Gravação com mesa Behringer

    Autor Mensagem
    aadottori
    Membro Novato
    # fev/18


    Boa noite, rapaziada!
    Estou procurando comprar uma mesa com duas finalidades: tocar na igreja e gravar algumas coisas em casa. Para isso, estou de olho na Xenyx 502 (acho que seria suficiente) ou na Xenyx 802, entretanto, ainda tenho algumas dúvidas que não consegui sanar na busca.
    Na igreja, a ideia é um ou dois microfones e um violão. Em casa, voz, violão, guitarra e baixo (sei que nesse caso serão gravações separadas).

    Xenyx 502
    Aqui vão as dúvidas:
    1) A Xenyx 502 tem no canal 1 duas entradas: uma XLR e uma P10. Caso eu conecte um microfone em cada uma das entradas, consigo reproduzir o som dos dois ou dá conflito?
    2) Quantos instrumentos eu conseguiria gravar ao mesmo tempo? Conseguiria dois microfones, um violão e uma guitarra, por exemplo?
    3) Quando for tocar na igreja, eu tenho como gravar o que estamos tocando e reproduzir nos alto falantes ao mesmo tempo?
    4) Para gravar no computador, eu poderia comprar a mesa na versão "normal" e conectar à saída MIC do computador ou comprar a versão com USB e conectar via USB ao computador. Qual dessas opções é melhor na questão da gravação? Qual tem o resultado melhor? A opção pior é tão pior assim, como fica mais ou menos?
    5) A 502 tem a Phantom Power? Vi um pessoal reclamando que não tinha, outros dizendo que tinha... ficou a dúvida;

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    consigo reproduzir o som dos dois ou dá conflito?

    Conflito não, mas basicamente está injetando dois sinais numa mesma entrada, o que não te permite controle sobre estes, e PODE saturar a entrada. Além disso, a entrada P10 é para sinais de linha, não de microfone.

    Dois mics, convém já a 802... Sempre o custo é fator limitante, mas duas ideias:

    Parta para uma console de 12 canais usada, temos várias Allen&Heat, Yamaha, e outras consagradas. Mas não compre lixo. Procure uma em bom estado, ou seja, ela vai sair razoavelmente mais salgada que a 502 ou mesmo a 802. Só que é uma console com recursos de sobra (as citadas, tem menos recursos que o Giannini A1), e que podes levar para levar pra vida toda.

    OU

    Uma interface de ao menos 4 canais e use um subsnake de 8 vias com split físico. Sem gambiarras, um custo relativamente mais alto, mas uma qualidade final melhor. Com uma de 2 canais tu já te vira, afinal a Xenyx vai gravar LR igual...

    Quantos instrumentos eu conseguiria gravar ao mesmo tempo?

    Quantos tu tiver canais na mesa.

    Quando for tocar na igreja, eu tenho como gravar o que estamos tocando e reproduzir nos alto falantes ao mesmo tempo?

    Creio que sim, faz tempo que não mexo numa dessas.

    Para gravar no computador, eu poderia comprar a mesa na versão "normal" e conectar à saída MIC do computador ou comprar a versão com USB e conectar via USB ao computador.

    Isso é gambiarra. Usando a console como interface gravas 2 canais mono, ou um em stereo... Tem grande chance de saturar a entrada, numa visão mais pessimista, queimar ela...

    Qual dessas opções é melhor na questão da gravação?

    Nenhuma, a melhor coisa de fato, é uma interface dedicada.
    Mas não se apegue muito, os equipamentos de entrada, tem uma faixa de preço bastante semelhante.

    Qual tem o resultado melhor?

    Depende o que é melhor...

    A opção pior é tão pior assim, como fica mais ou menos?

    Depende o que é pior... Mas tu tem algo um pouco menos pior que uma gravação de celular. Não tem como fazer nada de pós edição do que for gravar ao vivo.

    Wade
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: Wade
    · votar


    1) A Xenyx 502 tem no canal 1 duas entradas: uma XLR e uma P10. Caso eu conecte um microfone em cada uma das entradas, consigo reproduzir o som dos dois ou dá conflito?

    Consegue. Mas não vai ter controle individual de cada microfone. Tudo que fizer pra um vai fazer pro outro (equalização, volume, pan, efeitos, etc...).

    No máximo 6 fontes (número de jacks de entrada da mesa), mas nesse caso alguns destes estariam já "mixados" com outro, sem controle individual na mesa, então já teriam que estar regulados individualmente no próprio instrumento antes de entrarem na mesa. E o som pode (e provavelmente vai) embolar um pouco por conta disso.

    Na situação ideal, 3 instrumentos com controle individual para cada um.

    2) Quando for tocar na igreja, eu tenho como gravar o que estamos tocando e reproduzir nos alto falantes ao mesmo tempo?

    Ela tem um main out LR e uma saída pra fone. Você poderia usar o main out pra gravar e a saída de fones pra jogar pros alto-falantes. Seria basicamente como ter os alto-falantes da igreja servindo como um monitor pra sua gravação.

    4) Para gravar no computador, eu poderia comprar a mesa na versão "normal" e conectar à saída MIC do computador ou comprar a versão com USB e conectar via USB ao computador. Qual dessas opções é melhor na questão da gravação? Qual tem o resultado melhor? A opção pior é tão pior assim, como fica mais ou menos?

    Você pode grvar dos dois jeitos. No primeiro, você está usando a placa de som do seu computador como a interface de áudio. As placas que vem de fábrica em computadores comuns são boas para reprodução, mas não são feitas para gravação de alta qualidade, então não é uma boa ideia.

    No USB, a interface passa a ser a mesa de som. Uma Xenyx não vai ter os melhores conversores do mundo, mas é pelo menos melhor do que a placa de som do computador.

    Mas a melhor opção mesmo seria ter uma interface dedicada. Mas caso não encaixe no orçamento, a segunda opção é a melhor. Já é um início.

    5) A 502 tem a Phantom Power? Vi um pessoal reclamando que não tinha, outros dizendo que tinha... ficou a dúvida;

    Botei no Google pra ver fotos e tá lá o botão de Phantom. Se não tiver, processe a Behringer e ganhe uma grana boa.

    aadottori
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Mas a melhor opção mesmo seria ter uma interface dedicada.
    Existem duas opções: a mesa direto com saída USB, ou a mesa sem USB e uma interface separada. Imagino que a interface separada seja melhor, certo? Nesse caso, a interface teria uma entrada L-R pra conectar à ela, e então ir pro notebook?

    Consegue. Mas não vai ter controle individual de cada microfone. Tudo que fizer pra um vai fazer pro outro (equalização, volume, pan, efeitos, etc...).
    Entendo, mas me diz uma coisa: por serem entradas diferentes, os dois microfones acabariam tendo "potências" diferentes? Digo, som de um mais alto que o de outro, etc.

    makumbator
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    aadottori
    Nesse caso, a interface teria uma entrada L-R pra conectar à ela, e então ir pro notebook?

    Mais ou menos. A interface tem saída L-R (e eventualmente outras também) para conectar monitores de áudio (ou outras coisas), mas o áudio seria levado ao computador pelo USB e não por essas saídas. Não é para ligar cabo de áudio entre a interface de som e o computador.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    aadottori

    Entendo, mas me diz uma coisa: por serem entradas diferentes, os dois microfones acabariam tendo "potências" diferentes? Digo, som de um mais alto que o de outro, etc.

    Sim. Geralmente a entrada de linha é um bypass do pré-amp para mic. O que faz todo sentido.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Na igreja, a ideia é um ou dois microfones e um violão.
    Se vai ligar dois mic tem que comecar pela 802

    ) A Xenyx 502 tem no canal 1 duas entradas: uma XLR e uma P10. Caso eu conecte um microfone em cada uma das entrada
    Ou um outro conector
    ) Quando for tocar na igreja, eu tenho como gravar o que estamos tocando
    Tem mas fica tudo em uma trilha de audio

    Quantos instrumentos eu conseguiria gravar ao mesmo tempo? C
    Cada baia/fila é um instrumento não importa se tem um ou dois conectores

    Para gravar no computador, eu poderia comprar a mesa na versão "normal" e conectar à saída MIC do computador ou comprar a versão com USB e conectar via USB ao computador.
    Se comprar a mesa 'Normal" sem conector usb tem que ter uma interface como a UCA222 (pra começar ) lembrando que tem mesa que tem o conector só pra pendriver pra deixar musica ambiente, tem que pegar aquelas com saida igual a porta de impressora

    ) A 502 tem a Phantom Power?
    a Q502 tem, é outro modelo
    É só olhar no painel ou no traseiro que sempre terá uma chavinha de liga desliga

    Quando for tocar na igreja, eu tenho como gravar o que estamos tocando e reproduzir nos alto falantes ao mesmo tempo?
    Te tem
    Essas simples não tem muita opção de roteamento e volumes
    Mas ela tem lá a saida out de rca então ligaria nessa uca222
    Mas antes de ligar o resto teria que testar o volume que tá chegando na gravação pra depois você mexer no volume da potencia ou do ampli
    As mesas que tenho sempre achei o sinal desses outs rec muto xarope nunca usei
    Teria que ter uma com subgrupo que vai ter um volume para esse subgrupo
    A 1204 parece ser melhor pra isso
    Usa a saida 3-4 para gravação

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação com mesa Behringer