Home Studio de Compensando Naval x Verniz x Umidade x Reflexão

    Autor Mensagem
    adrianobaldussi
    Membro Novato
    # jun/20


    Boa tarde, amigos!

    Construí um home studio para mim nos fundos da casa, aproveitando um cômodo já existente.
    Minha utilização para o studio será principalmente ensaios com banda e por ventura alguma produção pequena/caseira.

    Como disse aproveitei um cômodo existente para o home studio. O isolamento ficou da seguinte forma parede de alvenaria, espaço de uns 10cm, lã de rocha 32kgm³ e depois utilizei compensado naval (chapas fenólicas) de 10mm para fazer as paredes e teto interno do estúdio. Basicamente o sistema box-in-box.

    Para as portas utilizei um sistema de porta dupla, sendo que a porta interna tem duas camadas de lã de rocha. Entre a porta externa e interna ficou um espaço de ar.

    Passados esses detalhes, posso dizer que pelos pequenos testes que fiz até agora com guitarra e bateria, o resulto foi muito satisfatório. A diminuição de som que se propaga para fora do estúdio é muito grande.

    Estou na fase do tratamento acústico interno, com painéis de absorvição.

    O texto está ficando longo, mas já estou chegando no meu problema, ou pelo menos, na minha dúvida.

    Dentro do estúdio não fiz nenhum tipo de pintura ou tratamento nas chapas/paredes.
    O motivo disso é não criar mais reflexão de som ali dentro sendo que o espaço não é dos maiores.
    A sala tem uns 15m² e provável que durante os ensaios vai ter 5 pessoas ali dentro.

    Porém agora estou com certo receio de que a umidade do ar possa acabar mofando e danificando as chapas/paredes. Moro em Indaial - SC e aqui é bastante úmido. Caso algum dos amigos tenha experiências no assunto gostaria de opiniões.
    Devo envernizar ou passar algum produto na chapas para proteger da umidade?
    Qual produto protegeria e mesmo assim não criaria muita reflexão de som?

    Abaixo vou deixar algumas fotos para ajudar a entender como é o meu espaço.
    https://drive.google.com/drive/folders/1JtWNYgiGjg48lW80v0RbKWoi3ccVSf Px?usp=sharing


    Desde já obrigado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    adrianobaldussi
    Boa tarde, amigos!

    tarde

    Construí um home studio para mim nos fundos da casa, aproveitando um cômodo já existente.
    Minha utilização para o studio será principalmente ensaios com banda e por ventura alguma produção pequena/caseira.

    Estou no mesmo pé

    Como disse aproveitei um cômodo existente para o home studio. O isolamento ficou da seguinte forma parede de alvenaria, espaço de uns 10cm, lã de rocha 32kgm³ e depois utilizei compensado naval (chapas fenólicas) de 10mm para fazer as paredes e teto interno do estúdio. Basicamente o sistema box-in-box.

    Faltou o piso, mas já dá uma boa isolada.

    Para as portas utilizei um sistema de porta dupla, sendo que a porta interna tem duas camadas de lã de rocha. Entre a porta externa e interna ficou um espaço de ar.

    Perfeito. E as frestas? A porta tem que selar de verdade, tipo freezer!

    Porém agora estou com certo receio de que a umidade do ar possa acabar mofando e danificando as chapas/paredes. Moro em Indaial - SC e aqui é bastante úmido. Caso algum dos amigos tenha experiências no assunto gostaria de opiniões.
    Devo envernizar ou passar algum produto na chapas para proteger da umidade?
    Qual produto protegeria e mesmo assim não criaria muita reflexão de som?

    Devia ter passado impermeabilizante na madeira na parte de dentro, onde ela encontra com a alvenaria. Agora que já está feito, deixa sem mesmo.
    O que eu faço aqui é programar o ar condicionado pra funcionar sozinho por duas horas, na função de desumidificador. Seria bom tu comprar um termohigrômetro pra saber o quando deixar o AC ligado.
    Claro que quando tu vai usar o estudio, o AC tem que ficar ligado direto também, já que você manda umidade pa caralho pro ambiente, ainda mais 5 homi suando no quarto fechado, vai umidade pa porra.

    Na parte de dentro não precisa passar nada se vc manter a umidade sob controle.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Devia ter passado impermeabilizante na madeira na parte de dentro, onde ela encontra com a alvenaria.
    Na parte de dentro não precisa passar nada se vc manter a umidade sob controle.


    Pensei a mesma coisa.

    Um higrômetro + relay/relê como esse pode ser uma boa para controlar o AC automaticamente.

    Link do produto.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    adrianobaldussi

    Você notou alguma umidade nessas placas de madeira? O compensado naval é feito com uma tolerância maior à umidade.

    Eu aplicaria algum selador nessa madeira. Daí é pesquisar a respeito de produtos mais adequados.

    Eu teria utilizado placas cimentícias no lugar da madeira, mas, já está feito.

    Umidade em geral costuma vir do chão, do piso. As placas de madeira estão coladas no piso ou você deixou alguma folga ou fresta? Um rodapé de plástico (pvc) pode ser utilizado entre o piso e as placas com a fresta,

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Eu teria utilizado placas cimentícias no lugar da madeira, mas, já está feito.

    A acústica da madeira já é meio mastigada e facilita no tratamento acústico depois, placa cimentícia dá um som péssimo, ia ter que tratar mais pesado...

    Umidade em geral costuma vir do chão, do piso. As placas de madeira estão coladas no piso ou você deixou alguma folga ou fresta? Um rodapé de plástico (pvc) pode ser utilizado entre o piso e as placas com a fresta,

    boa

    Ningen
    O problema é quem nem todo AC pega comando externo... eu acho mais prático deixar ele funcoinar sozinho de tal a tal horário todo dia e já era. Ajusta no controle remoto dele mesmo e já era.
    Tipo, por aqui que não tem tanto problema de umdade eu não uso um termohigrômetro, dei a idéia mais por que no caso dele é uma coisa mais crítica, mas pensei em comprar do mais barato que existir

    Ningen
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks

    Mas se você pensar por esse lado, nem todo AC suporta essa programação que você usa.. rsrs.
    Dei uma sugestão que como escrevi "pode ser uma boa". Além disso, nåo é comando, é um interruptor elétrico liga-desliga.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Ningen
    Mas se você pensar por esse lado, nem todo AC suporta essa programação que você usa.. rsrs.

    Nunca vi AC que não liga e desliga no horário programado... até mesmo os mais antigos têm.

    Dei uma sugestão que como escrevi "pode ser uma boa". Além disso, nåo é comando, é um interruptor elétrico liga-desliga.

    É aí que tá o problema.
    O relé vai cortar a energia que alimenta o AC, se não na entrada geral de rede elétrica, seria na parte lógica do circuito, daí quando ele ligar, ele vai ligar na função padrão, que via de regra não é a função de desumidificação, é a de resfriamento.

    E sim, o relé pode ser usado pra mandar comando!

    Assim, vai funcionar na função de resfriamento, mas é menos eficiente porque o ar perde umidade como efeito colateral, e não pela função principal.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    acabaramosnicks

    Nunca vi AC que não liga e desliga no horário programado... até mesmo os mais antigos têm.

    Eu já. Olha aqui um. Depois, se quiser, posso mandar fotos dos dinossauros que existem no meu trampo rs.

    Porém, não tô entendendo o propósito dessa discussão.

    Logicamente falando, a maneira de você invalidar uma sugestão de algo que pode ou não dar certo seria provar que ela não daria certo em hipótese alguma, coisa que sabemos que não é o caso. Ou é?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Eu não tô tentando invalidar sua sugestão, tanto que eu disse que funcionaria... Reitero: não é a solução ideal. Mas se for o que dá pra fazer, é o que será feito né

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    [null]

    Ningen
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    acabaramosnicks

    E se ele juntasse as duas ideias? (apesar que eu acho que ele se esqueceu do tópico)

    Porque o legal do higrômetro com relê é você controlar automaticamente a umidade. A Taylor, por exemplo, pede para eu deixar meu violão numa umidade entre 45 e 55%. Um pesadelo aqui onde moro, pois, em épocas de chuvas a umidade bate 95, enquanto que no verão ela chega a ficar abaixo de 15. (Tocantins)

    O AC poderia ser programado para ligar todos os dias, porém, ele só iria ligar se o relê achar necessário e liberasse a energia, assim como o relê o desligaria se a umidade baixasse demais...

    Me parece legal. Não sei se é porque sou preguiçoso demais kkk

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ningen
    Olha, essa ideia de juntar as duas soluções me parece ótima!

    Essa faixa de umidade recomendada pela Taylor é simplesmente insana, chega a ser ridículo. Ter o instrumento exposto a níveis extremos de umidade (ou falta de) é sempre ruim, mas o pior é expôr o instrumento a variação brusca e frequente. No caso de um bom violão, eu manteria no case com sílica quando não está em uso, e evitaria de usar em ambientes inóspitos, mas sem neurose.

    Essa variação aí na tua região é braba mesmo! É de se preocupar! Não acho que vc seja preguiçoso, só não é besta de ficar perdendo tempo com algo pequeno que pode ser automatizado...
    Como disse, aqui eu deixo o AC pra funcionar sozinho todos os dias algumas horas, e isso basta, mas no teu caso vale a pena fazer algo mais elaborado.

    Só pra informar, lembremo-nos que a sílica gel, as bolinhas que ficam num saquinho, elas pegam a umidade até um limite e depois param de pegar, daí vc precisa deixá-las no sol pra perder esta umidade antes de ela conseguir voltar a pegar umidade.
    O povo erra bastante em achar que ela é infinita.

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    vou falar que qualquer instrumento é bom guardar no case, rs.
    eu vivia com as cordas todas enferrujadas nos instrumentos no pedestal, aí um amigo comentou de guardar os instrumentos. tem instrumento guardado que tá com a corda 'ok' 3/5 anos no case. Os do pedestal mal duravam 1 ano, ou seja, hoje em dia eu deixo 2/3 no pedestal que são os que mais uso e troco regularmente as cordas.

    quanto à construção do estúdio, eu acho que tá legal. tem isolamento acústico e térmico - e se não estiver ok, rs, ninguém nos EUA tá fazendo certo nada, rs (é bem esse o tipo de construção convencional que usam nos EUA, só com madeira e o isolamento)

    amplexos

    T.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home Studio de Compensando Naval x Verniz x Umidade x Reflexão