Ajuda em Compor

    Autor Mensagem
    dpsilva94
    Membro Novato
    # ago/18


    Boa noite, meus amigos.
    Como vão?

    Estou querendo compor uma música para minha filha que irá nascer.
    Tenho uma idéia de letra, mas não entendo absolutamente NADA de arranjo, harmonia, nem nada...

    Fiz a letra falada, mas não consigo fazê-la cantada, para ter uma ideia de ritmo.
    Alguem consegue me ajudar?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Pelo que entendi você esta passando por um período sublime, o da gravidez.
    Vai ser mãe e já esta de certa forma se relacionando com a sua filha, sinal que esta fazendo um bom acompanhamento.

    Não sei o seu nível de experiência com a boa teoria musical e com os modernos softwares de produção, assim nos conte a sua experiência, assim como com instrumentos musicais de verdade.

    Você poderia ensaiar consigo mesmo e cantarolar a letra num primeiro estágio.
    Depois fazer gravações de áudio.
    Numa terceira etapa por exemplo, se faria a análise deste áudio através de softwares, como por exemplo o plugin "edison" do Fl Studio, e transformaria o áudio em midi. (ou até o plugin melodyne).
    Na sequência usaria um sequenciador para editar o midi, pois vai acontecer que o áudio gravado vai ter algumas desafinações, e usando o editor alterar as notas até que soe bem, colocando também um certo arranjo, isto é criando uma harmonia para a melodia
    No caso o estilo mais apropriado seria o de canção de ninar mais para o lado clássico, o foco neste estágio é o nenê.
    Escute canções de ninar variadas e gravadas por bons artistas.
    Mas o certo que descobrindo a melodia pode-se fazer arranjos para qualquer estilo musical, e até fazer e gravar até mais de uma música.
    E combinar a letra com a melodia, podendo neste estágio até substituir algumas palavras ou frases, tudo vai depender do que soa melhor.
    E conforme o caso repetir o processo.

    Como se trata de uma criança pura tem que tomar cuidado, saber escolher o tom e os instrumentos virtuais ou reais que vai usar, que tem que ser relaxantes e reconfortantes, nada de agressivo, não pode conter elementos irritantes.
    Nada melhor que a própria voz humana da mãe que atua como um verdadeiro balsamo.
    E você pode conversar com a sua filha dedicando mensagens de amor mesmo no estágio atual.
    Utilizando até certas frequências musicais conforme o caso, não estou aqui me referindo as frequências de afinação dos instrumentos, mas sim algo mais profundo.
    Obviamente todo este processo por mais bem feito que seja não garante a qualidade final da música, que é uma arte, depende muito da inspiração e do conhecimento do compositor.

    E a melhor coisa que existe para uma criança é ouvir a voz da mãe numa canção de ninar, então declamar também é importante.
    Depois de pronta a parte musical com gravação de um áudio decente, pode-se ensaiar, e o tom da música vai depender da mãe em si, do seu alcance musical (tessitura da voz), para descobrir qual o melhor tom, cantando baixinho, com amor e e voz afinada.

    Pode-se até projetar a data do nascimento e o nome completo para inserir outros elementos na letra e nos arranjos, correlacionando as notas com as letras, que as vezes funcionam bem, mas nem sempre, mas isto traz para dentro da música outras partes mais sutis e a música fica personalizada,isto é mais identificada com a natureza do ser, mas isto é um campo mais subjetivo, que exige mais conhecimentos além da própria música.

    Outra forma é trabalhar com pads, que são instrumentos muito poderosos e complexos, normalmente soam longo. Pode até ser a melhor opção.
    E numa boa progressão de acordes podem soar muito bem e trazer paz e amor.
    Normalmente funciona como um pano de fundo, começa soando baixinho até atingir certo climax, e depois no final vai baixando sutilmente, e o seu efeito é positivo.
    E você pode fazer arranjos bem simples, mas poderosos e declamar a letra e outras mensagens.
    Posso até te ajudar neste processo.
    O que importa é o bem da criança e em consequência da mãe.
    E tem que haver uma certa preparação, pois primeiro a mãe tem que estar de bem consigo mesma.
    O dom da maternidade é maravilhoso.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    oops.
    ao editar cometi um erro e o post ficou duplo.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    up

    The Painkiller
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: The Painkiller
    · votar


    dpsilva94
    Bom dia!

    Parabéns. Filhos são os maiores presentes desta vida!

    Você gosta de Beatles? Tem intimidade com o inglês?

    Se sim para ambas, recomendo:

    este ótimo site sobre dicas de composições inspirado em Paul e John

    Se não para alguma das duas...

    Eis um ótimo site para começar a engatinhar nas suas composições

    Seja como for, quanto mais você praticar, bater a cabeça e compor, melhor você será.

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em Compor