LUNA Recording System - o novo Pro Tools?

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # jan/20


    https://www.uaudio.com/luna/



    Casper
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    https://www.djban.com.br/blog/universal-audio-daw-luna-gratuito/

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    é o mesmo esquema dos plugins da Urei, só sendo compativel com as interfaces deles, ou posso usar o meu sistema com essa DAW?

    Casper
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Caro The Man Who Sold The World:

    Aparentemente só funciona com as interfaces da UA mesmo.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    Casper
    puts, pelo preço de uma interface da UAD, da pra atualizar meu pro tools aqui kkkkkkkk e sobra dinheiro pra comprar uma moto ou um uno 2005

    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Aqui um vídeo legal sobre esse lançamento:

    https://www.youtube.com/watch?v=CazeQJssoy4




    The Man Who Sold The World
    ou um uno 2005

    É, mas o Uno 2005 grava multipistas? Não né?

    :)

    Casper
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    A Arrow custa 500 Trumps.

    https://www.sweetwater.com/store/detail/Arrow--universal-audio-arrow-2 x4-thunderbolt-3-audio-interface-with-uad-dsp

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Casper
    A Arrow custa 500 Trumps.

    O problema é que além dos 500 trumps (sem contar o frete), se eu por exemplo resolvesse importar essa interface ainda teria que pagar uns 1.200 Bolsonaros, e mais uns 740 Zemas.

    Casper
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Caro makumbator:

    Acho que é um preço honesto pela qualidade do produto. As coisas da Avid (Pro Tools) são bem caras também, e o software é bem pago. Se colocar na balança, tenho a impressão que a Universal Audio oferece um melhor custo benefício. Os poucos produtos que já tive contato deles são totalmente excelentes. Não acho que eles entrariam no segmento de DAW's com um produto marromeno, dado o histórico da marca.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    É, mas o Uno 2005 grava multipistas? Não né?
    E da pra colocar uma escada em cima de uma Apollo?

    Xeque-mate

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Casper
    eu não duvido da qualidade da UAD, eu só acho meio ruim esse "padrão apple" que eles estabeleceram que torna tudo deles fechado, coisa que a Avid já saiu faz um tempinho

    não, eu não to falando que a Avid é a oitava maravilha do mundo, basicamente uso o Pro Tools por um padrão da industria e a portabilidade que esse padrão me proporciona, a Avid encrenca com muita coisa, as compatibilidades são meio complicadas tbm e a burocracia deles é de dar enxaqueca, isso que nao vou nem entrar no assunto iLok

    fora que não preciso nem dizer que um sistema pro tools HDX completo beira os 20 mil dolares, isso sem nem contar a controladora (ja usei a Digidesign C24, sensacional), eu tive pouco contato com a UAD, foram mais os plugins usando uma satellite e tbm tenho algumas ressalvas sobre o equipamento, é estranho eu ter um mac pro com MUITO processador e ficar limitado ao processamento da satellite que praticamente te limita a usar 15 ou 20 plugins da UAD, e dependendo do plugin ele reduz ainda mais esse numero, o que custa pra eles liberarem o processamento acontecer na minha maquina tendo em vista que a interface esta conectada? os plugins sao bons, os channel strips da neve, o La-2a, sao incriveis, mas ter que escolher em qual canal usar eles e em qual usar os outros plugins é zoado, pq não posso fazer uma mix usando os plugins que eu quiser, me limitando ao processamento do meu pc?

    mas assim como em qualquer ramo, o audio tem suas marcas pioneiras e tbm tem marcas que mantem o padrão alto, tipo Antelope, Focusrite, Neve, UAD, SSL, Yamaha entre outras, investir em produtos deles é garantia de qualidade e até de soluções para determinados imprevistos, a maneira de trabalhar com cada uma delas que muda e cada um sabe o que funciona melhor pro seu workflow

    Casper
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Caro The Man Who Sold The World:

    Eu entendo a tentação do fabricante de hardware e software forçar o usuário usar sempre os dois juntos. O conjunto flui de forma muito mais harmoniosa.

    Por outro lado, minha MOTU pau véio nunca vai rodar o UA (nos atuais moldes).

    E sempre há a esperança que um dia a DAW da UA seja aberta para outras interfaces. Mesmo que com limitações, pode eu, na minha posição de amador, não quero investir milhares de reais em software. Se eu fosse profissional certamente pensaria de forma diferente.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Casper
    não quero investir milhares de reais em software. Se eu fosse profissional certamente pensaria de forma diferente.

    eu entendo e sei que é uma obrigação do profissional investir em seu material de trabalho

    tenho minha daw, tenho meus plugins tudo original, mas não é pq o cara é profissional que ele tem que ser trouxa (não to criticando o que voce disse) e gastar uma fortuna sem nem ver o que esta comprando

    eu sei que na teoria tudo é mais fluído em um sistema fechado, mas na pratica, não estamos usando um sistema fechado? quero dizer, eu uso um computador com hardware proprietario (apple), com software proprietario (MacOS), com entradas proprietarias (firewire e thunderbolt), com uma interface que só tem drivers feitos especialmente pra mac, talvez seja apenas mais uma jogada de marketing

    eu não gosto de me sentir preso no audio, até pq quando voce está preso, qualquer upgrade que voce queira fazer, será necessario trocar o sistema inteiro

    eu trabalhei num estudio onde usava Pro Tools HD, ai tinha que setar no Patch bay o canal da medusa, pro pré que eu quisesse usar pro Pro Tools, ou eu saia da medusa pra mesa, pro pro tools

    cara, isso frita a cabeça, sabia? hahahhahahahaha

    só quero dizer que po, acho show de bola o audio digital evoluindo cada vez mais, as simulações e tal, mas parece que tudo é feito pra complicar mais e assim como voce disse, voce é o cara que grava em casa, um ou dois canais por vez, eu gravo uma bateria com 10, 12 canais, saca?

    eu quero praticidade aliada a qualidade, quero simplificar o sistema, nao complicar mais

    a interface que sem ela nao tem plugin, a daw que se eu precisar usar outro pc pra mixar, tenho que estar com o sistema todo montado se nao ela nao funciona

    são essas coisas que passam pela minha cabeça

    não vejo vantagens nesse LUNA, parece só mais uma complicação, se eu tiver com um projeto rodando no estudio, quiser levar pra casa (windows), não vai virar e se quiser levar pra outro estudio, vai dar incompatibilidade

    Casper
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro The Man Who Sold The World:

    Veja pelo prisma do amador que possui uma interface simples da UA: a DAW é gratuita, porque não?

    Mas concordo com você. Ficar preso em um sistema fechado é algo chato.

    Acho que esse LUNA vai pegar usuários de pequeno a médio porte e amadores, inicialmente. Se vai decolar vai depender da política da UA.

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar




    Casper
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Casper
    · votar


    E o lado oposto:



    makumbator
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Casper

    Caraca! Não tem como criar templates na Luna! Tudo bem que é a primeira versão, mas não ter suporte pra criar templates é algo idiota. Sem contar as outras coisas que o cara comentou (como não ter bounce in place e nem possibilidade de exportar direto para mp3).

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Não seria o novo, mas um concorrente sim. Isso aconteceria em algum momento. A Avid / DiGiCo tá muito mais focada no equipamento de tour, que de estúdio. Creio que pelo motivo óbvio: tem uma plataforma confiável, e que ditou as regras, então podem se aventurar em levar essa experiência para o ao vivo.

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Caro makumbator:

    Inserir esses detalhes (Templates, MP3 etc) não me parece algo difícil de implementar. Quem sabe até uma versão para Windows, que aceite munha interface de pobre...

    Caro Ismah:

    Concorrência saudável. E tem que ser uma empresa de certo porte,com tradição no ramo, para concorrer com a Avid/ DiGiCo.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Exatamente! O Reaper, assumiu o nicho de pequenas e médias empresas.
    Na briga de cachorro grande, só tinha o ProTools...

    Acho que não é de hoje, que a UA tem planejado isso. Não é algo que se desenvolve de ontem pra hoje. Na minha cabeça, tem que li em algum lugar que o PT foram 11 anos... Então vamos ser modestos e dizer que a ideia pintou em 2015?

    makumbator
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Dependendo da região do planeta e do nicho musical há outros que se destacam além do PT, como o Logic, Ableton, Nuendo, reaper, Cubase e digital performer. Essa coisa de pensar apenas em Pro Tools já passou.

    Aliás, muita gente saiu do PT quando a Avid por muito pouco não faliu há alguns poucos anos. E isso afetou até outros softwares. Eu por exemplo continuo usando o Sibelius para meu trabalho de copista (programa também da Avid), mas investi no Dorico (Steinberg) justamente pra me precaver quando a Avid praticamente quebrou.

    Hoje cada dia mais uso o Dorico e menos o Sibelius. Inclusive, uma parte do time do PT foi deslocado para o Sibelius há algum tempo (uma vez que demitiram todo mundo dele, e com isso enfraqueceram os dois programas).

    Também já usei PT em um passado distante, mas escolhi investir no Cubase faz 9 anos, e ele é muito superior ao PT em edição midi (que é muito do que faço em DAW). Então tudo depende muito do nicho.

    Mas voltando ao Luna. Não ter uma merda de sistema de template pra um software que se pretende ser profissional é ridículo. Mesmo sendo primeira versão não tem desculpa. Até o garage band (excelente DAW, aliás) tem isso. Até o humilde Fruit loops tem sistema de templates! Os caras da UA estão bêbados, só pode...

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar




    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    makumbator

    Desconheço outra DAW que tenha sido projetada em cima das interfaces, e use a interface para processamento. A UA tem suas placas, e tem plug-ins para PT, que fazem isso.

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Na verdade eu não tenho a intenção de usar uma DAW que eu tenha que colocar a mão no bolso. Já fiz isso uma vez, comprei a versão intermediária do Mulabs, mas só porque estava em uma ultra mega promoção e saiu por 8 Euros (quando o Euro não valia $$$ Reais).

    Já tentei o PT First, mas ele passava mais tempo travando que funcionando.
    Já usei um tempo o Reaper, mas nunca paguei por ele.
    Só tentaria usar o LUNA se fosse possível (windows + interface pobre) e de graça.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a LUNA Recording System - o novo Pro Tools?