Kits de gravação (inteface+mic+fone) - valem a pena?

    Autor Mensagem
    glattab
    Membro Novato
    # fev/18


    Olá pessoal. Estou começando a produzir minhas músicas em casa (com FL Studio), mas não entendo muito de gravação e não possuo os equips ainda (tenho apenas esse phone da philips, que desconfio que não seja ideal para master). Queria primeiro investir numa interfacezinha, pra poder gravar a guitarra, e depois num mic para voz. Pesquisei bastante, fiquei entre as interfaces da Focusrite, Tascam, M-Audio e Presonus, mas aí apareceram os kits de gravação que já vem com interface, mic e fone, e fiquei bem tentado em comprar pela praticidade.
    As interfaces eu já entendi que são de ótima qualidade, mas fiquei meio assim com os mics e os fones. Como não achei muita coisa sobre eles, fiquei meio na dúvida... será que os fones que vem nesses kits são tão bons quanto as interfaces? Vou conseguir mixar e masterizar sem precisar de outro fone superior? Ou vocês acham que seria melhor comprar cada produto separado, por exemplo, os melhores de cada marca? (Considerando que só posso investir até uns R$1500 no kit todo.)

    Gostaria muito da opinião de vocês! Os kits que achei são esses:
    - Kit Focusrite Scarlett Studio (fone HP60, mic CM25, interface Scarlett Solo)
    - Kit Tascam Trackpack 2x2 (fone TH-02, mic TM-80, interface US-2x2)
    - Kit Presonus Audiobox (fone HD7, mic PS626, interface Presonus AudioBox)
    - Kit Presonus Itwo (fone HD7, mic M7, interface Audiobox Itwo)

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Na questão preço, geralmente sim... Todo mundo abre um pouco mão de lucro sobre cada parte individual, em prol de um lucro total maior, e isso baixa o preço do conjunto em relação a peças compradas separadas...

    Do ponto de vista uso... Bom, aí é mais complicado... Porque normalmente se deseja coisas diferentes para situações diferentes...
    Não vejo no entanto relevância, sendo que tu nunca gravou ou produziu... Quero dizer, aprender tu pode aprender em cima de qualquer coisa, mas vai chegar uma hora, que vais achar aquilo limitado e querer partir pra outra - ciclo natural de qualquer atividade...

    papillon
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    glattab
    Irmão, esses kits são excelentes para produções caseiras, já tive interface de todas essas marcas que vc citou, e disparadamente a Focusrite é melhor! os prés delas são excelentes, tenho tbm o microfone da Scarllet que também é bem legal e da para trabalhar de boa!
    uso atualmente a scarllet 2i4, mas já tive a fast track pro, tascam us-1800, alesis, behringer etc.... vai de focusrite que vc não vai se arrepender!

    glattab
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: glattab
    · votar


    papillon
    Valeu pela dica! Quanto ao fone que vem nesse kit da Focusrite, você acha que é uma boa também?

    JJJ
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Se o cara precisa de tudo que tem no kit, geralmente vale a pena (no sentido monetário). Mas tem que ver a qualidade das partes, claro.

    glattab
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: glattab
    · votar


    Ismah
    aprender tu pode aprender em cima de qualquer coisa, mas vai chegar uma hora, que vais achar aquilo limitado e querer partir pra outra
    ah sim, tem razão... mas a minha maior dúvida é quanto à qualidade dos fones e mics mesmo. Principalmente dos fones, se vou conseguir masterizar com tranquiladade...

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    glattab
    amigo, pensa comigo, um Beyerdynamic Dt990 usado custa uns 1500 reais, então o fone ai não passa nem perto disso, mas se tu se acostumar com ele, ouvir de tudo nele e sacar como ele responde às frequências, dá pra tentar mixar e masterizar sim, não vai ser fácil, e não vai ficar nem próximo de 100% mas... é o que tu tem na mão

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    glattab

    Sendo franco... Se tu começou a produzir agora, não tem nem equipamento, e tu mesmo admite que não sabe muito de gravação... Tu não acha um tanto idiota, sua preocupação se dá ou não para masterizar no fone?

    Vale dizer que o mundo ideal, é utópico... O que resta é se adaptar ao que se tem. Se puser o Tom Coyne masterizar num rádio de pilha, é provável que ele seja melhor que eu, tu e muito produtor junto, produzindo no Mosh... Não é o monitor que te fará produzir melhor, é o que tu sabe.

    Ningen
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Ningen
    · votar


    Em se tratar de fones... Hoje, eu só compraria um fone que é suportado por esse plugin aqui. Que dá uma corrigida na curva de frequências. Fez maravilhas ao meu AKG K240.

    MMI
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    glattab

    Você está falando de um ramo de equipamentos, limitando os recursos investidos em 1.500 reais, onde poderia gastar 50.000 reais fácil. Não conheço todas as opções que você descreveu, mas geralmente são próximos e a relação qualidade/preço muitas vezes se faz valer. Então neste caso, tenta investir mais e melhor que puder.

    Neste momento é melhor ter como praticar, mas investir mesmo em treinamento e conhecimento. Talvez até aprender e fazer um cursinho antes de investir e comprar algo. Eu mesmo fui convidado e na próxima semana vou fazer umas aulinhas, é um amigo que é certificado por uma grande empresa e vou lá tentar somar e quem sabe aprender algo, no meu caso não vou ganhar nada ($) nem gastar. É algo voltado para fundamentos de áudio digital e produção, o que seria bem o caso de muita gente do fórum - DAW, microfone, pré, captação, monitorização, plugins, manipulação de áudio e pistas, o que fazer, o que não fazer com isso tudo. O enfoque é produção em casa, já produzimos muita coisa profissional dentro do quarto. Este tipo de coisa, com "hands-on" não é incomum hoje em dia e sugiro fazer se puder, não é muito caro. Garanto que é melhor, mais sincero e verdadeiro que muito youtuber, mesmo sendo certificado e patrocinado por uma empresa de áudio (que eu não uso, diga-se passagem, kkkk).

    Seu caso neste momento não á a marca X, o plugin Y e tal... Melhor aprender como fazer, como se virar, ver em que gastar.

    Boa sorte

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem você precisa de tudo que esta no Kit e esta dentro do orçamento.

    E olha este Kit da Focusrite parece feito de medida, uma boa empresa que faz bons produtos.

    Além do Kit ser muito bonito.

    De qualquer forma você vai ter comprar tudo isto, e já vem tudo num pacote só, mesmo que para iniciante tá de bom tamanho, vai sair mais barato do que comprar individualmente cada peça.

    E no final das contas mesmo escolhendo a dedo cada parte, no final não vai fazer tanta diferença assim.
    E o orçamento para tudo isto tá enxuto.

    Depois mais lá na frente com prática e experiência você vai saber escolher melhor, e vai conhecer as limitações de cada componente.

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    glattab
    Cara, estou longe de poder te dar a melhor opinião. Mas acho que se você pensa em começar a produzir em casa, sem ter muita experiência, esses kits iniciantes são interessantes em termos de primeiro contato com produção.

    E se mais pra frente você desistir, pelo menos não investiu uma grana pesada em equipamentos à toa. E se decidir se aprofundar, pode investir em melhores equipamentos conforme puder ($$) e sentir necessidade. Durante o aprendizado a necessidade de melhores equipamentos vem naturalmente e você entende o porquê de fazer um upgrade - sem dar tiros no escuro (honestamente, eu tenho dúvidas se um leigo deveria começar com equipamentos top de linha... Mas isso é outro papo). O principal é você entender o que está fazendo, e nesse ponto é o estudo que vai te ajudar.

    Desses kits aí, eu escolheria o Focusrite. Tenho uma interface e gosto bastante. Lembrando que você ainda vai precisar de um tripé pro microfone pra poder cantar. E um pop filter.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    MMI

    Negocia gravar isso aí e transforma num podcast pô!

    MMI
    Veterano
    # fev/18 · Editado por: MMI
    · votar


    Ismah

    Negocia gravar isso aí e transforma num podcast pô!

    Acho que não... Não há interesse de ninguém nisto. A proposta é o contrário, 5 pessoas no máximo, hands-on, demandas e contato muito personalizado, com foco em uma empresa fabricante, mas não limitado a ela. Depende muito de quem aparecer, da demanda pessoal, apesar da proposta ser "básica", nada impede de ir mais fundo, passar uns truques, mostrar ou levar umas preciosidades, ensinar uns macetes ou um "pulo do gato" bem mais avançado - ninguém é estrela e sabe tudo, todo mundo ali vendo até onde pode chegar num ambiente digital. São pouquíssimos presentes que deverão ser satisfeitos. Até porque, como bem sabe o amigo Del-Rei, também preservo meu anonimato. kkkkkkk

    Promete ser legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kits de gravação (inteface+mic+fone) - valem a pena?