Fazer um Upright

    Autor Mensagem
    Rafael JzzBss
    Veterano
    # dez/05


    Ae pessoal do fórum, to afim de mandar fazer um upright, tipo esse:
    http://www.cheruti.com.br/imagens/cb4vbcl_1.jpg

    Queria saber se a galera aqui já tocou em algum, o que achou e tal...
    Eu tava pensando em mandar fazer um gigante invés desse. Mas sai muito mais caro... eu tava vendo uns preços com uns luthiers, um upright não sai tão caro quanto eu pensava...
    Deem suas opiniões de madeiras, captação, etc. Toda informação será muito útil pra mim!
    Abraços!

    yuri ajala
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    cara num sei nem entendo naaada de upright.. mas keria saber qnto q o luthier tah pedindo, por curiosidade?

    tioni
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    manda fazer um SEMI-ACUSTICO, aí é vantagem, mas se é só elétrico... o horizontal é mais bunito.

    Andre Passos
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mandei fazer um upright que chega essa semana, dai poderei falar melhor a cerca desse instrumento, eu comprei um intrumento do luthier DiCarmo, em Sao Paulo, e o preço dele e mais ou menos 2500, ou menos, portanto o preço vale a pena, o q me fez comprar o upright primeiro, pra depois pegar o acustico mesmo, eh a facilidade de transporte e a faciolidade de "dar som", ou seja e soh plugar em um cubo e pronto, alem do que o som pelo q dizem( vou verificar isso) parece com o acustico, e a pegada e a mesma, isso que me importa...porem claro q nao eh o acustico, e por issu pretendo pegar a tecnica para depois com muito mais grana comprar um acustico de boa qualidade, pois os acusticos sao muito caros(os de madeira maçiça pelo menos e boa qualidade).As informaçoes tecnicas vc veh nesse site(www.dicarmo.com), sei q o mogno eh bastante usado alem de pau-marfim, mas isso depende muito do luthier e do que vc deseja, a captaçao e nromalmente piezo, bem, uma vez o Adriano giffoni me disse q se vc toca jazz, bossa nova e esses estilos populares eh uma otima aquisiçao o upright, mas se vc quer tocar em orquestrra e tals dai tem q ser acustico, eu axo o acusticoum dos instrumentos mais fascinantes q ha, mas ate por isso e varias coisas, eh muito caro, portanto como nao gosto de comprar coisa de ma qualidade,prefiro jkuntar mais grana e depoiis partir pro acustico...e issu!

    Rafael JzzBss
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Yuri, o preço exato eu não sei, pq ainda não vi o preço dos captadores, mas acho que totalizando tudo vai ficar mais ou menos o preço que o André falou, uns R$2.500...
    Se voce pensar bem, é um preço justo por um baixo de qualidade feito por um luthier.

    André, legal cara, eu não sabia desse luthier, vou dar uma boa olhada no trabalho dele. Eu to comprando um pelo mesmo motivo que voce, aprender a tocar no vertical e pela facilidade... quando eu ficar bom em Jazz, vou querer um gigante! Apesar que voce disse que o upright é bom pra jazz também!
    Olha só, esse aqui é a ficha técnica do upright da foto. Como eu disse ali em cima, eu vou usar o Cheruti como modelo, claro que vão haver modificações tanto minhas quanto do luthier... mas como eu conheço o trabalho do Cheruti, sei que só usa matéria prima de primeira, pena que é muito careiro! haha
    Continuem postando galera!

    BAIXO VERTICAL(UPRIGHT) BASS 4 CORDAS

    Braço (inteiriço): Mogno e Cabriúva ou Sucupira
    Corpo: Cedro do Pará (verso) e Tiger Wood, Mogno, Imbuia ou Imbuia Silvestre (frente)
    Escala: Sucupira
    Larguras da Escala: 42mm no capotraste e 97mm no final
    Medida da oitava: 41" ou 104,2 cm
    Nº de Trastes/Tipo: "fretless"
    Marcação: Superior
    Captadores: Seymour Duncan®, Soundspot
    Tarraxas: Gotoh®, blindada
    Cor das ferragens (tarraxas): preta

    Andre Passos
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Cara o dicarmo q eu te disse nao deve perder nda pro cheruti, mas escolha e escolha, tanto eu axo q naum perde que olha a lista dos caras q usam, lah no site deles(Arthur Maia,Serginho Carvalho, Adriano Gifoni(ele usa agora um vertical do Eliezer Dlara lah do Rio, mas disse que jah teve Dicarmo e gostou muito das combinaçoes de amdeira.., Sizao Machado, e outros, issu me ajudou, claro a fazer um vertical com ele...mas vamos ver qdo chegar, pq o q vale eh o som....vlw!!

    Rafael JzzBss
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mas eu não vou comprar um Cheruti cara, eu ia pedir pra um luthier que eu conheço fazer um baixo nos moldes do cheruti entendeu?
    O Dicarmo faz projetos desse tipo? Pq realmente, a lista de artistas que utilizam instrumento dele é bem top!
    O que eu gostei mesmo nesse Cheruti foi o visual, nunca toquei nele sabe?
    E dos uprights q eu conheço, esse Cheruti da foto só perde pra um alemão que eu nem lembro a marca...

    Po, se o Dicarmo fazer o projeto comigo, acho que rola eu fazer com ele, pq mes que vem to me mudando pra SP, o que ia facilitar bastante!

    Andre Passos
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Acho dificil ele fazer, creio que ele tem como se fosse modelos jah pre estabelecidos, o negocio e que pra fazer qq tipo de baixo, principalmente baixos diferentes do convencional, precisa ter um pouco de experiencia...se vc axou um luthier com experiencia de fazer vertical e q seja barato, tah otimo, falo barato pq esse cheruti eh muito caro, axo q uns 5 mil ou mais, tem ate um dele no mercado livre...dai pra mim nao vae a pena, pois com esse preço jah dah ate pra axar um acustico...mas issu e gosto, e se vc axou em conta, do jeitu q vc quer, compre...vlw!!

    Rafael JzzBss
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Valeu André! Ajudou pra caramba mesmo!
    Eu tb nem tenho condições de comprar um Cheruti, pelo menos não ainda... eu acredito que pelo preço devem ser instrumentos extraordinários!
    Eu vou ver qq arrumo aqui! Qualquer coisa qnd tiver pronto eu aviso a galera aqui do fórum! Se alguém mais tiver informações, compartilhem ae!
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazer um Upright