Compassos: simples, mistos e... compostos! HELP!!

    Autor Mensagem
    Lucas Gatto
    Veterano
    # dez/05


    Bom gente, minha banda resolveu tocar umas ou outras do Dream theater, e compor de uma maneira mais "Prog", usando e abusando das quebras de tempo, sincopas, e dos benditos mistos e compostos... coisas que eu tenho conhecimento minimo.

    Alguem ae poderia dar alguma explicação sobre compassos, e principalmente, como identifica-los de ouvido! Desde ja, obrigado.

    Lucas Gatto
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    =/

    Revenant
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Lucas Gatto
    putz cara tow com um problema parecido.. esse lançe de compassos mistos é bastante complicado e não domino muito bem o assunto =/
    alguem ajuda??

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Caras, compassos tem muito a ver com tempos fortes e fracos...

    sugiro, na boa, pegar um livro bom de teoria pq não é coisa muito dificil, mas fica ruim de explicar em chat .. hehe

    por enquanto dê uma olhada aqui http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=2&t opic=118860&page=0#16

    zegotinha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bom gente, minha banda resolveu tocar umas ou outras do Dream theater, e compor de uma maneira mais "Prog", usando e abusando das quebras de tempo, sincopas, e dos benditos mistos e compostos... coisas que eu tenho conhecimento minimo.

    Cara para e pensa na fromação musical que os cara do DT têm..
    eu nein me atrevo a tentar fazer algo parecido

    Foi mal se to sendo cusão, é que ja cansei de ver gente quebrando a cara tentando tocar esses sons.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    cara, basicamente compasso composto é aquele que tem divisão ternária do tempo.

    ex: 12 por 8 - doze colcheias por compasso - esse compasso é quaternário composto; os tempos ficariam assim:
    PA-tu-tu PA-tu-tu PA-tu-tu PA-tu-tu onde cada PA é o começo do tempo e o tu são as outras duas colcheias. a unidade de tempo desse compasso é pontuada

    um compasso quaternário simples seria assim - 4 por 4 - quatro semínimas por compasso dividias em duas colcheias cada;
    PA-tu PA-tu PA-tu PA-tu
    a unidade de tempo desse compasso não é pontuada

    se tu não intendeu nada (hehehehehe) me avisa que eu tento explicar de um jeito diferente. tudo que eu escrevi aqui foi supondo que tu soubesse alguma coisa sobre leitura rítmica, por isso pode parecer grego.

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    num entendi

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    não entendeu que parte?

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    quaternario composto

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    tempos compostos se dividem em três; eles tem subdivisão ternária.
    tempos simples se dividem em dois; eles tem subdivisão binária.

    logo se eu quero fazer um tempo quaternário (quatro batidas por compasso) composto (subdivisão ternária) com semínimas eu teria assim:
    quatro tempos com semínimas sendo divididos em 3. cada semínima vale duas colcheias, logo eu tenho que socar mais uma ali, então eu pontuo as semínimas (cada figura pontuada vale o seu valor mais um meio = semínima pontuada vale 3 colcheias). ai nós temos quatro tempos, em que cada um é ocupado por uma semínima pontuada. se agente dividir em colcheias ficaria três colcheias pra cada tempo.

    entendeu agora?

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    tempos compostos se dividem em três; eles tem subdivisão ternária

    e 3/4 ? é composto ou simples ?

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    é simples... por via de regra (não tenho certeza se ocorre sempre) tempos compostos são dados em subdivisão na figura de tempo. nesse exemplo (3/4) está em semínima. pra fazer essa fórmula de tempo ficar composta agente multiplica a quantidade de batidas por 3 e a figura de tempo por 2, resultando em um tempo ternário composto, que é igual a 9/8. entendeu? se alguém não intendeu ainda eu vou pegar em algum livro que esteja mais bem explicado :)

    Revenant
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gabriel_Bp
    saquei valeu pela explicação \o/

    Revenant
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gabriel_Bp
    So não entendi esse lançe de 9/8 essa multiplicação... explica melhor se der..

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o lance da multiplicação que tu disse - na realidade divisão, pois na fórmula de compasso vai a divisão da unidade de tempo - é por que tu não tem como colocar um valor pontuado na fórmula de compasso, por isso tu escreve a divisão da unidade de tempo. entendeu?

    elvisinbrain
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    pelamordedeeeeeussss

    ate eu q sou baterista to ficando confuso com esse topico.....

    isso eh algo q deve ser escrito com muuuita calma e muuuuito detalhamento...

    vou tentar escrever algo sobre isso....cobrem de mim

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    to esperando.... tava tentando ajuda só

    Revenant
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    entendi nada mas valeu ai Gabriel estou sacando o caminho da coisa.. mais uma explicação mais detalhada seria bom.
    Abraço!

    dumestre
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara.. essa semana eu termino minha apostila que tenta explicar isso de forma bem simples.


    Se der td certo, eu a deixo disponível no 4shared e deixo aqui pra download.


    Abraços

    wandobax
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    compasso simples:e quando a unidade de tempo é divisivel por dois(quatro,oito etc) valores iguais
    compasso:seminima dividido por 2= colcheia+colcheia.
    Minima /2= seminima+seminima
    colcheia/2=semicolcheia+semicolcheia
    binario:2/4 2/2 2/8
    ternario 3/4 3/2 3/8
    quaternairo 4/4 4/2 4/8
    compasso composto é quando a unidade de tempo é um valor divisivel por tres e representada por uma figura pontuada (.)
    vlw t+ espero ter ajudado
    compasso:seminima(.) dividido por 3 = colcheia+colcheia+colcheia
    minima(.) / 3 = seminima+seminima+seminima
    colcheia(.) / 3 = semicolcheia+semicolcheia+semicolcheia
    binario:6/8 6/4 6/16
    ternario 9/8 9/4 9/16
    quaternario 12/8 12/4 12/16

    eltonbass
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tocar Dream Theater é até susse, tensow é compor parecido mesmo!

    dumestre
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    O wandobax explicou bem sobre os tempos.


    Mas a melhor forma de vc identificá-los ao ouvir é vc estudar ritmica.


    Experimente Pozzoli.

    É essencial

    wandobax
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Aeeee Lucas eu explikei um pouco sobre compasso simples e composto + acima nao sei se vc entendeu??... Vou passa um machete simples pra vc acha o comp. Simples e o composto..
    Se temos um compasso composto e keremos saber o seu correspondente dividi-se o numerador por 3 e o demoninador por 2
    6 dividido por 3 = 2
    8 dividido por 2= 4
    se kisermos o inverso'isto é,a parti de um comp. Simples temos o seu composto. Basta multiplicar o numerador por 3 e o numerador por 2
    4 x 3 = 12
    4 x 2 = 8
    isso aee galera t+ xauu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compassos: simples, mistos e... compostos! HELP!!