Buscando uma DAW similar ao reaper.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18


    Sempre usei o Reaper, na verdade usei tanto o reaper, que não consigo fazer nada em nenhuma outra DAW, e ja testei varias, cubase, sonar, studio one, me sinto preso, não consigo fazer coisas simples que consigo fazer no reaper, e quando consigo parece tomar um esforço desnecessário.

    Acontece que de um tempo pra cá eu tenho percebido que o Reaper tem problemas de leitura em arquivos pesados, nada haver com plugins pesados, ou caches, alguma coisa relacionada a própria arquitetura dele mesmo.... por exemplo, estou com um projeto de 22tracks, muitas já com freeze, nada demais,rodando com o buffer alto, 1024, poucos plugins, pelo medidor do reaper usando um pico maximo de 6% da cpu e 1gb de ram... e mesmo com todos esses fatores fica dando pops e distorções no playback....

    "ah mas pode ser sua interface ou o driver dela" , testei no driver do direct sound com um fone usb de jogo, o mesmo problema.
    "seu reaper ta atualizado?" baixei a ultima atualização, o mesmo problema.
    "pode ser a leitura lenta de disco" de fato uso um hd, mas pra fazer o teste eu consolidei todo o projeto pra uma pasta no ssd que eu rodo o S.O. e mesmo assim continua com problema.

    tentei ainda, tirar TODOS os plugins do projeto e ver como rodava e ainda sim continua com os pops.

    pesquisei bastante e vi que muita gente tem o mesmo problema, por exemplo esse video.



    Qual a DAW mais parecida com o reaper que existe em termos de praticidade e favorecimento a intuitividade sobre estudar o manual da daw e ficar vendo videoaulas?

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    rhoadsvsvai

    Muito parecida nenhuma deve ser (o que é bom, afinal, a filosofia de trabalho em cada DAW agrada a diferentes tipos de usuários).

    Nunca tinha escutado esse tipo de problema, soa diferente de gargalo de processamento por falta de buffer (que tem aqueles pops característicos, cortes de som e por fim drop out).


    Qual é sua Interface de áudio?
    Qual o sistema operacional?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    makumbator
    scarlet 2i2 windows 10.

    Ningen
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Ningen
    · votar


    rhoadsvsvai

    Tenta contato com o Paulo Anhaia, se não me engano ele usa o Reaper profissionalmente com projetos grandes.

    Dica pessoal: sua Scarlett "v2" tem a capacidade de trabalhar em 192kHz, o que é [dizem os entendidos] desnecessário em mixagens e que exige muito mais do processador. Se for o caso, volte para 96 ou até mesmo 48 ou 44.1. Tenta aumentar os spl's também.

    Boa sorte.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    tá, eu estava errado, era o plugin de fita 64 do slate travando tudo, usando o 32bit ta normal.
    perdi uma tarde nisso :(

    Ningen
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Hahahaha

    Ótimo!

    Mas e aí? Você tá trabalhando em qual sample rate?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Ningen
    44.1

    JJJ
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    rhoadsvsvai
    perdi uma tarde nisso :(

    Acontece... rs

    Passei por problema semelhante, tentando encontrar substituto para o Sonar, quando foi anunciada a morte dele. Agora ressuscitou, mas durante o tempo em que esteve no além, testei uma meia dúzia de outras DAWs e não consegui chegar muito perto do que queria. Coincidentemente, a que chegou mais próximo do meu workflow foi justamente o Reaper (com um skin de Sonar). Estava a ponto de comprá-lo, quando veio a notícia da volta.

    Conclusão: cada DAW é uma DAW. Todas tem semelhanças, claro, mas cada uma é de um jeito.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    rhoadsvsvai

    era o plugin de fita 64 do slate travando tudo, usando o 32bit ta normal.
    perdi uma tarde nisso :(


    É assim mesmo que acontece, as vezes passamos horas e horas e até dias para encontrar o problema.
    Já faz uns dois dias que o meu computador tá lento e não descubro o problema, tem algum aplicativo tentando fazer login no google chrome.
    O Jeito vai ser desinstalar o google, e fazer uma nova instalação limpa.

    Outro problema recente que tive foi com os aplicativos da Magix, travava sempre, demorei mas descobri que o meu windows tinha perdido um arquivo fundamental, e com sorte baixei na internet e resolveu o problema.

    O Reaper é muito bom aguenta muitas tracks, quando acontece o que aconteceu é por conta de algum plugin mal desenhado que compromete o desempenho.
    E o Reaper é bem original e único, para quem tá acostumado não tem substituto, assim como o Sonar.
    A melhor de todas as DAWs sem dúvida é o Cubase, é a mais estável mas mesmo assim não é tão fácil de usar.

    E só para lembrar efeitos de guitarra conforme a dose detonam tudo, são os que mais consomem os recursos do computador.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    rhoadsvsvai
    Eu acho que o problema aí não é nem do Reaper, mas, sim do Ruimdows 10 que é o sistema operacional mais bugado já lançado pela Microsoft.
    Por isso, eu sugiro que formate o PC e instale ou Windows 7 ou o 8.1 que possivelmente o seu problema será resolvido.

    Mas, antes de formatar, eu sugiro que experimente a DAW Ableton Live 9 Lite que, por ser proprietário de uma Scarlett 2i2, vc tem o direito de baixar, instalar e ativar gratuitamente.

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Ramsay

    O windows 10 não é nem de longe o sistema mais bugado lançado pela Microsoft. Nesse quesito o windows 98 é quase imbatível.

    Engraçado que comigo o windows 10 nunca trava, roda melhor que quando eu usava o win 7 e não tem realmente nenhum bug nele que eu perceba ou que me incomode.

    Muita gente acha ele ruim, mas pra mim tem sido ótimo (não usei o 8, pulei do 7 ultimate para o 10 pro, tudo 64 bits)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Ramsay
    trocar o 10 pelo 8.1? o 10 é fantastico, tenho o original aqui e não tenho nada a reclamar do SO

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    makumbator
    Funciona bem no seu pq vc deu sorte.
    Mas, dependendo da configuração, em pelo menos 50% das máquinas o Windows 10 dá treta e além disso não aceita drivers de softwares mais antigos.

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Ramsay

    Muita gente tem sorte por aí então. No fórum da Steinberg boa parte dos usuários de windows usam o 10. A maioria lá não tem problema com ele (ou não mais do que teriam em outros). Sei que tem uma parcela que não se dá bem com ele, mas 50% parece ser exagero.

    E tens uns softwares bem antigos no meu. Mas na parte de gravação é tudo 64 bits e mais recente. Das pessoas lá do fórum da Steinberg que tem problema graves, a maioria tem plugins de 32 bits (em ponte, pois nada mais da Steinberg aceita 32 bits nativamente) e interfaces muito antigas.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    O Windows 10 é tão fantástico que faz o seu projeto pipocar, dar pops, e ainda apresentar distorções no playback???
    Como diz o ditado "o pior cego é aquele que não quer ver".
    Então, toma tenência, formata e instala um SO decente e depois retorna.

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Ramsay

    Não foi o SO que fez o reaper dele pipocar. É o plugin.

    rhoadsvsvai

    O plugin em questão é o virtual tape? Você tem a versão mais recente? Eu também utilizo esse plugin em 64 bits, mas acho que uso a versão vst 3. Mas não lembro de cabeça (se ele tem versão vst 3 então eu nem instalo o vst 2)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    makumbator
    sim, é a 64bit vst3 que da problema, a 32bit funciona normal. Mas fazer o que, é o melhor simulador de fitas, pra sonoridade mais vintage que eu procuro não da pra deixar de fora, o kramer e o j37 não chegam nem perto.

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    rhoadsvsvai

    Pois é, no cubase pro o VTM sempre funcionou bem (uso ele e o VCC há anos, passando por muitas versões do Cubase). Quando tem versão vst 3 eu nem instalo a 2 (e muito menos 32 bits).

    A sua versão é a mais recente?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    makumbator
    acho que não....

    makumbator
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    rhoadsvsvai
    acho que não....

    Pode ser isso.

    JJJ
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Meu Windows 10 tá firme e forte. Tem que ver o que se instala nele...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Desenterrando esse tópico...

    Não manjo muito de DAWs e estava com vontade de aprender a mexer com Pro Tools. Até vi alguns tutoriais por aí, mas tem dois problemas: É caro pra dedéu e parece ser muito pesado, bom pra quem tem super máquinas...

    Enfim, vendo alguns vídeos do Paulo Anhaia, vi que ele usa muito o Reaper e faz coisas incríveis com muita facilidade. Estou querendo aprender esse software. Alguém indica algum bom tutorial de iniciante in portuguese? O manuel in english é um pouco além do meu entendimento do idioma.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    Há um novo canal chamado Reaper Brasil.
    Não sei se é daora porque quando eu preciso, leio o manual em inglês mesmo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Há um novo canal chamado Reaper Brasil.

    Vi uns anúncios desse canal aparecerem enquanto estava vendo outros vídeos...
    Vou dar uma olhada com calma pra ver qualé quié.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Buscando uma DAW similar ao reaper.