【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Pivat
Membro Novato
# out/14
· votar


Hoje eu consegui testar alguns baixos :

Curbow 5c : achei um péssimo baixo , muito leve e desconfortável , quando passivo perdi as espectativas .

Sx sjb75 c : o tão aclamado SX que todo fórum fala bem , então testei 2 deles , baixo bonito , com madeira boa e no peso certo , no entanto o próprio som dele não me pareceu ter peso , provavelmente por ser totalmente passivo , tive que descartá-lo das minhas opções por enquanto , a não ser que u mude de ideia mais pra frente .

Ltd viper 414: baixo dos sonhos , fora do meu orçamento por enquanto , captadores AMG , corpo pesado , acabamento perfeito , braço fino , madeira linda , ferragens tops ... Notas definidas e bem graves sem embolar ... fiquei apaixonado kkkkkkkk

Tinha um squier precison bass preto com escudo espelhado , fiquei com vergonha de testar oq já tinha enchido o saco do vendedor kkkk mas se não me engano deve estar pau a pau com o sx .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


dideivox
Eu tenho um JBass construído por mim, equipado com os poderosos capts DiMarzio "creme", dos anos 80. Mesmo assim, meu som é o do P-Bass....
Pivat
Os capts do SX são passivos cerâmicos de baixa saída (para uma sonoridade mais "vintage"). Pode-se trocá-los....
Abçs

dideivox
Membro Novato
# out/14 · Editado por: dideivox
· votar


Pivat
Só por curiosidade, em que amplificador você testou, e em um volume baixo, moderado ou alto?

Mauricio Luiz Bertola
Eu tenho um JBass construído por mim, equipado com os poderosos capts DiMarzio "creme", dos anos 80. Mesmo assim, meu som é o do P-Bass..
E eu a vida inteira tive uma certa aversão aos P-bass, justamente por me passar a impressão de pouca versatilidade..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


dideivox
Só por curiosidade, em que amplificador você testou, e em um volume baixo, moderado ou alto?
Isso é determinante mesmo...
E eu a vida inteira tive uma certa aversão aos P-bass, justamente por me passar a impressão de pouca versatilidade..
Pois é, muitos baixista pensam assim... Eu não concordo... Aliás, nem sou um bom baixista... Kkkkkk.........
Abç

Pivat
Membro Novato
# out/14
· votar


Po vacilei nisso de olhar o amplificador , só me lembro que custava uns 4 mil de 600 w , e em questão ao volume foi médio /alto.

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, muitos baixista pensam assim... Eu não concordo...
se eu te falar que nunca toquei em um precision..

Aliás, nem sou um bom baixista... Kkkkkk.........
aham, seei kk

Pivat
Po vacilei nisso de olhar o amplificador , só me lembro que custava uns 4 mil de 600 w , e em questão ao volume foi médio /alto.
então já deu pra sentir o som..
Procure algum Yamaha nessa faixa de preço, talvez tu goste. Ou algum modelo music man também.
A vantagem é que tu já tem uma direção do som que quer, então a opinião nossa aqui pode ser irrelevante. O lance é: obedeça o seu ouvido, e o seu bolso!
hehe abç

Pivat
Membro Novato
# out/14
· votar


Dessa vez estou sem pressa pra comprar , comprar no impulso só da merd£€ kkkkk inclusive posso juntar mais dinheiro e estudar mais até achar o que eu gosto !

Então galera , será que vale a pena , procurar um luthier para fazer um baixo ? Tenho um ideal na cabeça , e nenhuma marca faz Uq tenho na cabeça a não ser uma lTD da vida ... Por exemplo , corpo e headstock de telecaster , 5 cordas , ativo , dois captadores EMG humbucker , uma boa ponte e tal , um baixo pra usar pelo resto da vida ... Alguém tem ideia de preço ? Alguém conhece algum luthier de Brasília que tem vontade de trabalhar ? Kkk

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Pivat
Então galera , será que vale a pena , procurar um luthier para fazer um baixo ?
Se for um bom luthier vale sim..

Por exemplo , corpo e headstock de telecaster , 5 cordas , ativo , dois captadores EMG humbucker
É preciso analisar se esta configuração vai dar o som que você deseja.
Eu particularmente só acho válido fazer uma personalização/criação de um baixo com características, digamos novas, quem já é experiente no instrumento e entende bem de interferências sonoras de cada peça.

Alguém tem ideia de preço ?
Baixo com luthier não costuma sair muito barato.. e se for, eu desconfiaria da qualidade, principalmente da tocabilidade, ergonomia e conforto.
Mas duvido que consiga algo gastando menos de 2mil, sendo otimista.
Nunca vi um luthier decente fazer um instrumento por menos de 3 mil. Nunca mesmo.. às vezes pode encontrar, mas aí é mosca branca.

Eu sugiro que tu assista reviews, o máximo que puder, e se possível toque em vários baixos e veja o som que deseja, aí invista em algo que já existe.

Considere que tu comprou o instrumento e não gostou muito, ou se interessa por algo melhor:
Instrumento "pronto" de marca ou luthier conhecido:
A venda é fácil, e as chances de vender por um valor próximo ao que foi pago é grande.

Instrumento feito por um luthier "desconhecido" ou pouco popular:
Dificilmente tu vai conseguir vender pelo mesmo preço investido.

E eu acredito que o lance de "baixo para a vida toda" só vem depois da experiência de vários anos tocando e ter definido o som que teu ouvido gosta. Aí sim investir uns 4 conto (ou mais) num instrumento que não será trocado ou vendido.
Veja o Bertola, o som dele é o P-Bass.
Já eu, com uns 6 anos de baixo na mão, nem tenho certeza se meu Jazz Bass é pra vida toda hehe

Valeu!!

andrexc2
Membro Novato
# out/14
· votar


Olá, sei que ja postaram muito isso, li alguns tópicos mas não consegui me decidir.

Quero começar a tocar e ainda não sei qual baixo comprar. Poderiam me ajudar a escolher um baixo?

SX BG2K JB 4C
Tagima JB4 Jazz Bass
Michael Contra Baixo BM607 BK

Poderiam me dar um ajuda:

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


andrexc2
Quero começar a tocar e ainda não sei qual baixo comprar
Cara, se vc está começando, pouco importa o baixo que vc compra. Importa sim que vc, ao comprá-lo, leve a um bom luthier para uma regulagem geral e tenha um amp para estudar.
Mais tarde, quando vc já estiver tocando e entrar para uma banda, a compra de um amp potente e de certa qualidade será necessária. Nessa caso, só há uma boa opção nacional: Staner BX200 (ou suas versões mais antigas, usadas).
Só depois disso é que vc possuirá "massa crítica" adequada para saber se (ou não!) quer/precisa comprar um outro baixo melhor, de qual tipo, se vai, ou não, usar pedais, etc...
Concentre-se em comprar o baixo que vc puder comprar ($),e em aprender a tocar...
Abç

Pivat
Membro Novato
# nov/14
· votar


Consegui tocar em mais dois baixo !

Um epiphone gotic thunderbird : baixo lindo , super sólido , pesado , som lindo
Não sei se foi falta de regulagem mas ele estava um pouco sem definição nas notas , era um baixo seminovo .... Alguém sabe me dizer se essa falta de definição é genético deles ?

Squier jaguar "pequeno" , super confortável , achei um baixo bem legal , um pouco mais leve mas bem maciço , e pelo braço ser pequeno achei mais confortável realmente ! Me interessei bastante !

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


Pivat
Consegui tocar em mais dois baixo !

E aí, o que teu ouvido está pedindo entre todos os que tu testou?

epiphone gotic thunderbird
Squier jaguar
Particularmente não simpatizo com nenhum deles, mas é gosto pessoal kk

ragregorio
Membro Novato
# nov/14
· votar


Olá pessoal, sou novo por aqui mas acho que este é o tópico certo.
Quero iniciar no contrabaixo, estou com pouca grana para investir.
Vi 2 baixos usados que pelo preço de ambos R$ 500,00 interessaram.
São eles: Stringberg CAB16 e Ibanez GSR180, ambos passivos com 4 cordas.
Por favor, quem puder ajudar dando opinião agradeço desde já.
Abraços

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


ragregorio
Esse Ibanez é bem melhor.
Abç

ragregorio
Membro Novato
# nov/14
· votar


upando

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


ragregorio
A resposta já foi dada filho...
Abç

wendell_bass
Membro Novato
# nov/14
· votar


Já tinha feito esta pergunta antes, mas agora tenho os valores e queria saber com os valores qual desses baixo compensa mais comprar.

Shelter SX SJB 75C Novo = R$ 1.200,00

Tagima TJB4 Novo = R$ 800,00

Condor Jazz Bass 4 cordas Novo = R$ 700,00

Toco estilos variados, toco na igreja (diversos estilos), em casa (diversos estilos e composições próprias) e estou entrando em um projeto de uma banda que irá tocar rock internacional e nacional, mpb e composições próprias e queria saber qual desses compensa mais eu comprar. Desde já agradeço a todos. Um grande abraço!

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


wendell_bass
Duas perguntas:
1 - Tens amplificador com no mínimo uns 150w pra usar nestes lugares?
Caso já tenha, este SX é a melhor das três opções.

2 - Caso não tenha o amplificador.. Tem grana pra comprar o SX mais um amplificador/cubo?
Se não tiver grana pra ambos, sugiro que pegue o Condor (que é um bom baixo) e compre o amp..
Stanner BS150 ou BX200 são ótimas opções.

wendell_bass
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: wendell_bass
· votar


Olá pessoal, boa tarde.
Quero comprar um Jazz Bass e aqui na minha cidade disponho de três modelos diferentes:

Condor Jazz Bass = R$ 700,00

Cort GB JB 2T = R$ 1.080,00

Tagima TJB4 = R$ 980,00 (tinha olhado o valor errado, por isso está com outro valor no post que fiz antes)

Entre esses queria saber qual compensa mais, tem o custo x benefício melhor.
Toco na igreja (diversos estilos), em casa (diversos estilos e composições próprias) e fui chamado pra participar de um projeto onde irá tocar rock, mpb e composições próprias. Qual desses compensa comprar? Irei comprar esse fim de semana por isso quero ajuda. Desde já agradeço a todos!!! Abraços!!!
OBS.: o SX acabou o estoque aqui, então terei que escolher entre esses três modelos que falei acima.

dideivox
Onde toco já tem o equipamento (não é top, mas já quebra um bom galho) e eu uso uma pedaleira Zoom BX1on, então por enquanto só o baixo mesmo.

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


wendell_bass
Os três baixos são do mesmo nível..eu particularmente compraria o tagima ou o condor se quisesse economizar.
Não esqueça de tirar da loja e ir direto para um luthier fazer uma regulagem geral..

wendell_bass
Membro Novato
# nov/14
· votar


dideivox
Decidi pegar o Tagima, achei o som dele muito bom e ele é muito bonito. Irei comprar ele no sábado e já irei levar direto pro luthier pra regular e trocar as cordas! Muito obrigado pela ajuda, abraços!

dideivox
Membro Novato
# nov/14
· votar


wendell_bass
Massa brother!! Agora é só estudar hehe
abç!

wendell_bass
Membro Novato
# nov/14
· votar


dideivox
Isso mesmo, agora só continuar os estudos!!!
Ficarei super ansioso até pegar ele no sábado e depois no luthier semana que vem!!! :D
Mas tá valendo!! Agora falta pouco!!!
Obrigado, abraços!!!

Lipe Sousa
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bom dia.

Alguém pode me ajudar com relação ao baixo Tagima millenium 6 top.

No site a foto desse modelo tinha 2 tensores, mas mudaram a foto e a atual consta apenas 1 tensor.
São modelos diferentes?
Épocas diferentes de fabricação?
Vale a pena mesmo tendo 1 tensor só?

Se quiserem indicar outros modelos...
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Lipe Sousa
Épocas diferentes de fabricação?
Abç

Lipe Sousa
Membro Novato
# nov/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola[b][/b]

Tentei perguntar se era época diferente de fabricação pensando na possibilidade de terem construido o modelo millenium 6 top em determinado ano um numero x de instrumentos com 2 tensores e que posteriormente fabricaram com apenas 1 tensor.

desculpa pelo erro na construção da frase...
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Lipe Sousa
A resposta é essa mesmo...
Os modelos iniciais tinham 2 tensores. Por economia, passou-se para apenas 1.
Baixos de 6 cordas, mormente os com 1 tensor só são instáveis (os de 2 tensores são difíceis de regular e propensos à torções se não se regula direito).
Abç

Der1ck
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Der1ck
· votar


Cara eu toco numa banda de hardcore como guitarrista, mas ficamos sem baixista e eu manjo mais de baixo do q guita então vo trocar de instrumento.
Eu tenho um jazz bass da tagima em casa mas tava pensando em pegar o precision pelo timbre. Não quero nada super profissional quero algo com um som parecido com o do baixo do nx zero, oq me indicam?

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Der1ck

Que fique com o JB... Sempre que vi o tal baixista era com um.

Der1ck
Membro Novato
# jan/15
· votar


Vlw Ismah
Tava pesquisando essa madruga e ouvindo uns sons e pro jazz bass ficar naquele jeito o amplo tem q ser monstro, vou ter q pegar o precision msm, alguém me sugere algum?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]