Probleminha com interface Focusrite 6i6

    Autor Mensagem
    Warmulth
    Membro Novato
    # dez/17


    Fala galera!

    Esses dias comprei uma Focusrite 6i6 1° Gen. de um brother e, como comprei usada, não consegui registrá-la para baixar os softwares e tal, pois o vendedor não tinha mais o Bundle Code. Enfim, eu consegui baixar o mixer que a Focusrite disponibiliza para interfaces desse porte e acima.

    O problema é o seguinte: eu baixei o software de USB para o PC reconhecer a interface e está td ok. Porem, quando eu executo o VST (Bias FX) e depois tento reproduzir alguma mídia no PC (como um vídeo no YouTube ou uma música que tenho no PC), qualquer coisa que não seja o VST, fica mudo. Já quando estou reproduzindo algo no PC e tento executar o BIAS, o erro já acontece no VST.

    OBS.1: Quando abro a aba no computador "dispositivos de reprodução" (aquela que fica na barra de tarefas com um ícone de falante", com o vst rodando no pc, e clico com o botão direito no ícone da interface e clico em "teste", aparece uma mensagem dizendo que não é possível executar o teste pois já tem outro programa utilizando aquela saída de áudio.

    OBS.2: Não uso saída de áudio em nenhum ampli, ou monitor (pretendo comprar um), ou qualquer tipo de falante. A saída da interface caí apenas em um fone. Ou seja: Guita -> Interface -> PC (Bias e afins) -> Interface -> Fone. (Não sei se essa informação vai interferir no meu problema, mas tá aí)

    Resumindo: Não consigo reproduzir o VST e os outros reprodutores de mídia (PC) ao mesmo tempo. Coisa que eu conseguia fazer tranquilamente com minha Focusrite Solo 2° Gen.

    Alguém se dispõe a me ajudar? Resolvo isso no Mixer? Para resolver isso, preciso cadastrar a interface no site da FR? O problema ocorre pq só uso um fone? Hj, no globo repórter!

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Warmulth
    Cara, por acaso o driver selecionado não é o Asio4All?

    Sempre uso o driver Asio da própria interface, e consigo rodar tudo, mesmo os VSTs e o audio do computador, ao mesmo tempo, mas quando mudo para o Asio4All, acontece esse problema que vc se refere.

    [EDIT] Tal seleção é feita dentro da própria DAW que vc usa, e não no sistema, ok?

    Warmulth
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    strinbergshredder

    Acho que sei o que vc quer dizer. Tipo, dentro do Bias, tem a opção Asio4all, Windowns, e outra coisa que nem lembro
    Daí eu selecione Asio4all, no input e output aparece a opção Focusrite USB 2.0 que é a seleção, e nisso eu escolho a entrada e a saida que uso na interface.
    Só que no sistma do pc nao existe isso. A seleção é feita na opção dispositivos de reprodução.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Warmulth
    Então cara, no meu caso uso Windows 8.1...

    Quando abro as configurações dos dispositivos de reprodução, tenho a opção de "Saída de Linha - Focusrite Scarlett 2i2", daí seleciono ela como padrão e tudo, tanto o som do PC quanto o som dos programas de audio ficam saindo OK nos meus fones... você também tem essa configuração? Pode postar uns prints das suas configurações pra ajudar?

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Warmulth

    Na dúvida faz o seguinte: Já que você instalou o driver do site da Focusrite, vai no gerenciador de dispositivos e desabilita todos os outros drivers de áudio que não sejam o Focusrite, veja se resolve. Abs!

    Warmulth
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Iversonfr

    Mano, eu ja tentei fazer isso, só que ainda sim não funfou

    strinbergshredder

    Brother, eu consegui dar um jeito aqui. Eu costumava usar o Vst em standalone e tava dando esse problema. Ontem eu decidi baixar um DAW e abrir o Bias pelo DAW, e acabou funcionando. A mesma configuração pelo DAW funciona e pelo VST em standalone nao presta. Esquisito.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Warmulth
    Puuutz cara, como não prestei atenção nisso.....

    Sempre que possível eu utilizo todos os meus programas como VST dentro da DAW. Com Standalone sempre surgem umas surpresas dessas..rsrsrs

    Bom, agora que tá resolvido, boa musica pra ti amigo! Abcs!

    Warmulth
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Aproveitando o assunto, não sei se vcs tem alguma experiência com o produto mas.... Eu tava procurando um DAW daora para usar. Dei uma checada o Pro Tools First que veio junto com a interface de áudio, e o Pro Tools é um dos DAWs mais recomendados e tal, só que ele tá me dando mta dor de cabeça como não reconhecer os VST's que tenho entre outros.

    O Pro Tools na versão Pro (paga) é mais de boa? Pq, como eu to tendo problemas com a versão "First", estou com receio de gastar uma grana em uma coisa que posso me arrepender. A versão paga é mais "completa"?

    Caso não vá valer a pena, acho que vou investir em um como o Reaper ou outro por recomendação, pq o que eu estou usando agora não achei mto bom (Ableton Live 9 Lite).

    Abç.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Warmulth

    Use o Reaper e seja feliz. Tenho o Studio One que também é excelente pelo preço, mas nada bate o Reaper no quesito custoXbenefício.

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Warmulth
    Vc tocou num ponto interessante... ProTools roda apenas AAX e RTAS, não sendo nativamente compatível com VSTs. Para utilizá-los, você tem que utilizar algo como o TransVST para adaptar o VST para AAX...

    Enfim, siga a dica do Iversonfr que você estará muito bem servido, tanto com o Studio One, que é excelente, bem como com o Reaper, que é igualmente excelente, com preço muito em conta, sendo inclusive a minha opção de uso. =)

    [EDIT] Link interessante com uma lista de plugins compatíveis com o ProTools: http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/compatibility/en343311

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Conhecem algum curso de reaper online de renome pra indicar?
    Nao cursinho de engenheiro de youtube....digo curso de verdade.
    Pode ser em ingles. Sabem?

    Warmulth
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Agradeço dms glr.!!

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja
    Infelizmente não conheço velhão.. =/

    Warmulth
    À disposição!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja

    Tem estes cursos do Marcio Mourão, parece que ele é bem conhecido na comunidade do Reaper no Brasil.
    Não sei opinar sobre o conteúdo, mas me parece uma boa opção, eu mesmo já fiquei tentado de fazer.
    Mas pelos vídeos dele que já assisti parece que ele é bem detalhista.

    https://supervideoaulas.com/cursos-online-de-audio-e-musica/producao-m usical/

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Adler3x3
    Po mano, valeu....vou olhar com calma....sou doido pra aprender a maexer com alguma daw de verdade, e nao somente botar uma track, apertar rec e salvar em mp3 no final.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja

    Na minha opinião as DAWs são todas iguais, basta se habituar em cada uma. Todas tem praticamente os mesmos comandos, só muda o nome ou o atalho rs. Pra aprender a mixar e mexer, o cara pode ensinar a partir de qualquer uma. Partindo pra esse lado, eu gosto muito do Recording Revolution, Home Recording Made Easy, OBEDIA, Wickiemidia e obviamente o Paulo Anhaia que é top demais.

    Buja
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Iversonfr
    Mas pelo que ja andei ouvindo, eles caras ja partem do pressuposto que o cara é já tem um home studio, ja faz gravacoes pros amigos, pra sua propria banda e as vezes até ja atua profissionalmente, mas nao tem o conhecimento tao refinado assim.

    No meu caso, quero aprender a trabalhar com a opcoes da daw, o que ela oferece, conhecer a fundo sacou?! Claro, eles vao ensinar isso, mas tambem vao ensinar a microfonar uma mesa boogie com 4 caixas de 4x12 numa sala tratada, com microfones de 1000 reais, microfonar bateria e tal...e nao caos nao tenho e nem quero chegar a tanto....nao quero curso de producao musical.
    Quero um training da daw, pra que eu possa desenvolver minhas proprias ideias e tentar timbres melhores.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Buja

    Entendi, pra isso o OBEDIA é top, mas é pro Studio One...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Como vc ta começando vou te dar uma dica, que acho que a maioria vai discordar....

    Use qualquer daw, porém não tente aprender pelo reaper.

    veja meu caso, desde as minhas primeiras gravações com 13~14 anos (hoje tenho quase 25) eu uso o reaper, o problema é que enquanto todas as outras daws funcionam de maneira parecida, o reaper é diferente, ele tem um funcionamento mais intuitivo acessivel.... porém isso vem com um trade-off, fiquei "aleijado" não consigo usar nenhuma outra DAW, (no sentido de não saber mesmo) acabou que eu não sei trabalhar com DAW eu sei trabalhar com o Reaper.

    Enquanto que as outras, cubase, protools, studioone, funcionam de maneira parecida apesar de terem suas particularidades.

    Warmulth
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    DAW's são todas a mesma coisa msm.

    Pra mim o que muda e me deixa com desdenho de algumas são as chatices e viadagens.

    Protools, por exemplo, ganhei a versão first junto com minha interface, só que é uma chatice ja que nao aceita o VST que uso e tambem vive dando erro. TD vez que vou iniciar o protools eu tenho que desconectar todos os dispositivos de gravação e reprodução pra, TALVEZ, nao dar erro.

    Já o Reaper é mão na roda, além de ter uma interface visual mais prática e simples, é bem mais versátil pra quem músicos de primeira mão.

    makumbator
    Moderador
    # jan/18
    · votar


    Buja

    Uma forma pra aprender a fundo uma DAW é ler o manual e ir fazendo operações no programa junto a consulta do mesmo. Isso e a necessidade acabam trazendo conhecimento (ou seja, aquela coisa de “como fazer X ou Y no programa?)

    Tem cursos (muitos em vídeo) destinados a determinadas DAWs. Não sei se tem do Reaper, mas uma das grandes fontes de vídeos sobre produção musical é o site groove3:

    https://www.groove3.com

    Pode-se assinar passes de temporada pra assistir livremente qualquer vídeo ou pagar isoladamente por determinado vídeo no serviço. No YouTube você encontra muita coisa também.

    soruji
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Não sei se tem do Reaper

    Pesquise por Márcio Mourão no Youtube/Google. É considerado o "guru" do Reaper.
    Faço um curso online dele, e é excelente. Uma das vantagens, fora as outras, é que o curso é vitalício, ou seja, o acesso não expira depois de 1 ano, como são muitos por aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Probleminha com interface Focusrite 6i6