Montar home studio p/ gravação de voz

    Autor Mensagem
    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: DJ Timbu


    Olá

    Desejo montar um home studio apenas para gravação de voz. Meu quarto não possui tratamento acústico nenhum. Qual microfone comprar? Condensador? Dinâmico? Qual modelo?

    E a placa de som? On-board não deve servir né...

    Quero algo com o mínimo de qualidade, gastando o mínimo possível.

    Configuração do PC:

    Processador: Ryzen 3 1200
    Memória: 8 GB DDR4
    Placa-mãe: ASUS A320M-C R2.0
    Placa de som: Realtek ALC887 (on-board)

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Existem inúmeras possibilidades, só vou comentar um ponto. Se não pretende investir em tratamento acústico, eu optaria por um microfone dinâmico.
    Não tanto por causa de ruídos que podem surgir mas também porque sem tratamento acústico pode ficar com ambiência demais sempre.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Putz, eu gravo meus vocais em casa, com microfone ching-ling; mas mesmo se eu tivesse um baaaaaaaita microfone, sem um tratamento acústico ambiente muito bom nunca que um vocal fica em nível "profissional".

    De todos os "instrumentos" da música popular acho que a voz é a mais sensível a tratamento acústico (ou ausência dele). A diferença de uma voz captada sem tratamento e uma captada em um estúdio profissional é abissal.

    Boa sorte.

    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: DJ Timbu
    · votar


    Existem inúmeras possibilidades, só vou comentar um ponto. Se não pretende investir em tratamento acústico, eu optaria por um microfone dinâmico.
    Não tanto por causa de ruídos que podem surgir mas também porque sem tratamento acústico pode ficar com ambiência demais sempre.

    Qual modelo você recomendaria?

    Putz, eu gravo meus vocais em casa, com microfone ching-ling; mas mesmo se eu tivesse um baaaaaaaita microfone, sem um tratamento acústico ambiente muito bom nunca que um vocal fica em nível "profissional".

    De todos os "instrumentos" da música popular acho que a voz é a mais sensível a tratamento acústico (ou ausência dele). A diferença de uma voz captada sem tratamento e uma captada em um estúdio profissional é abissal.

    Boa sorte.


    Às vezes gravo uns vocais em casa com microfone ching-ling também. Mas quando quero algo mais profissional vou ao home studio de um amigo, que tem um microfone condensador mas não tem nenhum tratamento acústico. A diferença é gritante.

    WROliveira
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Um condenser com um difusor acústico (vocal booth) pode ser útil num ambiente sem tratamento acústico apropriado.

    Tem uma pá de tutorial de vocal booth DIY na net, algum deve se encaixar no seu orçamento.

    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Mas aí com um microfone condensador vou precisar de uma interface e de uma fonte de 48V, né? Aí vai sair muito caro eu acho.

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    DJ Timbu
    Sem tratamento acústico, não aconselho um condensador não. Mas se pensa em algo minimamente decente, talvez um vocal booth ajude. Depende muito do local que você mora... vizinhança, latidos de cachorro, carros/ônibus passando, TVs de outros cômodos, etc. O condensador vai captar isso tudo.

    Sobre o preço, é complicado opinar. O que seria “muito caro” pra você!?
    “Mínimo de qualidade gastando o mínimo possível” é subjetivo. Você tem que especificar qual o seu máximo de investimento pra poder estudar as melhores opções de equipamento.

    Um aceno de longe!!!

    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: DJ Timbu
    · votar


    DJ Timbu
    Sem tratamento acústico, não aconselho um condensador não. Mas se pensa em algo minimamente decente, talvez um vocal booth ajude. Depende muito do local que você mora... vizinhança, latidos de cachorro, carros/ônibus passando, TVs de outros cômodos, etc. O condensador vai captar isso tudo.

    Sobre o preço, é complicado opinar. O que seria “muito caro” pra você!?
    “Mínimo de qualidade gastando o mínimo possível” é subjetivo. Você tem que especificar qual o seu máximo de investimento pra poder estudar as melhores opções de equipamento.

    Um aceno de longe!!!


    Minha rua é calma, difícil passar carros. A princípio pretendo desligar a TV dos outros cômodos quando for gravar, e o ventilador vai ficar desligado durante a gravação. Tem o ruído do meu computador, mas é bem pequeno. Vou fechar a porta e a janela durante a gravação, acho que nem vai dar muita reverberação, porque o quarto é pequeno (2,5 x 2 m).

    O home studio que eu gravava antigamente ficava numa rua muito movimentada, era barulho de buzina toda hora, mas a gravação ficava com uma qualidade boa para minha necessidade.

    Eu fiz a compra já. O microfone foi o Behringer C1 e a interface uma Behringer Uphoria UM2, bem básico mesmo.

    O vocal booth ajudaria em algo? Pois esse microfone é cardioide.

    MMI
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    DJ Timbu

    Fez uma boa opção.

    Vai experimentando, eventualmentepõe um edredon em volta (uma "cabaninha") se tiver problema com reverberação. O vocal booth (eu uso de vez em quando) ajuda nisso também, mas agora é tentativa e erro.

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    O que é um cardioide?

    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    O que é um cardioide?


    É um microfone que não capta os sons na parte traseira, apenas na frontal e nas laterais.

    https://ehomerecordingstudio.com/pt/padroes-polares-dos-microfones/

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Você precisa mesmo de uma unidade de interface, e um microfone a parte, etc? Se a intenção é gastar o mínimo, já avaliou esses gravadores digitais de áudio? Tem uns da zoom, da tascam, que estão sendo muito bem elogiados.
    Alguns deles são com mics condensadores, que você controla o ganho de entrada, ângulo dos microfones (frontal, lateral etc) para controlar a ambiência e a sensação estéreo.
    Talvez seja uma boa porta de entrada para iniciar.

    DJ Timbu
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: DJ Timbu
    · votar


    Você precisa mesmo de uma unidade de interface, e um microfone a parte, etc? Se a intenção é gastar o mínimo, já avaliou esses gravadores digitais de áudio? Tem uns da zoom, da tascam, que estão sendo muito bem elogiados.
    Alguns deles são com mics condensadores, que você controla o ganho de entrada, ângulo dos microfones (frontal, lateral etc) para controlar a ambiência e a sensação estéreo.
    Talvez seja uma boa porta de entrada para iniciar.


    Já fiz a compra do mic condensador + interface... Mas esses gravadores não quero não, estava à procura de montar um home studio convencional mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar home studio p/ gravação de voz