Improvisaçao em cima dos Acordes ou em Escalas?

Autor Mensagem
maikonbass
Veterano
# dez/05


Tipo , a melhor maneira d c improvisar é em cima dos acordes ou em cima d escalas..

1ºQual a diferença?

2º Qdo c improvisa, tentar fazer oq vem na mente, usando a escala como um desvendador d segredos da ond estao as notas q vc pensou...Ou sair fazendo sem uma certa melodia, ou seja, sem muito sentido?

3ºQdo um acorde é C7, por exemplo, vc vai usar as 7 notas do acorde, mais a 7..?

4º Dizem q pod-se usar qualquer nota, sendo d passagem, tendo q somente "parar" nas notas q correspondem o acorde, isto é correto?

valew...c tiverem algumas dicas...agradeço!!

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


4º - nao diria usar qualqueeeer nota, manter-se na escala as vezes eh bom ^^'.. mas esse negocio de parar e começar pela nota do acorda - axo q mei q bitolação minha, pra mim eh quase q lei =P
nem q seja umas 3 oitavas acima, mas eu paro na tonica do acorde..

thebassx
Veterano
# dez/05
· votar


Tipo , a melhor maneira d c improvisar é em cima dos acordes ou em cima d escalas..
?

cada escala/modo gera um acorde. essa associacao de escalas e modos a cada acorde é o campo harmonico. tu precisa principalmente saber quais os intervalso caracterizam cada modo usar esses modos nos acordes q tem esses intervalos..... basicamente eh isso...

3ºQdo um acorde é C7, por exemplo, vc vai usar as 7 notas do acorde,
mais a 7..?


7 notas do acorde? C7 eh C com 7a da dominante, o modo associado a esse acorde é o modo mixolidio, q eh um modo maior com 7a menor.

4º Dizem q pod-se usar qualquer nota, sendo d passagem, tendo q somente "parar" nas notas q correspondem o acorde, isto é correto?

acho q fica melhor usar cromatismo , ou seja, meio tom acima ou abaixo ...


nao sei mto sobre improviso... postei mais pra me testar. por favor me corrijam

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


4º Dizem q pod-se usar qualquer nota, sendo d passagem, tendo q somente "parar" nas notas q correspondem o acorde, isto é correto?
isso é correto mas não é uma regra. Mas funciona muito bem e da muito mais sentido ao improviso se você começar e terminar nas notas do acorde.

polakinho
Veterano
# dez/05
· votar


tbm naum manjo muitu...to entrando nessa agora, mais num gosto muitu de seguir muitu cromatismo, prefiro fika dando uns pulo grande na escala :P , e usa bastante quintas e terças ao inves da tonica, acho ki da uma apimentadinha na musica hehe :P

quitar_pusser
Veterano
# dez/05
· votar


realmente!
acho importanticimo!
mas concordo com o polakinho!
e legal surpriender um pouco mais!XD

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


yuri ajala

cada um tem seu jeito e eu respeito, mas tipo eu acho q parar sempre na tonica, da um tom meio q d previsao...mas vai d gosto

thebassx

mano essa primeira explicaçao tua,, tipo num sei ...escalas formadas (como modos gregos) nao me agradam muito , até pq as notas usadas sao notas dopropio acorde, Nao gosto d seguir escala por causa disto, parece q a pessoa é obrigada a seguir aquela sequencia ou desenho....IMPROVISAÇÃO deve ser natural, claro q com cuidados para nao desentoar muito...(Me corrigem c estiver errado)

Revenant

Vc dissse q é correto começar e terminar nas notas do acorde! entao como passagem , as outras notas ficam como uso livre?

polakinho

Mas acho q esses pulos grandes, dependendo, perdem um pouco dosentido da melodia ou tema q vc usa....Mas me corrijam c eu estiver errado!

quitar_pusser

Mas oq eu nao consigo é passar a melodia q tenho na mente para o instruento, isto é q é phoda!


Quem achar q estamos errados, nos ajudem..ate pq, pra mim um musico q nao improvisa, nao é um musico!

valew gente...

storrecilha
Veterano
# dez/05
· votar


Quem achar q estamos errados, nos ajudem..ate pq, pra mim um musico q nao improvisa, nao é um musico!

então o pessoal do erudito não é musico (?!)

storrecilha
Veterano
# dez/05
· votar


Quem achar q estamos errados, nos ajudem..ate pq, pra mim um musico q nao improvisa, nao é um musico!

então o pessoal do erudito não é musico (?!)

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


storrecilha

quem disse q uma pessoa q toca erudito nao sabe improvisar?

O papel deles em uma musica pod nao apresentar improvisaçao, mas isto naoquer dizer q eles nao saibam improvisar!!!!!

valew, c estiver errado me corrija d novo!

valew mano

luciorss
Veterano
# dez/05 · Editado por: luciorss
· votar


maikonbass

Vou escrever umas coisas que venho praticando e acho legal. Se é o correto ou o melhor, eu não sei.

Procurar improvisar baseando-se em:

1º - tríades (considerando 1 nota por corda (vc poderia fazer mais notas por corda, é claro);
2º - Pentatônicas ( 2 notas por corda);
3º - Modos gregos -diatônica (3 notas por corda);
4º - cromática - (4 notas por corda).

O raciocínio a usar é o seguinte:

Começar fazendo frases em cima de tríades é mais simples e não tem risco de dar uma nota "fora" (eu acho). Mas dá pra fazer uns clichês legais e rápidos, inclusive passeando ao longo do braço, repetindo os cliches. Sem falar dos arpejos...

Depois, pode "frasear" em cima das pentatônicas, modos gregos e cromática, sendo que à medida que vai mudando, vai aumentando o número de notas diferentes tocadas e o número de recursos, até chegar o ponto de numa música poder usar todas as notas do braço.

Acho interessante. Mas estou praticando tentando usar esse raciocínio.
Se tiver alguma coisa errada, por favor, me ajudem corrigindo...

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


luciorss

ae mano...num sei c é o certo, mas acho q é um raciocinio legal, mas oq eu acho legal é q c vc juntar, pentatonica, triades e modos, as notas serao as mesmas, somente mudando de digitaçao!

mas é legal pra começar, vou tenatr ver poreste lado tb

me corrjem, hehehehe

valew pessoal!!!(todos que opinaram, pelo q disseram, estao começando, e tem o mesmo raciocinio q o meu, basicamente...KD os feras?

valew feras ou iniciantes nesta arte como eu...uahuahuha

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Vc dissse q é correto começar e terminar nas notas do acorde! entao como passagem , as outras notas ficam como uso livre?
maikonbass
Não entendi muito bem o que você quis dizer, mas a principio todas as notas da escala você pode usar como passagem dependendo da situação ou motivo.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

valew mano, mas eu quis dizer c pod usar notas fora da escala como passagem!

valew

marcioazzarini
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass

Baseado na escala, vc tem todas as notas da harmonia. Basta saber aplicá-las!

O improviso pode ser sobre a escala, ou sobre cada acorde.

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Sim claro.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


marcioazzarini

ae sumidao!!hehe

entao mano só q a duvida é a seguinte: uma determinada escala (jonio,por exemplo) serve como base pra um acorde maior!!mas quando for uma corde maior com 7, ou maior com 5+, sei lá, como q faz?Por isso q eu acho melhor improvisar em cima de acordes....mas tb nao sei muio bem o esuqema!



Revenant

valew mano

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Aprende os modos cara... isso vai tirar a maioria das tuas duvidas em relação a isso. Mas a principio tenta usar os mesmos intervalos que aparecem nos acordes na escala e seguro.. mas não é so isso. Sugiro um estudo melhor sobre o assunto pra ti sacar melhor o que eu to dizendo.
foi mal se atrapalhei mais ae =/ mas minha intenção foi ajudar!
abraço.

marcioazzarini
Veterano
# dez/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


maikonbass

Bem cara.. Não sou nenhum improvisador.. Minha praia é outra, a galera já sabe, mas o pouco que faço é da seguinte maneira, foi assim que um professor me passou, logo que eu fiz umas das minhas poucas aulas:

Muitos vão me apedrejar, mas é o seguinte... Não fique amarrado aos modos!

Eles são importantes pra vc ver as escalas aplicadas sobre cada acorde, porém, o conhecimento da harmonia como um todo é muito mais importante!

Vc tem todas as notas em suas mãos, através da escala, do tom da música... A partir desta escala, você monta TODOS os acordes dentro desta harmonia. Tendo isso em mente, basta vc saber se situar dentro da música, conhecer as notas que vão compor determinado acorde, e usar o BOM GOSTO, em cima do conhecimento teórico para aplicar as notas. Se o acorde em questão é um C7M, vc deve ter em mente que se pode usar as notas Do, Mi, Sol e Si sem medo algum que com certeza vão cair bem. O resto é estudar as demais variações (outsides, etc) para deixar a coisa mais complexa, e boa! Mas para começo, isso já é um grande passo!

Espero ter ajudado em algo!

Abraço!

asda
Veterano
# dez/05
· votar


Tá vendo... por isso eu não improviso...

dru
Veterano
# dez/05
· votar


O mair barato da musica é o improviso , é a oportunidade q o musico tem de mostrar quem realmente ele é sem mascaras vai ter q por a cara pra bater e isso não é para qualquer um .
Vc citou pontos importantes do apredizado aprenda bem os modos , as pentatonicas , os arpejos e vc estara no caminho para ser um verdadeiro SAMURAI. MAS NÃO se iluda e´preciso entregar a alma a musica se não nunca viveras em paz . muita paz e saúde e principalmente som muito som.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

tipo modos eu sei mano...

só q tipo eu acho muito pouco, olhar pro braço ver o desenho da escala, e ficar preso a este desenho......

mas vo tentar me aprofundar nisto...

marcioazzarini

Concordo totalmente com vc......Só q a duvida segue, tipo neste exemplo q vc deu: C7M, do, mi, sol, si...estas 4 notas vai ser o padrao e o restante todo, como( c#,re,f,f#,etc........) eu posso usar com passagem?

valew (esta é a maior duvida)

asda

C vc pensa em seguir profissao, e ganhar money com isso, naopod fugir disto!!!

dru

Com certeza , é nisto q eu penso: um dia eu vi uma banda ensaiando, só q tipo na musica toda o baixista teve q segurar o Groove.....a unica chance q ele tinha, pra mostrar q é diferenciado, foi o momento do improviso...e teve q aproveitar este momento.....senao ele nao tem vez...( a pessoa nao pode somente tocar bem ou legal, tem q tocar pra caraleo)


valew a todos pela pasciencia, mas vcs podem esclarescer esta duvida q postei pro marcioazzarini..............tenho certeza q vai ajudar muitos outros!!

marcioazzarini

Mano aquela musica q tu gravou, Come Togueter (acho q é assim) dos beetles (...), vc retirou somente o tema dela, e "encrementou"o restante?

valew , nunca ouvi a versao original dos beetles, nem cntada nem tocada!

valew

thebassx
Veterano
# dez/05 · Editado por: thebassx
· votar


[editado]

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Sei.. entendi tua duvida, mas cara vc não precisa ficar presos aos desenhos dos modos entender bem o que são e pra que servem vão te ajudar muito na improvisação. Essa é minha dica..
foi mal se atrapalhei de novo vou parar de escrever se vc quiser hahahha
brincadeira
Abraço

Revenant
Veterano
# dez/05 · Editado por: Revenant
· votar


maikonbass
Tenta te aprofundar no assunto é muito interessante.. mas como notas de passagem vc ñ precisa seguir nenhuma regra para isso. A partir de uma determinada escala e as notas que formam o acorde a propria vc pode usar qualquer uma dessas notas pra fazer passagens num improviso por exemplo.

fox_123
Veterano
# dez/05
· votar


Com certeza! você pode usar qualquer nota como passagem, inclusive as notas que formam o acorde ou tensões boas para esse acorde, ou mesmo notas que não fazem parte da escala do acorde....quando eu penso em notas de passagem (que são notas rápidas) acho que o importante é aonde você vai parar! ou seja, aquela nota de maior duração, que normalmente são notas que formam o acorde ou tensões boas para o mesmo....acho que por isso se diz que de passagem você pode usar qualquer coisa!

Agora, falando em escrita musical (so pra tentar exemplificar), dentro de um compasso 4/4 e com um andamento +ou- é como se as notas de maior duração (notas do acorde ou tensões boas pra esse acorde) fossem de semibreve ate colcheia.......e as notas de passagem fossem de semi-colcheia ate semi-fusa.

Espero ter ajudado

Um grande abraço!

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Revenant

fox_123

Pessoal valew mesmo...ja eliminaram uma daas duvidas q tinha sobre improviso..(nao importa as notas q aplique em frases, e assim da ond elas saem e ond vao parar)..mais ou menos isso...vai me ajudar muito!!!

1 duvida a menos..por isso q este forum é importante!!!

valew krinhas e todos os q ja postaram lá em cima...q to com preguiça d colocar nest post, todos os nomes..hehehe

valew

asda
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
C vc pensa em seguir profissao, e ganhar money com isso, naopod fugir disto!!!
Pra isso eu toco a guitar...

Mas é verdade o que vc diz.... É que sou relaxada mesmo.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


asda

Ai vai da sua consciencia....
As vezes eu num to fazendo nd.....em em vez d pegar o bass...euentro no msn..(num é todas as vezes)! Pior é q as vezes num tem oque estudar....tenho q arrumar uns play-backs com a harmonia....e ir tentando improvisar, sei lá....ideas na kbeça eu tenho, é só pegaro costume q a gent vai!!!

Eu conheço um truta q tem varios play backs...mas c vcs tiverem ai no pc..dao um toque ai, q a gent v...

valew

MattSantos
Membro Novato
# mar/17
· votar


Pessoal, desenterrando o tópico para não abrir outro, preciso de uma ajudinha.
Vou tocar uma música com uma progressão G F C Bb.
para improvisar em cima dessas notas, quais escalas eu deveria usar?
Mudando o mínimo possível de escalas pelo menos para eu ter noção.
Obrigado desde já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisaçao em cima dos Acordes ou em Escalas?