Oque fazer pra aparecer e sair falado sem quebrar o principal papel do baixo em uma musica?

Autor Mensagem
maikonbass
Veterano
# dez/05


Tipo alguns dizem q eu tipo, faço muita coisa diferent em uma musica só...

entao tipo, para os q japassaram por isso, oq fazer pra sair falado (pow aquele cara toca pra caraleo) (por exemplo) sem quebrar a musica em seu contexto


Valew pessoal, esse é o meu maior defeito....

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


apende a mandar um groove com o cotovelo.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank

Valew....

Mas tipo vamos supor q eu crie um groove, eu mantenho ele ate o fim (logicamente com umas coisinhas) mas a ideia eu mantenho a mesma?

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Fica a seu critério. Se vc tocar com o cotovelo, pode ser até só marcando a tônica, mesmo assim vão lembrar de você tocando ^^

FBassist
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
esse é o maior erro de muitos baixistas, não saber colocar as tecnicas nas musicas... vira uma massaroca só

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


Ok, estou me sentindo mal pelo conselho sem graça q eu dei.

maikonbass
Quando quero impressionar o público tento fazer algo inesperado. Dependendo do estilo que vc estiver tocando, o baixo realmente fica menos aparente, e para reverter essa situação acho que o melhor a se fazer é "causar".
Não digo causar de ficar pulando no palco, mas de fazer uma base diferente. Algo que sempre uso para ilustrar esse tipo de pensamento é a música Colorado Bulldog do Mr Big: puta walking bass foda, coisa comum de se ver no Jazz, mas difícil de se ver no Rock. Você acha que se no lugar do Billy Sheehan tivesse um baixista mais "comum" no Mr Big aquela música teria aquela linha de baixo, ou mesmo parecida?

Acho que com um pouco de conhecimento você consegue encaixar técnicas diferentes nos mais variados estilos. É só estudar :)

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank

Tipo na ulm toco ritmos brasileiros, só q com banda e mais pro lado d charme, soul, estilo funk americano...

Tipo o meu real problema é fazer muitas coisas diferentes, e esquecer d manter a linha......Tipo eu toco a nota e imendo fraseados, tappings, mas tipo até o outro acorde da musica.....ao inves d fazer oq muitos preferem (tocar, vamos supor, a tonica e segurar ate chegar no proximo acorde...

Pra mim é meio complicado pq eu escuto muito, mark king, michael marning, pixinga, abe laboriel.....e tento imendar oq eles fazem solando em bases normais d musicas cantadas...


nem notei a brincadeira.....huahauah to com sono

valew

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


Tipo o meu real problema é fazer muitas coisas diferentes, e esquecer d manter a linha
Isso realmente é um problema. O principal do improviso é estar sempre ligado a harmonia da música, para não "fugir do assunto".

Agora, entender o que o Manring faz não dá, eahiuehauea ^^

snd
Veterano
# dez/05
· votar


Seja carismatico com o público, olhe no olho... você não está no palco apenas pra tocar, se fosse assim, vc sentava num banquinho e ficava ali no canto escondido. Não esqueça que você é uma imagem, se numa aprensentação você agradar o público, todo mundo vai dizer que você toca bem. E quanto a técnica, faça apenas o que a música pede... pra qualquer instrumento parece que a música manda o que deve ser tocado, é como pegar a onda perfeita, a onda diz pra você o que você tem que fazer, e se você quiser impor a manobra a onda vai lá e te derruba. Eu não sou surfista, mas na música é igualzinho.

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank
snd


valew manos.......vo tenatr me controlar mais..e tipo enatr fazer coisas diferentes somente em uma parte ou outra.....e q nessas partes venha c destacar....

falow

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


continuem postando...conselhos...

( mas nao cobrem)

ahuhuahuaha(100graça)

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


só q com banda e mais pro lado d charme, soul, estilo funk americano
Paul Jackson neles. Grooves simples e fodásticos :)

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank

nunca ouvi Paul Jackson!

É um baixista ou um cara q leva o nome d uma banda?

valew

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


cara eu costumo manter a linha da música.. geralmente pra fazer alguma coisinha mais "ooh" eh q alguma parte mais parada da musica, ou de passagem... mudar aase de vez em qndo tipo no final do riff ^^
soh sugestao.. mas se controla! =]

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Baixista do The Headhunters. Tem muita coisa deles com Herbie Hancock. Se eu tivesse em casa já upava um som, mas to no trampo :/

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank

nao axei nada no kazza...sab algum nome d alguma musica?
sab ond posso encontrar?


valew mano

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


Tenta no soulseek ou emule.

Procura por The Headhunters, Herbie Hancock and the Headhunters.

Tem uns sons muito bons, tipo Hang Up Your Hang Ups, Palm Grease, Straight From the Gate...

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank

me passa teu msn!

vo tentar achar

Stank
Veterano
# dez/05
· votar


festanq # hotmail.com

maikonbass
Veterano
# dez/05
· votar


Stank
ta certo mesmo esse msn?

achei alguma coisa do herbie hancock...tipo jazz fusion,sancho shima, sun touch e chameleon

yuri ajala

essa linha q vc diz é um determinado groove q vc faz né?Ou só bater e segurar?

valew

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


eh fazer um groove mesmo nada dmais.. a tônica com um ritmozinha da batida sabe?
tbm odeio so bater e segurar huahauhauahua..
por exemplo o baixo de sweet child o´mine, durante o vocal, ele só usa a tonica e faz um ritmozinho mei pausado com ela.. ai investe na passagem de acorde q faz alguma viradinha legal..mas sem exagero ^^
eu tcava na banda coisa pop rock e hardcore.. e era assim q eu fazia com as musicas mais paradas.. ou mto agitadas q tinah qficar so na tonica msm.. ficava legal até..
mas lembra que as vezes num tem jeito, ja me conformei que pra algumas coisas a gnt serve mais pra dar sustentação mesmo =P

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


eu curto o baixo do Pato Fu, custuma ser mto legal.. dá uma olhada na música "Anormal" e presta atenção.. o baixo é traquilo (só na pentatonica), mas ao memso tempo envolvente..
por mais q vc nao curta pop rock dá uma escutada.. é "simples e produzido"...;D

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


(falei merda da pentat, malz ae)

Andre Passos
Veterano
# dez/05
· votar


Qdo comecei a tocar(q nao faz muito tempo), td q aprendia procurava colocar na musica, issu e normal...ate eu ouvir osgrandes baixistas tocando, cara pra mim existe uma "nota perfeita" q tocada na hora e lugar certo, eliminam qq uma, foi o q Ron Carter disse, mas issu e com o tempo, agenti vai aprendendo q existe uma nota q dah um efeito melhor q muitas tocadas sem nexo, e relamente soh o tempo e tocar muito q vai fazer agenti aprender, e tenta fazer uma logica em td q faz, sem frases e tecnicas sem nexo...dai e soh vc sentir, esse feeling eh essencial a qq baixista, se por exmplo vc ouvir tres grandes baixistas q considero atualmente, Ney Conceicao(Joao bosco...), Serginho Carvalho(Djavan...), Alberto Continentino(Ed motta...), vai ver q eles soh tocam de boa e sao um dos melhores, sem precisar mostrar td q sabem em uma musica.
Axo q depende tb do q vc quer da sua vida...se quer ser aqueles baixistas(q eu nao gosto) e q sao showmans, q fazem um show e tocam td e mais um pouco, e de tecnica sao perfetos,esses normalmente fazem carreira solo, issu eh um caminho, ou senao acompanhar alguem, tocando nao pra aparecer, ams pra musica aparecer..dai jah eh outros estilo, e claru tem alguns q fazem esses dois caminhos perfeitamente...

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


concordo plenamente com o dae de cima \o\

Half
Veterano
# dez/05
· votar


Um bom treinamento é vc gravar o que toca, nem que seja em um mísero gravadorzinho... Vc escuta seus podres hehehehehe
Vc aprende a economizar notas que "saem em excesso" além de melhorar, e muito, sua sonoridade. Sem contar que vc vai passar a ficar mais esperto com a marcação do tempo... Ouvindo o que tocamos, fica mais fácil perceber as gafes rítmicas.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


maikonbass
Toque pelado.

yuri ajala
Veterano
# dez/05
· votar


pode dispensa isso =P
nois ajuda alguem atrapalha. se vc faz isso pq num consegue toca direito.. um bom jeito de chama atenção.. so q nao vá decepciona o publico ao toca pelado hein ..

Zeh Horn
Veterano
# dez/05
· votar


Um bom jeito de se fazer as linhas, é fazer coisas simples, mínimo de notas (mas também não ficar o tempo todo na tônica) e quando sobra aquele "espaço" preenche com o baixo. Além disso, algumas partes, ficam muito melhores deixar soando uma nota, ou seguir a tônica, não fica tudo embolado. Não quer dizer que porque você sabe milhares de técnicas que você tem que aplicá-las o tempo todo. Distribuir bem as técnicas é legal, o pessoal nota que você sabe várias coisas diferentes, em músicas diferentes.

Não tenho muita experiência mas essa é minha opinião.

marcioazzarini
Veterano
# dez/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


maikonbass

Pega o PJ do Jota Quest como exemplo...

O cara não fica punhe-tando o baixo a toda hora, faz umas bases muito consistentes, e com isso consegue chamar a atenção pra ele, FAZENDO SIMPLESMENTE O PAPEL DO BAIXO NA MÚSICA! Já vi muito neguinho q não entende nada de música elogiando o PJ (E olha q pra nego leigo de música elogiar baixista é muito foda, né...).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Oque fazer pra aparecer e sair falado sem quebrar o principal papel do baixo em uma musica?