Ferver cordas X alcool Isopropílico: o teste

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jan/06


    acho que muita gente ainda fica em dúvida entre ferver as cordas, usar alcool isopropílico ou não fazer nada disso. baseado no tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/53624 fiz os dois testes e resumidamente vou postar o que houve:

    fervendo as cordas o som ficou muito brilhante, realmente como cordas novas, notei que ficaram vários resíduos nas cordas, elas visivelmente ficaram mais "fracas" e com tensão um pouco alterada pela fervura. o timbre durou cerca de 1 semana e meia, então troquei as cordas.

    esse jogo de cordas também envelheceu e agora eu usei alcool 100% (isopropílico, absoluto). a corda não "envelheceu", ficou bem brilhante e sem alterar a tensão. O som não deixou nada a desejar.

    particularmente preferi muito mais o alcool, apesar de mais caro. a questão agora é ver quanto tempo vai durar o timbre com o alcool pra ver se vale a pena. talvez eu tenha me precipitado em já postar, mas queria compartilhar com vocês.

    boa sorte!

    Dogs2
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    valeu aê, agora já sei o que eu vou fazer, eu tô com as mesmas cordas desde que comprei o baixo
    aheuaeha

    daltones
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    cara, eu tb ja fiz os testes e vc fervendo a corda (com água, detergente, veja e alcool) dá mto mais resultado. a corda fica realmente como nova. se vc esperar ela secar mesmo, fica perfeita. Já com o alcool puro eu nao vi diferenças estraordinárias nao.

    joselopesjunior
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Uso o método da aguaxvejaxdetergente e alcool.... Acho que fica bom. Coisa que não notei fazendo com alcool... Mas tem que deixar secar bem... O sol da minha cidade nestas horas ajuda um pouco... hehehe

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    daltones

    concordo contigo, fervendo o brilho "instantaneo" é maior, mas destroi a corda, por isso dura tão pouco tempo. então prefiro ainda não ter aquele brilho extremo mas durar um bom tempo a mais. é opção, depende quanto tempo tu costuma trocar de cordas, como no meu caso são 6, o bolço arde mais ainda.


    joselopesjunior

    eu passo um secador bem de leve 8)

    jABUGApACATO
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    valeu aê, agora já sei o que eu vou fazer, eu tô com as mesmas cordas desde que comprei o baixo
    aheuaeha


    somos 2... huahuahuahua

    Half
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Antes eu era viciado em fazer essas coisas... Depois que eu comecei a usar Elixir, naum me preocupei mais com isso heheuehue

    Jah faz um tempinho que as utilizo, e o som continua bom pra caramba.

    Gunther
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Em 1984 saiu uma revista do Van Halen onde ele dizia que fervia as cordas.
    Além de remover os restos de pele que ficam nas ranhuras do encapamento o ato de ferver as cordas mexe com a resistência do aço da alma das cordas. Brocas de furadeira são revenidas em água fervente por uma hora e o aço das cordas é, assim como o aço de brocas, um aço bastante nobre . O aço pode ser revenido em água, óleo, estanho, chumbo e forno; quanto maior a temperatura menor a dureza final do aço. As facas de "Rambo" (aquelas bem caras) são revenidas por semanas dependendo do artesão. O aço empregado em cordas é tão bom que provavelmente nada de mau acontece na fervura.

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Half
    Elixir kamaradas? Fala mais sobre isso.

    Half
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    isaqueras
    Cordas Elixir!
    São mais caras (acho que tão custando mais ou menos 170 o jogo, mas vc encontra promoções por aí) e tem a proposta de durar mais do que as outras... E realmente duram... São ótimas, eu fiquei com receio de comprar pela primeiera vez por causa do preço, mas não troco mais de marca não.
    Ela tem um revestimento (parece um preservativo) que impede que o suor e sujeiras penetrem na corda, entre os aneizinhos de aço.
    Aconselho.

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    huuuummm! kamaradas, eu ja tv achando q vc passava elixir nas cordas kkkk, como sou tosco kkk.
    Valew a resposta.

    Half
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    isaqueras
    heuahuahua
    Elixir da longa vida...

    Centauro
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Um baixista antigão me disse uma vez para ferver as cordas com gotas de limão... não fiz ainda para saber...

    Haru
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tente ferver a agua com um poco de vinagre e bicarbonato

    daltones
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    eu sempre uso cordas daddario 0.40 super soft. no meu primeiro baixo, tava usando esse encordoamento e eu fervia elas a cada 3 meses. já tinha se passado 1 ano e as cordas estavam mto boas. vendi o baixo com essas cordas e o cara q comprou continua fervendo a cada 3 meses... e nda de arrebentar ou ficar com o som estranho. Nao sei cara... acho q essas cordas nao ficaram fracas... nem fortes... mas q estao durando demais... ah estao!!!!

    rcardo_lemos
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    daltones

    Por quanto tempo voce deixa as cordas fervendo?
    E apos, vc passa um pano e deixa secar no sol?

    nukebass
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dizem que se você beber o "caldo" de cordas de baixo, vc adquire a técnica do cara que tocava com aquelas cordas :-O








    ;-D

    elvisinbrain
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    e se eu fumar as cordas?

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    elvisinbrain
    Depende, se forem novas não acontece nada.
    Se forem velhas você terá tétano nos pulmões.

    moog
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    nukebass
    Dizem que se você beber o "caldo" de cordas de baixo, vc adquire a técnica do cara que tocava com aquelas cordas


    cara.. naum escreve isso.. tem crianças lendo....

    huauhauhahua

    crianças... naum tentem isso

    =P

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    moog
    Dizem que se você beber o "caldo" de cordas de baixo, vc adquire a técnica do cara que tocava com aquelas cordas


    cara.. naum escreve isso.. tem crianças lendo....



    descobri pq o polakinho é daquele jeito! kkk

    stevbass
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    nukebass

    Dizem que se você beber o "caldo" de cordas de baixo, vc adquire a técnica do cara que tocava com aquelas cordas :-O

    heheheheheheh!!!!!! essa foi muuuuuuito boa cara!!!!

    bem eu sempre fervo minhas cordas umas duas ou três vezes antes de trocá-las, com relação a tensão naum noto muita diferença agora realmente o processo de oxidação é acelerado...... eu sigo uma dica do edmar luighi é passar óleo do tipo singer nas cordas a cada ^três dias e assim consigo segurar o trampo até conseguir grana heheheh

    nukebass
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nunca testei o lance do óleo de máquina... vou testar pra ver qual é... afinal, as cordas tão caras demais :-/

    KNOX
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    não sei não...nunca testei , mas creio q oleo como na maioria dos equipamentos eletronicos pode piorar...com o oleo é muito mais facil grudar poeira e outros residuos...ja usei o alcool puro e ficou ótimo...

    stevbass
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ai galera fio mal por nao me espressado melhor ..... o óleo é pra evitar a oxidação precosse após a fervura e não para substitui-la .....
    falowww

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ferver cordas X alcool Isopropílico: o teste