Tô ficando velho...?....

Autor Mensagem
isaqueras
Veterano
# jan/06


Po... é interessante o confronto de gerações...
Quando comecei a tocar, lá pelo ano de 1985, meus tios que eram veteranos de banda achavam um nojo eu tirar Titãs, Plebe Rude, Barão e outras cozitas.
Buscando as suas boas influências, me viciei em Led, Deep Purple, The who, Pink Floyd e outras pérolas.
Esses dias fui na casa de um amigo e um bando de garotos me chamou pra fazer 1 som. Karas, fikei perdido... achei o som deles horrível, mesmo que eles (alguns) curtissem os Led que mandei.
Será que alguém pode me sugerir uma "literatura" mais atual, que valha a pena. Musicas com teor e não apenas hardcores sem a mínima noção de tocabilidade.
Parei no tempo, confesso. Mas estou aí pra aprender com a nova geração, do mesmo modo que tento passar um pouco da minha pra vcs.
Abrás a tods

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Tenho este mesmo problema.
Mas tem umas coisas novas que gosto: SOAD, Black Label Society & Pride & Glory, Pitty, O Rappa, Green Day (o disco American Idiot), algumas do Foo Fighters, algumas do Halloween....
Abç

jABUGApACATO
Veterano
# jan/06
· votar


nem vale a pena, 90% dessas bandas atuais nunca serão lembradas daqui a 30 anos, ao contrário do que acontece com deep purple, led, floyd e who, uriah heep, status quo, yes, focus, etc... não vai na onda dessa molecada, pq logo eles "crescem" e começam a curtir os "clássicos"...

Dogs2
Veterano
# jan/06
· votar


Tenta escutar System of a Down. Os caras são criativos, com certeza é uma banda de nível alto para os padrões atuais.
Quando eu digo nível alto num é nada relacionado a técnica e dificuldade de execução, e sim a criatividade e importância no rock atual.
Eu digo com certeza que eles serão lembrados futuramente, diferente de outras bandas.

Maurício_Expressão
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras

Eu tb tenho esse mesmo problema. Só escuto essas tranqueiras ai que você falou. Além disso os colegas de minha banda também só escutam Purple, Pink, Beatles, Credence, Pear Jam, Focus, ELP, Slade e outras podreras.

De banda nova, só escuto as bandas de colegas e como a maioria não é famosa, só escuto gente que ninguém nunca ouviu falar: Autoramas, Los Pirata, Ludov, Luxúria e alguns antigões Terço, Casa, Som Nosso, Patrulha, etc.

Resultado: o som de minha banda e o universo sonoro em que vivo está totalmente fora de sintonia com o mundo "de fora".

Na quinta antes do natal pintou um som "free Lance" e eu fui com o Fender tocar num Kartódromo de São José do Campos. Não conhecia os caras (alguns só de vista), nunca tinha visto eles tocarem e as músicas então... Uma ou outra tinha escutado num ou outro carro passando... Passei sufoco, mas deu para me virar. Mas isso acaba limitando a minha atuação como músico profissional. O guitarrista até comentou: estou impressionado com sua capacidade musical, só falta repertório....

Fazer o que.... continuar escutando o que gosto e fod..... o resto, oras bolas. Tem som ai que é terrível de escutar uma vez, tirar a linha de baixo então deve ser muito dolorido... hehehe.

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


jABUGApACATO
nem vale a pena, 90% dessas bandas atuais nunca serão lembradas daqui a 30 anos, ao contrário do que acontece com deep purple, led, floyd e who, uriah heep, status quo, yes, focus, etc... não vai na onda dessa molecada, pq logo eles "crescem" e começam a curtir os "clássicos"... 2

O que falta é "personalidade musical" coisa que hoje em dia não existe mais, td é moda e jabá!
Hoje a midia jogar por ouvido abaixo dos jovens um monte de porcaria que eles acabam se apegando por modismo, hoje é comum ver uma banda de rock nacional com uns caras todos tatuados fazendo cara de mal e cantando.."Fui pra casa pegar meu tenis..la,la,la" e outras merd..s sem dizer da onda de Hardcore melodico q dah no sac.. mas gosto é gosto quem quiser dar valor pra TPM22 vai fundo.. :D

dark side
Veterano
# jan/06
· votar


galera, pensava como a maioria de vcs mais esses dias passei a enxergar essa situação de uma outra forma (o que vou expressar aqui são mais duvidas do que certezas):

será que nos tão falados anos 70/80, as bandas que hoje respeitamos, tambem nao eram vistas com certo "pré-conceito" dos "veteranos"?

Não sou músico, e tambem nao vivi nessa época (anos 70/80), mais eu penso que por estarmos "vivendo" o atual cenario musical, fica dificil fazermos uma analise crítica da musicalidade contemporanea, isento de qualquer juizo de valor (preconceitos), ou seja, acho que nao da pra saber o que realmente ta acontecendo hoje na musica, portanto nao da pra comparar essas bandas atuais com as antigas...

a musica, sobretudo a popular, vive na mais radical metamorfose. Eu acredito, que muitas das bandas que hoje são lendas, era vista com certo preconceito pelos que viviam em suas respectivas épocas. Obviamente, eram idolatrada pelos adolescentes e jovens, o que acontece hoje com essas bandas...

Obs.: Nao estou defendendo essas bandas atuais, mesmo porque o que eu curto mesmo é Pink Floyd, etc. só tentei ver o problema de um outro prisma.

Dogs2
Veterano
# jan/06
· votar


Maurício_Expressão
Terço, Casa, Som Nosso, Patrulha, etc.

Uhu!
O Terço, Secos & Molhados, Mutantes, A Barca do Sol, O Som Nosso de Cada Dia, Casa das Máquinas...

polakinho
Veterano
# jan/06 · Editado por: polakinho
· votar


isaqueras
ENGENHEIROS DO HAWAII, kraa, cada musica ki escuto descubro ki o humberto eh kada veiz mais foda, pago mow pau pro kra, pop/rock de primera (na minha opinião)
Ultraje a rigor, legal tbm, apesar de ser meio véio tbm, mais tah ai nas parada :P
ai tem muitos outros, soh ki naum podem ser considerados uma "banda" pq levam o proprio nome, mais os musicos saum otimos, Zé ramalho, Zeca balero, Jorge Ben Jor, etc...

soh falei de musica brasileiro ae, mais acho ki tbm devemos dar valor as nossas bandas...

mais tbm concordo com vc kra"Musicas com teor e não apenas hardcores sem a mínima noção de tocabilidade. "

realmente naum se fazem mais bandas como antigamente, eu consegui me livrar do chamado "Hard Core" a tempo, mais tem muitossss que precisam de nossa ajuda HUIAiAIUUHAhuAuhUAHuAhuAIU

valeu kra...
abrço

FBassist
Veterano
# jan/06
· votar


polakinho
o polakinho falou por mim...

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
· votar


dark side
realmente essas bandas podem não ter sido tão bem aceitos por todos nakela época, mas com ctz as que eu gosto agora eu gostaria nakela época e que com mais certeza ainda não aconteceria com essas pseudo-merda-bandas de hj, eu NUNCA gostaria de CPM22 ou Dead Fish por exemplo, bandas comparáveis a estrume de cavalo seco

Eduardo Marin
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
Mauricio Luiz Bertola

gostaria de ter nascido nos anos 60, 70 por ai

maikonbass
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras

Eu nao so tao velho (16 anos)..mas qdo vejo krinhas tocando rock sem a minima nocao d tocabilidade....e ainda achando-se os melhores!!
Eu ainda encontro algum som maneiro....em funks americanos..soul......e logico Jazz.........
E é no q procuro me influenciar....

Hojeem dia...festa no Ape é oq faz sucesso....
Hoje nem sempre os melhores fazem sucesso!!!!Isso é lamentavel!!!!

valew

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Eu acho q tokei no ponto q queria. O confronto de gerações e suas relações.
Po... repara as linhas de baixo, principalmente no rock mais pop e bem trabalhado, como o som dos mineiros do J Quest, ou da herança sanhgüínea do Wilson Simoninha. Eles tem raízes profundas no que ouvia-se a putz, 30 anos atrás...caraca, isso pra mim é profundo, eu viví esse momento.
Eu tmb acredito que na epoca deles, os músicos da época tmb faziam cara feia. Os próprios Beatles, os Stones passaram por isso.
Mas nem tudo está perdido, n precisa ir longe, basta ver carinhas q tão começando aki mesmo no fórum, como o polakinho, maikonbass entre outros, q tem influência boa e quem sabe daki a 20 anos, estarão mandando 1 post desse nipe pra galera da época discutir, pasme dizendo q esse som de merda das rádios era massacrado por nós.
Como diziam "Os replicantes" O Futuro é Vortex.
Abrás a Tods
ps. valew as dicas, já ouví Pitty e achei que rescucita o rock em termos.

dark side
Veterano
# jan/06
· votar


eu nao acho que o problema esteja na "nova" música, musicas que nao se encaixam nos padrões tidos por muitos como bons sempre existiram, e talvez sempre existirão. Parece que a tendencia é sempre dar mais valor ao que é mais antigo, sem levar em consideração que estas tambem sofreram (possivelmente) resistencia quando eram "novas"

Acredito que o principal é não ver a musica "nova" como ruim, "tempo" e "qualidade" não são sinonimos...

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


dark side
eh uma pta reflexao essa meu... soh que grandes diferenças entre as duas geraçoes eh q em 70/80 existia uma coisa que se chamava CRIATIVIDADE, dai saiu o Led... o Purple.. o Pink Floyd entre outras.... tambem naquela epoca as bandas que hoje idolatramos tinham AMOR pela musica... Page nao tocava uma hr por dia... ele tocava o dia intero! o cara amava tocar.. como muitos de nos amamos.... agora... vai ver qnts hrs por dia os caras do CPM tocam velho...

fazer musica de qualidade nem sempre deu dinheiro... Jimi Hendrix nao foi exatamente rico... o sobreviventes daquela epoca com ctz boiam em dinheiro... mas dos que morreram muitos morreram em uma vida simples... de desapego aos bens materiais...

hoje existem bandas boas... mesmo no cenario nacional... um dos exemplos maximos para mim sao os Los Hermanos... q fazem uma musica de qualidade mtu boa...

tambem temos que considerar as letras das musicas... quantos poetas existem entre os musicos mais novos?? muito poucos... as geraçoes passadas foram riquissimas em poetas... desde os letristas de MPB como vinicius de moraes e Chico buarque ateh a psicoledia poetica do Pink Floyd...

bom.. esse meu devaneio deve ter ficado confuso.... mais tentando finalizar..

sao dois momentos historicos diferentes... nao temos hippies hj... nao temos um mundo sob a guerra fria... nao temos uma ditadura... logo nao podemos esperar uma musica que seja igual àquelas de ano passados... e sim musicas que reflitam o momento atual... hj vivemos num capitalismo selvagem... logo musica que as gravadoras poe no mercado sao musicas que VENDEM... unica regra das grandes gravadoras.... e como o publico atual eh muito fechado a novas correntes(até mesmo muitos de nos somos fechados ao novo por um preconceito... por mais que este seja embasado em algum empirismo...) e isso dificulta o crescimento de novas bandas..

sei lah... eu podia ficar dias falando mal do mundo atual... pq jah sai do assunto...

resumindo: ha musica boa hj... nao ha divulgacao suficiente dessa musica.. e nao ha espaço para o crescimento de novos talentos por nao haver uma sociedade alternativa paralela à capitalista que tenha muita força... pois foi em sociedades alternativas que surgiram a maioria dos grandes musicos que idolatramos.. e nao da sociedade que era idealizada..

acho que eh isso que falta... uma sociedade alternativa forte..

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


e viva Raúl!

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Parece que a tendencia é sempre dar mais valor ao que é mais antigo
eu acho que ao contrario... as bandas novas apenas admiram o antigo, nao o veem como fonte de conhecimento a partir do qual podem evoluir... muitos querem partir do D5 | G5 | C5... enquanto temos isso desenvolvido de X maneiras diferentes... maneiras essas que podem servir de inspiraçao ou de ponto de partida...

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar


dark side
eu nao acho que o problema esteja na "nova" música, musicas que nao se encaixam nos padrões tidos por muitos como bons sempre existiram, e talvez sempre existirão. Parece que a tendencia é sempre dar mais valor ao que é mais antigo, sem levar em consideração que estas tambem sofreram (possivelmente) resistencia quando eram "novas"

Acredito que o principal é não ver a musica "nova" como ruim, "tempo" e "qualidade" não são sinonimos...


Esse kara deve morar na Europa!..huahua

O grupo A-HA depois de 2 cds frustrados na Europa vieram tocar na festa de rodeio onde foi o unico local que adoraram..(educação faz diferença)

Não posso falar que no recentes são ruins acredito que estão fazendo trocas de valores!
Tem muito musico bom escondido que eu adora que pouca gente conhece! ex: eu gosta de samba, se eu for falar de Eduardo Gudin aki acredito que de cada 100 apenas 4 conheceu seu maravilhoso trabalho!
Tem muita banda boa sim mas estão no anonimato fazendo trabalhos independentes!
Eu sou da época do punk rock dos anos 80 em que os instrumentos eram mal tocados mas as letras eram muito bem feitas(ex: plebe rude,Inocentes,Legião,Titãs etc)... Hoje as musicas são muito bem tocadas mas as letras são péssimas!

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata
Com relação a preocupação com os problemas atuais, U2, O Rappa que o digam. Mesmo q venha de lambuja vários zeros nas cifras de suas contas bancarias.

dark side
Veterano
# jan/06 · Editado por: dark side
· votar


andrehirata

eh uma pta reflexao essa meu... soh que grandes diferenças entre as duas geraçoes eh q em 70/80 existia uma coisa que se chamava CRIATIVIDADE, dai saiu o Led... o Purple.. o Pink Floyd entre outras....

Mas será que nessa época também não existia bandas que eram tidas como "sem criatividade"?

E será que hoje não existem bandas que tem "criatividade"?

Não tenho certeza, posso estar falando alguma besteira, mas acho que o punk dos Ramones por exemplo sempre foi tipo como sem criatividade

Propronho uma visão mais profunda: o sistema capitalista não é algo peculiar dessa década, aceitando essa premissa vem outras indagações:

Naquela época havia hippies em abundancia, logo seria vantajoso para o "sistema capitalista" incentivar coisas que venderiam mais nesse cenário. Assim houve hippies, punks, metaleiros, e hoje é o que é...

Mas acredito que sempre existiu musicas feitas com o intuito de vender, e musicas feitas simplesmente pela arte... Acho que esse tipo de picaretagem nao é algo só de nossa época.

Resumindo, acho q existiu musicos que eram tidos como "ruins" naquela época que hoje são tipos como "bons", como tambem haviam musicos que eram tidos como "bons" pelo publico da época e hoje são tidos como "ruins". Portanto, não parece muito diferente da nossa época: possivelmente os musicos "famosos" de hoje podem ser um pouco "esquecidos" no futuro, e quem sabe nesse futuro não serão idolatrados músicos de hoje que são ignorados por nós...

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


dark side
Resumindo, acho q existiu musicos que eram tidos como "ruins" naquela época que hoje são tipos como "bons", como tambem haviam musicos que eram tidos como "bons" pelo publico da época e hoje são tidos como "ruins". Portanto, não parece muito diferente da nossa época: possivelmente os musicos "famosos" de hoje podem ser um pouco "esquecidos" no futuro, e quem sabe nesse futuro não serão idolatrados músicos de hoje que são ignorados por nós...

Acredito que os bons desta época eram bem piores que os ruins daquela época! e ainda vou mais longe duvido que essas porcarias de hoje teriam coragem de subir num pauco naquela época tocar essas écas...rimou...huahua

Claudio Zotelli
Veterano
# jan/06
· votar


Acertando o tópico acima: (edita tah bugado)

Acredito que os Ruins desta época eram bem piores que os ruins daquela época! e ainda vou mais longe duvido que essas porcarias de hoje teriam coragem de subir num pauco naquela época tocar essas écas...rimou...huahua

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Mas será que nessa época também não existia bandas que eram tidas como "sem criatividade"?

velho... tem uma diferença entre "achar" que Led nao seja criativo e concluir que todas as musicas do Blink tem a mesma sequencia de acordes em tons diferentes.... criatividade eh atemporal... independentemente de gostar ou nao... todas as bandas popzinhas e emo de hj em dia tocam as mesmas coisas com um set up de pedais amplis e guitarras diferentes... ja o Led era composto por 4 musicos fodasticos q sao considerados entre os melhores ate hj em seus respectivos instrumentos... O mesmo para Deep Purple.. e me diz q banda atual consegue usar harmonias tao simples quanto as do Pink Floyd e tirar um som tao foda... encontra um musico ou banda que componha algo do nivel de qq musica do Led, Purpl, ou Floyd... tu NAO acha velho... vamo v qm sao os dez melhores guitarristas, baixistas, bateras, pianistas, violonistas, trompetistas, saxofonistas, etc... q apareceram recentemente... vamo compara com os das decadas de 70/80... nao tem como negar que houve uma queda mais do que significativa quanto ao nivel tecnico e à capacidade de criar coisas novas...

Não tenho certeza, posso estar falando alguma besteira, mas acho que o punk dos Ramones por exemplo sempre foi tipo como sem criatividade
Ramones até hj eh considerado sem criatividade por muitos, assim como Nirvana e outros... para muito eh um monte de Power chord em umas cadencias manjadas... agora... ouce um CD do Ramones ou do Nirvana e depois um dessas bandinhas emo... eles usam os mesmos Power chords as mesmas cadencias manjadas... e o som eh de qualidade diferente...

Propronho uma visão mais profunda: o sistema capitalista não é algo peculiar dessa década, aceitando essa premissa vem outras indagações:
o capitalismo nao eh dessa decada, mas tu realmente acha que o capitalismo de hj eh igual ao da decada de 70??

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


compare:
Um pouco de História...
Titãs
Abominados pelos conservadores, idolatrados pela garotada, com o rock pesado de Cabeça Dinossauro, emplacou sucessos na época ouvidos até hj, nos deixou de herança alguns frutos valiosíssimos (arnaldo, nando, Paulo Miklos)que cairam da árvore mãe, que secou com o tempo.
Plebe Rude
Detestados pelos políticos, endeusados pelos rebeldes de causa, o Rock de Brasília dos garotos, abriu caminhos em mentes de vários outros grupos de rock protesto, exercendo um papel político muito importante no contexto cultural do momento. Isso n se vê mais hj.
Legião urbana
Letras fortes, rock melanco-progressivo. mesma linha politica da plebe, só que com enredos românticos tmb. Isso só se vê hj em sertanejo e pagode, mas faz parte da vida de todos, porém n é bem pouco mencionado no rock de hj.
Não devemos esquecer das bandas under ground, tipo Garotos Podres, TNT, ou ainda os baladinha e rockabilis como Garotos da Rua, Celso Blues Boy, Herois da resistência...
... o q quero lembrar mencionando essas bandas, é que eles nos mostraram coisas importantes do cotidiano e .... as bandas de hj, o q deixarão para os aprendizes do futuro? Terão de buscar as mesmas influências que tive de buscar no rock estrangeiro, ou remeter ao passado do nosso rock nacional?
pô...

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


Rock de Brasília
nao se esqueça do Aborto eletrico... q teve uma breve vida porem que deu a luz ao Legiao e ao Capital... (esse segundo bem menos importante que o primeiro.. mais tem q citar neh...)

dark side
Veterano
# jan/06
· votar


andrehirata

Cara, mas aí voce ta partindo de um ponto de vista infundado:

velho... tem uma diferença entre "achar" que Led nao seja criativo e concluir que todas as musicas do Blink tem a mesma sequencia de acordes em tons diferentes...

Voce não pode simplesmente escolher uma banda daquela época e uma de hoje e estabelecer uma comparação... Mesmo porque isso não responde aquela pergunta.

Acredito que provavelmente existia bandas "sem criatividade" naquela época (como hoje), algumas são lembradas e outras não. Dessa forma, quem vai poder falar com mais precisão quais as bandas de hoje são "boas" ou "ruins" são os que viverão algumas décadas adiante (assim eles estarão neutros).

e me diz q banda atual consegue usar harmonias tao simples quanto as do Pink Floyd e tirar um som tao foda... encontra um musico ou banda que componha algo do nivel de qq musica do Led, Purpl, ou Floyd... tu NAO acha velho...

É lógico que não acha... Voce acha que por ser essas as qualidades dessas bandas todas as posteriores devem ter as mesmas?? Isso eliminaria a singularidade que é algo essencial a arte... Acredito que voce esteja usando uma visão muito restrita do problema (olhando só as bandas do modismo de hoje com as que sobreviveram isso de antes)

O que eu não concordo é falar que não existe banda de "qualidade" hoje, afirmando que isso é característica só das "antigas"...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Esqueci de uma boa banda nova: O AudioSlave.
Abç

isaqueras
Veterano
# jan/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vô vê...
valews!

Sérgio Melo
Veterano
# jan/06
· votar


isaqueras
O que acontece na música é o mesmo que em todos os segmentos sociais: a humanidade está entrando em um colapso, as informações estão atingindo seu ápice, só restará a releitura do que já foi feito. É algo em que venho pensando já faz tempo. O

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tô ficando velho...?....