【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Pedroca25
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Pedroca25
· votar


BM515


Cara, um amigo tem um Michael BM515! Eu achei o som dele muito honesto! Curti mesmo, tem um som grave e tal! Não sei se vocês fragam, mas o Adriano Campagnani é endorser dele. Eu vi um vídeo fraga só! Aí dá pra vc sacar um pouco do som dele tb!


WIL07
Membro Novato
# set/15
· votar


Bom dia galera,quero comprar um contrabaixo que de um som legal mas que seja em conta.Alguém me dá uma ajudinha aí?

Buja
Veterano
# set/15
· votar


De uanto voce vai dispor? E mais importante ainda, você tem amplificador de baixo?

BrunoRodrigues
Veterano
# set/15
· votar


WIL07

Acrescentando e complementando os questionamentos iniciados pelo Buja:

# Money: Tá lá...
# Amp: Tbm...
# Modelos: Jazz Bass, Precision, etc...
# Marcas: tem alguma em mente ? ¿ ?
# Ativo ou Passivo ? ¿ ?

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

magnobass
Membro Novato
# out/15
· votar


Gente, tava vendo uns releases do TAGIMA MILENIUM 4c e vou comprar ele po estar em um preço legal. me digam aí qual captador eu devo colocar nele pra ficar com um som melhor!!!

WIL07
Membro Novato
# out/15
· votar


Eu vou usar pra tocar na igreja,tenho um cubo mas acho que vou ter que trocar ,mas o que eu vou usar é da meteoro,quero gastar até uns 1300,00

WIL07
Membro Novato
# out/15
· votar


Quero um ativo,com boa capitação de grave e agudo.
A marca não me importo muito.
O modelo estilo esse Michael BM515

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


magnobass

Qualquer um já vai melhorar um pouco...


WIL07

Esse Michael tá legal...


Abç ! ! !

WIL07
Membro Novato
# out/15
· votar


E qual seria uma empresa confiável para mim comprar online?
Me ajuda nessa ai.

Felipsoares
Veterano
# out/15
· votar


E qual seria uma empresa confiável para mim comprar online?
Me ajuda nessa ai.

Cara, a Playtech é um dos melhores lugares que conheço pra comprar instrumento

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


Felipsoares

"Cara, a Playtech é um dos melhores lugares que conheço pra comprar instrumento"

E mais caro também...

Abç ! ! !

WIL07
Membro Novato
# out/15
· votar


Valeu ai galera,mas lá não tem o Michael BM515

WIL07
Membro Novato
# out/15
· votar


Alguém aí me indica outro site,ou um contrabaixo que tenha lá?

KimBarraônes
Veterano
# out/15
· votar


O que vocês acham desta réplica ?

Parece bem feita pelas imagens ? Uma captação melhor vai conseguir se aproximar dos timbres de um Rickenbacker ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700752435-baixo-modelo-rickenba cker-custom-4003-luthier-encomenda-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/15
· votar


KimBarraônes
Falsificação grosseira, mal acabada e criminosa, pois coloca descaradamente a marca da consagrada fábrica norte-americana na "mão" do instrumento.
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


KimBarraônes

Se você vai comprar pensando em mudar, nem comprar e parte para um Baixo de verdade.

Abç ! ! !

ArnonRodrigo
Membro Novato
# out/15
· votar


Pessoal, toco guitarra à alguns anos, mas estou muito interessado em aprender a tocar Contrabaixo, fazer aula e tudo mais...

Tenho 1500 reais para gastar no baixo com preferência de 4 cordas, meus gostos se resumem ao Rock, voltado ao hardcore, não sou muito expert, sei poucas coisas sobre o instrumento em si, então tanto faz indicações com baixo passivo e ativo nesse momento e ajudaria muito dizer o porque da indicação, prós e contras e tudo mais!

Abraços!

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


ArnonRodrigo

"tanto faz baixo passivo e ativo"

Não começou nada bem com esta citação. Você precisa conhecer as diferenças e ter suas próprias conclusões, pois cada um indicará aquele que melhor lhe agrada e como quase tudo na música: "O que serve e funciona para uns, não necessariamente funcionará para outros."

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Buja
Veterano
# out/15
· votar


ArnonRodrigo
O Bruno Rodrigues falou correto.
Em resumo qualquer baixo da pra tocar rock e hardcore.

Mas...como na vida real normalmente você nao pega um jazz standard pra tocar metal (nada impede de fazer isso), sugiro com esse valor, dar uma testada nos baixos da yamaha.

O Yamaha RBX374, é bem versátil pra isso. Ativo, tem boa saida, e da pra tocar praticamente qualquer coisa. Nao fica te devendo nada no rock.

https://www.youtube.com/watch?v=Xr120ObtnMI

Outra boa opcao seria o Ltd b-50, que apesar de EU achar um pouco inferior, tambem é um baixo bem decente.

Tem tambem alguns ibanez nessa faixa, que eu nao fui muito fã nao, mas ha quem goste.

ArnonRodrigo
Membro Novato
# out/15 · Editado por: ArnonRodrigo
· votar


BrunoRodrigues
Não começou nada bem com esta citação. Você precisa conhecer as diferenças e ter suas próprias conclusões, pois cada um indicará aquele que melhor lhe agrada e como quase tudo na música: "O que serve e funciona para uns, não necessariamente funcionará para outros."

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues


Bruno, você me entendeu errado...

Eu sei por alto a diferença de baixo passivo e ativo (No caso a diferença da bateria e da potencia o que é bem ralo, mas já é alguma coisa), mas quando eu digo que tanto faz baixo passivo e ativo são para as indicações sobre bons modelos na faixa de preço que cabem no meu bolso, por isso tanto faz nesse momento me indicar um baixo passivo quanto ativo, desde que me falem os prós e contras da indicação, o que já ajudaria no crescimento do meu conhecimento, pelo meu pouco conhecimento sobre os modelos e marcas não adianta eu chegar aqui e dizer que quero apenas baixo passivo ou ativo, prefiro analisar por todos os lados com os mais experientes para escolher o modelo mais vantajoso para mim e meu estilo musical.

Mas também concordo com você, o que serve pros outros não necessariamente servirá para mim, mas como iniciante no instrumento preciso muito das informações do senso comum na comunidade de baixistas, porque sempre tem aquelas marcas e modelos que além de bom custo beneficio são bem feitas e não são "furadas totais", mesmo assim muito obrigado pelo seu ponto de vista.
Obs: eu tentei criar meu perfil aqui no forum e como não tive resposta sobre, tive que tirar a duvida pelo perfil do meu amigo que nem baixista é, mesmo assim ajuda a mim que to entrando no mundo da musica, tanto a ele que é guitarrista e só entende o básico do baixo (segundo ele).


Buja
Mas...como na vida real normalmente você nao pega um jazz standard pra tocar metal (nada impede de fazer isso), sugiro com esse valor, dar uma testada nos baixos da yamaha.

O Yamaha RBX374, é bem versátil pra isso. Ativo, tem boa saida, e da pra tocar praticamente qualquer coisa. Nao fica te devendo nada no rock.

https://www.youtube.com/watch?v=Xr120ObtnMI

Outra boa opcao seria o Ltd b-50, que apesar de EU achar um pouco inferior, tambem é um baixo bem decente.

Tem tambem alguns ibanez nessa faixa, que eu nao fui muito fã nao, mas ha quem goste.


Pois é, a minha principal duvida é sobre isso, os modelos e essas diferenças, mesmo não tendo uma regra universal não queria pegar um baixo que alem de casar com meu som, não seja necessário mudar com 6 meses ou 1 ano por atrapalhar minha evolução, que eu consiga estudar e que consiga fazer pequenas apresentações também...
Eu vi esse yamaha, muito bonito, e o preço coube nesse orçamento inicial...

Eu ouvi falar bem dos baixos da Squier, é realmente bom?

Também li sobre os baixos da condor em alguns posts antigos, algum modelo dessa marca pra indicar?

Obrigado a todos!

LucL
Membro Novato
# out/15
· votar


ArnonRodrigo
Cara, eu só toco baixo há um ano, mas vou compartilhar o pouco que sei para ver se ajuda.

Comprei um condor bc-500 - baixo de cinco cordas - e é um baixo muito bom, principalmente se for considerar a faixa de preço. Encontrei o meu por R$790,00, mas na prática saiu por R$750,00 pois negociei vários produtos na loja.

O baixo tem controle de volume e três bandas de equalização: grave, médio e agudo. Ele usa uma bateria de 9v, que costuma durar seis meses. De fato só troquei a minha uma vez até agora. Quando tem bateria e cordas novas o timbre fica ótimo. A condor costuma vender modelos de quatro, cinco, e seis, mas não sei se eles ainda fabricam esse.

Já comecei no cinco cordas, apesar dos meus colegas de banda terem aconselhado o contrário. Só que cada um deles compõe numa afinação diferente (padrão e drop D), então no meu caso acho que foi necessário.
Se você quer o de quatro cordas pelo estilo então vale a pena, mas se estiver pensando na dificuldade isso não tem nada a ver, pois você acaba se acostumando com o instrumento.

O equivalente de 4 cordas seria o bc-400 (dã).

E quando você for comprar, é bom se atentar aos diferentes tipos de regulagem para as técnicas. O meu baixo tem as cordas altas. É confortável para usar pizzicato e palhetada, mas não favorece slap. E o amp também influencia no som.

Também uso um baixolão GBA da Giannini, de quatro cordas, que tem as cordas mais próximas à escala. É um pouquinho melhor para slap, mas tem um detalhe que ainda tenho que arrumar no luthier. Esse comprei usado. Esse eu uso mais quando estou com preguiça de usar o outro, mas ele também pode ser usado com um amplificador.

E um detalhe importante: você deve comprar um cubo especialmente para baixo. Não é questão de timbre. Se você tocar baixo num cubo de guitarra, o amplificador não aguenta as frequências graves, e pode danificar. Já o contrário é válido. Pode tocar guitarra no cubo de baixo.

BrunoRodrigues
Veterano
# out/15
· votar


ArnonRodrigo

Compreendo ! ! !

Sei que muitas vezes, por questão de tempo, acabamos não expondo todo raciocínio e que acaba dando margem para inúmeras interpretações e muitas vezes não aquela que queria ser passada.

Contudo, o que citei anteriormente é válido, pois não seria fácil explicar-lhe por texto, que seria enorme, e com certeza você não teria paciência para ler tudo. Reitero a importância de conhecer "in loco" os diferentes tipos de captação, modelos de instrumento, etc, pois, como você bem frisou - e acho correto - não é intenção comprar um Baixo para trocá-lo em pouco tempo.

Porém, você há de convir que a quantidade de informação passada na primeira postagem e o modo que foi exposto, não ajudam muito a direcionar para um indicação sensata. Como disse anteriormente, cada um indicará aquilo que usa e acha bom, mas como constantemente digo: A Decisão é Sua - Sempre ! ! !

Qualquer coisa é só "gritar" ! ! !

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

El_Cabong
Veterano
# out/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


ArnonRodrigo
Tenho 1500 reais para gastar no baixo com preferência de 4 cordas

Um baixo de 4 cordas, que parece ser muito bom e barato é este Tobias:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688215919-contrabaixo-ativo-4c- tobias-toby-deluxe-iv-_JM

Buja
Veterano
# out/15
· votar


El_Cabong
Tobias normalmente sao baixo muito bons.

ArnonRodrigo
Eu ouvi falar bem dos baixos da Squier, é realmente bom?

Sao bons sim. Dos standard pra cima. Affinity ficaram atras do yamaha e de qualquer condor.

Também li sobre os baixos da condor em alguns posts antigos, algum modelo dessa marca pra indicar?

Os baixos condor sao razoaveis. Fala-se bem dos bc-400, bc-500, tal. Mas nunca tive. Ja experimentei, mas nao me parece ser baixos ruins nao.

Porem, se puder investir um pouco mais, seria bom.

Der1ck
Membro Novato
# nov/15
· votar


As galera só vim aqui pra dar uma dica pra quem curte um som precision q é o Cort GbPb50, o corpo dele é em aghatis, tem o som parecido com cedro só que a madeira é mais leve (muito leve msm até achei que era compensado mas não é) dei muita sorte e comprei pela Olx por 370 mas ta nas lojas por uma média de 1k, mas é um ótimo instrumento msm por mil reais

Der1ck
Membro Novato
# nov/15
· votar


As galera só vim aqui pra dar uma dica pra quem curte um som precision q é o Cort GbPb50, o corpo dele é em aghatis, tem o som parecido com cedro só que a madeira é mais leve (muito leve msm até achei que era compensado mas não é) dei muita sorte e comprei pela Olx por 370 mas ta nas lojas por uma média de 1k, mas é um ótimo instrumento msm por mil reais

Novris
Veterano
# nov/15
· votar


Estou querendo comprar um contrabaixo de 5 cordas.

Estipulei um limite de R$ 3.000,00 e procurando aqui na minha cidade testei um squier JB deluxe, alguns cort, warwick (rockbass) e ibanez, deles os que eu mais gostei foi dos Cort V-DLX e Curbow 52 e do Ibanez SR 605 (que chegou no limite do valor), dentre os 3, qual vocês me recomendariam?

Só pra constar, nao gostei do braço do squier e dos warwick.

El_Cabong
Veterano
# nov/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Novris
Se puderes, dá uma testada também no Yamaha TRBX 305. Eu tenho um e é só alegria. Tem um timbrão!! Eu abri a traseira dele e pude ver que a parte eletrônica dele é impecável, a captação também é muito boa, e o resultado disso é um S.N.R. (Signal Noise Ratio) super alto. Eu faço gravações com ele e as gravinas são limpíssimas.

Novris
Veterano
# nov/15
· votar


Olho sim, anotei aqui já. Obrigado.

Mas dos cort e ibanez que eu citei, já chegou a tocar com algum?

El_Cabong
Veterano
# nov/15
· votar


Novris

Eu não testei nem o Cort e nem o Ibanez, pois, aqui na minha cidade não tem muitas lojas para se testar baixos. He He.
Este Yamaha TRBX 305 eu comprei on line na Teclacenter. Ouvi falar bem e comprei sem testar. Gostei muito, ainda bem!

Se você puder testar, testa também o Schecter Stiletto Custom 5. Parece ser um baixo excelente também, e vem com captação EMG !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]