Reaper não sai som (Configurações, Sem placa, teclado virtual)

    Autor Mensagem
    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 31/jul/22 17:36 · Editado por: GabrielleDamaso


    Não estou conseguindo fazer com que o som do teclado virtual ou o som do áudio saia no fone de ouvido , só reconhece as ondas sonoras nas tracks.

    Configurei o ASIO4ALL com o VOICEMEETER para não conflitar com o Youtube e outros audios/vídeos do PC.

    Não tenho placa de áudio e nem controlador.

    Conectei o microfone da webcam como entrada de som.

    A webcam n tem drive compatível com o pc mas reconhece as ondas de som.

    O teclado virtual, coloquei em uma track de midi, quando gravo ou aperto as teclas não sai som mas aparece as ondas de som na track.

    O que fazer?

    LeandroP
    Moderador
    # 31/jul/22 19:30
    · votar


    Não tenho placa de áudio e nem controlador.


    Precisa de uma placa de áudio ou de uma interface de áudio.
    O controlador é um acessório, mas a placa de áudio é fundamental pra trabalhar com áudio.

    makumbator
    Moderador
    # 31/jul/22 19:59 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeandroP

    Acho que ele quer dizer que não tem placa de som externa. Pessoal se confunde e fala que não tem placa de som mesmo quando tem a integrada na placa mãe (onboard). Obviamente uma placa onboard é também uma interface de som.

    É muito raro computador sem realmente nenhuma interface de som (externa ou interna). Mesmo os que já tem algumas décadas em uso costumam ter a integrada.

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 31/jul/22 20:26
    · votar


    (onboard)

    Então, estou tentando conectar com a placa de som do pc, pois ainda não tem como usar interface de áudio.

    Ningen
    Veterano
    # 31/jul/22 21:18 · Editado por: Ningen
    · votar


    GabrielleDamaso

    Não entendi o que o ASIO4All e o Voicemeeter tem a ver com a história...

    Se você só quer usar o Reaper para tocar o teclado virtual e gravar o mic da webcam você não precisa deles, só tem que ir em configurações, configurar para o modo WASAPI, entrada (mic da webcam) e saída (sua placa onboard de reprodução)...

    E você precisa obviamente de um instrumento virtual na track (se não tiver nenhum, coloque o ReaSynth para testar) assim como ligar o recording monitoring.

    Edit: Estou supondo que você quer gravar com o mic da webcam em uma track e o teclado em outra, como deve ser. Na track do teclado a entrada é o Virtual MIDI Keyboard. Na outra track a entrada é a do microfone, que foi configurada no Reaper.

    Schelb
    Veterano
    # 01/ago/22 09:04
    · votar


    No caso, ele deve ta usando esse voicemeter pra rotear o som do reaper e dos outros aplicativos, como o navegador pra poder usar tudo junto, já que o asio4all requer exclusividade.

    Neste caso, a saída do reaper tem que estar configurada para o voicemeter, para você conseguir receber la no voicemeter e daí configurar a saída do voicemeter para sua saída de som padrão.

    Talvez fosse interessante você testar primeiro sem o voicemeter, só pra ver se você ta sabendo configurar certinho o reaper. Daí depois você testar só o voicemeter com um video de youtube pra ver se ta sabendo configurar só o voicemeter. Daí finalmente coloca tudo junto, lembrando de mudar a saída do reaper para o voicemeter. Parece confuso escrevendo .. haha, espero que de pra entender

    Ningen
    Veterano
    # 01/ago/22 13:43 · Editado por: Ningen
    · votar


    Schelb

    ele deve ta usando esse voicemeter pra rotear o som do reaper e dos outros aplicativos, como o navegador pra poder usar tudo junto, já que o asio4all requer exclusividade.

    Essa coisa do ASIO4All vem de uma época onde não existia WASAPI.
    Não há necessidade em instalar ele nem Voicemeeter. (Para gravação sem interface externa)

    Eu só iria por esse caminho se eu quisesse enviar áudio processado para outros programas como Discord, Skype ou qualquer outra coisa que utilize algum tipo de microfone. Ou no caso de gravar Mic, Instrumento com teclado virtual e gravar o áudio do Navegador/outros aplicativos ao mesmo tempo, mas não acho que seja o caso. Ela só falou que não quer que entre em conflito. Para isso você só tem que configurar todos os dispositivos para usar o mesmo samplerate e não permitir modo exclusivo.

    Se não for fazer tudo isso melhor nem se estressar com essas coisas (voicemeeter e asio4all) que além de dar mais trabalho para configurar e manter funcionando, vão adicionar uma carga ao processador/sistema desnecessário.

    Falo como alguém que usa o Reaper de tudo que é jeito todos os dias. Com loopback(áudio dos apps entrando no reaper) sem interface, com interface e loopback, com interface e loopback e forward(áudio processado indo pro Discord).

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 01/ago/22 14:28
    · votar


    Vou colocar aqui as configurações que fiz:

    VOICEMEETER:
    Entrada: Mic da webcam
    Saída: ASIO4ALL

    Consigo ouvir o retorno do áudio no fone de ouvido, ouço minha voz, com ele aberto.

    REAPER:

    Options > Preferences > Audio System

    Teste 1:
    No audio system com o ASIO
    Entrada: Audio Mic input webcam
    Saída: : Audio Mic output webcam

    ASIO configurações:
    Realtek audio output
    Realtek audio input

    tem outros inputs e um só output (que foi o que selecionei)
    e tem também pra configurar a Webcam nessa janela de asio configurações mas não mostra nada como submenu.

    Teste 2:
    No audio system com o WAVEOUT
    Entrada: Microfone webcam
    Saída: : Realtek digital output

    Teste3:
    No audio system com o WASAPI WINDOWS7
    Entrada: Microfone webcam
    Saída: : Realtek digital output

    nada de som ainda.

    As tracks estão certas também, para virtual instrument e para audio.
    Tenho 2 VST's, e ainda sim nada de som.

    Abro o teclado virtual e a track e nada de som.

    Percebo as ondas sonoras tanto do mic da webcam como do teclado virtual.

    Tem alguma configuração que ainda esta me escapando.

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 01/ago/22 14:35
    · votar


    Essa coisa do ASIO4All vem de uma época onde não existia WASAPI.
    Não há necessidade em instalar ele nem Voicemeeter. (Para gravação sem interface externa)

    Eu só iria por esse caminho se eu quisesse enviar áudio processado para outros programas como Discord, Skype ou qualquer outra coisa que utilize algum tipo de microfone. Ou no caso de gravar Mic, Instrumento com teclado virtual e gravar o áudio do Navegador/outros aplicativos ao mesmo tempo, mas não acho que seja o caso. Ela só falou que não quer que entre em conflito.


    Sim, o voicemeeter seria para eu ouvir o youtube caso quisesse com o reaper aberto, por que to vendo tutoriais também.


    VI informações que o ASIO4ALL seria para quem não tem interface de áudio e queira usar a do PC. Então o WASAPI resolve só a questão de quem não tem interface, certo? Mas daria conflito no Youtube.

    Ningen
    Veterano
    # 01/ago/22 14:41
    · votar


    GabrielleDamaso

    Mas daria conflito no Youtube.

    Não tenho conflito aqui não... Faça o teste.

    Mas lembre-se de ir nos dispositivos de áudio configurar eles todos para o mesmo sample rate pois isso é o que costuma "conflitar" o áudio dos apps.

    E o modo do WASAPI precisa ser o "Shared".

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 01/ago/22 14:42
    · votar


    Uma outra configuração foi no

    Options > Preferences > MIDI Devices

    No MIDI input não tem nada, talvez por que vou usar o teclado virtual, correto?
    e no MIDI output aparece para mim ...

    Microsoft GS Wavetable Synth (desativado)

    não sei se isso faz parte para reconhecer o teclado virtual, mas não consigo ativar.

    Ningen
    Veterano
    # 01/ago/22 14:42
    · votar


    GabrielleDamaso

    Exato. O teclado virtual não aparece aí.

    Ningen
    Veterano
    # 01/ago/22 14:53
    · votar


    GabrielleDamaso

    Teste3:
    No audio system com o WASAPI WINDOWS7
    Entrada: Microfone webcam
    Saída: : Realtek digital output


    Eu utilizaria dessa forma.

    Primeiro tenta solucionar a saída.

    Qualquer coisa abre uma track e coloque o plugin white noise para ver se o Reaper está conseguindo mandar alguma coisa para a saída.

    Às vezes não basta configurar. Você tem que apertar a tecla de espaço do teclado para "dar play".. depois disso o Reaper ativa a configuração de áudio..

    Ningen
    Veterano
    # 01/ago/22 15:03
    · votar


    GabrielleDamaso

    Tem alguma configuração que ainda esta me escapando.

    Certeza que é Realtek digital output? Não é realtek alguma outra coisa?

    Digital Output me parece saída óptica... testa alguma outra realtek, se houver.

    Schelb
    Veterano
    # 01/ago/22 19:23
    · votar


    Olha, não tenho ctz porque não usei o voicemeter aqui. Mas você não teria que selecionar o voicemeter na saída de áudio do reaper e na entrada de áudio do voicemeter? E acho que seria muito válido em usar a dica do Ningen, porque realmente se esse WASAPI (shared) conseguir dar um bom resultado em latência, simplifica tudo aí, eliminando o voicemeter da jogada.
    Realmente quando eu tinha uma interface mais simples da behringer o wasapi do windows me dava o mesmo resultado do que o asio4all, só não tinha visto que tinha como usar esse modo compartilhado

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 03/ago/22 17:18 · Editado por: GabrielleDamaso
    · votar


    Ningen

    Tem alguma configuração que ainda esta me escapando.

    Certeza que é Realtek digital output? Não é realtek alguma outra coisa?

    Digital Output me parece saída óptica... testa alguma outra realtek, se houver.



    Não tem, apenas esse. Vou fazer outros testes, pois ainda é um mistério não sair esse som ainda. O mic da webcam capta muito bem com as ondas sonoras mas o som que é bom nada rs

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 03/ago/22 17:20 · Editado por: GabrielleDamaso
    · votar


    Deixei o WASAPI mesmo.

    Ningen
    Veterano
    # 03/ago/22 17:55
    · votar


    GabrielleDamaso

    Quando você seleciona WASAPI quais são os dispositivos de saída que aparecem? Output devices

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 04/ago/22 16:47
    · votar


    Output devices


    Aparece

    alto falantes (realtek high definition audio)
    realtek digital output (realtek high definition audio)

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 04/ago/22 16:50
    · votar


    Deu certo coloquei no Alto falante!! Consigo ouvir o retorno da minha voz e na gravação também, tudo normal.

    Só faltou o teclado virtual, eu coloquei o kontakt como VST mas não ouço nem clicando, nem na gravação.

    makumbator
    Moderador
    # 04/ago/22 17:39
    · votar


    GabrielleDamaso
    eu coloquei o kontakt como VST mas não ouço nem clicando, nem na gravação.


    Mas a configuração interna no Kontakt está certa?

    Nele vc precisa estar com o instrumento virtual carregado (pois ele é basicamente um host de vários instrumentos) e endereçado para receber comandos do canal midi correto (tem que ser o mesmo em que vc está usando para acionar ele na DAW).

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 04/ago/22 21:01
    · votar


    configuração interna no Kontakt

    Eu abri o kontakt e nas configurações MIDI não tem nada nos inputs e no output só está "Microsoft Wavetable Synth Off" coloque On agora.

    Eu vou ter que fazer essa config. para instrumento virtual em todos os VST's então? Talvez nem todos sejam necessário, suposição minha.

    Mas voltando no kontakt ele precisa reconhecer o teclado virtual de algum jeito, na parte áudio da configuração ele reconhece normal.

    No reaper, está aberto o Virtual MIDI keyboard , e fui em > Insert virtual instrument on new track e selecionei o kontakt sem configurar.

    Na track, selecionei com o botão direito do mouse em

    Input MIDI > Virtual MIDI keyboard > All Channels

    e

    Record MIDI overdub

    makumbator
    Moderador
    # 04/ago/22 21:06 · Editado por: makumbator
    · votar


    GabrielleDamaso
    Eu vou ter que fazer essa config. para instrumento virtual em todos os VST's então?

    Nesses mais complexos que são tipo hosts (Kontakt, UVI, VSL instruments, VSL ensemble, Halion e afins sim), nos demais é caso a caso. Alguns já são feitos para receber comandos midi para qualquer canal, mas outros não.

    Eu testaria primeiro com algum VSTi mais simples se vc tiver aí, só pra ver se vai funcionar. Depois vc sabendo que está tudo certo configura o Kontakt

    GabrielleDamaso
    Membro Novato
    # 06/ago/22 16:19
    · votar


    VSTi mais simples

    Funcionou !!!!!!!!! \o/

    Coloquei o ReaSynth

    Gratidão Ningen e makumbator !!!!

    Vou ver sobre as configurações desses VST's hosts.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reaper não sai som (Configurações, Sem placa, teclado virtual)