musicas com subdominantes

    Autor Mensagem
    moog
    Veterano
    # ago/05


    oi! eu to estudando funçoes dos acordes e tudo mais, e me interessei no tal do sub V, ou subdominante e tudo mais... queria saber algumas musicas q usam o tal do sub V para eu ver a sonoridade, pq ficar so na teoria num da... flwz!


    (tópico criado em nome de LuCaSbass)

    fox_123
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Cara, pelo pouco que ja li...sub V e subdominante são coisas diferentes dentro da função harmonica. Veja só:

    sub V é o subistituto do V grau "esses dois caras" são acordes dominantes, pois ambos tem notas iguais, porem com tonicas diferentes e eles tem uma caracteristica que é "chamar" o acorde de função tônica.

    subdominante ja faz parte de uma outra categoria de acorde, esse é o "cara" que normalmente "vem antes" do acorde dominante ou sub V, fazendo a famoza cadencia subdominante, dominante ou sub V e tonica, ou trocando seis por meia duzia, II V I.

    thiago_ribeiro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    beleza cara ta tudo tranqüilo.

    fox_123
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Um exemplo pratico disso seria você usar assim....(na tonalidade de DO maior)


    Cadencia comum: G7 C

    Usando o Sub V: Db7 C

    Usando o Subdominante: Dm7 G7 C ou F G7 C (da no mesmo)

    Obs.: transporte para todas as tonalidades, acho que é por ai....

    Um abraço

    LuCaSbass
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    opa... e mermo, eu fiz a pergunta meio errada mesmo... agora dei uma lida nos meus materiais e vi q a subdominante e o IV grau =P... desculpa o escorregao ai!

    mas entao, alguma musica com sub V?

    fox_123
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Isso é bem tranquilo! é so você pegar uma musica que goste e substituir um acorde dominante pelo sub V, e ver se a sonoridade fica legal pro seu ouvido! ok?!

    Mas caso você queira, posta ai uma cifra de uma musica que você goste e agente faz a substituição, mas isso depende muito do estilo que você esta tocando....não são todos os estilos que aceitam determinadas harmonizações, tudo depende do seu bom censo!!

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a musicas com subdominantes