fone bluetooth é digital

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # dez/17


    oi

    o sinal se som/musica que passa do celular para o fone bluetooth é digital ?

    como eu faço para evitar interferências ?

    valeu

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    O "sinal" que está no celular, são informações "digitais".
    O meio de transferencia, bluettoth, soão ondas de radio, portanto, fisicas, portanto, analogicas.
    Ao receber no fone, sao convertidas em sinais eletricos, portanto, analogicos.

    Isso dito de maneira muito simploria, e passivel de muita interpretação.

    como eu faço para evitar interferências ?
    Que tipo de interferencias. A tecnologia bluetotth é feita pra se evitar ao maximo isso, diferente de receptores dos radios fm, televisões antigas, walkie-talkie, e até wifi.

    O bluetooth usa "canais" diferentes dos wifi convencionais, ou seja, frequencias diferentes a cada conexao, negociada entre os aparelhos, e os dispositivos ao redor. Alem disso, bluetooths comuns nao costumam operar acima de 10m, e o sinal é bem menos difundido, pra gastar menos energia.

    Tudo isso faz o negocio ser meio dificil de pegar "interferencia".
    Mas nada impede de uma fonte emissora de radio muito proxima, ou muito intensa, ou fontes de ondas eletromagneticas quaisquer, possa interferir de alguma maneira. Mas eu nunca vi,.

    abiliao
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja


    existe tecnologia de transmissão sem fio só que digital ?

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    abiliao
    existe tecnologia de transmissão sem fio só que digital ?


    Isso depende do conceito, ponto de vista.
    Do ponto de vista de alguem da informatica, wifi é digital. Assim como a tv é "digital".
    Do ponto de vista de alguem que estuda fisica, wifi é analogico, assim como radio é analogico.

    Inclusive do ponto de vista de alguem da informatica, o aplicativo de radio que tem nos celulares, é digital, e o microsystem philips antigo é analogico.

    E nada mudou. Qualquer coisa que seja "sem fio" é analogico.
    A transmissao se da por ondas eletromagneticas. Porem, pra essa transmissao acontecer, precisa de coversores digital-analogico, analogico-digital.


    Por exemplo, o video da internet, do youtube.
    Ele está no servidor da google, certo?! Em formato digital, ou seja, tudo binario, bits, 0 e 1.
    Dai ele viaja até seu modem, por cabos, e a transmissao dessa informação é por meio de eletrons correndo nos fios. Transmissao analogica.
    Chega no seu modem, ele transforma esse sinal eletrico em digital. Ou seja, pega a informacao que veio viajando pelos fios, e coloca em 0 e 1 de novo.
    Por isso, que ele é um modem: MOdulador/DEModulador.

    Voce pega o celular e entra no wifi dele. Entao ele converte esse sinal digital, 0 e 1, e o converte de novo, dessa vez em ondas eletromagneticas, com pulsos e frequencias certas, que é a informacao em si, que viajaram pelo ar, até o receptor de wifi do seu celular.

    Entao seu celular recebe essas ondas, e o receptor dentro dele converte essas ondas, esse pulsos, essa informacao em bit de novo, 0 e 1, ou seja, vira digital.

    Ai voce da o play no video, e o audio sai nas caixinhas de som do celular.
    Existe um conversor de digital-analogico, que converte o os bits do video, referentes ao audio, 0 e 1, em sinais eletricos que movimentam os falanteszinhos do celular, e ai, os falantes movimentam o ar em volta dele na frequencia certa, criando ondas, que chegam aos seus ouvidos e voce ouve.
    Ou seja, essa etapa é um conversor digital-analogico.

    Entao, no fim das contas, qualquer transmissao é analogica. E os dados são digitais.

    Os dois conversam entre si, em uma interação mutua, perfeita, sincrona (na medida do possivel) sem perdas (aparentes).

    No fim nao da pra dizer: é analogico ou digital? É os dois!

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Não existe transmissão digital, toda transmissão é analógica. O que pode ser analógico ou digital, são os dados transmitidos. No caso, creio que o sistema de áudio bluetooth, transmita dados binários, que são convertidos no fone.

    abiliao
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Ismah

    mas em um bom fone bluetooth podemos dizer que a qualidade do audio é digital/qualidade de CD ?

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    abiliao
    mas em um bom fone bluetooth podemos dizer que a qualidade do audio é digital/qualidade de CD ?

    Ai o Ismah será melhor pra dizer, mas acredito que sim. Um fone de boa qualidade, mesmos endo bluetooth, tem condicoes de reproduzir bem o que recebe.

    Vou te dar um exemplo simples:
    Suponhamos que eu tenha no meu celular 1 foto em alta resolucao.
    Quero te passar, por bluetooth. Vai demorar, mas vai chegar em baixa resolucao? Nao. Vai chegar igualzinho saiu do meu celular.

    So que meu celular é um iphone x e o seu é um sony ericcson de 1990.
    Como a foto aparece no meu celular. Numa resolucao top.
    Como aparece no seu? Toda borrada e serrilhada.

    É o mesmo pensamento com o fone.
    Voce pega seu celular, da o play numa musica com qualidade de cd, 320.
    Como chega no seu fone? Em alta qualidade.
    Mas ai o fone é ruim. Como vai tocar? Em qualidade ruim
    Mas o fone é bom? Vai tocar em boa qualidade.

    O bluetooth nao tem nada a ver com a historia se fica bom ou ruim. Importa é se a conversao digital/analogico do fone é boa.
    E fones bons costuma ser, sendo intra, extra, over, seja la qual modelo for.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Tudo que você ouve é analógico porque você não é uma máquina pra ouvir binário.

    Agora se a gravação, mixagem, masterização e distribuição foram analógicos ou digitais... é outra história.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    abiliao
    Buja

    Não dá para por tudo que é coisa que opera com dente azul num mesmo saco... Existem versões do Bluetooth que tem diferenças!

    Tabela comparativa

    Um CD-ROM em tese tem fluxo de dados máximo de um pouco menos de 1,3Mbps...

    Ok, na transmissão a partir do 2.0 já deve dar conta...
    Vale dizer que se analisa uma transmissão perfeita, sem interferências e com dispositivo transmissor dissipando potência máxima... Mesmo com interferências mínimas deve funcionar...

    Agora, haja memória para armazenar a parada toda...!

    Porém... Considere que toda conversão tem algum tipo de perda, não sei como o áudio se comporta nesse fluxo, e nem como interferências afetam a informação sonora em si.
    Outro ponto, é que o fone precisa de um amplificador, e é aqui um dos pontos que eu desisto deles (também me incomoda ter que dar carga no fone também)...
    Com certeza será um classe D, e aí vale pesar a qualidade dele - não que se preze muito por isso num celular.

    Somando um bom fone + um bom amp + uma boa bateria, não sei se compensa a parada! Claro, estou numa ótica hi-fi...

    Wade

    E se eu amplificar, será que não tem som mesmo? Olha que acho que dá pra ouvir conforme a frequência ! hehehehe

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Hein?

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    E se eu amplificar, será que não tem som mesmo?

    Olha que acho que dá pra ouvir conforme a frequência

    Fiquei confuso agora. Eu que pergunto: Hein?

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Senhores, sinal digital, nada mais são pulsos de onda quadrada... Eu não faço ideia da frequência desses pulsos, mas podem sim ser audíveis, se compreendidos dentro do espectro audível.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    Acho que a galera tá fazendo uma certa confusão em relação a onda transmitida, seja digital ou analógica e o que ouvimos após decodificação.

    Galera

    Se vocês pudessem ouvir as ondas de rádio (esqueçam ruidos estáticos, to falando som definido) não precisariam de aparelho receptor em casa (radio, tv, fone, etc).

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Essa confusão sempre rola Lelo Mig... A transmissão e o som são analógicos, RF é magnética, e áudio mecânico...
    Só a informação que é digital. O armazenamento em si é magnético (ou seria elétrico?).

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Na verdade eu sei que onda eletromagnetica, como as ondas de radio, são diferentes das ondas mecanicas que ouvimos, que claro variações da dinamica do ar.

    Fiquei confuso mesmo foi com a pergunta do mano Wade.

    philsk
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    dez/17

    null⚠ SONASTÉRIO ALERT ⚠

    Pela PRIMEIRA vez em Minas Gerais: Workshop O dia a dia do Estúdio com Paulo Anhaia

    Paulo Anhaia é produtor musical e engenheiro de áudio vencedor de 4 grammy’s latinos, já trabalhou com os maiores nomes da música brasileira como Charlie Brown Jr, CPM22, NX Zero, Los Hermanos e vários outros.

    Serão dois dias de workshop onde o Paulo vai compartilhar com você a metodologia de trabalho que ele aprendeu, desenvolveu e aplicou nos seus 20 anos de carreira e vários discos de sucesso. No primeiro dia vai ser a gravação de uma música completa (bateria, baixo, violão, guitarra, teclado e vozes) e toda a parte de edição. Já no segundo dia é a parte da mixagem, uma analógica e com tudo que o estúdio pode oferecer e outra totalmente dentro do computador.

    INFOS:

    Data: 03 e 04 de Março, 2018
    Duração Total: 20 horas
    Local: Sonastério
    Alimentação e Transporte Inclusos
    Certificado Incluso
    Acesso a todo material de áudio do workshop + grupo secreto no Facebook
    Acesso a todo material de todos os workshop's antigos do Paulo Anhaia

    Para mais informações:
    info@sonasterio.com
    Bruno (whatsapp) - 31 99703-5160[url=null]null[/url]Workshop Paulo Anhaia

    newfordinho
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Existe algum fone de ouvido sem fio pra tocar guitarra com total liberdade? Não quero dispositivos tipo os vox.... Só um fone sem fio pra plugar no line out da pedaleira....

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    newfordinho

    Fone de ouvido sem fio existe. Mas eu acredito que deve haver uma latência entre o tempo que você toca e o tempo que o som chega nos seus ouvidos.

    Wade
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Se vocês pudessem ouvir as ondas de rádio (esqueçam ruidos estáticos, to falando som definido) não precisariam de aparelho receptor em casa (radio, tv, fone, etc).

    O que eu disse é que independente de como a onda foi transmitida, após a decodificação no aparelho, o que é enviado para nossos ouvidos no final da cadeia é uma onda analógica, não uma onda quadrada. Nós não somos máquina pra "ouvir" 0 e 1.

    Ismah
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    newfordinho
    LeandroP

    Em tese qualquer sistema de monitoramento sem fio vai funcionar. Só é caro pra caramba, uns 1 500 pila pra cima... Não sei se justifica.

    Tem o modo gambiarra, usando transmissor FM... Não fica aquela coca toda, mas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fone bluetooth é digital