MAC ou PC para gravação ?

Autor Mensagem
wernegher
Veterano
# jan/05


Galera,

opinem sobre qual seria a melhor plataforma para um HOME STUDIO, e é claro, o porque. Podem equipa-los como quiserem, desde que tenha nexo né..rsss

Valeu !

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Bom, MAC é mais estável que WIN porém é incompatível com a maioria dos programas mais usados hoje em dia.

A solução é usar um bom WIN mesmo, tipo o 2000, XP PRO entre outros e uma máquina.

ViniciusAugustoShow
Veterano
# jan/05
· votar


Não existe a melhor plataforma e sim o melhor sistema de gravação.
Os macs, no geral, são computadores criados para trabalhar especificamente com audio-grafica-video.
Porém não podemos escolher quem é o melhor entre MAC e Windows, pois a interface PC tbm tem as mesmas vantagens de programação-edição-qualidade que um MAC pode ter. No geral, eu continuo com o PC-Windows, pois existem bem mais programas compativeis.
No geral, não é a interface que vc monta que tem q ser analisada, e sim o sistema de placas e etc. Tipo, se um cara tem um PC-Win com placa protools (q custa R$8.000 a 12.000,00) e tem um sistema MAC com a mesma placa, ele´s terão a mesma qualidade.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/05
· votar


Macs levam a vantagem de serem mais fáceis de se trabalhar (muuuuito mais fáceis, tanto que o Windows é uma cópia mal feita do Sistema Operacional dos Macs) e muito mais estáveis. Mas acabam sendo mais caros também e pecam um pouco na disponiblidade de alguns programas para a sua plataforma. Porém acho que o resultado é melhor. Eu trabalho com Macs na área de publicidade e propaganda (parte gráfica) e tenho contato com produtoras de áudio e vídeo que o fazem também e não trocam os seus Macs por PCs de forma alguma.

Mas enfim, a sua escolha depende muito do uso (programas utilizados) e da sua disponibilidade financeira. Mas posso dizer que Macs são ótimos computadores pessoais também.

Pra concluir e não fugir muito do tópico, existem profissionais de bom nível que trabalham com PCs e tem bons resultados, porém, na minha opinião pessoal, a interface dos Macs dão de 10 a 0, seja lá o que você for fazer com eles.

[ ]´s.

gustavorino
Veterano
# jan/05
· votar


MAC certamente, exceto pelo fato de nao existirem determinados softwares para ele, a arquitetura interna do MAC eh muito mais veloz principalmente para trabalhar com aplicativos multimedia!

MusiRio
Veterano
# jan/05
· votar


Mac, com certeza

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


ViniciusAugustoShow

Amigo,..apenas para esclarecer que, quando eu perguntei qual a melhor plataforma era justamente para que fossem colocados os pontos de vista. É claro que quando avaliamos a relação MAC x PC, temos que avaliar o conjunto(hardware, software, periféricos, e etc..) e foi justamente por isso que eu disse lá em cima:"Podem equipá-los como quiserem, desde que tenha nexo né...rs".
Qto ao valor de um PC (windows)razoável juntamente com a Placa da Digidesign - a Digi002 - aqui no RJ consegue-se por uns R$ 6.000 a R$7.000,00 no máximo. Se for pegar o modelo antigo da Digi (a 001), aí sai mais barato ainda.

PARA TODOS

O grande problema - NA MINHA OPINIÃO por favor - é o "Ruwindows"... Ninguém aguenta mais aquelas travadas históricas, ruídos, conflitos, e etc... A estrutura de Hardware do MAC e o seu sistema operacional (OSx) são mais estáveis e confiáveis, embora a microsoft tenha evoluído e muito com o lançamento da linha XP.
Concordo com a dificuldade de manutenção do MAC se bem que é raro um MAC dar "pau". Qto a escassez de softwares compatíveis é meio relativo, pois já existem versões para MAC de grandes softwares para gravação: Pro Tools (audio\ midi), Reason(midi), Live4.0 (bem legal), além do famoso Digital Performer (para MAC e muito bom !!), dentre outros.

Apenas um adendo ref. a evolução dos MACs frente aos Pcs... Os macs já deixaram de utilizar há muito tempo o Drive A (floppy) e já veem de fábrica com Zip Drive interno... (acredito que esta é uma vantagem considerável)

Resumindo: o Mac pra mim leva uma grande vantagem no quesito estabilidade e confiabilidade. E qdo falamos de um trabalho profissional - gravação - estes dois itens contam muito...

OBS: por favor, esse é apenas um ponto de vista de quem já trabalhou com um PC (top de linha na época) e agora trabalha com um MAC

Abraço a todos e paz !

viniciusaugusto
Veterano
# jan/05
· votar


wernegher
gostaria de ouvir trabalhos seus gravados com seu MAC e preferncialmente com voz, para eu sentir a qualidade do seu home, pode ser?

gustavorino
Veterano
# jan/05 · Editado por: gustavorino
· votar


Ninguém aguenta mais aquelas travadas históricas, ruídos, conflitos

mas nao se pode julgar o windows assim sem analizar bem.. ele eh bastante estavel se tratando de um sistema operacional que roda em qualquer computador que tenha certos padroes, pense em quantas marcas e modelos de placa mae , placa de videos, som , etc vcs conhecem.. e normalmente todas funcionam... os macs travam menos por que o sistema operacional foi excepcionalmente desenvolvido pra determinada maquina.. ou modelos...!

E falando sobre preco.. os macs não sao caros.. os PCS que são baratos, por que usam a arquitetura com melhor custo beneficio jah inventada que eh o modelo de van Neumann , mas infelizmente essa arquitetura eh cheia de problemas.. ! e tem um desempenho bem baixo... por isso um pentium 4 com 2 giga é mais lento que um Mac com 700 Mhtz!

Resumindo.. MAC eh melhor em tudo! exceto em preco!

S4M4
Veterano
# jan/05
· votar


bom... o programa Garage Band eh mooooooito foda. Soh falta eu ter um mac!!! aiai!

aqui na agência eu uso um G5, queria vir aki de sábado e plugar a guita!

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Gustavorino

É claro que fica muito mais difícil avaliar a performance do Windows face ao que vc mesmo disse: variedade incrível de placas, memorias, hds e etc... que existem para pc.
Mas quem não se lembra do mico histórico do Tio Bill qdo lançou o Windows (não me lembro qual a versão)?? Tela azul na apresentação do produto !!! Caraca.... aí até ofende...rsss. Tudo bem que aquilo pode ter sido uma jogada de marketing ou algo parecido, mas sabemos que o Windows dá "pau" até em computadores famosos como Dell, Compaq, IBM, e outros que já vem montado de fábrica e são homologados \ testados antes de irem para prateleira.

O problema principal do mac com certeza ainda é o preço...mas ainda fico com ele sem precisar pensar....

Abraço !!!!

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


uso um G4 aqui e vo falar viu, depois que vc trabalha em MAC-OS vc tem vontade de chutar o seu pc

S4M4

vc trampa onde?

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


sou redator de uma agencia de promoção aqui em sp

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


com certeza o Win é menos estável dos sistemas e este deve ser um fator muito decisivo. Não tenho muito conhecimento dos sistemas utilizados para gravação, por isso não posso falar muito. falando nisso para Linux alguém conhece algum aplicativo que possa ser utilizado? t+

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Sinceramente não sei se existe alguma coisa para Linux...

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


E ae, galera!


Bom, aqui vai minha humilde opinião: não se deixem levar pelo hardware, sigam seus interesses na base do software.

Acho que em nível de máquina, e hoje em dia, PC e Mac não possuem tanta distinção considerável. Tá, até teve, mas vejamos... O que move a empresa/produtor é o software rodando (performance, estabilidade, recursos, praticidade entre outros), concordam? É claro, não precisamos entrar em detalhes dizendo que Mac é mais organizado (afinal, é de uma empresa), e PC é mais "expandível" desorganizadamente (é da empresa XYZ)... =0P`,;.

Acho que a discussão poderia se conter apenas aos sistemas operacionais: (OS-X, Windows XP, Linux, Irix, Lalalá etc.), eles é que são o perigo... ;0)

Eu já tive computadores Amiga, e na época, eram os melhores para edição de vídeo em realtime. Silicon Graphics eram os "detentores" da CG anos atrás. Também trabalhei com Macintosh na época de desktop publishing, e eram imbatíveis. Já os PCs, eram (e são) uma mistura de tudo, mas o hardware não ajudava muito... E hoje? Acredito que o PC continua uma zona no geral, mas melhorou muito nestes últimos anos e está caminhando para uma arquitetura amadurecida. Fora que a Microsoft ajudou a monopolizar esta plataforma, mas tudo isto é muito relativo. Bom, digo isto pela experiência que tive ao longo destes anos, nunca se sabe o que vai rolar.

Eu acho que varia muito da área, imaginem missões críticas sem softwares estáveis, ou uma agência de publicidade na correria sem a praticidade e compatibilidade entre os programas... Tudo isto conta. E na área de som, acredito que fidelidade é uma preocupação de hardware também, mas se vai usar um computador, é porque precisa de sofwares que atendam às suas necessidades. Logo, se você quer algo que só esteja disponível para a plataforma X, você ficará presa à ela por um tempo.

Ah, e mais um detalhe que muitos não levam em conta: nem sempre o problema do PC é o software. Diferentemente de comprar um computador da Apple, muitos compram PC genéricos (PCs montados na Sta. Ifigênia ou na esquina), e alguns montam da forma correta mas com placas "sling-slung", ou ainda de marca mas importadas de sei-lá onde com aquele "lote" zoado de memórias (muito comum inclusive) que ninguém percebe... Aí dá um pau maluco do nada e ninguém sabe o motivo e vai xingando o PC, o Windows... ;0) Se você sabe exatamente o que está fazendo, e faz testes rigorosos de máquina, então beleza. Caso contrário, faça um bem a você mesmo e evite dores de cabeça: compre um PC de marca - Dell, Toshiba, IBM, HP etc. E, para terminar, claro que máquinas para trabalho deste nível não ficam à mercê de vírus, internet (sem camada de proteção - neste caso, outra máquina) etc., né? Caso contrário, pobre Windows XP... =0D


Bem, é isso! Espero ter contribuído com alguma coisa sensata (aproveitem que não é sempre)... E desculpem se fugi um pouco do assunto. ;0)

gustavorino
Veterano
# jan/05
· votar


compre um PC de marca - Dell, Toshiba, IBM, HP

dah pra ir no site deles.. pegar os tops de linha e anotar as peças.. e montar por fora.. mas com alguem de confiança, e não nas casas bahias!

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


intel, asus, soyo como placa mãe, um cooler da termalthek, processador Atlhon Xp, ou Athlon 64, 1Gb memória, hd sata 120Gb. uma placa de video Radeon ou GeForce e uma placa de som Sound Blaster, Audigit, ou algo do tipo.... e beleza...

já da pra fazer alguma coisa

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


Fala, alissonc! =0D


Só um toque: mesmo as marcas Asus, Soyo, MSI etc. possuem seus modelos "low-end", que não possuem componentes adequados aos usuários sedentos por performance e qualidade. As Intel não sei dizer, mas não duvido que siga o mesmo critério... Quanto ao resto, vale o mesmo cuidado "de onde comprar, como montar", e test-stress para não pegar memórias com problema, coisa que não se detecta facilmente no dia-a-dia. =0)

Mas com uma maquininha destas que você comentou já dá para fazer um estrago, ehuehuehhe


[]'s

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Apenas um humilde adendo...

Já existem vários programas para trabalhar com música com versões para MAC, além de outros que exclusivos pra MAC. Exemplos:

Pro Tools = PC\MAC
Reason 2.5= PC\MAC
Live 4.0 = PC\MAC
BFD Drums = PC\MAC
Digital Performer = MAC
Cubase = MAC\ pra PC eu não tenho certeza se existe
Nuendo = MAC\PC

Enfim,..acho que embora ainda para os usuários de MAC exista uma certa limitação, temos ótimas opções para trabalhar.

ABraço a todos...

Allan Coura
Veterano
# jan/05
· votar


conheço pessoas que mexem com gravação e o favorito é MAC mas PC funciona tb

Allan Coura
Veterano
# jan/05
· votar


conheço pessoas que mexem com gravação e o favorito é MAC mas PC funciona tb

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Aliás,

se alguém quiser comprar um MAC, eu to vendendo o meu...rss.
Apenas uma questão de upgrade...
É óbvio que vou comprar um outro MAC né....

Rodolfo Rigo Calabrezi
Veterano
# jan/05
· votar


Greetings, wernegher! =0)


Cubase tem para PC sim. Falando nisso, li em algum lugar que a Yamaha teria comprado a Steinberg... Sinistro.

http://www.steinberg.net/
http://www.cubase.com/


Em relação ao Mac para música, acho que as limitações são poucas... Só não sei quanto ao preço que se paga. Contudo, acho que a confiança aqui é o que vale! =0)


[]'s

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Rodolfo Rigo Calabrezi

Fala meu nobre...
Eu também li sobre a aquisição da Steinberg pela Yamaha... é amigo...
A globalização cada vez mais presente....rsss

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Ah,...e concordo plenamente... Confiança é tudo !!

alissonc
Veterano
# jan/05
· votar


Com certeza Rodolfo Rigo Calabrezi hj em dia para conseguir algo de qualidade não será barato, não são as Asus de 200,00 que irão lhe garantir o investimento do micro... por isso tenho muito medo destes micros que estão sendo disseminados no mercado abaixo dos R$ 2000,00 nao que o mercado esteja baixando, mas sim produtos de menor qualidade estão sendo criados, e ai onde está sua garantia de produtividade/mecânica?
mas foi bom o seu toque sobre as linhas secundárias da Asus, Soyo e outras

t+

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Essa questão foi muito bem levantada pelo nosso amigo.
Embora tenhamos muitas marcas conceituadas (Asus, Soyo, Pentium, e etc...), temos diversas versões que nem sempre condizem com o nome e reputação do produto.
Só para se ter uma idéia, a Asus há algum tempo atrás parou de fábricar suas pl. mãe com chip-set VIA (o melhor que tinha ou ainda tem,.sei lá) e passou a fabricar com chip-se SIS, que na crítica obteve um conceito reprovador. Só há poucos anos ela retornou com a antiga tecnologia e assim pôde trazer a tona novamente o padrão que a tornou uma das líderes de mercado.

Enfim,.. embora os produtos APPLE sejam mais difíceis de achar e mais caros, são mais confiáveis e estáveis.

Leonardo fiaux
Veterano
# jan/05
· votar


fala dé cabeção, ai parceiro to com preguiça de escrever.

mais gostei do tópico

pra mim tanto faz MAC ou PC desde q a qualidade seja boa

Valeu!

wernegher
Veterano
# jan/05
· votar


Alguém sabe me dizer se eu consigo usar VSTs em MAC, utilizando o Digital Performer 3.0 como editor ou até mesmo o Pro Tools ?
Ah,..se tiver por favor me fale como...

Thanks..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MAC ou PC para gravação ?