Quem é contra ou a favor a tocar baixo com palheta ?

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# jul/11
· votar


tanto q existem musicas q so ficam bem de palheta
não exagera.

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


tb nao preciso exagerar, concordo contigo mano
mas imagina tocar sting of the bumblebee no pizzicato, cruel cara



pablogd
Veterano
# jul/11
· votar


Daqui a pouco vão discutir quem toca sentado e quem toca em pé.

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


Buja
Já vi um cara tocando algo nessa velocidade com pizicado (4 dedos).
Fazendo double thumb tmbm é possível.
Mas claro....com palheta fica melhor mesmo hehe

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


pablogd
forum é pra discutir mesmo velho...so nao pode sair na porrada kkkkk

dibass
isso tem mesmo.....nao é o steve harris do iron q toca com 4 dedos
nuuuuuuuuuuuuu ai é muito fora da minha realidade
eu so ser humano nao deus kkkkk

Fabio Warken Luz
Veterano
# ago/11
· votar


Acredito que as técnicas devem sim, ser inovadas, mas acredito tambem, que o baixista deve dominar muito bem o pizzicato, o slap e o finger pop para ir para palheta...

Na minha opinião devemos percorrer uma boa estrada do caminho ja percorrido e depois tentar inovar.

Abrass

diegoloko12
Veterano
# set/11
· votar


Bom dia amigos

Estou upando esse tópico porque tenho algumas dúvidas.

Sou guitarrista a anos e nesses últimos messes tava parado sem banda (mas claro, praticando sempre), então recebi uma proposta de um amigo meu para fazer um teste para tocar baixo na banda dele.

Como nunca toquei baixo a finco encarei como desafio e vou fazer o teste e ver como será essa experiência de realmente ser um baixista.

Mas vamos a questão: não consigo me acostumar a tocar com os dedos definitivamente, pois claro, sendo guitarrista sou acostumado a usar palheta sempre, e me senti mais confortável usando a palheta

Vocês poderiam me ajudar com isso?
Quais as diferenças de tocar baixo com e sem palheta?
Uso uma palheta de 3mm pra tocar o baixo, o som vai ficar mais legal se eu pegar uma de 4mm?

Até agora grato.

dibass
Veterano
# set/11
· votar


diegoloko12
primeiro ponto: você vai tocar que estilo musical?

Quais as diferenças de tocar baixo com e sem palheta?
pra quem ouve só muda a sonoridade, que com palheta fica mais "estralado" o som.
Pra quem ta tocando o que muda é a tocabilidade. A palheta só vai te auxiliar em fazer notas rápidas e contínuas. A maioria das técnicas são difíceis de executar com palheta. Como o slap e tappig por exemplo.

diegoloko12
Veterano
# set/11
· votar


dibass

Cara, varia um pouco, mas basicamente é metal

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


Compra um baixo com tug bar ( em baixo, o contrário de thumb rest), aí dedilha
era assim que os guita se viravam nos anos 50/60

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


Ah sim, sobre as palhetas, quantos maior, mais estalado(muitos acham que fica sem graça e artificial) depende do que vc quer
por mim até 3mm, 4mm é muito(alias, existe?)

diegoloko12
Veterano
# set/11 · Editado por: diegoloko12
· votar


GuiEntwistle

cara me explica melhor isso que eu sou leigo no baixo ainda

Quanto as palhetas, existe sim, existe até absurdos 12mm!

dibass
Veterano
# set/11
· votar


diegoloko12

Aah, então a palheta até vem a calhar. Mete fixa que fica bom!
(apesar de todo preconceito que se tem)

Mas vou te dizer, visualmente é mais massa ver um baixista fazendo pizicato com os 4 dedos. Ainda mais acompanhando o pedal duplo.

Sei lá, da a impressão que o baixista tem mais "moral" se assim posso dizer. Saca?

diegoloko12
Veterano
# set/11
· votar


dibass

Sim, a parte do preconceito eu ja tinha ouvido falar. Mas não tem jeito por enquanto eu vou me virar com a palheta mesmo HEHE

Só mais uma coisa que eu tenho dúvida: o baixista acompanha o bumbo em si ou a bateria como um todo?

daniels07
Veterano
# set/11
· votar


Cara, por favor, aprender a tocar com o dedo! Por mais que você prefira o som da palheta...
Sou baixista e não consegui me acostumar a tocar com palheta na guitarra... E aprendi. As pessoas se acostumam!
Por mais que existam fodões que tocam com palheta, todos eles sabem tocar com o dedo.

Em questão de milimetros, eu uso palheta 0,7mm ou no maximo 1mm pra tocar baixo.

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


não conheço nenhum ferradão profissional lengendario plus plus que toque de palheta

É isso aê, JL_Marcondes
também nunca ví, e particularmente odeio tocar de palheta, acho "Frescura" tocar baixo de palheta

dibass
Veterano
# set/11
· votar


Emerick
também nunca ví, e particularmente odeio tocar de palheta, acho "Frescura" tocar baixo de palheta

Então toca uma música inteira com todas (ou maioria) das notas tocadas em semifusa só com os dedos.

Consegue??

Agora tenta com palheta. Aí responde se é frescura.

Abç

GuiEntwistle
Veterano
# set/11 · Editado por: GuiEntwistle
· votar


dibass
eu acho ridiculo usar mais que 2 dedos, fica um som muito indefinido, além do som se for gravado em casa fica um som no fundo dos dedos batendo nas cordas
o steve harris já afirmou usar só 2, e ele consegue aquela velocidade(geddy lee também, ele acho que deve usar mais que dois, afinal, ele tem várias maneiras de tocar)

não conheço nenhum ferradão profissional lengendario plus plus que toque de palheta

sobre isso, baixistas como John entwistle(altera entre palheta e dedos pela musica, já foi discutido no tópico todo e ainda tem baixista que realmente falam coisas desagradaveis para mim), Chris Squire na minha opnião tem linhas de baixo e um timbre muito fodas, Jack Bruce, no Cream ele alterava também
E pra deixar claro, o timbre de palheta é tão bom que o geddy lee falou numa entrevista "eu acho que queria aquele som, mas não queria tocar com uma palheta" hoje acho que ele vê que isso é besteira, o som de palheta é muito definido

diegoloko12
sobre as palhetas, cada grossura tem um som diferente, compre umas duas de 1mm e pouco, 2mm, 3mm
mais grossas que essas nunca vi ser muito usada, talvez por que não satisfaz, legal você querer escolher a palheta, o baixista escolhe o timbre que ele quiser



passei um bom tempo nesse post, que medo de perde-lo!

Emerick
Veterano
# set/11
· votar


Então toca uma música inteira com todas (ou maioria) das notas tocadas em semifusa só com os dedos.

Consegue??

Agora tenta com palheta. Aí responde se é frescura.


É, Realmente existem músicas pra se tocar com palheta.

dibass
Veterano
# set/11
· votar


Viu galera como é simples esse lance de com palheta ou sem palheta?

Aí acaba sendo a mesma discussão de transtorizados e valvulados, nylon ou aço, slash ou malmsteen, "baixista é um guitarrista frustrado?", rock ou pagode, comunismo ou capitalismo, católico/evangelico/budista/espiritista/ateu/agnóstico...... são discussões que não tem muito resultado.

A conclusão é: com ou sem palheta é bom e/ou ruim. Depende do gosto do baixista. O fato é que tocar com palheta dificulta algumas técnicas (como já falei), assim, tocar músicas rápidas sem palheta pode ser um pouco difícil também.

Eu, por exemplo, toco sem palheta. Porém, quando estou tocando um blues ou um rock 'n roll daqueles bem vintage gosto de usar a palheta pra ter o som que ela faz no atrito com as cordas. Simples :)

JL_Marcondes
Veterano
# set/11
· votar


Aí! Ficam falando de mim sem citar meu nome?! Falem na cara! Seus... UAShuaHUSh...
Brinks... aê, vou repetir oq eu falei:

Proibido! "Baixo com palheta? Pq não toca teclado com baqueta?!" Já dizia Fabio Guazzi ehehhehe...

GrandE, excelente músico!!!

Zueira.. antigamente eu era mais xiita e tinha vergonha desse lance de baixita apelar pra paleta etc etc.. hjeee entendo que em alguns casos, é para obter um som, ou pode-se dizer q é tb uma técnica..
Viu... eu não falo soh "meh"...

não uso e acredito que jamais usarei... não faz meu estilo..
Não.. não faz mesmO!

não botando lenha nem dando tapa na cara de ninguém, mas não conheço nenhum ferradão profissional lengendario plus plus que toque de palheta.. geralmente só {...} enfim.. não vou dar minha opnião "preconceituosa" hehehehe...
Foi como eu disse... não quis botar lenha no assunto não.. EU não conheço baixistas assim.. além dq, provavelmente é pq não faz meu estilo, daí não topei com nenhum até agora..

GuiEntwistle
eu acho ridiculo usar mais que 2 dedos, fica um som muito indefinido, além do som se for gravado em casa fica um som no fundo dos dedos batendo nas cordas
o steve harris já afirmou usar só 2, e ele consegue aquela velocidade(geddy lee também, ele acho que deve usar mais que dois, afinal, ele tem várias maneiras de tocar)


Caaalma... Não é só o Lee que várias maneiras de tocar.. existem várias maneiras de se tocar.. com 1, com 2 , 3, 400 dedos... ehhehe... o lance é técnica...

Não que simplesmente exista uma maneira correta ou ideal.. mas há como fazer o pizzicato com 2 dedos com grande velocidade? Lógico que tem.. tem como tocar com os 4 dedos sem ficar aquele "dum, dim, dom-dom"... opa! Mas pra isso, mto estudo e mta técnica.. tem q se desenvolver... certa vez vi uma baixista (Julia Lage) que ficava tocando com o dedo médio e o anelar.. e, mais o dedo médido.. e o som, não tinha nada de estranho, e visualmente tb não.. tipo, eu via q era diferente mas era nítido que ela estava tocando sem esforço e q não ia qbrar a música (ou os dedos uashu)..
Isso de técnica e desenvolver habilidade é tão verdade que me lembro de um manolo que não tinha braços, e tocava violão com os pés.. dedilhava, fazia arpejo, e td mais.. ele desenvolveu habilidades e a técnica de tocar com os pés mto melhor que mto músico que toca aí com as mãos..

Enfim.. td é questão de técnica, seja com palheta com a lingua ou com os 5 dedos... tocando direito, o resultado será bom ;)!

ps: o maior preconceito da palheta é que, 90% (se não for mais) toca com assim por comodismo.. pq "é mais fácil"... nunca vi um nego dizer "Ahh.. vou tocar com palheta pois eu acredito que esta técnica 'bla bla bla'..." ¬¬

diegoloko12
Veterano
# set/11
· votar


dibass
GuiEntwistle
JL_Marcondes

Muito obrigado pela ajuda! (falando nisso por enquanto eu to praticando baixo num violão que eu adaptei rs. E hoje eu treinei um pouquinho e consegui tocar com os dedos, mas por enquanto vou de palheta hehe)

Mas enfim vocês que provavelmente são baixistas experientes podem me ajudar em algumas questões ainda?

1) O baixista acompanha o bumbo em si ou a bateria como um todo? (tinha perguntado mais acima mas enfim)

2) O que é um tug bar?

3) Uma pergunta meio óbvia: Devo providenciar um baixo o mais rapido possivel para treinar ou posso por enquanto continuar no violão adaptado?

Grato

dibass
Veterano
# set/11
· votar


diegoloko12
1) O baixista acompanha o bumbo em si ou a bateria como um todo? (tinha perguntado mais acima mas enfim)
Cara, a princípio vc acompanhar o bumbo é um bom começo. Vc vai sentir naturalmente quando mais pode tocar. Experimente tirar músicas e tentar comprar esse lance de bateria + baixo.
Eu, como toco rítimos mais swingados costumo aproveitar de tudo ou quase tudo que a bateria faz. Mas aí tem que lembrar: a banda não se resume só no baixo e bateria, tem que se atentar aos outros musicos tmbm.


2) O que é um tug bar?

non sei :S

3) Uma pergunta meio óbvia: Devo providenciar um baixo o mais rapido possivel para treinar ou posso por enquanto continuar no violão adaptado?
Como vc disse: meio óbvio rsrs.
Cara, embora sejam notas iguais, treinar com o baixo faz toda a diferença. Pq a pegada muda. A distancia entre as cordas mudam, expessura das cordas, distancia das notas e tudo mais.
Se acostumando com o violão pode dificultar depois vc fazer as mesmas coisas no baixo. A questão de agilidade vai mudar bastante também.

entendeu??

diegoloko12
Veterano
# set/11
· votar


dibass

Sim cara, valeu! Só um coisa: antes você tinha mencionado que pra tocar metal era legal tocar com pizicato, fui tentar pela primeira vez consegui fazer cavalgada com 3 dedos hehe. Mas logo chego consigo com os 4 rs.

Valeu então, obrigado a todos que me tiraram as dúvidas!

dibass
Veterano
# set/11
· votar


diegoloko12
então cara, eu acho massa!!
Aprendi só pra ensinar um aluno, aí peguei gosto pela coisa hehe

O povo acha difícil e 'babam' em quem faz, mas é mais fácil do que parece. É só treinar. Tudo questão de cordenação motora.
Aí assim, tenta fazer o som sair igual ao tocar com todos os dedos.
Ou seja, o som que sai com indicador deve ser o mesmo som que sai com o minguinho. anelar e médio.

Abraço!

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


1) O baixista acompanha o bumbo em si ou a bateria como um todo? (tinha perguntado mais acima mas enfim)
Disso eu não entendo nada D:
2) O que é um tug bar?
esquece o tug bar/thumb rest, foi uma brincadeira minha

3) Uma pergunta meio óbvia: Devo providenciar um baixo o mais rapido possivel para treinar ou posso por enquanto continuar no violão adaptado?
Pode ser bom por mais ou menos um mes, mas aí compra um baixo, eu fazia isso, mas não é igual

JL_Marcondes
Veterano
# set/11
· votar


Acho que só faltou eu neh... vou colar dos meus amigos aushuhsaU Brinks!

(ui ui ui.. fui chamado de "mais experiente" ASUhusas)

1) As duas coisas e mais um pouco: Comece pelo bumbo, depois tente acomponhar como um todo, mas, não fique preso só nisso.. continue evoluindo!

2)Não sei como isso veio para aqui, mas pela resposta acima imagino ehheh.. enfim, tem uma pecinha que geralmente aparece em baixos mais vintages que serve para apoio/descanço dos dedos.. daí ela recebe um nome diferente pela localização e finalidade...

3) Depende.. vc qr apreder baixo o mais rápido o possível? ;)

paulolovo
Veterano
# set/11
· votar


1) O baixista acompanha o bumbo em si ou a bateria como um todo? (tinha perguntado mais acima mas enfim)

Depende muuuuuuuuito da música e do baixista. Enfim, existem músicas que o baixo só segue o bumbo, outras músicas o baixista segue a guitarra e às vezes o baixo que é seguido pelos outros instrumentos.

3) Uma pergunta meio óbvia: Devo providenciar um baixo o mais rapido possivel para treinar ou posso por enquanto continuar no violão adaptado?


Bem, se você tiver uma noção básica mesmo de notas, etc. já pode pegar um baixo pra você aprender mais rápido. Procure um professor ou mesmo pela internet exercícios pra você treinar seu pizzicato.

Acho que é isso mesmo, espero ter ajudado.

mccartney10
Veterano
# set/11
· votar


não fica a mesma coisa com palheta,o baixo perde o timbre,aquele timbre grave.
acho que tocar sem palheta é marca do baixo

GuiEntwistle
Veterano
# set/11
· votar


mccartney10
pelo seu nick você deveria gostar de palheta
mas, palheta é pra um estilo unico, por exemplo, um baixista de rock tem que saber tocar com palheta, já pra baixistas de jazz ou funk/soul que tiram timbres gravões e também que são solistas palheta não é muito uma técnica
são dois timbres diferentes, não confundam as coisas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem é contra ou a favor a tocar baixo com palheta ?