Cubase LE AI Elements 9 gravação com Moxf6

    Autor Mensagem
    samuca35
    Membro Novato
    # fev/18


    Amigos
    Preciso de um help...estou utilizando o Cubase LE AI 9 para edição e gravação com meu Yamaha Moxf6 e estou com um problema. Eu já configurei os drivers para o Steinberg Yamaha no PC, aparentemente tá tudo certinho, mas quando vou gravar audio na entrada eu clico em rec pra gravar e inicia a gravação, mas não tem entrada...grava uma linha continua, sem nada...engraçado é que saída tem, pois eu ouço o metronomo na pre-contagem...então entendo que por conta de cabo USB não seria o problema...ja passei horas tentando configurar mas não da certo...o que será que estou fazendo de errado? Nas configurações de entrada, primeiro aparece Stereo, depois mono e tem um icone de volume laranja selecionado no mono...já configurei este para buscar o driver da yamaha, mas nada...com midi meu problema é na saída...entrada eu tenho..consigo gravar e vejo os dados na trilha, mas quando vou no play não ouço nada...vi que nas configurações só esta ativo as entradas, saída está tudo inativo...

    Por favor, podem me ajudar entender e como posso configurar corretamente?

    Agradeço muito que ler este post e me auxiliar....até vi que tem um post parecido com o meu, mas já fiz de tudo que estava descrito lá e mesmo assim não resolveu...

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Parece que você esta tentando gravar o som dos instrumentos do teclado, e esta equivocado pois midi não é áudio.

    Aí tem que ligar os cabos da saída de áudio do teclado na interface, ou na entrada da sua placa de som onboard, conforme o caso.

    O que de fato estaria gravando da forma como esta é midi.
    E para isto na track que vai gravar tem que selecionar um instrumento virtual, e o som que vai soar no sistema é o do instrumento selecionado no Cubase e não do teclado.
    Neste caso o cabo USB serve tão somente para transmitir midi e não áudio, e o teclado exerce a função de controlador de midi da DAW.
    Midi não é áudio, midi são somente instruções, que uma DAW como o Cubase interpreta as instruções para tocar um instrumento virtual, configurada na track, assim como os canais midi do teclado e da track.

    Da forma como esta o teclado só vai transmitir midi, e desta forma vai usar o teclado como controlador e nunca vai conseguir gravar o som do áudio do teclado.
    E na track do Cubase para gravar midi tem que estar selecionado o mesmo canal do teclado, ou uma outra opção de todos (OMNI)
    E obviamente no caso de midi, na track tem que estar selecionado pelo menos um instrumento virtual, mas aí o som é do instrumento virtual e não do timbre do teclado.

    Para usar os timbres do teclado tem que ligar os cabos na saída de áudio do teclado na entrada de áudio da interface, e cuidado para regular o volume, no começo deixe em zero e depois vá aumentando devagarinho para chegar no volume ideal.
    Pode usar a forma estéreo e mono.
    Leia o manual do teclado para saber usar midi, as vezes tem que configurar o teclado primeiro, os canais, e deve ter explicações de como gravar o áudio, normalmente tem esquemas demonstrativos de como se faz as ligações e conexões.

    samuca35
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: samuca35
    · votar


    Obrigado pelas explicações, mas não seria bem isso o problema...
    Eu criei um arquivo novo, do zero para trabalhar com áudio. Liguei o teclado via USB no PC, configurei as entradas e saídas de acordo com o driver do teclado e mesmo estando tudo configurado certinho, quando vou gravar o teclado a linha da gravação fica flat, tipo, não recebe o sinal de entrada do teclado gravando áudio...

    Depois de midi é outro problema...importei um arquivo midi, e mas configurações só tenho ativo as entradas...as saídas estão marcadas como inativo. Eu consigo ver na trilha as entradas de midi que já estavam gravadas, ou uma trilha nova que eu gravei, mas quando vou no play não sai áudio

    Será que poderia ser um problema do driver da Yamaha? Tentei o asio tbm, mas sem sucesso, mesma situação...que coisa!!! Agradeço se puder deixar outras dicas do que pode ser o problema...

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    samuca35

    http://www.yamahasynth.com/blog/moxf-basic-midi-recording-to-cubase

    http://www.yamahasynth.com/apps-2/moxf6-moxf8-basic-audio-recording

    samuca35
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Legal!!! Um tutorial de configuração!!! Ótimo!!!
    Vou ler durante o dia e testar a noite!!!
    Muito obrigado pelos links!!!

    Se ainda assim não conseguir volto a pedir ajuda aqui rsrss

    samuca35
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Jabijirous

    Muito obrigado pelo link do manual!!!
    Foi só eu baixar e instalar o remote tools e tudo funcionou!!! Áudio e Midi com entrada e saída agora!!!

    Valeu mesmo!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Que bom que deu certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cubase LE AI Elements 9 gravação com Moxf6