【FIXO】 Tutorial de Pizzicato (by Computer Phantom VIII)

Autor Mensagem
Ivanov_br
Veterano
# jun/06
· votar


BElos exercicios para iniciantes

RodrigoBR
Veterano
# dez/06 · Editado por: RodrigoBR
· votar


so pra movimentar um pouco, feliz ano novo a todos e bons lows!

MarkSandman
Veterano
# jun/07
· votar


ressucitando o topico...

nao costumo usar tecnica de 3 dedos, mas penso o seguinte a respeito da seq.

(A)-M-I-M-(A)-M-I-M-(A)-M-I-M---> essa sequencia é boa pelo fato da acentuação ser sempre no A, no entanto observem q os unicos dedos q ''descansam'' são o I e o A. O dedo médio tem q trabalhar tanto qnto na tecnica de 2 dedos, logo essa sequencia nao aumenta em NADA a velocidade (permite apenas maior descanso do dedo I e A).

se vc quer aumenta a velocidade pense em algo como:
(A)-M-I-A-(M)-I-A-M-(I)

espero ter contribuido! se falei besteira sobre as sequencias me corrijam.

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


(A)-M-I-A-(M)-I-A-M-(I)
eu sempre faço isso, sendo mto rapido ou não, quando é devagar só dois dedos.

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Pra pizzicato de 3 dedos eu uso sempre a seqüencia:

(M)-I-M-A-(M)-I-M-A-(M)-I-M-A-(M)-I-M-A

Assim,em andamentos rápidos de semi-colcheia,o acento geralmente cai no dedo médio.(isso quando não tem nenhum sweep na mudança de cordas)

Uso o pizzicato de 3 dedos pra tocar tudo,o estilo q for,seja lento ou rápido.
O negócio é ralar muito,pra conseguir tocar com a mesma naturalidade e fluência q quando se toca com 2 dedos.

Du Bass
Veterano
# jul/07
· votar


Vale a pena indicar q da pra se tocar com os 4 Dedos (Anelar,Indicador,Médio e Minimo)

A-I-ME-MI-A-I-ME-MI-A-I-ME-MI...

A-I-ME-MI-ME-I-A-...

Com treino se pode fazer tudo. Conhecem aquele ditado: 'Devagar se vai longe',e 'A pressa é inimiga da Perfeição'. Naun tem por que querer se exaltar,a coisa é poder pegar um metronomo ,e treinar diariamente na velocidade,conseguindo tocar no tempo certo,naun importando a velocidade. Em menos tempo que voce pense vc estara fazendo coisas q naun imaginaria.

No caso de tocar com os 4 Dedos, no meu jeito de tocar,eu encurvo a mão e o braço um pouco pra baixo,para que todos os dedos enconstem nas respectivas cordas sem mt esforço. Jogue a mão para baixo fazendo com q o dedo minimo encoste na corda.

Se alguem tem outras dicas falem ae.

Abraço.

Zandor
Veterano
# set/07
· votar


A técnica pra tocar pizzicato em baixo é a mesma que pra tocar em violão?

Krist Novoselic
Veterano
# out/07
· votar


A técnica pra tocar pizzicato em baixo é a mesma que pra tocar em violão?
????????? COmo assim cara?? Baixo nao tem nada parecido com violão na forma de tocar..





Eu não sei tocar com 3 dedos.. Eu Acho q essa tecnica disfarça a pegada tb,, fica feio, nao tem como ficar igualzin algo q foi feito rapido com apenas 2 dedos..


Eu uso a tecnica Steve Harris pra tocar baixo. Só uso 2 dedos e consigo fazer coisas rapidas e cavalgadas

Stroker ace
Veterano
# fev/08
· votar


eu estou com uma grande duvida... eu tava tocando todas as musicas do matt freeman com facilidade tanto do op ivy qto do rancid até q eu fui pega a maxwell murder... x( e n consegui o solo... é possivel tocar essa musica apenas usando pizzicato?! se for me recomendem um exercicio para aumentar a velo... (eu to na velo d tocar barracuda d boa) kkkkkk

vlws

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08
· votar


Stroker ace

Dá pra tocar a maxwell murder no dedo numa boa cara,eu toco ela no dedo (2 dedos apenas) sem nenhuma dificuldade,é só estudar.

O lance é treinar com o metrônomo bem devagar a técnica de pizzicato (a mão esquerda deve fazer escalas ou os 1234),e ir aumentando o andamento aos poucos,só aumente quando estiver tocando com o som bem limpo e definido,em pouco tempo você vai conseguir tirar essa música no dedo numa boa.

Krist Novoselic
Veterano
# abr/08
· votar


eu vi um video e não deu pra saber direito, o cara toca estranho a mao balangando pra caralho, parecia estar segurando uma palheta ate.

LetalHell
Veterano
# abr/08
· votar


pode parecer meio idiota, mas eu não entendi bulufas, esses AMIAMAIAMI e dum-dom-dum-dom fico meio vago 1 video no youtube seria legal =P

C.B.G
Veterano
# set/08
· votar


Ae Bacana o tópico em! TO Gostando de ver isso traz mais firmeza a quem esta começando ! LEgal a idéia!

xGumAx
Veterano
# mai/09
· votar


Xuxuzinho de tópico!!!

Só faltou falar do mítico pizzicato de 4 dedos (Abe Laboriel, Stanley Clarke)

Eu tenho uma pergunta, às vezes eu faço a pegada de violão, aproveitando o dedão... Serve muito bem pra acordes e também pra músicas eletronicas (como Macho MAN) utiliando de oitavas...

+/- assim

D - dedão

D - M - I - D - M - I
T - 8ª - 8ª - T - 8ª - 8ª

há ainda com 3 dedos

D - A - M - I... ou D - I - M - A, o q achar mais confortável



com isso eu faço dedilhados e toco até bossa nova/samba no baixo de 4 cordas.



E tem também uma técnica do Pastorius, de usar o dedo mindinho na ponte abafando as cordas, soando como se fosse a ghost note de palhetada!!

tcm14
Veterano
# jan/11
· votar


Mas gente, meu dedo indicador tem um timbre umpouco diferente do médio e do anelar, eu deveria corrigir isso ou varias sequencias como se isso fosse um acento? Alguma outra sugestão? Obrigado!

xGumAx
Veterano
# jan/11
· votar


Possui uma sonoridade do tipo dum-dom-dim-dom-dum-dom-dim.


o dedo anelar costuma ser menos calejado, dae o som sai mais macio, mas com tempo vai ficando uniforme...
pode parecer idiota mas é bom tomar cuidado com o tamanho da unha da anelar pra uniformizar o timbre!!

Vou copiar aki uma pergunta q fiz numa comuniade do orkut, ode estava sendo entrevistado um grande baixista chamado Oswaldo Amorim

Eu
Poderia nos dar umas dicas pra tirar uma boa sonoridade do pizzicato tanto no elétrico quanto no acústico? Afinal o som q sai de suas cordas é polidíssimo!!! Encordamento? técnica? Instrumento? Qual é o segredo?


Oswaldo Amorim
(...)Em relação à pegada leve e polida que vc se referiu, varia de pessoa para pessoa, pois o Patitucci toca o elétrico com a mão bem pesada, já o Nico tocava o elétrico com uma pegada bem mais leve, mas isto depende muito da sonoridade que se quer tirar do instrumento. No meu caso, varia muito, muitas vezes toco bem forte, enquanto outras com a pegada bem mais leve, principalmente no baixo sem trastes (fretless), que prefiro um som mais aveludado e procuro tocar em cima do braço e muitas vezes com o terceiro dedo da mão direita (anelar) que não possui calosidade alguma.

hellgod
Veterano
# jan/13
· votar


Existe pizzicato de 4 dedos? acredito que seja bem complicado, o dedo mindinho é complicado de comandar... mas existe?

Boca de Pato
Veterano
# fev/13
· votar


E aí galera, beleza? Será que alguém tem algum exercicio legal pra pizzicato de 3 dedos?

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Boca de Pato
eu toco I-M-A I-M-A

ou para uma sequencia de 4 notas

M-I-M-A M-I-M-A
1-2-3-4 1-2-3-4

M-Médio
I-indicador
A-anelar

faço aqueles exercicíos
1234, 1342, 1432.. etc..


G-----------------------------1-2-3-4------------------
D-------------------1-2-3-4----------------------------
A----------1-2-3-4-------------------------------------
E-1-2-3-4----------------------------------------------


hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


Boca de Pato

Ao fazer esses exercícios tenter tocar com essa postura.

Abrç e até mais

joe pass JR
Membro Novato
# fev/18
· votar


tem o livro do alex webster que e muito bom eu tenho e recomendo

extreme metal bass tem na free note

AdrianoM_PB
Membro Novato
# jan/20
· votar


Pessoal, pra não fugir muito: tem algum tópico específico pra cordas de rabecão? Explico.

Os que eu encontrei que falam de cordas de rabecão estão misturados com cordas pra baixo elétrico, aí fica uma coisa meio bagunçada.

Mas gostaria de saber características, pegada, pizzicato/arco, entre outras coisitas.

Alguém sabe ou eu poderia abrir um novo tópico?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tutorial de Pizzicato (by Computer Phantom VIII)