Dúvidas sobre o Mercado de Produção Musical.

    Autor Mensagem
    costelinivictor
    Membro Novato
    # abr/18


    Confesso que comecei há pouco tempo nesse mundo da Produção Musical. Entretanto, sou do tipo de pessoa que quando quer algo, mergulha de cabeça. Aprendi muito em meses, mas ainda falta a prática. Nos próximos dias gravarei algumas músicas, mas preciso de ajuda pra entender sobre o financeiro dentro da questão da produção.

    Embora eu queira produzir todo tipo de música, estou começando com Rap (não faço uso de samples). Pois bem: suponhamos que eu cobre 300 reais por música. Essa seria minha única fonte de renda, ou eu ganharia mais com outras coisas? Caso a música vire um hit, o artista sai milionário e eu fico de mãos vazias, apenas com o que cobrei dele? Como funciona essa parte?

    Amu
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Isso depende de muitos outros fatores, principalmente de como foi negociada a produção...
    Quem banca a gravação é o produtor fonográfico, é ele que deve ter os direitos sobre o fonograma (que é a gravação em si, não a composição, que é do AUTOR).
    Imagino que se o rapper está te pagando, você não terá os direitos como produtor fonográfico, a não ser que fique negociado algo como: você faz um preço especial para ele em troca de x% dos direitos fonográficos, o que sinceramente não é bom para o rapper, porque como vc falou, você é iniciante.
    Os artistas fazem isso normalmente com pessoas já poderosas no mercado e que terão facilidade de inserir a música no mercado...
    Mesmo que vc não tenho direito como produtor fonográfico, você pode receber direitos conexos, que são rendimentos gerados para todos os músicos envolvidos e para o produtor musical.
    Se você não dabe a diferença entre produtor musical e fonográfico procure se informar.
    Recomendo que vc vá no site da ABRAMUS, nas perguntas frequentes, lá tem bastante informação.
    Abraço
    Renato Amu (www.renatoamu.com)

    Ismah