Digitação Alemã????

    Autor Mensagem
    Eduardo Ramalho
    Veterano
    # nov/05


    Oi pessoal,
    Estudei contra-baixo ha muito tempo e logo após fiquei anos parado... Agora estou de volta e me comentaram de uma digitação alemã... alguém sabe de alguma coisa que possa me ajudar??? Se possível mandem o desenho dela.
    Muito obrigadão.

    Stank
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu acho que esse tópico teria mais sorte no forum de contra-baixo.

    Mas, vamos lá. Não entendo muito disso, mas pelo que sei, existem 2 grandes escolas de contra-baixo acústico na história da música: a Italiana e a Alemã.

    Na italiana a digitação era a seguinte: 3 casa com a mão: 1 - indicador, 2- médio, 3 - mindinho. Como eles são um povo de estatura menor, tinham dificuldade para usar 1 casa por dedo.

    Já o povo germânico tinha uma estatura média considerada alta, o que facilitava a digitação(quanto mais alto, maiores os dedos) e por isso usavam um dedo por casa.

    Agora, transpondo isso para o nosso instrumento elétrico moderno, não sei como ficaria, pois hoje constroem braços mais finos, cordas mais próximas e várias outras adaptações para os povos de baixa estatura. Quem tiver a chance de tocar um baixo coreano e um americano logo notará a diferença...


    Só pra saber, vc toca o contra-baixo acústico ou o elétrico?

    maggie
    Veterana
    # nov/05
    · votar


    Eu acho que esse tópico teria mais sorte no forum de contra-baixo.

    movido

    isaqueras
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    maggie
    Ah bom agora entendí
    Stank
    Ó o professor... parabéns, precisamos de gente que colabore por aki. Pena que sou um topeira.

    Eduardo Ramalho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Oi pessoal,
    Em primeiro lugar pesso mil desculpas pela falta cometida. Eu realmente tentei colocar esse tópico na área reservada ao instrumento contra-baixo, mas infelizmente me enrolei todo e quando ví não dava mais para corrigir... sou meio atolado com computadores mas prometo que da próxima vez vou ser mais prudente, ok?
    Stank, como eu disse parei de tocar contra baixo durante 14 anos e somente voltei agora. Na minha época a digitação obedecia diversas regiões do braço do instrumento, com 5 digitações diferentes. Normalmente as escalas maiores começavam com o dedo médio e mínimo e as menores com o dedo indicado e mínimo e, respeitando uma casa para cada dedo (em geral). Isso dava uma ergometria muito boa pois todas as notas ficavam ao alcance dos dedos, evitando dar pulos ao tocar e podendo tocar toda a música em uma das 3 regiões do braço.
    Há algumas semanas me passaram uma digitação completamente diferente de tudo que já ví... e me disseram que era uma digitação alemã para contra-baixo acústico. Ela consiste em: C- dedo indicador na corda A. na 3ª casa, D - dedo médio na corda A na 5ª casa, E- dedo anelar na corda A na 7ª casa. O mesmo molde se repete com os mesmos dedos na corda D para as notas F,G,A. As notas B e C são tocadas com os dedos indicador e médio nas casas 4 & 5 na corda G.
    Essa a forma de escala que me passaram... achei que essa nova forma não é nada ergonômica, visto que uma pessoa de 1,50 m ( que não é o meu caso) dificilmente tocaria em tal forma devido ao tamanho da mão e dedos...
    Quanto a sua pergunta: Toco contra-baixo elétrico, possuo um de 4 e outro de 6 cordas... agora estou a procura de um "acústico" tipo do Yamaha Silent Bass.
    Um grande abraço para todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Digitação Alemã????