Por quê o violao para de chiar quando encosto no cabo? Posso fazer alguma gambiarra?

    Autor Mensagem
    herbosoherbioca
    Membro Novato
    # jun/20


    Boa tarde meu povo! Minha dúvida é bem especifica e nao encontrei em lugar nenhum..Como sou bem leigo no tocante a física, achei melhor pedir uma help...

    Eu tenho uma placa m-audio fast track e quando eu ligo o meu violão nela, escuto um chiado tipo um white noise chatinho, porém, quando eu encosto minha mão na parte metálica do cabo, o chiado para. Eu queria simplesmente saber se tem alguma gambiarra que eu possa fazer, por exemplo algum material que tenha a mesma propriedade que a minha mão (kkkkk) pra envolver a parte metálica do cabo e resolver esse problema de uma vez por todas. Eu tinha achado que passando uma fita isolante iria resolver o problema kkkkkkk iludido demais eu...

    Existe alguma gambiarra que eu possa fazer ou algum jeito de resolver esse problema? Grato desde já!

    Obs: não sei se essa info seria relevante, mas a tomada do meu PC é de três pinos

    HortaRates
    Membro
    # jun/20
    · votar


    herbosoherbioca
    Pega um fio, cola uma extremidade no seu corpo (qualquer parte da sua pele, mas tem que ser na pele), e outra extremidade em uma parte metálica do violão... Tarraxas, ponta do cabo, ponte (se tiver partes metálicas).

    Geralmente esse problema é tratado como falta de aterramento. Mas, no meu caso, pelo menos, nunca consegui tocar sem que não existisse esse problema, inclusive usando tomadas que eu tinha certeza que eram aterradas. Apenas aceitei que isso é um fato que eu vou ter que conviver quando toco guitarra.

    herbosoherbioca
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    HortaRates

    meu amigo, vc é um genio. Obrigado de verdade!!

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    herbosoherbioca

    Isso me parece problema de aterramento.

    gambiarra?

    Só faria em último caso.

    Eu já estive sofrendo com isso e após constatar que a tomada na qual que eu plugava meu notebook não era aterrada - apesar de ser a de 3 pinos, o do meio não estava ligado a nada, inclusive aqui em casa nenhuma das tomadas era aterrada - resolvi comprar uma haste de aterramento, fincar no chão do quintal, e ligar o pino do meio da minha tomada até essa haste com um fio elétrico comum

    No meu caso resolveu. Não sou técnico mas, em termos leigos, o que costuma acontecer é: o terra do cabo da guitarra/violão se conecta ao terra da interface que se conecta no terra do cabo USB que se conecta no terra do computador que vai pro pino do meio do plug na tomada que vai literalmente para a terra (aterramento).

    Pode ser que, devido ao projeto ou instalação de algum desses componentes ou mesmo defeito, o terra do cabo da guitarra (ou de alguma outra coisa) não esteja conseguindo chegar na tomada e por isso não chegue na haste de aterramento. E isso pode fazer com que a minha solução não funcione para você, a princípio.

    Como, por segurança, é bom que as tomadas que você usa sejam aterradas, eu acabei fazendo esse processo na minha, mesmo sabendo que isso poderia não funcionar, pelos motivos acima.

    Fica a seu critério. Espero ter ajudado.

    HortaRates
    Membro
    # jun/20
    · votar


    Ningen
    Você consegue tocar com zero ruído nesse caso? mesmo com alto ganho?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Sobre o terra da tomada...
    Existe uma gambiarra que geralmente a gente faz pra testar e ver se esse é realmente o problema antes de ter o trabalho de comprar uma haste e fincar no quintal.
    Liga um fio no chassi do PC, e a outra ponta tu encosta em algum metal que esteja chumbado na casa, tipo batente de porta de ferro ou janela chumbada na parede. Obviamente que o metal não pode ser pintado.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    HortaRates

    Sim. No meu caso, aquele ruído que sumia quando eu colocava a mão na guitarra ou nas partes metálicas do notebook ou da interface ou dos plugues, sumiu após o aterramento.
    (Não tô prometendo sumir com o ruído normal de amplificação de som, ou de simuladores, não! rsrs)

    Inclusive esse é um bom teste. Vai tocando nas partes metálicas em sequência: cordas, plugue do cabo, interface, computador. Para descobrir se no seu setup o terra dos equipamentos estão interligados.

    makumbator
    Moderador
    # jun/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ningen
    acabaramosnicks

    No edifício anterior em que eu morava não podia usar corda Elixir por conta desse motivo. Pois com a cobertura nanométrica delas era como se eu não estivesse encostando em metal nenhum mesmo estando em contato com as cordas. Tive que passar a usar outras cordas para poder eliminar o ruído (como tenho por hábito estar sempre em contato com as cordas não precisava ter gambiarras de fio ligado na ponte ou coisa parecida).

    Felizmente eu me mudei para um edifício com aterramento e o problema foi resolvido. Voltei a poder usar corda com proteção.

    Muita gente resolve esse problema (que em edifícios não é possível comprar haste metálica para fincar no quintal) usando o terra de TV a cabo.

    Ningen
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    makumbator

    não podia usar corda Elixir por conta desse motivo
    Muita gente resolve esse problema usando o terra de TV a cabo.

    Caramba! Que curioso. Bom saber.

    HortaRates
    Membro
    # jun/20
    · votar


    Ningen
    Ah sim, é desse que eu to falando. Na verdade não é um ruído que me atrapalha, é bem baixo relativo ao resto do som. Mas está lá, sempre.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    HortaRates
    Você consegue tocar com zero ruído nesse caso? mesmo com alto ganho?

    Com aterramento sempre, mas em geral não há. Mesmo assim, alguns pedais podem sofrer com isso de qualquer forma, pois eles tem algum erro / problema que gera ruídos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por quê o violao para de chiar quando encosto no cabo? Posso fazer alguma gambiarra?