Como alterar o tom de um arquivo de áudio????

Autor Mensagem
Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04


Agora to com outra dúvida...
Isso aqui eu sei q é possível....

Eu sei de um cara, de um estúdio de pequeno porte, que consegue pegar um cd, wav, mp3...submeter a sei lá o q e aplica uma espécie de função transpose na música.
Sei (desde a época das fitas k7) que se vc altera a velocidade de um som, altera tbém a frequência, ou seja, a tonalidade da música, tanto para 'cima' quanto para 'baixo'...daí tem até uma tabela que diz lá=440hz e das outras notas musicais....
Mas o cara q eu citei faz isso sem mexer na velocidade....se uma música, por exemplo, é tocada A (lá)...ele aumentaria pra C, abaixaria pra G...ou qqer outro...
Algumas vezes o cantor fica com a voz meio robótica...mas do resto, parece mesmo que foi tudo gravado nakele tom... Eu, muito curioso, já procurei saber como se faz...me falaram muito superficialmente que isso não era coisa de softwares, eram equipamentos profissionais caríssimos e tal e coisa...Acreditei muito não.

Alguém ae sabe como posso pegar um arquivo de áudio e mudar o tom, aplicar o tal "transpose" ??? (não estou falando de midi)

fathertime
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa

entra aqui:
http://www.winamp.com/plugins/browse.php?search=yes&filter=C&query=pac emaker

É um plugin para winamp que altera a tonalidade e velocidade das músicas chamado "pacemaker". Eu gostei muito dele, vale a pena baixá-lo!

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


valeu...mas dá pra salvar alteração da musica???
quero fazer esse processo dentro de um programa editor de áudio, não num player

fathertime
Veterano
# dez/04
· votar


hmm....dae já não sei como fazer...acho que programas como o soundforge devem fazer isto, mas não posso te responder com segurança.

O bom deste plugin do winamp (PaceMaker) é que nele é possível alterar a velocidade da música sem interferir na tonalidade!

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


mas eu quero o contrário....mudar o tom e manter a velocidade...dá ????

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/04
· votar


Cara, existe um programa muito simples q vc acha completo com qualquer downloader (Kazaa, DC++, etc). O Cool Edit Pro (preferencialmente o 2.2).
Nele vc pode alterar o tom, mas precisará compensar um pouca da velocidade da música porque se não me engano ele não corrige isso sozinho. Se você diminui 1 tom, a música aumenta uns 15 segundo mais ou menos, entendeu? Mas é muito fácil corrigir isso com o próprio programa num négocio que chama Stretch.
Qualquer dúvida, é só perguntar q eu tento responder.

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa
É bem simples mudar o tom e manter a velocidade, porém cada música vc terá que estudar os parametros para não distorce-las ok? O tom de uma música a ser mudada, geralmente não deve ultrapassar -3 ou +3, pois apartir daí ele começa a distorcer ok?

No Sound Forge, abra o arquivo que queira mudar o tom, depois va em Effects, logo após va em pitch e selecione a função shift. Ta entendido até aí?

Aparecerá uma tecla com o nome: Sonic Foundry Pitch Shift
Procure a opção Preserve duration e deixe-o ativo, pois isso manterá a velocidade da música, após vc ter mudado o tom.

Depois vc nivelará o tom desejado, pela alavanda da função: Semitones to shift pitch by (-12 to 12), como eu lhe falei, tente não ultrapassar -3 e/ou +3 nas tonalidades, esta alavanca que citei ela modela os semitons da forma q vc desejar.

Outra opção, é depois de vc escolher o simi-tom desejado, vc nivelar ele para impedir distorções, pela alavanca da função: Cents to shift pitch by(-100.0 to 100.0)

Após feitos este detalhes, vc terá que estudar o modo de afinação que vc deseja para sua música, pela função: Mode, pois se a música tiver alguma distorção audivél ainda, depois de vc ter definido a tonalização desejada, experimente os vários modos existente nesta ferramenta, e depois selecione o que mais te agradou!!!!

Pronto, feito isso, é só salvar, e a música ou o playback desejado, ficará no tom q vc escolher!!!!

Boa Sorte!!!!

Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


alguma duvida?

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


como fazer isto no cool edit pro?

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Energy
O Cool edit é mais indicado para gravações e não para pre master-edições e ect...
Não trabalho com Cool Edit para editar esats musicas, pois acho o programa muito fraco, o sound forge é bem melhor q todos os q forem citados aqui!!!!

Um abraço e feliz Ano novo!!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


Energy
Ah... Se tiveres duvidas com o sound forge, pode tirar comigo, que ficarei feliz em ajuda-lo, só não lhe ajudo com o cool edit, pq não curto muito o programa ok? Qualquer coisa estamos aí!!!!

Um grande abraço e boa Sorte!!!

Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Facundo
Veterano
# dez/04
· votar


Po q dica legal!!!! esta eu gostei!!!!!
Vou tentar fazer agora!!!!!

Leandro Barbosa
Veterano
# dez/04
· votar


viniciusaugusto
vou tentar aqui no soundforge....até q agora vc foi mais claro
vlw

RicardoAmaral
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Barbosa
Poxa cara, Vinícius te ajuda em dois topicos q vc criou, e vc foi em um desses topicos da pagação no cara!!!! Putz q vacilo!!!! Vc parece ser muito mal agradecido!!!!
Olha suas atitudes antes de julgar alguem ok? Juízo rapaz!!! Nao queremos mais brigas aqui e vc parece querer começar outra!!!
O cara te ajuda em dois topicos e vc quer massacrar!!!! Vacilão!!!
Queria ver quem ia te dar uma aula como esta que ele te deu acima...
Imagine qt tempo ele não deve ter gastado pra te dar esta super dica que eu testei agora a pouco e deu super certo?
Vacilão mesmo vc viu?

gustavorino
Veterano
# dez/04
· votar


- VIRTUAL DJ
programinha bem interessante.. dah pra deixar a musica mais lenta ou mais rapida sem mudar o tom.. eu uso ele pra quando preciso tirar um solo que eh mto rapido sem perder uma nota... claro.. fica meio estranho as vezes.. mas eh interessante.. tudo em tempo real... se alguem souber outros posta ae.. eu nao sou mto ligado nesse assunto..

Agassi
Veterano
# mar/05
· votar


viniciusaugusto


Valeu veio isso vai me judar e muitoooo

_ViníciusAugusto_
Veterano
# mar/05
· votar


Agassi
Valeu veio isso vai me ajudar e muitoooo
Q nada cara, boa sorte e sucesso!!!!
Espero que tenha sido útil!!!!!
Um abraço!!!!

Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com
http://www.softekeyboards.cjb.net/
http://softekeyboards.goldeye.info/forum/index.php

kitcao
Veterano
# out/09
· votar


Vinicios vc quebrou o mair galho mano.
Valeu.
Se precisar de mids me de um toque.

Leandro Barbosa
Veterano
# out/09
· votar


kitcao
Cara!! o tópico é do ano de 2004!!!!
vc ta respondendo ao cara, sera q ele ta vivo ainda?? rs rs

mas aproveitando o assunto, qquer programa editor de audio, procurar funções PITCH e SHIFT, no SoundForge tem isso com certeza num dos menus, se o tivesse instalado nessa maquina aqui eu diria o caminho exato.

Iversonfr
Veterano
# out/09 · Editado por: Iversonfr
· votar


já q desenterram esse topico... programa mais facil que existe pra isso isso na minha opiniao é o Amazing Slow Downer... da uma fuçada na internet que vc acha"... ele alem de alterar o pitch da musica de meio em meio tom apenas deslizando uma barra, ele diminui a velocidade da musica sem alterar o pitch.... programinha leve e muito bom

allax black
Veterano
# nov/10
· votar


galera gostaria de sabe como faço para tocar uma lista de musica enteira no virtual dj sem precisar colocar uma por uma ?

tati-anne
Veterano
# abr/11
· votar


Vinicius, tem como saber o tom da música antes de mudá-lo ou para que tom a música foi no Sound Forge Pro 10.0?
Obrigada.
Tatiane.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


tati-anne - putz, os últimos posts do _ViníciusAugusto_ foram em 2005... acho que ele não está mais frequentando o fórum.

Vou tentar ajudar:
...tem como saber o tom da música antes de mudá-lo ou para que tom a música foi no Sound Forge Pro 10.0?

Sim, tem. Use os ouvidos.

O que você precisa exatamente?

zigual
Veterano
# dez/11
· votar


No Cubase 5 também dá, tem que importar a música, selecionar ela e ir em Audio->Process->Pitch Shift daí lá tu pode escolher quantos semitons alterar em relação a qual nota de referencia e tal... e ainda pode ouvir um preview antes de mandar alterar definitivamente o tom da música...
Depois de feito isso tem que exportar ela como áudio de novo... seleciona a música e vai em Transport->Locators to Selection (às vezes é preciso fazer isso para exportar) depois vai em File->Export->Audio Mixdown daí é só escolher o formato, nome do arquivo e onde salvar e mandar exportar.

led123_del321
Veterano
# mar/14
· votar


Atualmente, qual o melhor plugin? Pra abaixar ou aumentar o tom de uma backing track, por exemplo.

Vi, na net, muitos indicando o Melodyne...

E vi esse plugin aqui, que me impressionou. Ele serviria pra uma track com vários instrumentos, ou é só pra voz?





bobteixeira
Membro Novato
# jan/16
· votar


viniciusaugusto
Bom dia

Seu Post perfeito do sound forge, funcionou perfeitamente e facil.

O sound forge não abre arquivos midi só entre eles mp3, para alterar o tom de midis que programa vc recomenda

Abraços

Roberto

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Guitar Pro transpõe. Qualquer DAW também. Pelo menos o Reaper altera tonalidade de midi.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Wade

Track por track se não me engano...

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


O Band in a Box é um dos melhores que tem para fazer alterações de tom em midi, usando o Real Box uma DAW que vem junto.
Mas as vezes é melhor fazer track por track e ir observando o comportamento, pois nestes casos, alguma track pode não fica boa, pode ficar ruim e aí tem que reescrever toda a track.
O Reaper acredito que dá conta do recado, inclusive tracks de áudio, mas como já foi dito em posts anteriores a mudança não pode ser muito radical, envolver muitos semitons, pois não fica bom.
Eu faça alterações em pequenos loops no Mixcraft, vou ajustando em pequenas partes.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Ismah
Só dar um ctrl+a e depois dar o comando (shift+8/9, se não me engano) e ele altera todas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como alterar o tom de um arquivo de áudio????