Dúvidas sobre o Mercado de Produção Musical.

    Autor Mensagem
    costelinivictor
    Membro Novato
    # abr/18


    Confesso que comecei há pouco tempo nesse mundo da Produção Musical. Entretanto, sou do tipo de pessoa que quando quer algo, mergulha de cabeça. Aprendi muito em meses, mas ainda falta a prática. Nos próximos dias gravarei algumas músicas, mas preciso de ajuda pra entender sobre o financeiro dentro da questão da produção.

    Embora eu queira produzir todo tipo de música, estou começando com Rap (não faço uso de samples). Pois bem: suponhamos que eu cobre 300 reais por música. Essa seria minha única fonte de renda, ou eu ganharia mais com outras coisas? Caso a música vire um hit, o artista sai milionário e eu fico de mãos vazias, apenas com o que cobrei dele? Como funciona essa parte?

    Amu
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    Isso depende de muitos outros fatores, principalmente de como foi negociada a produção...
    Quem banca a gravação é o produtor fonográfico, é ele que deve ter os direitos sobre o fonograma (que é a gravação em si, não a composição, que é do AUTOR).
    Imagino que se o rapper está te pagando, você não terá os direitos como produtor fonográfico, a não ser que fique negociado algo como: você faz um preço especial para ele em troca de x% dos direitos fonográficos, o que sinceramente não é bom para o rapper, porque como vc falou, você é iniciante.
    Os artistas fazem isso normalmente com pessoas já poderosas no mercado e que terão facilidade de inserir a música no mercado...
    Mesmo que vc não tenho direito como produtor fonográfico, você pode receber direitos conexos, que são rendimentos gerados para todos os músicos envolvidos e para o produtor musical.
    Se você não dabe a diferença entre produtor musical e fonográfico procure se informar.
    Recomendo que vc vá no site da ABRAMUS, nas perguntas frequentes, lá tem bastante informação.
    Abraço
    Renato Amu (www.renatoamu.com)

    Ismah
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    suponhamos que eu cobre 300 reais por música

    Depende o que tu entende por produção... Sabes fazer o timbre de bumbo, que o Tupac usou no primeiro disco de sucesso? Sabe regrava os instrumentos o Kendrick Lamar?

    Saberias dirigir um vocal de rapper, empregar as técnicas certas etc?

    E quem é tu? Quem pagaria 300 reais por música pra ti produzir?

    Essa seria minha única fonte de renda, ou eu ganharia mais com outras coisas?

    Música pode pagar as contas, mas dar muito dinheiro, é bem difícil...

    Caso a música vire um hit, o artista sai milionário e eu fico de mãos vazias, apenas com o que cobrei dele? Como funciona essa parte?

    Depende de como foi acordado, mesmo assim, volta e meia rolam processos judiciais...
    Você entrou como compositor e ele como letrista? Tu fez tudo? O cliente que fez tudo?
    Veja bem, tu vai investir num projeto XYZ, assumir os riscos do projeto dar ou não certo, ou apenas vai produzir o trabalho deles, ganhar o seu e vazar?

    costelinivictor
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Primeiramente, agradeço o Amu pela paciência e explicação. Vou me informar mais sobre o que você se referiu.

    Ismah, o valor de 300 reais foi apenas uma suposição, e a qualidade da minha produção não entra em questão aqui, já que não é o foco da postagem. Pedi para que me respondessem uma pergunta sobre o mercado, não para que julgassem se consigo timbrar um bumbo como fizeram na primeira obra do 2Pac ou não.

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Eu não estou julgando, estou perguntando. Isso quem quiser te contratar vai fazer.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    costelinivictor

    Além do que nossos amigos Amu e Ismah disseram, você tem que ter em mente que mesmo que você seja um profissional tecnicamente, domine todas as ferramentas com maestria, no mercado, você é um amador.

    A carreira de um produtor não é diferente da do artista. Ainda que o cara cante muito, toque muito, componha muito, enquanto ele é desconhecido ele não é nada. (Estou exemplificando com relação ao sucesso, existem artistas que procuram outras coisas).

    Ou seja, ninguém vai pagar pra você, que é um desconhecido...paga pros caras do Kondzilla, por exemplo, que já enfiam ele na midia...

    Então, você tem de começar a caminhar do primeiro passo... Fazer umas produções de graça para os amigos... Aprender com os erros (porque se ainda erra não pode cobrar)... Criar um circulo de artistas, cobrar pouco, fazer muito e ir criando nome num certo nicho ou região.

    As questões de ganho "pós produção" (direitos fonográficos se você não é coautor) são bastante complexas e devem ser regidas por contratos individuais. Terá de pesquisar, acessar e estudar contratos de produção para aprender a fazer.

    De qualquer forma, concentre seus ganhos no trabalho de produção. Porque a menos que você produza a nova "Ivete Sangalo", ganhos de pós produção costumam ser uma piada.

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Lelo Mig

    Só um detalhe, o Kondzilla, é um BAITA profissional, com tanta grana que não sabe nem onde guardar... MAS ele não PRODUZ um artista, e sim vídeo-clipes... Honestamente, se a Dinamite Joe fosse minha, eu lutaria dia e noite pro cara produzir um clipe.
    Esqueça que ele só fez quase clipe de funk carioca, que começou no proibidão - aliás, ele não cansa de falar que quer mudar, e o foco é o rap... Esqueça a visibilidade que se associar a esse nome traria...
    Esse cara é um mago, meu! O cara faz um PUTA clipe, em cima de uma música podre... O dia que ele resolver fazer um filme, eu quero ver...

    Ismah
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Lelo Mig
    ganhos de pós produção costumam ser uma piada

    Ganhos de autoria e composição são uma piada...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre o Mercado de Produção Musical.