Como vcs estão avaliando o som dos baixos? to achando estranho...

    Autor Mensagem
    daltones
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: daltones


    poxa, tem gente que compra um baixo e fala "tem um puta som" e nao fala mais nada. o que seria esse puta som? tem cara que compra um strinberg e fala que ele tem um puta som... estão avaliando o som do baixo pelo grave que ele faz? o strinberg, por exemplo, além de nao ter som de nada (clb25a foi meu primeiro baixo e demorou pra deixar ele tocável.), tem um grave mto forte e sem qualidade nenhuma. esse instrumento nao tem som de nada. Sinceramente, gostaria de saber como usuários de cort, strinberg, shelter, marcas mais em conta, avaliam o som do baixo. levem em conta, mto em conta, médio e agudo... (principalmente agudo)... hje em dia com esses cubos e vamps por ai eh facil tirar um grave. isso é mais facil.. agora, médio e agudo ainda nao tem receita de bolo. entao.. resumindo... gostaria de saber como o som é avaliado por todos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    daltones
    Cara, a sua pergunta é difícil de ser respondida por quem não tem referências sonoras sóloidas, e isso só vem com o tempo e com a experiência. Embora eu seja mais velho e com mais experiências e refências que a maioria dos frequentadores deste fórum, eu não saberia te responder à essa pergunta de maneira lógica ou peremptória.
    Abç

    daltones
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mas no seu caso, como vc avalia o som de um baixo, de preferencia, de baixo custo?

    FBassist
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    eu tenho um strinberg pq foi o que eu pude comprar hehehe! queria mto ter um fender jazz bass, mas vai demorar um pouquinho...

    daltones
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mas como vc avalia o som dele? falta medio, tem mto grave... nao tem nda... eh maravilhoso?

    yuri ajala
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o strinberg q eu toquei duma amiga minha, rock bass, eu sinceramente nao gostei, o som eh mto metálico, puxa meio q forçadamente um agudo.
    eu gosto do som do meu eagle jazz bass, pq tem um grave bem legal, um médio, digamos q na medida, so q nao te muitoi agudo, quero dizer, abrindo tds os pot dá pra ter um brilho legal, mas o som fica mto forçado..
    o q eu gosto eh da leveza do som dele, que é simples, parece um acustico... =]

    daltones
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    poxa, legal sua descrição. nao disse q o grave é fodao, o médio é fodao e o agudo é fodao. legal mesmo. valeu. agora, de qual vc nao gostou? do strinberg ou do warwick rockbass?

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    daltones
    Eu tenho 2 baixos baratos no meu set-up.

    Condor BX-12: Som grave, mais moderno com maior predominância de graves de com médios e agudos sem definição e sem brilho. É um baixo fácil de embolar o som. Mas é um baixo bom pra músicas lentas, baladas e acompanhamento em geral. Não tem personalidade marcante, pelo contrário, é discreto, mas bem seguro, e propicia fazer uma cama legal para teclados principalmente.
    Para hardcore também se dá bem pois definição de som não é importante nesse gêncero musical e sim peso, o que ele tem.
    Pode virar à vontades os potenciômetros de timbragem que o som varia muito pouco.
    É um baixo leve e acredito que tenha hoje a melhor relação custo benefício no Brasil.
    Enfim: um instrumento muito honesto e usável.

    Strinberg BA 350C acúsitico. É o baixolão que todo mundo está usando. Metade dos acústicos MTV foram gravados com ele. É fundamental ter um tampão pois a microfonia é forte. Tem 2 opções de captação: ativa e natural. Esqueça a ativa. É muito ruim.
    Já acaptação natural é o segredo deste baixo e que está fazendo legiões de músicos comprarem-no. Tem um som equilibrado entre médios grave e agudos, e permite uma utlização bem eclética. Mantem o timbre acústico de uma forma surpreendente. Não tem grandes sustein e nem grandes personalidade no som. Mas como acústico é outra praia, se casa perfeitamente com cordas acústicas mais agudas. Não embola o som. Tem um acabamento bom e como o dolar despencou, está a preço de banana nas lojas.
    As tarrachas são frágeis, mas seguram afinação como instrumento de maior categoria. Muito bom a que se propõe.

    Assim definira o som deles. nunca usaria o termo Puta som, q

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    daltones
    Iae cara blz? eu entendo essa tua dúvida pq eu tbm tenho ela.. fico me perguntando as vezes pq tal contrabaixo é tão visado e saudosiado?!
    vou tentar definir um pouco o som do meu, tenho um Yamaha ERB de 4 cordas e captação passiva. Ele tem um som bem macio que predomina as frequências medio-graves e bem leve e é um baixo de medio porte não apresenta la todas essas gamas sonoras e talz.. mas tem um som bastante legal e meio roncado que eu gosto muito de levar sons estilo Black Sabbath.

    daltones
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    meu, estas descrições estão ótimas. se fosse assim no forum todo teríamos uma imagem melhor dos instrumentos que o pessoal usa. é facil vir aki e falar.. Meu Warwick eh demais! Meu fender é excelente. temos pessoas de todos os níveis nesse forum.Algumas não entendem muito de som e com esses "reviews sonoros" fica mto mais simples de entender. Até mesmo o pessoal mais experiente pode tirar proveito disso sabendo como está o nível dos instrumentos mais em conta. valeu pessoal. que continuemos assim. continuem postanto. está ótimo.

    isaqueras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara, é facil vc ligar 1 cb numa puta aparelhagem e dizer que deu um puta som kkk.
    O que levo em conta é a "tocabilidade". O conforto na hora de tocar.
    Por exemplo, n me adaptei legal com os Strinberg, pelo formato do corpo e para o som que gosto de fazer, optei pelos jb.
    Como n sou adepto dos Slaps e curto mesmo os graves, esse tipo de cb caiu como uma luva.
    N sei se fui claro.
    Abrás e f.a.n.

    Revenant
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    isaqueras
    entendo.. mais pow um instrumento bom eu tambem avalio o som puro dele e talz.. sempre quando quero testar um CB eu coloco ele sem regulagem alguma no ampli, dai eu vejo as nuaces do contrabaixo.. mas você colocou uma coisa bastante importante que é o quesito tocabilidade.
    vlw

    daltones
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: daltones
    · votar


    entao.. eu, em casa, tenho um staner kute25 pra tocar baixo... engraçado né... moro num apartamento.. potencia é o que eu menos preciso. só que o lance do kute25 é a equalização passiva... antes de entrar no pré... e esse cubo nao mente no som que sai dele. já os cubos com equalização ativa (na maioria), pode enganar (melhorar) o som do baixo... sendo que esse cubo é pra guitarra. meu primeiro baixo (clb 25a) fazia meu kute25 vibrar. eu nao ouvia a nota. era um bosta. mas eu nao manjava nda e pra mim tava bom. testei vários, vários mesmo e esse foi o que mais tem o som "real" do instrumento. realmente flat. acreditem, meu quarto é pequeno. eu sou fanático (chato) por timbres. vendi meu warwick rockbass streamer ativado 5 cordas. agora eu vo partir para um ibanez da vida. vo trazer aki em casa... se passar pelo meu kute25, beleza. caso contrário, volto com o rockbass. se ele tiver o agudo e o grave que meu ex warwick tinha (no kute25) e algo mais acurado nos médios, fico com ele. mas ainda nao sei qual pegar.

    polakinho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    bomm, tbm num intendo muitu, hehe
    mais tipo, meu prof de violaum tava me esplicando um coisa sobre isso (no caso do violaum)...se tem que pegar e ver o som dele sem ele estar amplificado, pq depois que tah amplificado tu pode fazer de tudo com o som
    jah no baixo...adoro o meu, isso ki importa HAIuAhuAUHUHAhuA num eh? HAuUAHHUAuhAAUI
    abraços

    daltones
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    vc gostar do instrumento é o que importa, mas o que importa pra vc. quem nao imagina qual eh seu instrumento e como ta suas configurações, é importante falar sobre seu som de uma maneira já citada aki nesse topico mesmo. uma maneira mais detalhada, não apenas falar genericamente. qual eh seu baixo?

    Ronaldo Martins
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu avalio o som pelo quanto ele é agradável aos meus ouvidos. Meu Squier Jazz Bass não é lá esas coisas nos graves, mas tem médios fortes e agudos límpidos. Meu Shelter JB74 é mais nítido nos graves com um som mais aveludado. Tem médios apenas satisfátórios e um bom agudo. Meu Gianinni RB aposta tudo nos graves e médios, é um baixo de som pesado, mas como ele tem ótimas opções de equalização (dá pra escolher qual captador usar ou ambos a memso tempo como uma guitarra) Dá pra tirar um agudo bacaninha. Meio estalado, mas bacaninha.
    Já o Baixolão Phoenix é bem balanceado. Não tem nem nada de fantástico nos timbres em separado, mas tira médios, graves e agudos agradáveis e tem um som muito melodioso.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    daltones
    gostaria de saber como o som é avaliado por todos.

    Tenho um setup variado e já tive muitos outros na mão. Sempre que compro um, levo em conta vários fatores, não somente o som. Vejo o instrumento como um todo:

    1. Acabamento da escala e braço
    2. Tarrachas: precisão na afinação com perfeita fixação delas; bitola do pino onde a corda é enrolada;
    3. Tipo de traste/trasto e acabamento nas extremidades laterais da escala;
    4. Se ele vai pegar (ou não) a micro-afinação;
    5. Tipo de ponte e sua praticidade ao trocar as cordas.
    6. Captação Bartolini - minha preferência, por terem um som mais gordo;
    7. Corpo, peso, acabamento, placa/escudo, potenciômetros e equilíbrio do instrumento ao usar a correia: detesto instrumentos pesados e que pendem o braço para baixo ou para cima quando soltos com a correia no ombro.
    SOMENTE DEPOIS DISTO É QUE AVALIO O SOM.
    8. Definição dos graves (se eles são difusos ou definidos);
    9. Definição dos médios (principalmente se os médios estão presentes em todas as cordas);
    10.Definição dos agudos (nos ativos, se a relação sinal ruído é favorável) e até que frequência o baixo "canta". Em geral, até uns 1000Hz. Os melhores chegam a dar até um pouco mais de 4000Hz;
    11.Um preciso controle do quilíbrio no range destas frequências, ao usar os knobs;
    12.Equilíbrio no VOLUME das cordas (não ter uma corda com volume maior ou menor que outra, ao tocá-las);
    13. pegada do braço - e preferencialmente, laqueado: nada de madeira lisa ou envernizada.

    Antes de qualquer coisa, estas são as observações que faço. Existem outras. Poucas, mas existem. As listadas, são aquelas que sempre observo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vcs estão avaliando o som dos baixos? to achando estranho...