【FIXO】 Sistema de Sonorização Básico para Principiantes

Autor Mensagem
danubio_gpi
Veterano
# dez/04
· votar


Demolisher

Opa lanternagem é minha área. rs
Vlw pelas dicas velhinho.

Demolisher
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
Bom Kra, vamos falar então sobre a bateria...

Infelizmente, para vc tocar ao ar livre, com o restante do equipamento plugado, vai precisar microfonar a bateria sim, sob pena de simplesmente matar seu som...
Existem várias opções e formas diferentes para microfonar bateria. Eu particularmente curto bastante os mics :

Bumbo - Shure Beta 52
Caixa - Shure Beta 56 ou Beta 57
Tons - Beta 98 ou Beta 56
Hi Hat - Shure SM 81
Over - AKG C414

Existem uma opção mais em conta, mas com resultados não tão bons...

A título de nece$$$$idade, vc pode utilizar o Leson SM58 para microfonar a caixa. O macete é retirar o globo do microfone, mas com cuidado para não danificar a cápsula. Vc pode optar ainda (recurso técnico de emergência, hehehe) por microfoná-la com apenas três microfones:
Um no Bumbo. Um captando Chimbau e Caixa. Entre os dois com 30cm de distância Um captando outras peças (como um Over) posicionado entre os pratos. Esses podem ser um LeSon SM58 para a caixa e dois SHURE SM 58 para as demais peças, lembrando que o resultado não será tão bom quanto o indicado inicialmente...

Quanto à equalização, vc terá que passar o som e ir regulando como achar melhor. Lembre-se que cada microfone terá um canal específico na mesa, ou seja, se vc optar por um mic por peça, deverá ter disponíveis no mínimo sete canais apenas para a batera...

Demolisher
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
aproveita e me da uma bola sobre esses processadores de efeito tipo microverb, eles servem pra voz? quais efeitos posso usar pra melhorar a amplificacao da voz? um delay? reverb? os dois? e como faze-la sair mais radiofonica?
Hehehehehehehe......

Aí vou eu com mais um rascunho da bíblia...

Primeiramente, os efeitos não tem objetivo de melhorar a amplificação da voz, eles servem sim para modificar os sons originais dos instrumentos, dando-lhes novo colorido, ambientando-o ou adaptando-os para serem gravados em um determinado meio. Os mais usados são o reverberador ou reverber, o delay, o compressor, filtros de ruído, o "chorus", o "flanger" e outros mais específicos, como os distorcedores.

REVERBER - reproduz os ambientes acústicos, de acordo com os timbres dos instrumentos e vozes e com as peculiaridades de cada música. Ao som seco e impessoal, acrescenta vida e profundidade, valorizando e definindo os diversos sons. Quando estamos num lugar amplo, diante de um paredão ou uma montanha, podemos experimentar o efeito do eco. O eco é o reflexo do som, como uma imagem no espelho, a onda sonora que volta ao ouvido do emissor, após bater numa superfície reflexiva. O som viaja a 340 metros por segundo. Se você estivesse a 340 metros de uma montanha e pudesse gritar alto o suficiente, você ouviria o eco de sua voz a exatos dois segundos após o grito. Um segundo para a sua voz chegar na montanha, e outro para o eco retornar até você.

O som se propaga em todas as direções. Ao atingir uma superfície reflexiva, reverbera (ecoa) num ângulo simétrico. Exatamente como a imagem de um espelho. Dentro de uma sala, com paredes, piso e teto mais ou menos reflexivos, múltiplas reflexões do som causam a reverberação. De acordo com os materiais usados e o tamanho das salas, as ondas sonoras se refletem com características variadas, os cantores de banheiro conhecem bem esse efeito, hehehehe...

Os parâmetros de um reverberador variam desde o tipo e tamanho (salas, quartos, estádios, catedrais) “plates” (antigos reverberadores de metal), “gates’ etc., passando pela intensidade do efeito, até o timbre (graves e agudos) da reverberação, o tempo de decaimento (decay), o pre-delay, que é o atraso do efeito sobre o som seco, usado para definir o ataque do som e dar maior nitidez, e outros.

Alguns reverberadores mais simples e baratos, porém com qualidade profissional, trazem apenas um seletor de “salas” e controle de intensidade, o que é mais do que suficiente.

DELAY e ECHO - O eco é um efeito usado para dar maior profundidade a instrumentos solistas. O recurso mais usado para criar este efeito é o digital delay. Delay significa atraso. Ele reproduz uma ou várias cópias digitais do som com atrasos pré-determinados, criando um “eco”.

Seus controles mais comuns são “level”, que dosa o volume do eco, “delay time”, o tempo ou o ritmo das repetições, “intensity”, que determina o número de repetições e outros, em geral referentes ao uso em estéreo, com diferentes delays à esquerda e à direita.

O delay digital substituiu as antigas câmaras de eco (que consistiam numa fita magnética girando em torno de cabeçotes de gravação com distâncias variáveis) por "samples" (amostras do som gravados digitalmente).

CHORUS - Faz oscilar a freqüência (afinação) de um sample (amostra sonora digital) em torno da freqüência do som original. A soma dos dois sons, o original e a amostra com afinação oscilante, sugere um efeito como o de um coro. Pode-se regular a intensidade, a velocidade (rate) da oscilação, o distanciamento do "pitch" (afinação) original. O flanger, que funciona de outro jeito, tem efeito semelhante, porém mais dramático. Também há o phaser, o rotary, derivado das caixas Leslie, que tinham falantes giratórios motorizados, e muitos outros efeitos.

PeroaFrito
Veterano
# dez/04
· votar


up !

Cara aproveitando sua experiencia, queria tirar uma duvida

Eu estou com um sério problema com a batera, como a area aonde os instrumentistas ficam é pequena, o som da bateria acaba ficando alto e todos os outrs musicos almentam o volume de seus respectivos instrumentos, estava pensando em fazer aquele "murinho" de acrilico e microfonar a batera para que eu tenha controle de tudo na mesa!

vc saca desse isolamento? qual a espessura do acrilico!

Todos os outros instrumentos eu tenho controle na mesa
a guitar ta microfonada o cubo funciona como retorno dele mesmo só que microfonado, o baixo mesmo squema só que com directbox, viola direto na mesa com directbox, teclado vai pro cubo que sai pra mesa ...

So o batera que é joselito que desce a mã o e os outros acabam tendo que almentar, ai faca uma barulheira tosca!

Demolisher
Veterano
# dez/04
· votar


PeroaFrito
Acho que não te entendi... vc quer isolar o batera num quartinho? pq se vc microfonar a bateria, não vai adiantar muito, pq o cara vai continuar a bater bife nas panelas e fazer a mesma zoeira tosca a que vc se refere...
A solução, embora não seja um $$$$olução barata, seria vc ter uma batera eletrônica, com módulo e aí sim, vc teria controle dela pela mesa.
Se o seu caso é isolar o seu "house mix" aí sim, só vc ficaria a salvo da "máquina de fazer doidos". Quanto ao "acrílico, não é necessáriamente acrílico, pode ser um vidro com tratamento acústico, ou "aquário como a galera costuma chamar. são na verdade dois vidros com uma pequena distância um do outro que fazem o revestimento acústico. Eu não tenho a receita, mas posso dar uma olhada pra ver se descubro pra vc, valew

PeroaFrito
Veterano
# dez/04
· votar


não ele vai continuar no mesmo lugar dele só que isolado pelo acrilico, ai ele pode descer a mão sem atrapalhar os outro musicos, entendeu?
batera eletronica não, é muito tabajara.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Demolisher

ai velho, estou viajando daqui há pouco e só vilto na segunda, um abraço ai e feliz ano novo pra vc.

na segunda a gente continua a discutir sobre sonorização, e eu acho que esse tópico deveria ser fixo, pois assim a galera ia aprender um pouco.

o forum tem andado muito fraco, muita briga, muita pleiboizada falando merda, e só restam poucos que trocam suas experiências e transmitem conhecimentos, e só tópicos como esse é que podem melhorar o nível e atrair gente realmente interessada em música e não um bando de groupizinho que se acha o dono da arte e da verdade.

um abraço ai pra vc e para os seus valeu.

feliz ano novo..

Demolisher
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
Salve Natureba! O Grande problema é o anonimato, os guris acham que por vc não dar seu nome, vc pode dizer e fazer o que quiser que ninguém fica sabendo quem é o infeliz... Mas assim é a vida... as oportunidades surgem, quem quer aprender vem aprende discute, cresce e faz crescer, quem não quer, tenta atrapalhar, mas mesmo com esses agente acaba aprendendo alguma coisa, nem que seja o que não se deve fazer, hehehehe.
No mais, um Feliz 2005 pra ti, com muitas realizações e muito sucesso!
Bração!

Demolisher
Veterano
# dez/04
· votar


PeroaFrito
Ok, saquei... Um aquário pro batera, huahuahuahuahua... Faz logo uma sauna pro pezão, hehehehehehehe... vc mai matar o cara desidratado, hehehehehe...
Quanto ao material, realmente vc vai ter que consultar uma firma especializada... Eu nunca ví esse tipo de coisa pra isolar o batera. Já frequentei estúdios que tinham uma salinha com tratamento acústico onde os músicos gravavam um por vez, mas durante um ensaio, isolar o batera... com todo mundo tocando junto... acho que não seria viável, pq vc teria que colocar um retorno bom pro cara, a comunicação que tem que existir entre os músicos fica comprometida... sei lá...

AnDrE LoKo
Veterano
# dez/04
· votar


Demolisher
Claudio Natureza

Essa "discussão" de vcs tá muito boa, continuem, ehehehe

Até que enfim um tópico útil, tenho muitas dúvidas nessa área...

PeroaFrito
Veterano
# dez/04
· votar


up!!!

Demolisher
valew cara, vou pesquisar mais sobre isso!
Se vc tiver mais materias posta ae !

wood
Veterano
# mar/05 · Editado por: wood
· votar


Demolisher

Po cara, já agradeço a atençao e tu ter respondido meu tópico lá no "amplificadores". Deixa eu te contar minha historia pra ver se tu me ajuda.

Seguinte.

Eu vou fazer um showcase dia 9 de abril e tal. Lugar pequeno, fechado, prumas 150 pessoas. É um salão de festa.

Vou usar 2 marshall 65w valvestate pras guitarras, que nao necessitam serem ligados no PA pq choram bem alto. a batera tbm tá tranq! =)

Agora vem meu drama. Não tenho amp de baixo (tenho um pequeno de 30w q nao suporta um show, obviamente) e preciso de um PA pras vozes (q sao 2)... Arrumei uma mesa de 8 canais e uma caixa de 16polegadas, com tweeter e tal. Só que tem o seguinte, eu nao sei como eu ligo isso tudo.

Eu ligo as duas vozes direto na mesa, certo?
Como eu faço pra ligar o baixo na mesa direto e fazer um especie de monitor com o amp pequeno de 30w, só pro palco?

E a duvida maior...como eu ligo a mesa no PA?!?! Isso q eu nao consegui entender!!!

Aguardo resposta o mais rapido possivel!

Abraços

wood

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


wood
Vou usar 2 marshall 65w valvestate pras guitarras, que nao necessitam serem ligados no PA pq choram bem alto. a batera tbm tá tranq! =)
Beleza, se o local é pequeno, não dá stress...

Não tenho amp de baixo (tenho um pequeno de 30w q nao suporta um show, obviamente) e preciso de um PA pras vozes (q sao 2)... Arrumei uma mesa de 8 canais e uma caixa de 16polegadas, com tweeter e tal. Só que tem o seguinte, eu nao sei como eu ligo isso tudo.
Eu ligo as duas vozes direto na mesa, certo?

É mais complicado que isso um pouco...

A mesa precisa de um amplificador pra empurrar as caixas, ela sozinha não tem potência pra isso...

O PA é o conjunto de caixas que envia o som para o público, assim, pelo que vc narrou, vc não tem um PA, mas uma caixa...

Assim, com relação às vozes tudo bem, você pode ligá-la à mesa, ligar a mesa a um aplificador e o amplificador empurra a caixa.
Já para o baixo a coisa vai complicar um pouco, o que vc pode fazer é microfonar a sua caixa pequena e ligar o microfone na mesa

Mas fique ligado pois o resultado não é nenhuma Brastemp.... é só um quebra galhos que deixa muito a desejar, OK

wood
Veterano
# mar/05
· votar


Assim, com relação às vozes tudo bem, você pode ligá-la à mesa, ligar a mesa a um aplificador e o amplificador empurra a caixa.

Exatamente isso que eu nao entendi! Como é esse esquema de ligar a mesa à um amp e do amp às caixas ?!?!

Serve qq amp ?! Qualquer potencia ??!

abraços,
wood

Starbolt
Veterano
# mar/05
· votar


Demolisher pode me dar seu icq ou msn?

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


wood

velho, a mesa tem as conexões que vc conecta o cabo do amplificador, e ai vc liga os cabos do ampli às caixas, que se forem várias, vão usar um multi-cabo, mas que vão dividir a potência do ampli.

ligada a mesa, o ampli, e tudo conectado às caixas, vc liga o microfone na mesa, e sai pro abraço.

se vc tiver um efeito que sirva pra voz, vc liga um cabo nesse efeito e conecta à entrada efects da mesa, e no botão efects do canal que vc tá usando a voz, vc aumenta até o efeito ficar legal.

se vc estiver usando mais de um canal, com outro mic ou instrumento, vc pode usar o efeito neles também, ou simplesmente anular o efeito naquele canal, "diminuindo" o efeito no botão respectivo daquele canal.

isso se sua mesa tiver entrada para efeitos.

se não tiver, vai no gogó mesmo, vc liga o mic na entrada "mic" da mesa, regula grave, médio, agudo e volume, e ai é só mandar ver.

um abraço.

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


O tweeter não é muito recomendável nas caixas de retorno, pois facilita a microfonia. O mid-range ideal seria o tipo corneta. Há cornetas que incorporam a função de tweeter, o que minimiza seu custo e facilita a sua construção.


Sempre achei os tweeteres melhores que as cornetas, mas já vi ótimas caixas com auto-falante, médio e corneta. Estou fazendo uma dessas pra mim. :)


GUITARRA E BAIXO:

A princípio podem ficar apenas nas próprias caixas (amplificadas), sem ir à mesa; que cuidará apenas das vozes e play-back. Mas instrua os músicos a trabalharem com o menor volume possível nos instrumentos.


Concordo em parte... se for um espaço amplo o som vai ficar muito desbalanceado, daí o que eu recomendo é microfonar os amps da guitarra e do baixo e mandar pra mesa. Além disso, se tiver mais estrutura também dá pra colocar duas caixas de retorno pro vocal, reforçando sempre a saída de voz.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


uma coisa que eu ainda não manjo legal é essa questão de "caixa de retorno".

qual é a função exata dessas caixas? e quantas devem ser?

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Eu estou com um sério problema com a batera, como a area aonde os instrumentistas ficam é pequena, o som da bateria acaba ficando alto e todos os outrs musicos almentam o volume de seus respectivos instrumentos, estava pensando em fazer aquele "murinho" de acrilico e microfonar a batera para que eu tenha controle de tudo na mesa!

Tem umas soluções mais baratas:
- peça pro maluco não descer tanto o braço! [só se ele for muito compreensivo]
- tem abafadores pras caixas, é tipo um círculo de plástico. Coloca sobre a pele e ele ajuda um pouco. E mete uns travesseiros dentro do bumbo. :)
- compra baquetas acústicas, tem além da conhecida vassourinha - com essa o som vai ficar bem baixo - uma que parece um monte de espetinhos enrolados. Um baterista amigo meu sempre usa, funciona bem.
- esse isolamento de acrílico tu só vai encontrar em lojas de música especializadas em som profissional.

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Claudio Natureza
uma coisa que eu ainda não manjo legal é essa questão de "caixa de retorno". Qual é a função exata dessas caixas? e quantas devem ser?

Tu vai perceber o quanto é importante em shows maiores... a partir de 1.000 pessoas e tal.

Essas caixas ficam viradas pro artista SE OUVIR.
Note que alguns usam um ponto no ouvido, ele mando o retorno direto. Outros usam os dois... etc etc


A quantidade varia de acordo com o que a gente tem :) e o número de instrumentistas na banda. O básico seria um por instrumentista, mas na maioria das vezes o baixista e o guitarrista usam o amp como retorno. O baterista geralmente usa ponto eletrônico, ou aqueles fones tipo concha, principalmente se for usar samplers eletrônicos na música.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


eu tô pensando em completar meu equipamento da seguinte forma:

instrumentos:

Bateria RMV Road
guitarra Shelter Fst 62
baixo Fender Jazz Bass

microfone
1 shure sm58
1 shure sm 57 para guita
1 shure sm 57 para baixo
um kit shure para microfonar batera
1 leson sm 58 para backing

processadores para voz
1 nanoverb alesis
1 ultravoice alesis

pedais
pedaleira Boss gt 6 (guitarra)
pedal super-overdrive onner (baixo)

audio

1 mesa 12 canais stereo Wattson
1 ampli 400 watts wattson
1 ampli 1000 watts wattson

4 caixas de retorno de 300 watts
4 caixas para público de 500 watts

amplis

Tudo Beringher
1 cabeçote Bx 3000 T Ultrabass 300 watts
1 caixa BA 410 Ultrabass
1 ampli de guita GMX 212 v-tone de 120 watts

e ai? pra quantas pessoas e em que tipo de local dá pra tocar com esse equipo?

lembrando que eu não ligo muito pra essas questões de timbre perfeito de valvulado, etc...

pra mim, a GT6 já me fornece todos os efeitos que preciso e simulações de ampli que preciso.

a maioria do equipamento tá na mão, o resto vou comprar este mês e mês que vem, e queria uma ajuda ai pra não comprar equipamento ruim, lembrando que só conto com a ajuda de vcs pra saber essas coisas.

um abraço.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Claudio Natureza
Salve cumpadi!!!!!!
Eu já falei por aqui que não se calcula um PA pela quantidade de pessoas, mas pelo espaço em que vc vai tocar....
O Tamanho do local...
Se é aberto ou fechado...
Acústica do ambiente....
Esses são fatores intervenientes no cálculo para a montagem do PA, ok???

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Meu msn é: mr-demolisher@hotmail.com

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


wood
Para vc calcular COM TÉCNICA, lembre-se que, em resumo, a potência RMS do amplificador deve ser o dobro da potência RMS da caixa ou conjunto de falantes ligados nele.

Para conectá-lo, leia o manual de instrução da mesa (é importante) ou pelo menos passe o modelo do seu mixer pra ver se eu o conheço...

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Demolisher
Adicionado!

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


e sobre processadores? o que vcs acham do Nanoverb e do Ultravoice?

Ah, sim, qual é realmente a função do equalizador?

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


os processadores são para voz.

kareta
Veterano
# mar/05 · Editado por: kareta
· votar


As coisas mudaram, este conceito de ter retorno, rack lotado de aparelho e caixas enormes com fiozinho vermelho e preto no chao está ficando pra tras

Hoje já existem "caixas pa ativas" usadas em tripé.

Exemplo: SRM450 da Mackie

Claro que são muito caras , porém são mais compactas e com qualidade superior a tudo isso , e só precisa de uma tomada.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/05
· votar


kareta

é mas como vc vai equalizar, acrescentar efeitos, etc? a caixa ativa não faz isso.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Claudio Natureza
Ah, sim, qual é realmente a função do equalizador?

A grosso modo, os equalizadores servem para obtermos resultados satisfatórios numa gravação ou mixagem Para tanto é necessário que o timbre das fontes sonoras seja muito bem ajustado. O instrumento deve soar como soa ao vivo, em seus melhores momentos. Ou ainda, soar conforme o desejo dos artistas e produtores, mesmo que isso implique num som artificial. Tudo depende do estilo e da linguagem musical. Ajustam-se os timbres com o equalizador (EQ), que pode ser gráfico, paramétrico, semi-paramétrico, ou simples controles de tonalidades graves e agudas. Usam-se também os filtros de freqüências.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Sistema de Sonorização Básico para Principiantes