Dicas de como decorar uma musica (Ou: Como treinar no desespero)

    Autor Mensagem
    Sawamano
    Veterano
    # nov/05


    Ola pessoas!
    Eu comecei com o baixo faz uns 6 meses, mais como um hobbie do que qualquer outra coisa. Comprei meu instrumento (de estimação =P) a uns 3 meses, e desde lá venho treinando conforme posso.
    Faço aulas por todo esse tempo, e tive um desenvolvimento bastante razoavel, porém, obviamente não possuo aquele Q a mais que muitos daqui já demonstraram.

    Pois, por um acaso do destino, terei de tocar duas músicas daqui 15 dias. Nunca subi num palco, e menos ainda, toquei com outros músicos. Os ensaios tem sido mais esparsos do que eu gostaria, e o baterista, em quem eu deveria me apoiar, ainda é bem novo no instrumento, e comete erros de ritimo frequentes, mas que, devido à algum motivo misterioso, sempre consegue criar um "solinho" para faze-lo passar desapercebido (o velho migué). Deste modo, eu acabo tendo que "isolar" o som do resto da música, e manter meu tempo, espernado o baterista me acompanhas :(.

    As músicas que irei tocar são extremamente aversas aos meus gostos. A primeira delas é relativamente simples, e sofre o problema do baterista que mencionei, "Vamos Fugir" do Skank. Meu problema com ela surgiu devido ao fato de mudarem de tom a musica varias vezes, fazendo com que eu não tenha conseguido decora-la ainda, mas acho que em coisa de meia hora de estudo eu faço, então não existe problema.

    O trauma mesmo é na segunda música, "Heaven" do Bryan Adams. A linha de baixo é meio grandinha, e não é tão repetitiva, apesar de não ser realmente uma música tão dificil. Meu problema é em descobrir como lembrar de todas as passagens, das notas, e, principalmente, em como não me perder na hora que algum dos outros instrumentos der aquela "viajadinha", solos ou coisas do tipo.

    Alguns de vocês tocam em bandas, e decoraram repertorios enormes. E eu acredito que deva existir algum "segredo" para não esquecerem desse tipo de coisa na hora H. Eu estou pedindo que me deem dicas de como decorar as musicas, e de como manter a concentração no meu instrumento... ah, eu nunca tinha ouvido "de verdade" as duas músicas... então não lembro delas tão bem quanto das musicas que gosto.

    Obrigado.

    Egregora Digital XIII
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ssquecer alguma levada improvisa sobre o acorde em que está a música ou fica tocando só tônica mesmo.

    RodrigoBR
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lí so o topico cara, mas pra voce tocar legal uma musica escuta muito ela, até voce ejoar e cantarolar a musica, ai a segurança é total

    robgd
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    uahuahau....a 1 mes atras minha banda tocou 20 musicas numa festa q tava tendo em uma escola, eu nunca tinha subido em palco tbm, eu tava meio nervoso, mais e impressionante..depois q voce toca a primeira musica voce fica louco e esquece de todo mundo q ta te olhando, no seu caso vai ser foda por causa do batera...mais nao tem problema nao cara, voce so vai tocar daqui a 15 dias e serao so 2 musicas, fica tranquilo mesmo o batera sendo meio fraco em 15 dias ele pega as musicas ( se nao pegar ele bem iniciante hein...) mais essa parada de segredo pra guardar as musicas e nao esquecer nao existe, se voce esquecer a musica vai olhando o cara da guitarra e acompanha ele. Falou espero ter ajudado

    Britaum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ò meu amigo toco numa banda e o repertorio é de umas 100 musicas durante um baile. Então cara tem que houvir muito a musica e acima de tudo tem que conhecer o braço do instrumento conhecer, todas as escalas ter uma técnica boa , em fim cara tem que estudar. pratique todos os arpejos no braço todo do instrumento. Se voce ainda não tem um dominio procure uma escola ou um professor em sua cidade e mãos a Obra. também já passei por isso. Um abraço

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Rpz...sabe o q fazia... pegava a música com a banda... trazia o cd pra casa... e fikava ouvindo a musica aki e viajando nela... criando frases, solos,improvisando nela... eu fikava brinkando com as músicas vei... eh massa fazer isso...e vc ganha um dominio sobre o campo da musica... mas se eskecer alguma nota.. olha pro braço da guitar... se ele tb eskecer ai ferrou...

    fox_123
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Porque vc nao toca olhando a cifra dessa musica? so pra garantir!

    Varios musicos tocam usando pastas com seus repertórios...

    Um abraço!

    AdrianoP
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Cara pega o Guitar Pro e vai pegando parte por parte!!

    moog
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    qual versão vc vai tirar? do acústico ou de estudio?

    Sawamano
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Espero eu que sejam as de estudio, pois foram as que eu baixei para ouvir!
    Já recorri ao GuitarPro, decorei metade da Heaven, mas o resto ainda tá dificil =(

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    estuda mais....so isso.....vc acaba falando a musica sem querer....eu num procuro decorar a musica e sim senti-la deixe a musica fazer parte de vc e vc aprende

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de como decorar uma musica (Ou: Como treinar no desespero)