【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# nov/12
· votar


igor.schecter
se o baixo estiver bem cuidado e em boas condições de uso, vale sim.

KimBarraônes
Veterano
# dez/12
· votar


Estou prestes a comprar um baixo e estou com a mesma duvida de muitas pessoas: Yamaha RBX 170 x SX SJB 75.

Eu queria pegar o baixo "pronto" ou seja que eu precise fazer menos regulagem e personalização possível. Não quero mexer muito nele. Então queria saber qual o melhor nesse quesito.

Detalhe: o estilo que eu toco é Beatles, Wings, Dire Straits, Supertramp . . . mais clássico.

JL_Marcondes
Veterano
# dez/12
· votar


KimBarraônes
Cara.. o lance é o seguinte:
A baixo vai vir pronto, com td oq ele precisa, seja um baixo de baixo-custo ou o sonho de consumo. O que ocorre é que os instrumentos vendidos estão desregulados.. devido a transporte, nego "testando", etc etc... por mais top que seja, ele vai vir desregulado, até pq regulagem é questão de gosto também.. mas enfim.. o certo seria td mundo sair da loja para um luthier, mas nem sempre isso ocorre.. mas quando vc inicia é assim mesmo... vc nem tem ouvido para saber se tá ou não regulado, e nem tem habilidade para saber se há algum problema ou não.. enfim.. de qlqr maneira, o certo é sair da loja e deixar o instrumento num luthier para ele dar aquela garibada básica: Ele vai regular o tensor, altura das cordas, etc etc... o custo médio disto é uns 50$.. depende de onde vc estiver...
Agora, o lance de trocar captador, pré, etc etc etc.. é frescura! É que dependendo do caso, o instrumento por mais baixo-custo que ele seja, com um "up", ele fica mais top que mto baixo por aí.. que as vezes custam o dobro de um bass mais baixo-custo, e o up não sai nem metade disto.. entende? É o caso do SX por exemplo... é um ótimo bass, vale oq se paga, é honesto, e, não é necessário que vc troque de bass para ter algo melhor, basta uma troca de captadores, entre outras coisas, e vc vai ter um bass melhor q mto baixo por aí, que chega valer o dobro ou mais.. entende? Mas, se vc qzer, vc é livre de passar um bass desse pra frente e comprar um fender JB.. sussa! Vai do gosto de cada um.. enfim, é td questão de economizar ou mexer no "xodózinho"... pra qm não liga (ou não precisa ligar) pra essas coisas é só trocar de bass no futuro, caso, ache necessário...

Espero ter ajudado...

[]'s

soruji
Veterano
# dez/12
· votar


Pessoal,

Quem me conhece aqui no fórum sabe que meu amor é incondicional pelas teclas, rsrs, porém tenho um irmão que tava aprendendo a tocar contrabaixo, mas tive que tirá-lo pois ele não tinha instrumento em casa.

Queria ver se conseguia um bom pra ele, queria pagar menos que R$ 1.000,00 no instrumento e num amplificador.

Esse contrabaixo seria pra tocar jazz, funk, black, soul. Vocês teriam alguma sugestão?

JL_Marcondes
Veterano
# dez/12
· votar


soruji
Bom... tem quem fale pra investir mais em ampli dq em baixo, e o contrário também (eu por ex, afinal, pra mim, é melhor tem um baixo bom q vc pode levar pra qlqr lugar dq um baixo zuado q vai ser zuado em qlqr lugar e o ampli mesmo vai ficar a maioria das vezes em sua casa..) ,logo.. vou dar a minha opinião... pegue um bass aí de seus 700$ (sx, condor, tagima, tem uns ibanez tb nessa faixa).. do modelo q mais lhe agradar (P/J, JazzBass.. etc etc).. q ele toque, sente o dedo e leve para casa o q mais agradar... dúvidas, volte aqui com os modelos mais "bem quistos"...

[]'s

Gui Tsuu
Veterano
# dez/12
· votar


caras,

consigo um baixo usado de nível intermediário gastando uns R$ 400,00??

quero um baixo para estudos e para gravações caseiras

JL_Marcondes
Veterano
# dez/12
· votar


Depende.. se o cara tiver devendo grana, e precisa juntar o mais rápido o possível.. ou qm estiver vendendo for mto n0ob... já vi music man ser vendido por 3k, e depois revendido por 5,6k......

Erick__Bass
Veterano
# dez/12
· votar


Cacaras,

consigo um baixo usado de nível intermediário gastando uns R$ 400,00??

quero um baixo para estudos e para gravações caseiras


Cara te indica o melhor baixo custo beneficio na minha opiniao,Tagima Tbm4 Timbre excelente e acabamento muito bonito!

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


Erick__Bass
É um baixo de mais baixo custo.. tem q tomar cuidado com a peça que está levando para casa (pois eu já vi mta diferença entre um e outro na mesma loja)! Não é mto pra gravação sem dar um up antes.. seu cap não é lá aquelas coisas.. é um baixo honesto pela faixa de preço.. só isso.. talvez, seja a "melhor réplica" de MM do mercado do baixos de baixo-custo.. mas sua construção e material está longe de ser algo top.. não é o tipo de instrumento que eu gastaria mto... pq assim, com o preço dele + os up's já da pra pegar algo melhor..

[]'s

Hitman
Veterano
# jan/13
· votar


Galera, criei um topico sobre isso, mas achei melhor transferir minha pra ca.

To pensando em pegar como meu primeiro baixo um fender jazz american deluxe.
Ouvi dizer que esse baixo eh bom, mas queria algumas das suas sugestoes.

Valeu!

vinibassplayer
Veterano
# jan/13
· votar


Hitman

vc quer q tipo de som? vintage, moderno?
o jazz é sempre um baixo mto versátil.
mas pagando menos, com certeza eu iria de YAMAHA.
acho q são baixos q já chegaram no quesito top, tanto em tocabilidade qto em versatilidade de timbres. principalmente os BBs e os TRBs.
são baixos com boa definição sonora e timbres bastante modernos.
o TRB tem um estralado pra slap q me é incrível!!

mas escuta o resto da galera e procura tbm um bom amp, pra aproveitar bem o baixo.

espero ter ajudado!!

PS: vo responder a msm coisa no seu tópico lá

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


igor.schecter
Depende do modelo e do estado...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/13
· votar


Galera

Fender precision ou fender jazz !? qual vcs preferem ?



Hitman
Veterano
# jan/13
· votar


Pé de chinelo
Jazz

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


Pé de chinelo
Jazz Bass. Mas ainda quero ter um Precision no meu Set.

Erick__Bass
Veterano
# jan/13
· votar


[i]É um baixo de mais baixo custo.. tem q tomar cuidado com a peça que está levando para casa (pois eu já vi mta diferença entre um e outro na mesma loja)! Não é mto pra gravação sem dar um up antes.. seu cap não é lá aquelas coisas.. é um baixo honesto pela faixa de preço.. só isso.. talvez, seja a "melhor réplica" de MM do mercado do baixos de baixo-custo.. mas sua construção e material está longe de ser algo top.. não é o tipo de instrumento que eu gastaria mto... pq assim, com o preço dele + os up's já da pra pegar algo melhor..

[]'s
sim um baixo de baixo custo,eu so citei ele pela faixa de preço q ele citou tipo uns 400,00 sem pensar em mao de obra para melhoras!seu aspecto de diferença foi corretamente dito(concordo)!e melhor pegar um mais caro um pouquinho mas que de respostas melhores ao que ele deseja!

A.J.
Veterano
# jan/13
· votar


Boa tarde galera. Estou indo comprar meu primeiro baixo, e, como sou canhoto e quero um instrumento canhoto mesmo (nada de virar as cordas). Então estou procurando um baixo de entrada mesmo, simples, mas que eu possa ficar com ele o máximo possivel (caso sinta necessidade, valerá a pena melhorá-lol).
Então, os modelos que encontrei foram o Condor BX12 e o Strinberg CLB24A
Qual desses modelos é mais adequado? Ou existe outro melhor que desonheço?

A.J.
Veterano
# jan/13
· votar


Boa tarde galera. Estou indo comprar meu primeiro baixo, e, como sou canhoto e quero um instrumento canhoto mesmo (nada de virar as cordas). Então estou procurando um baixo de entrada mesmo, simples, mas que eu possa ficar com ele o máximo possivel (caso sinta necessidade, valerá a pena melhorá-lol).
Então, os modelos que encontrei foram o Condor BX12 e o Strinberg CLB24A
Qual desses modelos é mais adequado? Ou existe outro melhor que desonheço?

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


A.J.
Condor.. não recomendo Strinberg (e sim, pelo seu passado negro e pelo controle de qualidade péssimo deles!).. o bx12 é um baixo realmente pra iniciante, pra segurar sim por um bom tempo e nem precisa se preocupar com up's etc... é mais fácil trocar ele lá na frente.. mas, se vc conseguir o modelo "acima" dele, o xb25a, aí sim é um baixo que dá pra ficar mto tempo (ou até pra sempre)..

[]'s

dibass
Veterano
# jan/13
· votar


A.J.
Fuja do strinberg. Vai de condor. Abraço.

Erick__Bass
Veterano
# jan/13
· votar


A.J.
Vai de condor!3

A.J.
Veterano
# jan/13
· votar


Obrigado. TE sobre aquele Eagle SJB 006, é um bom instrumento?

Erick__Bass
Veterano
# jan/13
· votar


Obrigado. TE sobre aquele Eagle SJB 006, é um bom instrumento?
Amigo eu particulamente nao gostei!achei meio estranho o som do bass,alias acho os baixos da Eagle bem fracos na questao sonora,na questao de acabamento sao muito bons em designe,mas em questao de som e outro assunto!

Erick__Bass
Veterano
# jan/13
· votar


Se voce quer um jazz bass nessa faixa de preço vai de Condor Cjb24 Jazzbass!

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


A.J.
Talvez o SX seja um melhor custo benefício... os Eagle's já foram bons.. hj, já não sei dizer se vale mto a pena.. o controle de qualidade deles é a lá stringberg...

[]'s

Erick__Bass
Veterano
# jan/13
· votar


Eu tenho um sx sjb75 um excelente instrumento tanto em som como em designe!nunca me deixa na mao!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/13
· votar


A.J.

Como a maioria eu vou de condor tb, pra mim é o melhor baixo custo que tem. o eagle jazz bass é razoável, mas o condor é melhor pra mim.

=============

Sobre os fender o precision tem um som mais numa pegada rock, dub, ska, etc
Já o Jazz tem um som mais macio, suave...... eu queria ter os dois no meu set, mas vou escolher o Jazz Bass primeiro

Keselowski
Membro
# mar/13
· votar


Fala pessoal! me encontro em sérias duvidas entre um baixo e uma guitarra, mas acho q irei pelo baixo por ser mais "sem frescura" no sentido de estourar cordas (posso estar errado, conheço pouco, perdoem) e to pretendendo aprender a tocar sozinho.

Gostei do Fender Precision, mas n dei olhada em preço ainda, e gostaria de uma luz quanto a amp [sei q o tópico n é disso], mas só uma luz, bem pequena mesmo....n pretendo gastar muito e curto de tudo um pouco, Metal, Rock alternativo (como RHCP), então queria saber se o Precision aguenta tocar de tudo um pouco ou existe outro q valha mais a pena

no mais, entendo bem pouco desse mundo então perdoem qualquer erro q pareça bobo =)

kiki
Moderador
# mar/13 · Editado por: kiki
· votar


Keselowski
mas acho q irei pelo baixo por ser mais "sem frescura" no sentido de estourar cordas (posso estar errado, conheço pouco, perdoem) e to pretendendo aprender a tocar sozinho.

sim, baixo estoura bem menos corda que guitarra.

não, escolher um baixo só por isso seria uma idiotice.
baixo pode ser "sem frescura" em outros quesitos: não precisa de tantos equipamentos complementares (pedais).
mas tem problemas a mais: precisa de amplificador maior, mais pesado; a corda custa o dobro do preço (ou mais).

escolha o que voce gostar mais.

n pretendo gastar muito
Gostei do Fender Precision
se nao vai gastar muito nao vai conseguir comprar um fender.
procure pro modelos precision mais economicos, tipo sx, tagima, condor, eagle, etc.

e gostaria de uma luz quanto a amp [sei q o tópico n é disso],
use a busca do fórum, vai achar milhares de topicos pedindo indicações de amplis baratos para baixo.

chutando bem chutado, acho que vai uns 800 paus pra um baixo e uns 500 pra um ampli legalzinho pra estudar em casa.

JL_Marcondes
Veterano
# mar/13 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


Keselowski
Não escolha um instrumento pelo custo, e sim pelo gosto e desejo de aprender..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]