tambem mais na marcação, mas se encontra levadas guitarristicas de primeira e de bateria tambem por aí, agora o baixo é que da o swing com a percussão, num trio com falantes de 15 ou mais polegadas pra todo lado, quem fica junto do trio fica quase surdo com com os graves do baixo e da percussão, alem de que musicos renomados seja de Axe, Sertanejo, etc tem sempre uma banda com o melhor de musicos de "aluguel" do pais, mesmo que eles não toquem 1% do que sabem na banda é uma garantia de qualidade nos arranjos e improvisos que vez por outra se fazem necessarios em um show de grande porte.

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Existe um cannion entre ouvir, tocar e gostar de certos generos musicais.
    O músico tem de contruir uma ponte sobre esse cannion.
    Pessoas são diferentes...
    O Gunther, entra numa pizzaria, se é mal atendido, critíca, quebra o pau com os garçons, é o jeito dele encarar o problema.
    Eu nesse caso, fico quieto, pago e vou embora, porém n volto nunca mais e ainda indico outro lugar.
    O mesmo acontece com a música e seus etilos.
    Reflitam essa besteira q falei...

    Half
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Apesar do radicalismo, até entendo a posição do Gunther... Ocorre mesmo com o Axé uma pré-aprovação de todos, não sei como nem porque se criou isso aqui no fórum... Axé é lindo, axé é isso, é aquilo, é superior a Jaco Pastorius e música clássica. Pra mim é mais gracinha pra ser "do contra" no meio musical.
    Gunther, eu tb não sou a favor dessas camisetas "100% branco", mas tb sou contra as "100% negro". O problema, é que se for do branco é racismo, do negro não... Entendi sua comparação com o caso do Axé... O povo parece que é domado a seguir determinados padrões morais, e outros não.

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Half

    Não é questão de dizer que o Axé é lindo ou não... Em casa mesmo, axé não passa nem perto do meu som, a não ser que seja pra tirar alguma música, mas o fato de eu não gostar do estilo não me impede de reconhecer que o baixo é muito importante e bem trabalhado neste estilo.

    Aqui a discussão não está sendo sobre gosto, mas sim sobre a técnica.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Half
    Cara, ninguém disse isso não, o que dissemos é que este estilo, que eu reputo como estéticamente superficial e culturalmente pouco relevante, tem boas linhas de baixo, nada mais. E eu pessoalmente me posicionei contra qualquer tipo de preconceito ou julgamento apriorístico. O que o Ghunter fez foi iniciar, e de maneira pouco educada, irônica mesmo uma discussão sobre "politicamente correto" em tom de acusação.
    Tenho minhas posições político-ideológico-sociais, e que são embasadas por anos de prática, estudo e mesmo (antigamente) militância, mas não fico falando ou discutindo isso aqui, coisa que ele fez, não só neste tópico, mas em outros também, o que é imcompatível com a política deste espaço.
    Digo e repito, se ele, ou qualquer outro, quiser discutir, contribuir sobre questões de lutiería (que é o que eu posso contribuir mais à contento), música, etc, estarei participando, contribuindo e aprendendo, mas sobre questões políticas ou religiosas, não.
    Abç

    FBassist
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    afff mas vc tbm hein.....



    CLOSED

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Minha experiência com o Axé!