Placas de Som X Gravação - Como funcionam

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Demolisher
Veterano
# jun/04


Vejo que surgem, às vezes, dúvidas sobre o que acontece na digitalização do som, assim sendo, vou tentar explicar o que ocorre desde a hora em que se canta em um microfone, ou se conecta um instrumento na placa de som do pc, até sua reprodução nas caixas de som.

O som que ouvimos precisa, para ser processado e amplificado, ser transformado em sinais elétricos. Esta é a função do microfone, que transforma as ondas sonoras em corrente elétrica. Esta tensão elétrica assume amplitudes mais altas e mais baixas e com variações mais rápidas ou mais lentas.Os sinais sonoros, depois de convertidos em impulsos elétricos, passam a fazer parte de uma categoria que os classifica como sinais analógicos. O processo de digitalização consiste em fazer uma seqüência de medidas dos valores de voltagem. Cada um desses valores é representado por um número inteiro. O sinal digitalizado passa a ser representado por esta seqüência de números. Em geral, quando realizamos uma digitalização, os dados ficam na memória RAM, e temos condição de gerar um arquivo com os resultados. No Windows, são usados os arquivos de extensão .wav para este fim. A sigla WAV faz alusão à palavra wave, que significa onda. Os sinais analógicos também são chamados de ondas analógicas.

As ondas sonoras são captadas por um transdutor (em geral, o microfone) que gera sinais elétricos. Ao invés do microfone, o sinal analógico pode ser obtido por outros meios, já na forma elétrica, como por exemplo, proveniente de uma saída de áudio de um VCR. Este sinal elétrico é recebido pelo Conversor Analógico-Digital. É gerada uma seqüência de valores proporcionais à amplitude do sinal recebido. Esta seqüência de valores é transferida para a memória, e posteriormente é armazenada no disco.

As placas de som são capazes de captar sons provenientes de várias entradas analógicas. Cada som pode ser digitalizado, ou simplesmente enviado para os alto falantes, em separado ou em conjunto.

A entrada chamada "CD-Áudio" recebe o som proveniente de um CD de áudio que esteja sendo reproduzido pelo drive de CD-ROM. A entrada para o microfone capta sons provenientes de um microfone (em geral fornecido junto com o kit multimídia), ligado na parte traseira da placa. Também na parte traseira temos a entrada chamada de Line In, através da qual podemos captar sons provenientes de qualquer aparelho eletrônico que gere sinais de áudio, como por exemplo, o pré-amplificador de um aparelho de som, a saída de áudio de um video-cassete, o som proveniente de um CD Player externo, etc.

As placas de som possuem um circuito chamado Mixer, capaz de reunir seletivamente cada um desses sons. Podemos, por exemplo, fazer a digitalização da voz de um locutor, usando o microfone, adicionada a um fundo musical, proveniente, por exemplo, de um CD de áudio. Da mesma forma, o Mixer é capaz de enviar para as caixas de som (passando pelo amplificador de áudio existente na placa de som), os sons provenientes de várias origens.

Sound Blaster: foi uma das primeiras placas de som no mercado. A Sound Blaster tornou-se um padrão. Além da Creative Labs, diversos fabricantes passaram a produzir placas de som compatíveis com a Sound Blaster.

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Tipos de gravações (vantagem e desvantagem)

WAV: é um tipo de formato onde o som é armazenado através de sequências numéricas. Este formato é o mais utilizado na digitalização de sons pois pode ser facilmente editado e possui uma alta qualidade em relação a outros formatos. Uma das desvantagens de se usar o formato WAV é o seu tamanho, principalmente para o ambiente da Internet.

MIDI: As placas de MIDI possuem gravação digital de sons instrumentais e reconstroem execuções de músicas instrumentais ("imitar / sintetizar"). Os músicos que utilizam o computador nas suas composições fazem uso intenso dos recursos MIDI. A sigla MIDI significa Musical Instruments Digital Interface, ou seja, Interface Digital para Instrumentos Musicais. A sua maior vantagem é o seu tamanho. Seus arquivos são extremamente pequenos e portanto ideal para Internet. A desvantagem é a qualidade de som sintético. O código MIDI codifica a música de forma que cada nota ocupa apenas 6bits. Ex. trechos de músicas clássicas.

MP3: Arquivos com extensão .mp3, ou arquivos MPEG2 Layer III são arquivos de aúdio semelhantes aos arquivos WAV, porém, extremamente compactados, ex.: um arquivo wave com 12Mb, após conversão para o formato MP3 terá 1 Mb, com qualidade muito semelhante. Isto é, são arquivos altamente comprimidos com qualidade muito boa. A desvantagem principal da compressão layer III é que muito do poder do processador é exigido para codificar e executar arquivos, uma placa de som é requerida (16-bit cartão de som para PCs) e o software de execução não é, contudo, de uso difundido. Esses arquivos são ilegais na maioria dos países. No Brasil, MP3 não é ilegal.

RealAudio: A tecnologia RealAudio é um avançado sistema de compressão e transmissão de áudio que possibilita a audição de áudio via Internet. A versão 4.0 engloba tanto o RealAudio quanto o RealVideo. O RealAudio Player fica no computador do usuário e descomprime o arquivo de som, tocando-o em tempo real, e o RealAudio Server deve estar rodando no computador servidor do domínio onde está armazenado o arquivo de áudio em formato RA. Diversas rádios já estão transmitindo via Internet, além de vários shows e entrevistas ao vivo. A qualidade do som é relativamente boa com uma conexão de 14.400 bauds, sendo que com uma velocidade de 28.800, a qualidade do som melhora muito. É possível ouvir áudio com qualidade próxima de um CD, inclusive estéreo. Atualmente, tanto o Internet Explorer (a partir da versão 3.0) quanto o Netscape possuem suporte (plug-in) para RealAudio.

PuNk Bass
Veterano
# jun/04
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Demolisher
Manda lá no "Melhores textos do fórum", acho que lá é o lugar mais apropriado. Ok ;)

morais
Veterano
# jun/04
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Bom material....

ficou só faltando quais softwares eu posso usar para a gravação/edição no micro....

Demolisher
Veterano
# jun/04
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morais
Ok, vou falar de alguns softwares...

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Os primeiros softwares que surgiram, eram programas dedicados exclusivamente à gravação de áudio no hard disk, em geral com 8 pistas, como o Pro Tools, para o Mac, e o Session 8, para Windows, ambos da Digidesign. Nos últimos anos, uma nova opção ganha cada vez mais força, principalmente nos home studios: os programas que conjugam gravadores de som e seqüenciadores MIDI, como o Digital Performer, o Studio Vision (Mac), o Cubase Audio, o Logic Audio, ambos para Mac e Windows, e o mais popular de todos, o Cakewalk Pro Audio (Windows).
Com um programa como esses, em um PC multimídia, o usuário dispõe de um estúdio de gravação com muitos recursos de edição, junto a um poderoso seqüenciador de teclados MIDI. No Cakewalk, por exemplo, usando qualquer placa de som, pode-se gravar, em cada track, um canal de áudio (voz, instrumento elétrico ou acústico) ou um canal MIDI de instrumentos eletrônicos. Para isso, basta selecionar a fonte sonora (MIDI ou áudio) com o mouse, na coluna apropriada do programa. Os dois sistemas de gravação, de áudio e MIDI, trabalham sincronizados e unidos, como se fossem uma única tecnologia. No entanto, são dois sistemas independentes: um seqüencia (registra e ordena) informações sobre a performance do músico nos teclados e baterias eletrônicas, com baixo consumo de memória, e depende de hardware externo, como sintetizadores, samplers e bateria eletrônica; o outro é um gravador de som multipista que usa o HD como meio, ao invés de uma fita, convertendo os sinais de áudio em dados digitais, consumindo um grande espaço em disco.

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Para se gravar o áudio, usa-se a entrada Line In da placa de som. A fonte sonora é conectada à mesa de som, e endereçada até a placa, por um cabo de áudio. Na ausência da mesa, pode-se ligar um microfone na entrada Mic da placa de som. Através da placa e do programa, os sons são registrados no HD. Para se reproduzir o áudio, liga-se a saída Line Out da placa às entradas da mesa, ou se monitora diretamente nas caixas de som do kit multimídia, ligadas à saída Speaker. O número de canais e pistas de gravação, 2, 4, ou 8, é limitado apenas pela placa de som, não pelo programa. Cada pista de áudio possui várias ferramentas de edição, que vão desde o recurso de cortar, copiar e colar trechos gravados, até processadores e efeitos sonoros on board, como equalizadores e reverberadores, sejam recursos do programa ou da placa de som. Ë possível, por exemplo, copiar a voz do refrão de uma música e fazer repetir o trecho em outras partes dessa música.

Demolisher
Veterano
# jun/04
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O seqüenciador é a função original desses programas. Embora contem hoje com recursos de gravação de áudio, edição de partituras etc., todos eram sequencers nas suas primeiras versões. Através das conexões MIDI, presentes nos instrumentos e na maioria das placas de som, controlam os sintetizadores, samplers, baterias eletrônicas, e até processadores de efeitos, mesas e gravadores automáticos. Os teclados, por exemplo, são literalmente tocados por ele, que “aprende a música” quando o instrumentista a executa ou a escreve com o mouse. O programa permite que se editem todas as partes da música com enorme liberdade, como repetir trechos, mudar timbres, andamentos, tons, acrescentar ou retirar notas etc. A quantização corrige automaticamente imprecisões no ritmo tocado pelo músico. O seqüenciador executa ‘ao vivo’ os instrumentos eletrônicos, tornando desnecessário o registro de seu áudio em um gravador multipista, porque os dois sistemas, seqüenciador e gravador, trabalham sincronizados. Assim, os teclados se reúnem ao áudio gravado (voz, instrumentos acústicos e elétricos) na mesa de som, sendo gravados, ainda em 1a geração, somente na mixagem. O uso do seqüenciador sincronizado ao gravador multipista expande em muito os recursos e os canais do estúdio, seja este pequeno ou grande.

Demolisher
Veterano
# jun/04
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O Sound Forge

O Sound Forge, da Sonic Foundry, é o editor de áudio mais usado do Windows. Está presente nos estúdios de gravação, masterização e restauração, nas emissoras de rádio e TV, nos laboratórios de acústica, perícia judicial e até de zoologia. Nos estúdios, em especial nos pequenos estúdios, mais que uma mão na roda, o Sound Forge pode ser a própria tábua de salvação. É um programa poderoso e acessível, compatível com qualquer configuração de PC.

O Sound Forge inclui um conjunto muito abrangente de processadores, ferramentas e efeitos para a gravação e manipulação do áudio. Ele é perfeito para edição de áudio, gravação, processamento de efeitos, restauração e conversão de arquivos. A versão 6, traz grandes e pequenas inovações, como a visualização de cada sample (amostra) da onda sonora, edição não-destrutiva dos arquivos e muito mais velocidade e precisão.

Demolisher
Veterano
# jun/04
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O Sound Forge é fácil de operar, intuitivo, versátil e completo. Compensa em muito as limitações dos recursos de edição de muitos programas de gravação multipista, formando um belo par com muitos deles. Uma ferramenta que não pode faltar em qualquer estúdio.

lmazev
Veterano
# jun/04
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Demolisher
Valeu, meu irmão!!!
MUITO BOM!!!

Demolisher
Veterano
# jun/04
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lmazev
às ordens...

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Plug-ins de áudio Direct-X

Programas acessórios que, uma vez instalados na máquina, surgem como novos recursos nos menus de todos os programas de áudio.
Direct-X é uma tecnologia da Microsoft que permite que diversos programas do Windows aceitem os mesmos plug-ins. Se tivermos necessidade de trabalhar com dois ou mais programas diferentes durante uma produção, os mesmos processadores de sinal podem ser usados aqui e ali. Expandindo incrivelmente as opções do produtor na execução das tarefas, essa compatibilidade nos permite escolher os modelos preferidos, qualquer que seja o programa de gravação utilizado.

São muitos os pacotes de plug-ins no mercado. Dentre os mais badalados no momento, destacam-se:

Waves Native Power Pack Volume 1, contendo:
TrueVerb (reverberador)
Q10 (equalizador)
C1 (compressor)
C1 Gate
S1 Stereo Imager (expansor da imagem estéreo)
L1 UltraMaximizer (limitador de picos para masterização)

Waves Native Power Pack Volume 2, que contém:
Renaissance Compressor (compressão clássica)
Renaissance EQ (baseado em equalizadores analógicos)
MaxxBass (adiciona harmônicos para definir melhor o som do baixo)
De-esser (isola e atenua a sibilância provocada pela letra “S” nas pistas de voz)

SPL De-Esser
Reduz a sibilância na fala ou no canto sem alterar o caráter original da voz, comprimindo as freqüências da letra “S”.

DSP-FX, contendo 12 efeitos em tempo real:
AcousticVerb
StudioVerb
Optimizer
Aural Activator
Pitch Shifter
MultiTap Delay
Tape Flanger
Chorus
Parametric EQ
AutoPanner
Tremolo
Stereo Widener

Antares Autotune
Correção de afinação em tempo real. Detecta o pitch de uma voz ou instrumento em tempo real e o corrige se necessário. Permite especificar a escala musical e ajustar a taxa da correção da afinação.

Sonic Foundry Noise Reduction
Contém três plug-ins:
Noise Reduction (reduz ruídos de fundo a partir da análise de suas freqüências)
Click Removal (remove estalos de um disco de vinil, para restauração)
Vinyl Restoration (reduz o rumble e os cliques de um disco de vinil)

Sonic Foundry XFX 1:
Reverb
Time Compress/Expand
Multi-Tap Delay
Chorus
Pitch Shift
Delay/Echo

Sonic Foundry XFX 2:
Noise Gate
Graphic Dynamics (compressor gráfico)
Multi-Band Dynamics
Paragraphic EQ (paramétrico com gráfico das bandas de freqüências)
Parametric EQ
Graphic EQ

Sonic Foundry XFX 3:
Amplitude Modulation
Flange/Wah-wha/Phaser
Distortion
Gapper/Snipper
Smooth/Enhance
Vibrato

Cakewalk Audio FX 1:
Um conjunto de processadores dinâmicos: compressor, limiter, expander, gate. Contém gráficos para visualizar a compressão enquanto ouvimos o resultado.

Hyperprism
Bass Maximizer
Harmonic Exciter
Tube/Tape Saturation (som de válvula ou de fita)
Phaser
Flanger
Chorus
Vibrato
Tremolo
Filtros de freqüências
Pitch Changer

Bem, estes são apenas alguns plug-ins, entre os melhores. Instale-os e esbalde-se.

lula_molusco
Veterano
# jun/04
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Demolisher
Onde eu acho o Sonic Foundry Noise Reduction?

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Tenta baixar o shareware aqui:
www.download.com/3000-2169-10228837.html

Demolisher
Veterano
# jun/04
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Amanhã eu falo sobre o Cakewalk Sonar...

morais
Veterano
# jun/04
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show de bola....

Valeu irmão!

Claudio Natureza
Veterano
# jun/04
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Amanhã eu falo sobre o Cakewalk Sonar

Esse cara é muito maneiro, além de sacar muito.

queria saber um décimo dele pra poder resolver umas paradinhas aqui no meu home stufa..

Cassio
Veterano
# jun/04
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Muita boa a matéria. Ainda não vi nada, mas salvei a página.
Thank
Cassssio

Demolisher
Veterano
# jun/04
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O Cakewalk SONAR é um software voltado para gravação, edição e mixagem de projetos de CDs, trilhas sonoras, multimídia e internet.
Além dos recursos de gravação multipista, edição de áudio e do seqüenciador MIDI, já presentes no popular Cakewalk Pro Audio, este software traz uma grande quantidade de inovações como a construção e edição de loops de áudio, controle, processamento e monitoração de sinais na entrada e na saída, endereçamento e automação de efeitos e sintetizadores virtuais, infinitas pistas (dependentes da velocidade do HD), melhorias na automação da mixagem e na visualização das janelas são só algumas dessas novidades.

O Sonar junta as funções de gravação de áudio e MIDI com uma grande quantidade de ferramentas de criação e edição de loops: mudanças de tempos e de afinações (pitch) em tempo real; uma janela tipo Explorer para acesso direto aos arquivos de áudio; compatibilidade com o ACID, com os loops tocando no andamento do projeto; agilidade na visualização de loops com o Loop Explorer, combinação de infinitos loops numa mesma pista; edição de tempos individuais dos loops para criação de um groove ou swing individual; importação e criação de loops do tipo Power FX.

IBINEIAS JUNIOR
Veterano
# fev/05
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ola pessoal estou atolado em duvidas tive uma soundblaster e tudo era
facil ex: canal microfone (ativava) canal line etc etc...
comprei uma delta 1010lt e to apanhado para domar essa fera os canais
dela por ex: não obedecem por ex: na soudblaster eu queria mais
ganho no microfone gravando ia la e subia no canal (isto pra tudo)
ja na delta nada fuciona (voce sobe , desce e nada acontece)
sinto tambem um pequeno atraso na hora da execução dos sons
ex:(piano,bateria,baixo) por favor me ajudemmmmmmmmmm

IBINEIAS JUNIOR
Veterano
# fev/05
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como trabalhar com o REASON ADAPTED da DELTA 1010LT

IBINEIAS JUNIOR
Veterano
# fev/05
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tenho muitos plugins VST mas na hora de instala-los estão num formato que nã consigo intalar (trabalho com o sonar) e sou louco
por plugins VST o que FAZERRRRRRRRRRR???????

Weezer
Veterano
# mar/05
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Alguém poderia me mandar algum tutorial do Sound Forge 8, por favor...agradeço..meu e-mail é tiago@vicunha.com.br

Weezer
Veterano
# mar/05
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Alguém poderia me mandar algum tutorial do Sound Forge 8, por favor...agradeço..meu e-mail é tiago@vicunha.com.br

sidbrasil
Veterano
# mar/05
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atenção amigos, estou c/ mesmo probema junior, tambem comprei uma 1010lt, e naõ consigo aproveiter todos recursos que ela oferece, se alguer puder ajudar, agradeço e-mail é sidbrasil@redel.com.br

Studio
Veterano
# mar/05
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Olá a todos,

Uso o Cool Edit para gravação e gostaria de saber como faço para conseguir gravar em pistas separadas a bateria, por exemplo. Tenho uma mesa de som de 10 canais conectada ao computador, mas todos levam a um único canal no Coll Edit... Existe alguma forma de gravar em pistas separadas ? Quem puder me ajudar, por favou... Aguardo. Valeu.

Studio
Veterano
# mar/05
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Olá a todos,

Uso o Cool Edit para gravação e gostaria de saber o que fazer para gravar em canais separados um bateria , por exemplo. Tenho uma mesa de som de 10 canais, mas todos são gravados num único canal no Cool Edi.. Por favor me ajudem... Agradeço a todos.

Studio
Veterano
# mar/05
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Demolisher
Olá,

Uso o Cool Edit para gravação e gostaria de saber o que fazer para gravar em canais separados um bateria , por exemplo. Tenho uma mesa de som de 10 canais, mas todos são gravados num único canal no Cool Edi.. Por favor me ajudem... Agradeço

Demolisher
Veterano
# abr/05
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Studio
Salve amigo, eu não tenho intimidade com o cool edit, mas pelo que vc me disse, o que vc deve fazer é abrir e gravar um canal de cada vez... O que deve estar a acontecer, é que vc utiliza os dez canais (por exemplo) da mesa, mas todos são gravados em uma só trilha... experimente gravar cada instrumento isolado em tracks individuais, valews?

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