Uma duvida q envolve: Cadencia...Improvisação...Tom...Modos...Escalas...

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: AnDerSon_BoLLo


    A duvida eh a seguindo...na hora do solo e tal...

    Vou dar como exemplo "C"... tipow... a parte da musica tah numa cadencia de I,IV,V... aí vc vai fazer um solo... keria saber se na hora q tiver dando o acorde V na guitarra... o q eu posso usar... tipow... eu sempre vou pelo tom da musica... se eh "C" eu improviso em "C" mesmo sem ligar pros acordes,pelo menos eu era assim... mas kero saber se esse eh o certo isso??... ou se quando tiver no V grau eu teria q usar algo q entre no tom de "G" no caso aí... eu poderia usar o modo Jonio de G??? ou a Mixolidia de G?? (se o tom eh "C"),ou apenas posso continuar fazendo meu solo em C maior mesmo q naum vai alterar nada??? posso fazer tudo isso aí... ou tem algo errado??...

    Perguntei a 2 guitarristas,1 me falou q solava no tom de C mesmo... e o outro falou q tem q fikar ligado no acorde q eh ele q dita a escala q vai usar... no caso ele mudaria pra escala maior de G,faria um arpegio pra G e tal,essas coisas (mas isso quer dizer q se a musica for rapidona... eu vou fikar dando pulos e mais pulos no braço... atras da escala do acorde???)... na cadencia V... eu posso usar a G mixolidia numa boa??... ou fikar na escala de "C" maior???

    Eita pau... me enrrolei todo... espero q entendam... isso me confunde... consigo nem explikar minha dúvida...hauahauhau.... fikem na paz...

    Thiago Correia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bom.. nao vai mudar nada solar em C ou em G mixolidio.. pois as 2 escalas tem as mesmas notas...! so ta mudando o desenho pois na G7 mixolido a escala comeca no V grau de C

    agora se for um Gm ou algoma outra coisa.. alguma mudanca no G ai vai ter q mudar a escala.. mas se for dentro do campo harmonico.. nao vai mudar nada

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    eh.. se voce usar a escala de G modo jonio vai mudar o campo hamonico....

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05 · Editado por: AnDerSon_BoLLo
    · votar


    otavio016
    hummm... mas e sem ser solo... tipow uma frase na hora q o cara tah tokando em "G"... posso usar a Jonio de "G"?

    Thiago Correia

    eu falei mixolidio... soh pq esse modo dará a intenção Mixolidia "G"... mas pq vc falou "G7" e naum "G" normal.... o exemplo q eu dei eh G maior... campo harmonico de "C"... se fosse Gm... jah seria outro Campo, neh ?

    Thiago Correia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    intao.. por isso q eu falei G7(maior com setima menor)

    porque ele no campo harmonico de C eh o V grau.. e todo V grau tem a setima menor logo todo V grau de um campo harmonico pode ser usada a escala mixolidia... a nao ser q ele tenha alguma alteracao.. ai vc vai ter q mudar a escala de acordo com a alteracao

    tenta da uma procurada(nao sei se vc ja procurou) aqui no forum sobre o assunto... achu q tem um bocado de topico falando de campo harmonico

    blz.. flw ae

    Thiago Correia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    hummm... mas e sem ser solo... tipow uma frase na hora q o cara tah tokando em "G"... posso usar a Jonio de "G"?

    pode... desde q ele nao tenha a setima menor como eu falei

    fox_123
    Veterano
    # set/05
    · votar


    De uma forma bem simples, todos os acordes que são construidos sobre os graus da escala de DO maior, você pode de deve usar a escala de Do jonica sobre todos eles....o que você deve ficar ligado é o seguinte, quanto for tocar notas de maior duração, parar em alguma nota ou fazer um riff, sei la! procure dar enfase para as notas que formam esse acorde ou usar tensões boas para o mesmo (deve ter sido por isso que o seu amigo te falou pra ficar ligado nos acordes)...mas tocando notas rapidas, pode mandar o que você quizer que ta dentro cara!! vai fundo!

    Um abraço!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fox_123

    notas q formam o acorde no caso "G", neh?

    Thiago Correia

    e se fosse o C,F,Gm... o tom mudaria pra Fá (acertei?) mas... iai eu poderia usar a de G menor?... ou teria q usar G dórico??


    pode... desde q ele nao tenha a setima menor como eu falei

    desde q tenha ou desde q naum tenha?? c falou q era pra usar com setima menor e agora disse isso


    Aonde tem material sorbe esse assunto... como devo procurar???

    Thiago Correia
    Veterano
    # set/05
    · votar


    procura isso na busca

    pode... desde q ele nao tenha a setima menor como eu falei

    desde q tenha ou desde q naum tenha?? c falou q era pra usar com setima menor e agora disse isso


    em G vc usa Jonio.. em G7 vc usa mixolidio

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Thiago Correia

    procurar como o q?

    c tem msn... pra depois conversarmos melhor??

    fox_123
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É exatemente isso! o G com certeza!

    Pesquise sobre campos harmônicos, que vai ajudar bastante

    Um grande abraço

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    blz... valeu

    Rodrigo Brizzi
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Opa...

    AnDerSon_BoLLo
    Fala cara...
    Acho que algo que ajudaria você é um estudo de "avoid notes" (notas a serem evitadas em determinados acordes...).
    Exemplo: o intervalo de 4a. e 7a. no Jônio ou somente o intervalo de 4a. no Mixolídio.
    Explicando "por cima": ela não "soam bem" pq semitonam com as notas principais do acorde.

    Não que por isso elas não devam ser tocadas... vai da intenção que deseja...

    Dá uma pesquisada nisso...

    Abraço!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rodrigo Brizzi

    Valeu... Brigadão aí

    moog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    no método do nico assumpção tem os modos e sobre as "avoid notes"

    vc tem ele?

    se não tiver, baixa ele AQUI

    só clicar em "free" no final da pagina

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    moog

    Como sempre... Moogão... valeu vei... brigadão mesmo... mas até hoje espero vc no msn e nada

    joaopaulonascimento
    Veterano
    # set/05
    · votar


    oi

    moog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    po cara... manda teu msn de novo... vo add.. (eu ja add, mas...)

    joaopaulonascimento
    oi

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Pense na relação da nota que você está solando com o acorde da vez. É obvio que as notas de um C jônio são as mesmas de um G mixolídio, mas quando você faz um Dó maior você tem como notas fortes, que soam dentro do acorde, as notas da sua formação.

    Se você tocar 3 notas do acorde de Dó maior (C, E e G) sobre um G (Vº grau), você terá sobre o G um C (quarta de G), um E (sexta de G) e o G (Tônica).

    Depende da sua intenção.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    moog

    anderson_rms@hotmail.com

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    hummm... arpegios... sei... fala mais

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Então, arpejos não são as notas do acorde? Um arpejo de G7 envolveria as notas ímpares do modo mixolídio: G, A, B, C, D, E, F, G.

    As notas ímpares são as mais fortes, pois pertencem ao acorde do momento. Uma ilustração bem simples seria acentuar (ou deixar nos tempos fortes) e usar as notas intermediárias (as pares) como passagem.

    Faça um teste. Toque a nota Sol grave e deixe soar. Enquanto a nota ainda soa, toque outros intervalos e sinta a diferença dos intervalos ímpares dos pares.

    Você já percebeu que G mixolídio tem as mesmas notas de C jônio, mas a tônica é outra, portanto os intervalos também soam diferentes.

    Arpejos, Modos, Pentas, Tríades, etc... estão todas a suas disposição.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu ;)

    Carlos Garofali
    Veterano
    # set/05
    · votar


    estimado Anderson: experimenta em G7 a escala menor melódica de Ab na forma pura o seja soube desce igual. todas as notas são aceitas pelo G7. Alias e a que eu uso entre outras.
    Outras escalas a usar em G7: dm melódica soube e desce igual, o modo mixolidio(cuidado com o 4to grado desta escala).e as escalas diminutas de :G#,B,D e F. nao vou dar a explicaçao de porque entram as notas dessas escalas, porque demora muito,porem elas funcionam mesmo. alias podes usar essas mesmas escalas num ac de Db7 tambem.
    boa pesquisa ; Carlos garofali pianista e arranjador.

    IgorK
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Bom cara, sua dúvida é a dúvida de muitos baixistas... O negócio é o seguinte, todos o acordes tocados pertencem ao Campo harmônico de Dó Maior, portanto se você utilizar a escala de Dó maior, estará correto no seu improviso. Porém analisar estes acorde separadamente também não está errado. Tudo depende da intenção que quisermos dar ao solo, pois se analisarmos por ex. Dó maior como I de Dó teremos uma sonoridade, se analisarmos como IV teremos outra sonoridade, o mesmo acontecendo se analisarmos como V... Mas todas as análises estão corretas, pois nestes 3 graus os acordes são maiores...

    Conselho: Não use escalas menores por enquanto. Elas soam um pouco mais "out", oque eu gosto muito, mas requerem mais experiência e conhecimento. Procure conhecer os arpejos e as escalas maiores, notas de passagem e de descanso, e só depois que dominar isso, aí vá adiante...

    Abraço!

    Gabz bass
    Veterano
    # set/05
    · votar


    quais são as notas de descanso e passagem , quais os graus??

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    IgorK

    Analisar com o V... com a escala mixolidia neh???...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma duvida q envolve: Cadencia...Improvisação...Tom...Modos...Escalas...