【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
leonardofm
Veterano
# mai/11
· votar


Galera, gostaria da opinião de vcs nos seguintes modelos:

Ibanez Baixo GSR 180 R$ 650
Cort GB JB R$ 650
Condor BX-44 R$ 680
Tagima millenium 5 R$ 712

Qual é melhor pra tocar rock nacional anos 80?

Qual tem melhor qualidade de madeira, captadores e ferragens?

Obrigado!

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar


Boa tarde! Toco guitarra e violão há uns 7 anos mais ou menos, e estou pretendendo comprar um baixo, já que estou fazendo aulas de contrabaixo acústico (de orquestra). Pretendo tocar vários estilos diferentes, como jazz, blues, funk, etc, e gostaria de começar com um baixo na faixa dos 600-800 reais, que fosse o mais versátil possível. Apesar de ter algum conhecimento sobre guitarras, não entendo muito de baixo, especialmente no que se refere aos tipos de captação. De qualquer forma, li esse tópico (não inteiro, óbviamente), e ele me ajudou a selecionar alguns modelos:

Ibanez GSR 205 Ativo: No caso das guitarras, os modelos mais baratos da Ibanez não costumam ser tão bons, mas não sei quanto aos baixos. Pelo que eu vi, a madeira é basswood mesmo.

SX SJB 75 ou 62 (jazz bass): Nesse caso, tendo mais para o 75, por causa do corpo em ash. Ouvi dizer que é um excelente custo benefício, e bem, eu conheço a marca pois possuo uma guitarra strato deles.

Condor BX 12: É um baixo bem barato, mas parece bem honesto.

Tem os strimberg, mas como toquei em guitarras strimberg que eram muito ruins, tenho medo de comprar.

Cort Jazz Bass: Esse baixo parece bem honesto também.

Agora só me resta testar os baixos e ver qual me agrada mais!

Valeu

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Grimc

Passando pro baixo, né.... Adandonou nosso lado.
Sei la, não sei nada... Mas vai pelo conhecimento guitarristico.. E pergunta no tópico do bertola, senão vc nunca sera respondido..

Grimc
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
Não estou "passando" pro baixo, apenas quero aprender mais um instrumento

Musk_aru
Veterano
# jun/11
· votar


Qual a diferença entre Precision bass e Jazz Bass?

ABATANGERINA
Veterano
# jun/11
· votar


Grimc
com R$ 1.200 vc já consegue baixos BEEEMMMM melhores. se fosse vc pegaria um cort B4, que na minha opinião é o melhor baixo vendido no Brasil na faixa de até R$ 2.000, ou seja, ele bate fácil baixos mais caros q ele. esses que vc mencionou são limitados. Pra aprender até que vai, mas depois......talvez o melhor msm seja o cort JB. Passa reto do SX e do condor bx12, a não q troque a captção e olhe lá. Acho o custo/benefício deles muito ruim.

gilbonfim
Veterano
# jul/11
· votar


Estou pensando em comprar um Condor Xb25a. Ele tá por R$ 795.O preço está bom ? O baixo é de qualidade ?
Descrição

- Corpo: Basswood
- Braço: Maple (Bolt On)
- Escala: Rosewood
- Trastes: 24
- Tarraxas: Condor Blindada Cromada
- Ponte: Condor Cromada
- Captação: P+J Condor
- Controles: Volume, Balanço, Graves e Agudos
- Circuito: Ativo
Origem: Indonésia

tiko_silva_16
Veterano
# jul/11
· votar


esse topico eh muito maneiro,so uma duvida sobre baixo circuitativo.

Cynic
Veterano
# jul/11
· votar


Caras, só uma dúvida, estou muito afim de partir da guita para o bass, por um simples motivo, expandi um pouco meus horizontes, estou curtindo um groove, R&B, Hip-Hop, e pra mim como eu gosto das cordas, seria mais interessante entrar com bass nesses gêneros, estive pensando para comecar em um jazz bass, quais marcas, quais modelos vocês recomendam por menos de 1k ? os Eagle são bons ? os SX ? enfim quero um bass confortável e com som agradavel, quais modelos vocês recomendam ?

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


gilbonfim
eu pegaria o condor bx12

tiko_silva_16
diga aí sua dúvida que a galera responde hehe

Cynic
vai de SX, não tem erro.

JL_Marcondes
Veterano
# jul/11 · Editado por: JL_Marcondes
· votar



Estou pensando em comprar um Condor Xb25a. Ele tá por R$ 795.O preço está bom

Cara, é o meu baixo. Tenho ele há mais de 6 anos e tipo, não troco nem vendo por nada. Sei que ele não é um MusicMan, Fodera, etc etc.. mas ele muito completo, pra n dizer eclético! Se vc qzer, te passo o contato do meu primo que tem um, ta novinho td bonitinho, mas comprou na empolgação e queria tocar feito o steve harris.. resultado, qndo entendeu um pouco mais sobre baixos me fez levar ele na teodoro pra comprar algo mais voltado pro que ele queria (precision 4cordas).. Eu mesmo quero comprar o baixo dele e fazer um freetles, mas to sem $$ pra investir 500,00 fora os caps, mão de obra etc etc.. ainda vou customizar o meu primeiro hehhe (abri um tópico sobre isso)...
Enfim, sempre indico este modelo pra qm qr um 5 cordas pra começar e/ou qr algo eclético, que permite tocar varios estilos e n te deixe na mão ref. alguma técnica.. melhor custo benefício.. ctz!
Obs: Se for comprar um 0bala lembre-se, vc provavelmente terá que trocar em pouco tempo as cordas e geralmente vem bem alta a posição delas, logo, mande pra luthier assim que sair da loja, e, fuja de monstruario! Ofereci o do meu primo pq ele qr vender mesmo, comprou o squier dele e mandou pro luthier logo de prima, junto jah fez o setup do Condor e trocou as cordas pra conseguir passar pra frente bunitnho!

tiko_silva_16
Veterano
# jul/11
· votar


Estou com duvida se compro um baixo acustico(R$650,00) ou um passivo 5 cordas (tb 650 reais)para tocar soul.

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


tiko_silva_16
compra um eletrico man. Não vai se arrepender. Imagino que esteja meio que começando (certo?)

O passivo 5 cordas via ser mais versátil, da pra usar em tudo. O acústico perde um pouco nesse sentido.

tiko_silva_16
Veterano
# jul/11
· votar


Valeu,DiBass.E pra tocar power metal passivo ou circuitativo.

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


tiko_silva_16
Olha mano, depende muito. Eu por exemplo costo muito dos passivos. Mas talvez um ativo de um som mais "roncado" cm mais brilho. Imagino que vc vá gostar mais.

tiko_silva_16
Veterano
# jul/11
· votar


Valeu kra,mas o ativo eh melhor para tocar power metal ou algo mais pesado como um hard rock?

tiko_silva_16
Veterano
# jul/11
· votar


Alguém pode me dizer o que é um contra-baixo Circuitativo?

gilbonfim
Veterano
# jul/11
· votar


Eu havia postado uma duvida sobre o baixo Condor Xb25a, ouveram adversidades e acabei ganhando outro um Contrabaixo Tagima Jazz Bass 4 Cordas JB + Hard Bag Solid Sound Contrabaixo Jazz Bass + Correia, sou inciante e nao conheço o baixos Tagima espero q esse seja bom... E dê pra eu usa-lo até ter condiçoes de adquirir um melhor

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


gilbonfim
Já usei esse baixo. O som dele me agradou muito. Fique feliz é um ótimo presente sem dúvidas!!
...Não esqueça de usar cordas boas e levar a um luthier regularmente :)

gilbonfim
Veterano
# jul/11
· votar


dibass
Pô eu fikei muito feliz assim q chegar eu vou levar em um Luthier pra ele fazer a 1ª regulagem depois vou ficar levando assiduamente pra ele estar sempre bem cuidado. :p

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


gilbonfim
ahaaaam oportunista. Fala sério, ou tu quer ver a baixista ou quer aproveitar usar o baixo dela???

heheh, brincadeira irmão. Mas tá certo, vale a pena cuidar bem do instrumento.

gilbonfim
Veterano
# jul/11
· votar


dibass
kkkkkkkkkkkkkkkk...
na sua frase só há um erro de concordancia de genero:
ahaaaam oportunista. Fala sério, ou tu quer ver a baixista ou quer aproveitar usar o baixo dela???
Quando o correto seria ahaaaam oportunista. Fala sério, ou tu quer ver O baixista ou quer aproveitar usar o baixo dele???

Como eu posso dizer é normal confudirem meu nome, fazer oq né foi ideia da minha Mãe por esse nome Unissex...
Mais tem problema nao. rsrsrsrs
Ps: O baixo será sempre bem cuidado demorou mtu pra eu ganhar esse e nao vou deixar ele se desgatar com facilidade ! :)

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


gilbonfim
aaah, vc ganhou o baixo ou deu de presente??

acho que não entendi direito rsrs
me desculpe.

gilbonfim
Veterano
# jul/11
· votar


dibass
é eu expliquei mal...

Mais eu ganhei :)

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


gilbonfim
aaa tá, agora entendi. hehe massa!!

banda de dois
Veterano
# ago/11
· votar


dibass

a banda aviões do forró la do nordeste criou uma nova pegada no baixo ; se não me engano quem toca nesta banda e o sandryve { acho eu} alguem ai ja viu essa inovação do pé de serra tradicional , essa linha que eles criou é padrão atual ??

IG BASS
Veterano
# ago/11
· votar


Ismah
baixo pra louvor mais melhor custo benefício até 300 reais, alguma sugestão?

Olá Ismah, você é de que estadodo Brasil?

Acho que aqui no Rio (onde moro) dificilmente conseguirá um baixo com alguma qualidade por esse preço... Talvez o mais próximo que você consiga seja um Eagle, modelo Jazz Bass, isso na faixa de R$ 400 - R$ 500.

Particularmente acho que a Eagle até faz uns acústicos razoáveis (baixolões e violões), mas elétricos tenho minhas dúvidas...

Talvez um Condor XB - 12 você consiga por uns R$ 600,00. É um bom baixo para tocar na Igreja. Espero ter ajudado.

Abraços!

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


banda de dois
então, não sei se foram eles que começaram, mas já vi muitas bandas de forró fazendo linhas mais complexas no baixo.
Procure por Banda Garota Safada. O baixista é sensacional.

Do mesmo modo variáveis do rítmo também tem aparecido linhas assim. Alguns sertanejos e bandas gaúchas também. Um grande exemplo é o baixista que toca com o João Luiz Correa. O cara é demais!

banda de dois
Veterano
# ago/11
· votar


dibass

blz. cara so puxei assunto sobre essa banda justamente para clarear um pouco umas ideias minhas aqui falei daquela banda por que foi a prima que me veio na cuca; mas observando bem. temos la um baterista meio louco a batera tem o mesmo timbre daquelas batera que se tocava rock no anos 70 - 80= famosa bate lata. ai acaba tirando um pouco da graça ; eu particularmente acho essa linha de baixo , tipo assim muito misturada mas fas sucesso né; muita nota para um compasso sei la!! mas o povo gosta disso: tambem o forro moderno hoje não tem mais sentido de sertão o cantor grita demais e por ai vai....

dibass
Veterano
# ago/11
· votar


banda de dois
é...aí é uma questão de gosto né. E não tanta nota, é que repete bastante cada nota tocada (normalmente).

E vou te falar, não gosto nada do estilo dos forrozeiros cantar. Bonde do forró é um bom exemplo. Muita gritaria hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]